Anúncio do HT Forum

Clube das Soundbars

Discussão em 'Primeiro HT, Sistemas Integrados, Geral' iniciada por Paulo3D, 13 Nov 2014.

1. Paulo3D

Paulo3D Usuário

Anúncio do HT Forum
    Clube para proprietários e interessados em adquirir Soundbars.

Pois é, as famigeradas SOUNDBARS! Resolvi criar o tópico pois não consegui encontrar aqui no HTF um local onde tivesse informações sobre as mesmas.

Vamos do começo. Vou tentar explicar um pouco do que eu entendo, sugestões são bem vindas. ;)

Eu como sempre não sou fã de clubes muito populares!

O que são soundbars?

Soundbar, como o nome sugere, é uma barra que contém vários alto falantes e simulam o som dos mesmos. Essa é a sua essência. Elas são uma alternativa para aquelas pessoas que desejam um som mais potente que o som da TV e não querem/podem instalar um sistema 5.1 normal. Além disso, possuem menos quantidade de fios, por funcionarem em sua maioria, com sistema wireless.

Estão ganhando popularidade.

Por serem mais práticas, funcionarem bem para quem tem pouco espaço, por terem sistemas livres de fios e serem mais fáceis de mexer. Esses são uns dos principais motivos pelos quais as soundbars estão ganhando popularidade. Como todos os produtos existentes no mercado, a qualidade dos equipamentos irá variar de acordo com a exigência e disponibilidade financeira. É importante deixar claro que uma soundbar nunca irá trazer a experiência de imersão de um sistema 5.1 montado corretamente, com as caixas posicionadas da maneira certa, pois como dito anteriormente, são uma alternativa para tal.

Ao escolher o seu modelo fique atento: Existem modelos que necessitam de amplificação externa, através de receivers.

Hoje no mercado existem soundbars com preço médio de R$ 350 e alguns modelos custam mais que 10 mil reais.

Exemplos:

Soundbar Sharp HT-SB20. Preço médio: R$ 450,00

Soundbar Bose SR-1. Preço médio: R$ 10.000,00

Surround

As soundbars (as que venham com essa tecnologia, obviamente) possuem uma tecnologia chamada DSP (de Digital Signal Processing), que consiste em atrasar e anular sons, enganando o cérebro, fazendo que o espectador tenha a sensação que há sons dos lados e atrás. Esse processo não é mágica, o posicionamento do espectador precisa estar bem centralizado com a soundbar e essa tecnologia também precisa da ajuda de um ambiente com paredes para reverberar a criar a sensação.

Como eu já testei, posso dizer que no caso da minha soundbar, esse efeito de fato acontece. Está longe de se comparar ao sistema 5.1 que possuo com caixas JBL Sp6 e sp8, mas, mais uma vez, como uma alternativa criam um efeito muito interessante e tornam o filme bem melhor.

Muitos modelos já trazem subwoofer. Eu recomendo bastante a opção por uma soundbar com subwoofer para quem deseja maior imersão, como por exemplo em cenas de explosão.

Fluxograma para decisão de compra:

Última edição: 8 Mar 2017
  2. Paulo3D

Paulo3D Usuário

Review básico soundbar LG NB3530A

Não reparem na bagunça, ainda estou arruma do o cafofo :D Ah, já tirei esse adesivo dela, hehe.

O que vem de acessórios:

A dita cuja:

Som: Me surpreendi muito com o som. Eu tenho um certo preconceito (justificado, claro) com som dessas marcas de mercado, como Philips, Sony, LG, Samsung, etc. As minhas expectativas estavam baixas, mas tem uma qualidade muito maior do que eu esperava. O áudio é superior em qualidade a um kit Ediier que possuo (M3310). Mas não é um pouco superior ao Edifier, é muito superior. Há algumas opções de escolha de campo sonoro: Natural, Clearvoice, Bass, 3D, entre outros. Gostei bastante do efeito 3D. E aí que a mágica acontece. Para ouvir música me agradou o bass e o Clear Voice. Há controle de potência do subwoofer. O volume ficou bastante alto sem distorcer.

Aparência: Achei bem bonito, mas não gosto desse acabamento black piano pois pra mim risca muito. A largura é de uma tv de 42 polegadas.

Funcionalidades: Funciona bem reproduzindo músicas pelo bluetooth do celular. Também reproduz músicas através da porta USB e tem conexão P2.

Preço: R$ 999,00.

Última edição: 13 Nov 2014
    • 1
  3. eheadz

eheadz Usuário

Desde 16 Out 2006
    rio de janeiro
    amigo, de mais alguns detalhes sobre essa soundbar lg, pf. to quase comprado uma, mas nunca vi numa loja pra teste. como só tem saida optica, da pro gasto? vou conectar numa tv lg 47 e outra num bdplayer lg. o controle dela absorve produtos lg? e o som, em filmes ou jogos mantem o peso e os graves do sub como num ht medio? nao quero mais fios pela casa e tenho medo dos hts com surround wireless, parece que dao muito problema. o wireless dessa funciona bem no subwoofer? ate qual distancia? vou usar mais para ver filmes mesmo. vale a pena? nao vou me arrepender depois? obrigado.

4. _dreh_

_dreh_ drdreh

Desde 30 Ago 2011
    Nintendolândia
    Muito bom topico!
    Essa que vc comprou nao tem player de bluray certo? teria que ligar a um.
    pra uma sala pequena de 13 m² sera que funciona bem o efeito de sons, como se tivesse caixinhas traseiras? sei q nao sera identico, mas quebra bem o galho? ou muito meia boca?
    eu tenho um HT, mas essas caixas traseiras sao um problema, estou pensando em colocar dentro do forro de gesso no apto novo, mas daí nem posso modificar o layout da sala depois... tenso...
    fora os fios, terei de comprar um receptor wireless, e nem sei se funciona bem isso...
    daí pensei na soundbar, mas queria com bluray e tudo... se bem que posso manter meu player e usar a soundbar ligada nele...

5. eheadz

eheadz Usuário

Desde 16 Out 2006
    rio de janeiro
    minha maior duvida mesmo é qnto as conexões. ele só tem duas saidas opticas. minha tv lg 47 tem, entao linkaria ela nele direto. mas meu bd player lg só tem hdmi. ligo-o direto na tv e o som vira atraves dessa conexão? pq, basicamente, só ligaria esses dois aparelhos para obter som da soundbar. quero evitar fios ao máximo...

6. GFZ

GFZ Usuário

6 0 1

Desde 8 Set 2009
    São Paulo
  7. Paulo3D

Paulo3D Usuário

Olá pessoal, cheguei um pouco tarde, não estava usando o forum ultimamente, muito trabalho rs.

A maioria não deve mais precisar das respostas, mas de qualquer forma vou postar aqui.

@eheadz Cara, a saída óptica funciona muito bem, não tenho do que reclamar. O controle dela consegue controlar produtos LG sim, especificamente TVS. A questão de se arrepender depois é bem pessoal, não tenho como te assegurar isso. O que eu posso fazer é passar a minha experiência. Eu tenho um HT sony em um local e em outro eu tenho um HT dedicado, com caixas JBL e soundbar infinity, com receiver pioneer.

O que eu posso dizer com relação a filmes é, se o espaço não for muito superior a 20m², ela me deixaria satisfeitíssimo. No local que essa soundbar fica eu não tenho outras opções de som e eu comprei achando que seria só um barulinho, mas ela me surpreendeu bastante. Apresenta ótima qualidade, um subwoofer potente e os efeitos simulados de 3D são muito bons.

Não sei te responder essa questão, se ligando a TV no bluray sairia o som na soundbar. Soundbar samsung possuem saída HDM. Essa philips aqui tem bons reviews e também tem HDMI. http://www.fnac.com.br/soundbar-hom...r-200-w-rms-wireless-bluetooth-preto/p/669202

@drdreh desculpa a resposta tão atrasada amigo.. Ela não tem bluray, correto. Olha, a simulação de efeitos passa longe de ser meia boca. Como você já está ciente de que não é a mesma coisa, vai tirar muito proveito. Eu adoro! Eu tenho um HT de caixas JBL toda no gesso, até a central. Foi a melhor opção na época.. criança pequena fiquei com medo de derrubar as caixas. Se o seu bluray tiver saída óptica poderá mantê-lo sem problema. Será que você já comprou? Caso positivo, diga o que achou :) Abraço.

@GFZ vai te trazer um som melhor que as caixas da TV, mas por não ter sub, você não terá muita imersão/profundidade.

8. GFZ

GFZ Usuário

6 0 1

Desde 8 Set 2009
    São Paulo
  9. Paulo3D

Paulo3D Usuário

@GFZ@GFZ para sair o som no notebook você vai precisar de um cabo p2-p2, aí é só conectar do notebook até a soundbar :)

Em relação ao Home Theater, se você tiver espaço suficiente para posicionar todas as caixas de forma correta, e não apenas amontoá-las de qualquer jeito no ambiente, vale a pena. Porém, como é um conjunto de HT integrado, caso você decidia por outro sistema, perderá o dinheiro pois dificilmente as caixas serão reaproveitadas em outro local, pois o receiver desse sistema é integrado ao aparelho bluray. Já com a soundbar, você pode trocar a tv, bluray, videogame e ela continuará servindo.

É mais uma questão de escolha pessoal mesmo. Porém só recomendo um HT 5.1 se houver espaço adequado para a correta distribuição.

Abraço.

10. GFZ

GFZ Usuário

6 0 1

Desde 8 Set 2009
    São Paulo
    Blza!
    Esse cabo p2-p2 eh tranquilo achar ne? So precisa dele pra ligar o note na caixa....por wifi nao da?

Valeu!

11. Paulo3D

Paulo3D Usuário

12. GFZ

GFZ Usuário

6 0 1

Desde 8 Set 2009
    São Paulo
    Legal!!
    Muito obrigado, Paulo!

13. Paulo3D

Paulo3D Usuário

Valeu meu caro :D

Depois conta o que decidiu ;)

14. danielcanabrava

danielcanabrava Usuário

Desde 10 Jan 2006
    Brasília/Brasil
    Oi pessoal, boa noite !
    Estou querendo comprar uma soundbar. Estou montando um home na sala, mas ela é muito pequena (6,5m2) então montar um 5.1 com caixas convencionais nem pensar.
    Por esse motivo queria uma soundbar superior mesmo.
    Pensei em gastar até uns R$ 4.000.

Vi uma JBL SB400. Gostei bastante.
    Vi (só no youtube) uma Yamaha YSP-1400. Me pareceu ainda melhor.

O problema que estou tendo é encontrar lojas que vendam essas soundbars "premium".

Walmart, Submarino, Pontofrio, Extra, Americanas, etc, só vendem as LG, Samsung, etc.

Onde encontrar as soundbars mais tops ?

Valeu.

15. Paulo3D

Paulo3D Usuário

16. Izzy.Doro

Izzy.Doro Usuário

60 39 12

Desde 24 Abr 2009
    São Paulo
    Boa noite pessoal.

Gostaria da ajuda dos confrades.

A minha sala é retangular com 50m² e composta por 03 ambientes: jantar, estar e TV.
    O espaço destinado a TV é de 17m², mas lembrando que ela está integrada nos 50m².

Conseguirei um efeito surround utilizando um soundbar?
    Como é apartamento, não estou muito preocupado com o volume e sim, com os efeitos 3D...

Abraços!

17. LeandroBrandao

LeandroBrandao Usuário

Desde 23 Abr 2011
    Teresina/Piauí/Brasil
    Boa noite pessoal. estou me mudando de uma casa pra um apartamento e como tudo tem que ser menor vou ter que me desfazer do meu sony grx5 que está na foto:
    nas especificações dele são 1000w pmpo, 75w+75w rms. nas configurações de fabrica o som é bastante alto e tem muito grave, até demais, tanto que achei a configuração certa no equalizador que deixa tudo nas frequencias quase certas e pra mim tem sido um bom conjunto de som, já que uso com um htpc, faço tudo com ele, jogos, filmes, música etc.
    queria saber se uma soundbar iria me atender em comparação ao som desse aparelho. alguem tem uma soundbar pra indicar? não quero algo overpriced como bose, algo que de pelo menos pra chegar no nivel desse equipamento, creio que como já se passaram pelo menos 15 anos do lançamento desse, a regra é que seja facil encontrar algo com qualidade tão boa ou até melhor. abraço.
    EDIT: Vou usar no quarto, o tamanho ainda não sei ao certo, mas o meu quarto atual é 4x3m e o do AP é menor que isso.

18. Paulo3D

Paulo3D Usuário

@Izzy.Doro@Izzy.Doro Olá amigo. Se o seu foco é pra efeitos 3D e você espera muito disso, uma soundbar irá lhe decepcionar, então eu não recomendo a compra nesse caso. Você pode usar como opções caixas de embutir no gesso ou caixas surround nos pedestais mesmo, mas aí vai depender do seu orçamento.

Mas vale lembrar que, se não houver espaço para a correta distribuição das caixas, provavelmente você não irá usufruir do surround e sim de sons misturados, mas sem a sensação de imersão. São nesses casos que as soundbars são indicadas, quando não há como distribuir corretamente um sistema 5.1 e quando a pessoa que compra sabe que o surround da soundbar será muitíssimo limitado.

Pense bem antes da compra e evite frustrações, em qualquer um dos sistemas. (y)

@LeandroBrandao@LeandroBrandao Olá amigo. Você está falando de dois tipos de som bem distintos. Você usa um "Mini system" para assistir filmes. Já uma soundbar é voltada para isso e você também poderá ouvir músicas.

Sobre altura, fica complicado te falar que será mais alto, porém em qualidade provavelmente melhorará muitíssimo. O que posso dizer é que a altura que uma soundbar desse modelo que eu fiz um review proporciona, é muito grande, é um equipamento que em um apartamento pode dar uma festa, tranquilamente, até no play do prédio :D

Porém, geralmente quando se fala em sistemas de som para filmes não pensamos em altura e sim em coisas como fidelidade, qualidade e outros tipos de desempenho. Para filmes o salto será enorme. Abraço.

19. LeandroBrandao

LeandroBrandao Usuário

Desde 23 Abr 2011
    Teresina/Piauí/Brasil
    O que tenho receio é comprar uma soundbar de por exemplo 2k e quando chegar, a qualidade ser inferior a desse system da sony. a maioria dos soundbars que pesquisei não são tão bons para músicas como o jbl sb350, só começa a ficar bom a partir do pioneer SP-SB23W e do jbl sb400 que custam a partir de 2,5k. falei do volume do som só pra efeito de comparação mesmo, dificilmente uso em volumes altos. acho que antes irei dar uma olhada nas lojas pra ver a qualidade dos soundbars da sony, samsung etc. se forem do meu agrado provavelmente os da pioneer e jbl serão melhores.

20. Paulo3D

Paulo3D Usuário

Não tem como comparar equipamentos de áudio JBL e Pioneer com Sony, LG e Samsung.

Samsung e LG você compara com philips, Sony, etc, nem com Edifier e Logitech dá pra comparar.

Pioneer e JBL você precisa comparar com Onkyo, Yamaha.

Então se estamos falando dessa soundbar LG precisamos ficar na faixa de preço dela, que gira em torno de R$ 1200 e já vi até de R$ 900.

A qualidade da soundbar LG, pra faixa de preço dela vale muito a pena. Mas pra som, o limite da qualidade é o valor que você tem pra gastar. Primeiro você precisa definir o valor que quer gastar. Se for 2,5k você pode comprar uma BOSE SB400, passei o link acima.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso