Anúncio do HT Forum

Clube do Android

Discussão em 'Smartphones e Tablets' iniciada por placard, 9 Mai 2010.

1. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Anúncio do HT Forum
    Imagino que realmente seja alguma configuração do aparelho.
    Não entendi essa parte que você disse que desliga a rede quando está no wifi.

2. Eu tenho um Lenovo a7010, creio que seria o k4, que do nada perde o wi-fi. Fica mostrando que está conectado, mas não funciona nada. Agora mesmo, tive que desligar o wi-fi e usar o 4G, pois fica completamente sem internet, e aí nada de notificações, só chamadas do telefone.

Eu pesquisei e parece ser um problema crônico do modelo, o que pode estar acontecendo o mesmo com o da sua esposa

Às vezes coloco no modo avião, espero uns 15 segundos e volta o wi-fi, mas nem sempre funciona.

Já formatei totalmente umas 3 vezes e não resolve. Só jogando fora mesmo.

Abs

• 1
  3. The Brain

The Brain Usuário Participativo

Desde 5 Set 2008
    São Paulo/SP
    Não tá achando porque não tem suporte a WiFi em 5 GHz.

Apenas 2,4 GHz.

• 1
  4. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    vou explicar:

quando estou em casa, usamos apenas o Wifi....Tanto ela como eu não habilitamos a rede de DADOS.
    A rede de Dados so habilitamos qdo saímos de casa. Eu nem plano tenho....eu uso apenas recarga. Pra ela eu fiz um plano controle.

Eu nunca tive problema porem sempre tive Vivo!!! e segundo eles, somente eles podem possuem um sistema onde mesmo com a rede de dados desativada o cidadão pode receber ligação e tbem SMS etc...
    Ela por exemplo não recebe ligação se estiver apenas habilitado o Wifi.
    Se a rede de dados não estiver ativa, não funfa....e eu já tentei todo tipo de configuração. (so se tem algo que eu não sei configurar)

Já em com Vivo recebo ligação, sms, qq coisa, estando com rede de dados ativa ou desligada....mesmo pq 90% do tempo so fico no Wifi.

Se tiver mais alguma duvida me fale.

5. val-happy

val-happy Usuário

937 4.304 508

Desde 17 Jan 2007
    São Joaquim da Barra/SP/Brasil
    Em qualquer operadora os dados móveis tem de estar ligado pra receber ligação, etc. O wi-fi é um sistema do celular. Os dados móveis é da operadora. O que você pode fazer é configurar pra que quando tiver o sinal wi-fi deixar ele acionado como primeiro. Em outras palavras, a gente recebe ligação, sms, notificações da operadora pelo chip que está instalado e deve funcionar. Se você tira ou desabilita os dados móveis, é como se você retirasse o chip. Ele tem que estar acionado, mas usar facebook, whatsapp, etc com o wi-fi ou dados ligados, mas não descontando da sua franquia se tiver o wi-fi ligado.

• 3
  6. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.305 3.195 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Não é bem assim não. As redes 2G e 3G suportam sim ligaçoes e SMS com dados desabilitados. É possível sim receber e fazer ligações e mandar e receber SMS sem dados móveis.

Por outro lado, se a operadora estiver "forçando" o uso de VoLTE (voice over LTE), aí sim as ligações vão trafegar via dados.

@DRAGAO@DRAGAO, não sei te indicar exatamente quais opções de configuração (teria que ver o manual do teu celuar), mas tenta aí três coisas:

1) Desabilitar a opção de Voice Over LTE;
    2) Desabilitar a opção de receber e fazer ligações via Wifi;
    3) E por último tenta configurar o celular para usar apenas 3G (e não 4G).

Se não funcionar, sugiro vc levar teu celular na tua operadora e pedir para eles ajustarem as configurações para você para que o mesmo faça e receba ligações mesmo com os dados móveis desativados.

(y)

Última edição: 15 Jul 2019
    • 2
  7. The Brain

The Brain Usuário Participativo

Desde 5 Set 2008
    São Paulo/SP
    O que ele falou não é mentira, mas acho que não tem relação direta com seu caso.

Isso que ele explicou se chama W-Fi calling, que é a possibilidade de fazer/enviar e receber ligações e SMS pelo Wi-Fi em lugares onde o sinal da operadora não estiver presente.

Onde a cobertura de celular é ruim mas tem Internet via Wi-Fi, por exemplo dentro de shoppings, hipermercados e grandes lojas.

No caso da sua esposa, o que ela precisa é que a rede da operadora esteja ativa e funcionando no aparelho. E isso não depende de dados móveis muito menos do Wi-Fi estarem ativados. Pelo menos não deveria.

Como parece ser um defeito do aparelho dela que a rede da operadora só funcione quando os dados móveis estão ativados, sugiro ativar os dados móveis mesmo em casa, junto com o Wi-Fi, pra ver se resolve.

Não tem motivo pra desligá-lo.

Eu mesmo deixo ambos ativados o tempo todo, tanto em casa quanto fora.

Quando o aparelho está conectado via Wi-Fi ele não consome a franquia da operadora. Pode ficar tranquilo quanto a isso.

No máximo ela pode querer apagar o Wi-Fi na hora de sair de casa para economizar bateria.

Só o Bluetooth que eu ativo apenas quando vou usar, para economizar bateria e não interferir no Wi-Fi 2,4 GHz.

Você confundiu dados móveis com rede da operadora.

O aparelho não precisa de dados móveis nem de Wi-Fi para receber ligação.

Ele precisa estar com o chip inserido, registrado na rede da operadora e não estar no modo avião. Só isso.

Ah, se for pré-pago precisa ter colocado crédito há menos de 60 dias. Ou são 90? Não lembro. :lol:

• 2
  8. Max_Headroom

Max_Headroom Usuário

1.629 3.665 123

Desde 6 Dez 2015
    Brasil
    @val-happy@val-happy Qualquer celular recebe ligação e SMS sem dados ativos, como você acha que os chamados dumbphones de 100 reais ligam e trocam mensagens?
    A rede de dados só é utilizada em mensagens MMS, vi isso no meu primeiro celular com tela colorida e internet, que se eu mandasse uma mensagem com foto, o E da internet aparecia na tela (E de EDGE porque em 2006 só existia 2G).
    Meu celular (Moto G5S) a maior parte do tempo está com o VoLTE ligado, quando entro em chamada, a TIM derruba o VoLTE e assim que encerro a chamada o ícone do VoLTE ressurge na tela, creio que isso acontece porque não uso muito os dados móveis.

• 1
  9. sandmantj

sandmantj Usuário

9.326 2.572 946

Desde 18 Dez 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  10. ms73

ms73 Usuário

Eu nunca vi uma smartphone que desabilitasse os sim card ao estar conectado no wifi, desde o lumia 720 que foi meu primeiro isso nunca aconteceu.

11. Midoriya

Midoriya Usuário

Desde 25 Out 2013
    Minas Gerais
    Fui pra roça no final de semana e de lá eu liguei pra um número da cidade. Cobraram fora do prezão da claro, falando que eu tava fora da rede claro. Mas não deram nenhum aviso antes nem nada. Já aconteceu com alguém? A operadora pode fazer isso e não avisar que está em outra rede?

12. Max_Headroom

Max_Headroom Usuário

1.629 3.665 123

Desde 6 Dez 2015
    Brasil
    Geralmente você recebe um SMS, tem uns lugares que eu ia que meu TIM entrava na rede da Claro, a tela ficava com o nome das duas operadoras, mas nem sempre eu recebia o SMS, tem que prestar atenção ao nome que aparece na tela antes de ligar, como você é cliente Claro, se aparecer alguma coisa além de "Claro BR" na tela, se prepare pra ser cobrado fora do plano.

• 1
  13. Midoriya

Midoriya Usuário

Desde 25 Out 2013
    Minas Gerais
    Sacanagem demais isso. Fiz uma reclamação na anatel. vamos ver. Cobraram 20 reais uma ligação

• 1
  14. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Normalmente o sistema operacional dá preferência para redes Wi-Fi se estiver conectado em alguma. Não precisa desligar a rede de dados. O S.O. já vai usar a Wi-Fi automaticamente.

• 1
  15. Max_Headroom

Max_Headroom Usuário

1.629 3.665 123

Desde 6 Dez 2015
    Brasil
    Eles cobram porque você está usando espectro de outra rede, mas deveriam enviar um SMS avisando da cobrança.

• 1
  16. Midoriya

Midoriya Usuário

Desde 25 Out 2013
    Minas Gerais
    Sim. Eu reclamei exatamente isso. Que eles não avisaram nada

• 1
  17. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    AMIGO vc entendeu perfeitamente e acho que acertou na mosca!!!
    Vou verificar esses itens que vc citou. Nem tinha conhecimento deste VoLTE.
    Obrigado mesmo pela sua lucidez e gentileza.

Entao, teoricamente vc esta correto.
    No meu S5 se eu deixar o WiFi ativo e ativar a Rede de Dados, ele primeiro ira procurar se existe o WiFi e senão, ativa a Rede.
    O problema é que no aparelho da esposa não opera desta forma.
    Se ela estiver com WiFi ativado não recebe ligação nem SMS. Se ela deixar o WiFi ligado e ativar a Rede nada muda...o Wifi apenas fica ativo.
    Para ela utilizar a rede de dados precisa desabilitar o Wifi, dai a rede de dados passa a funcionar normal.
    No inicio eu achava que isso era loucura dela pois não existe a menor logica porem mexi em varias coisas da configuração e não encontrei um jeito de funcionar os 2 juntos com prioridade para
    Wifi. Não me recordo ao certo mas existe uma opção ao contrario, se caso não encontrar a rede de dados dai busca pelo WiFI.
    Todavia vou confirmar isso!!

A ultima vez que deixei os 2 ligados, o consumo da rede de dados foi ate o final para depois procurar o Wifi.....Estranho mas já aconteceu.

No meu S5 eu tenho quase certeza que isso não ocorreria porem como não tenho conta e so faco recarga, não ativo a rede pq cobram por ativação...digo, por dia de ativação.

Muito obrigado tbem pelas considerações.

Exato, pelo menos é assim no MEU aparelho mas neste Lenovo parece não ocorrer desta forma.

Olha, eu não tenho muito experiência com smartphones, primeiro pq nem gosto disso (uso por necessidade) porem já tive experiência com LG, Asus, Lenovo e Samsung e a conclusão que chego é que não adianta tentar sair fora de uma marca consagrada....Com LG nunca tive esses problemas, com esse Samsung tbem não....Com Asus so aborrecimento e com esse Lenovo pelo jeito é o mesmo caminho.

Como a LG praticamente morreu, so faz lixo, hoje eu não compraria outra marca sem ser Samsung. Acho os preços dele salgado porem vc compra e não fica se preocupando com isso ou aquilo... Tenta outra marca e so descobre aborrecimento!!!!
    Pra quem gosta de gastar com isso ótimo...compra, vende etc...mas eu detesto isso...pesquiso pra kct antes de realizar a compra e mesmo assim acabo comprando errado quando penso em dar uma chance pra uma marca meia-boca....Pior que alguns amigos falaram que Lenovo é Motorola então não teria problema.....Já deu pra perceber que Motorola to fora tbem....

[]s

18. DRAGAO

DRAGAO Usuário

Desde 27 Fev 2006
    Sao Paulo
    @_dsouza_@_dsouza_

fui verificar o celular.
    Encontrei uma atualização para Android 7 e fiz.
    Agora fui procurar o Voice over LTE e não encontrei em local algum. Pode ter outra designação?

Desabilitar ligações wifi tbem não existe essa opcao

Configurar para 3g, No meu aparelho eu tenho essa opção ( e ele é velho hein)
    mas nesse so tem as seguintes opções:
    LTE-WCDMA-GSM AUTO
    WCDMA - GSM AUTO
    WCDMA APENAS
    GSM APENAS

Se eu deixar a primeira, entra no 4g. Se eu deixar na segunda tbem. Eu deixei na 3ª e ficou 3G.

No meu S5 eu deixo 3G/2G e não tenho problema. Se eu deixar em outra configuração ele liga a rede de dados A REVELIA todos os dias, mesmo eu deixando ela desabilitada.
    Quem deu essa dica pra resolver isso de não ligar a rede a revelia foi um amigo da Tim.

Se tiver mais alguma orientação, agradeço.

19. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.305 3.195 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Dá uma olhada nesse site, tem um passo a passo para o Galaxy S8, sei que é outro aparelho mas serve para você ter uma ideia:
    https://guiadeaparelhos.tim.com.br/...ativar-ou-desativar-as-chamadas-via-4g-volte/

Mas nem todos aparelhos suportam VoLTE, pode ser que teu aparelho não suporte, então de fato você não irá encontrar essa configuração se for esse caso.

Correto, WCDMA e 3G são a mesma coisa. "WCDMA APENAS" força 3G.

Essas eram minhas dicas do que poderia eventualmente ter alguma coisa relacionada. Se não resolver, sugiro passar na tua operadora, lá com o aparelho em mãos eles devem poder ajudar melhor.

(y)

• 1
  20. edriano

edriano Usuário

788 1.062 331

Desde 27 Mar 2006
    Hanover, NH USA
    Se configurar o telefone para não fazer roaming. desta forma o celular irá parar de receber ou fazer ligações. então você pode decidir se ativa ou não.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso