CLUBE DAS TELAS AVA PROJECTA!

Discussão em 'Telas de Projeção' iniciada por fred corrêa, 3 Out 2009.

  1. AVA

    AVA Usuário


    Desde 24 Jun 2005
    São Paulo - SP


    Oi Vinicius;

    Como vai ?

    Recebi sim eus emails de 27/12/2019 e 19/01/2020e, em resposta lhe telefonei; infelizmente não consegui contato e acabei esquecendo do assunto. Desculpe.

    Olhando suas fotos é nítida a falta de tensionamento dos cabos laterais provocando
    a curvatura das bordas esquerda e direita de sua tela de projeção.

    Como sua tela de projeção é bem grande, 140" a barra inferior é bem pesada em função do seu comprimento. O sistema é projetado de forma que parte do peso desta barra é sustentado pelo tecido da tela de projeção e parte pelos cabos de tensionamento localizados em ambas laterais de sua tela de projeção. Se estes cabos não estiverem devidamente tensionados todo o peso da barra inferior tem que ser sustentado exclusivamente pelo tecido da tela de projeção. Quando isto ocorre, devido ao peso total do tecido e da barra inferior e, ao enrolar a tela de projeção o bobinamento do tecido sobre o cilindro superior ocorre sob considerável tensão (muito apertado ). Tal enrolamento sob tensão provoca marcas horizontais devido ao acúmulo do tecido sob grande tensão por sobre a volta inicial do tecido. A distância entre estas marcas ocorre a cada uma volta do tecido por sobre si mesmo.

    Esta mesma situação ocorre ao menos em parte quando a tela de projeção fica recolhida por longos períodos de tempo. Etsas marcas tendem a desaparecer após deixar a tela de projeção abaixada.

    Acho que a primeira providencia que voce deve tomar é de tensionar os cabos laterais conforme as instruções do manual do proprietário (cópia do trecho deste ajuste abaixo) e, após ajustar deixar a tela abaixada por pelo menos 24 horas. Acrdito que o problema irá desaparecer.


    AJUSTE DO SISTEMA DE TENSIONAMENTO LATERAL

    O sistema de tensionamento lateral tem somente a função de impedir que as bordas laterais da superfície de projeção curvem-se para frente. Muitos pensam e, infelizmente, são induzidos a pensar assim, que o objetivo do tensionamento lateral de uma tela de projeção é de “esticar” ou “tensionar” a tela lateralmente eliminando assim ondulações e imperfeições no caimento da superfície de projeção.

    A força disponível em cada um dos pontos de tensionamento nas laterais da superfície de uma tela de projeção é de algumas poucas dezenas de gramas e é, de longe, insuficiente para exercer tal função, A planicidade e ausência de ondulações de uma superfície de projeção são resultado exclusivo da qualidade do tecido e de uma instalação perfeitamente nivelada.

    O ajuste da tensão dos cabos de tensionamento é relativamente pequeno tendo como único objetivo impedir a curvatura do tecido para o lado da frente ou de trás.

    O sistema de tensionamento lateral é ajustado na fábrica para a descida máxima da superfície de projeção. Diferentes alturas do tecido podem requerer que a tensão dos cabos seja reajustada.

    Para ajustar, segure a barra inferior com a mão e com uma chave hexagonal, tipo Allen, de 6 mm inserida no extremo da barra inferior, gire no sentido horário para aumentar a tensão do cabo e anti-horário para diminuir. Procure deixar a tensão dos cabos igual de ambos lados e suficiente para impedir que as bordas da superfície da tela de projeção curvem-se para a frente ou para trás.

    O tensionamento excessivo tende a suspender a barra de peso montada na base inferior da tela de projeção diminuindo sua função de tensionamento vertical e, se excessivo, tende a criar ondulações nas laterais inferiores da superfície de projeção.

    A tensão aplicada deve ser suficiente para impedir o “encanoamento” das bordas da superfície de projeção. O excesso de tensão começará a suspender a barra de peso inferior e provocará pequenas ondas nos cantos inferiores da superfície de projeção.

    Por favor me relate depois se o problema foi resolvido. Caso não seja, sua tela de projeção precisará ser enviada para nós.

    Abs,

    Andre
     
  2. vgmarques

    vgmarques Usuário


    Desde 30 Ago 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brazil
    Oi Andre, obrigado pela atenção.

    Quando ajustei a tensão, achei que o cabo ficou muito tensionado. Mas considerando que a barra é muito pesada, vou tensionar mais. Apoiarei um pouco os extremos no momento do ajuste.
     
  3. AVA

    AVA Usuário


    Desde 24 Jun 2005
    São Paulo - SP
    Olá amigos;

    Estamos desenvolvendo nosso Instagram: avaprojecta e gostariamos muito de poder publicar fotos de instalações de telas de projeção da Ava Projecta.

    Se puder, por favor envie para o endereço de email: andre@avaprojecta.com.br fotos da sua instalação.

    Obrigado a todos !
     
    Última edição: 10 Mar 2020
    • 1
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso