Anúncio do HT Forum

Clube do ar condicionado do tipo Window Split

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por WGPereira, 21 Jan 2013.

1. WGPereira

WGPereira Usuário

O ar condicionado do tipo window split é uma mistura dos tradicionais aparelhos de janela (window) com os aparelhos de ar condicionado split hi-wall, ou seja: é a tecnologia da unidade interna de um split interligada a uma unidade externa reduzida que é instalada na abertura da parede onde são instalados os aparelhos comuns (janeleiros).

Este tipo de aparelho é indicado para aquelas pessoas que possuem interesse em instalar um ar condicionado split, mas que estão impedidas por poder comprometer a estrutura da construção ou modificar a estética da fachada do prédio no qual habitam. Sendo assim, a maior vantagem do window split é poder instalar um aparelho split em espaços já existente na parede previstos inicialmente para aparelhos de janela (window).

Algumas das características que podemos encontrar num aparelho do tipo window split:
    - ciclo frio e reverse (quente/frio)
    - controle remoto
    - compressor rotativo
    - controle de vazão do ar
    - fácil conexão elétrica
    - modos swing e sleep
    - aletas direcionáveis
    - desumidicador
    - ventilador silencioso
    - filtragem do ar ambiente

Se você tem um aparelho deste tipo, post por aqui suas impressões sobre o que acha dele, sua eficiência, consumo, nível de ruído, dificuldades e/ou facilidades para instalação, marca do aparelho (sei que existem aparelhos deste tipo das marcas Elgin e Midea) e se possível com fotos do seu aparelho instalado.

Abraço.

2. WGPereira

WGPereira Usuário

3. Mateusão

Mateusão Usuário

613 10 1

Desde 17 Ago 2010
    NH, RS, BR
    Vi a unidade externa de um desses em uma galeria aqui na cidade, porém não sei nem a marca, só achei interessante que a unidade externa era quadrada como de um aparelho de janela, até imaginei que tinham feito alguma adaptação.

4. leozirio

leozirio Usuário

Desde 21 Mai 2009
    Aracaju/Sergipe/Brasil
    Tem um fabricante que faz a caixa externa toda em Inox, salvo engano Midea. Agora, parece-me que a única vantagem seria o silêncio, pois não é tão eficiente quanto um split, nem tão econômico muito menos com os inverter. Quanto ao problema de fachada dos prédios, a Justiça já tem jurisprudência no sentido de que os splits não alteram a fachada, sendo estes uma evolução em relação aos de janela.

5. maelar

maelar Usuário

2 0 0

Desde 23 Jan 2013
    claudio/mg/brasil
    TENHO UM SPLIT VERTU MIDEA E SEU VENTILADOR INTERNO ESTA VENTILANDO MUITO FRACO,GOSTARIA DE UMA OPINIAO SE O DEFEITO PODE SER NO MOTOR DO VENTILADOR OU TEM OUTRA PEÇA Q DA DEFEITO,MUDO AS OPÇOES NO CONTROLE E NAO ADIANTA

6. WGPereira

WGPereira Usuário

É a linha Compacta Inox da Elgin. Realmente não devem ser tão econômicos e muito menos ainda se comparados com aparelhos inverter; quanto a serem silenciosos eu lá tenho minhas dúvidas quanto a isto, mas vamos esperar pra ver se aparece alguém que tenha e post suas impressões por aqui.

Pela tua descrição parece realmente que tá pegando alguma coisa. Se estiver na garantia acione-a ou então procura um técnico pra verificar "in loco" o que realmente esta acontecendo.
    Abraço.

7. WGPereira

WGPereira Usuário

E aí galera! Não tem nenhum membro do htfórum que tenha passado por este tópico e que faça uso de um window split em sua residência ou trabalho pra nos brindar com suas impressões e informações sobre o que acham desta solução encontrada por alguns fabricantes de AC.
    Abraço.

8. WGPereira

WGPereira Usuário

Descobri ontem através de um post de um colega de fórum que já existia um tópico deste 2011 pra discutir este tipo de aparelho e inclusive tem um colega por lá que diz ter dois da Komeco em sua casa. Apesar de não ter encontrado o referido aparelho na página do fabricante, encontrei-o para venda no site da Compra Fácil depois de pesquisar em sites de busca. Com isto já são três fabricantes que conheço que produzem tal tipo de aparelho.
    Abraço.

9. shslemos

shslemos Usuário

3 0 0

Desde 15 Jun 2008
    rio de janeiro rj brasil
    possuo um Split Window da Komeco,que quebrou o controle remoto e a fabrica não tem peça para repor e nem previsão.Pra mim não é uma empresa séria,vou entrar no Procon

10. WGPereira

WGPereira Usuário

[/COLOR]
    Parece que a Komeco é uma dor de cabeça só quando seus usuários precisão de qualquer peça de reposição, haja visto que já li algumas reclamações contra eles neste sentido aqui em outros sub tópicos. Apela pra um controle genérico, pois o original vai ser muito difícil. Boa sorte.
    Abraço.

11. WGPereira

WGPereira Usuário

E aí shslemos, já conseguiu o controle original, foi de genérico xing ling mesmo ou vai botar a Komeco na dona justa mesmo.
    Abraço.

12. johnson33

johnson33 Usuário

1 0 0

Desde 18 Abr 2013
    pakistan
    Espero Existem algumas diferenças gritantes entre um ar condicionado de janela e um sistema de ar condicionado mini-split endócrinas, mas a compreensão das características únicas e limitações de cada tipo, pode ajudar você a decidir o que é melhor para sua casa. isso é um bom ponto de

13. Vlamir.Elias

Vlamir.Elias Usuário

1 0 0

Desde 6 Mai 2013
    Maceió-AL
    Tenho informação da própria Midea que o modelo split window (compacto, de janela) está saindo de linha. Liguei no call center.

---------- Mensagem adicionada às 08:37 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 08:33 ----------

Tenho informação da própria Midea que o modelo split window (compacto, de janela) está saindo de linha. Liguei no call center.

14. sbromulo

sbromulo Usuário

76 27 1

Desde 27 Fev 2008
    Belo Horizonte / MG
    Pessoal, bom dia.
    Revivendo este tópico, comprei ontem o split window da Midea, 7000 btus, quente/frio.
    Foi um achado histórico!!! O equipamento estava na vitrine da Leroy Merlin. Chamei o gerente e disse que queria comprar. Foi na hora!!! R$ 959,00 em 6x sem juros. :)
    Seguem fotos:

IMG_4461.JPG

IMG_4462.JPG

Eu mesmo vou instalar o equipamento. Vou comprar as ferramentas pois quero mexer no meu ar Fujitsu Inverter e já aproveito e instalo esse, e depois vou comprar outro split window para o quarto de casal.

Vou postando fotos para vocês acompanharem todo o esquema.

Um abraço e fiquem a vontade para tirar dúvidas.

• 2
  15. sbromulo

sbromulo Usuário

76 27 1

Desde 27 Fev 2008
    Belo Horizonte / MG
    Pessoal, bom dia.

Ontem terminei de comprar os materiais para finalizar a instalação do Split Window.
    Como eu queria aproveitar o espaço não utilizado em cima da janela, quebrei o gesso todo do quarto e meu pedreiro fez o acabamento. Só não lixou e pintou pois quero fazer a mesma quebradeira no apartamento todo, então vou lixar e pintar em uma tacada só no futuro.

Logo após a obra do pedreiro, pedi para que nivelasse o suporte do ar na janela, deixando meio centrímetro de caimento (só para a água escorrer, pois o manual pede que o condensador fique 100% na horizontal).

IMG_9178.JPG

Essa placa foi meu pedreiro quem fez, mas não vou utilizar pois o fechamento será feito com tampa de acrílico e manta térmico/acústica.

IMG_9187.JPG

IMG_9188.JPG

Depois que coloquei o suporte já coloquei a evaporadora para ter uma idéia de como iria ficar. Ficou bem alta, dificultando inclusive a colocação, fixação da tubulação e no futuro uma limpeza preventiva.

IMG_9190.JPG

Logo após já coloquei a tubulação de 1/4 e 3/8, usando curvador.

IMG_9213.JPG

Essa já é com o aparelho completamente instalado e operando. Gelando bem, todas as fuções funcionaram de forma correta, mas como já era tarde não testei exaustivamente. Hoje testarei nos mínimos detalhes.

IMG_9214.JPG

Agora só falta a tampa de acrílico com isolante e a canaleta para fechar com chave de ouro.

Como não tem tampa deu para escutar todo o barulho do condensador, mas eu diria que é menor se comparado com o ar de janela que eu tinha, um Springer 10.000 btus. Com a tampa vai ficar bem melhor com certeza.

Abs,
    Romulo

16. fcc

fcc Powered by HK.

Desde 18 Mai 2004
    ES - Vila Velha
    @sbromulo@sbromulo, vc poderia me informar o consumo e classificação energética do inmetro? Grato.

17. sbromulo

sbromulo Usuário

76 27 1

Desde 27 Fev 2008
    Belo Horizonte / MG
    Boa noite.
    O consumo é de 680 watts e a classificação energética é B. E apesar de ser 7000 btus ele gela bem.

Pra comparação, o modelo de 9000 btus consome 1008 watts e tem classificação D.

Abs,
    Romulo

• 1
  18. oulabi

oulabi Usuário

1 0 1

Desde 11 Mai 2015
    brasilia
    Bom dia Romulo,

Você precisa fazer limpeza anual do condensador ou outra manutenção? Se for o caso, como você fez para ter acesso ao mesmo fechando tudo com a tampa de acrílico?

Como ficou o barulho com essa tampa? Melhorou?

Obrigado!
    Chris

19. sbromulo

sbromulo Usuário

76 27 1

Desde 27 Fev 2008
    Belo Horizonte / MG
    Boa noite @oulabi@oulabi.
    Sim, a limpeza do condensador segue o mesmo padrão dos splits convencionais, de 6 em 6 meses quando há um uso elevado ou de ano em ano para uso moderado.
    Quando a tampa de acrílico ficou pronta, eu colei no lado de dentro uma manta termo-acústica (daquelas que se isola o interior de um automóvel) e fiz 4 furos na tampa para fixá-la com parafuso mesmo. Para acessar o compressor, é só retirar os parafusos, bem fácil.

Em termos de ruído quase não se escuta o compressor, praticamente zero. Para o meu gosto ficou show de bola.

20. mateusgreg

mateusgreg Usuário

1 0 1

Desde 22 Jun 2015
    RJ
    Boa noite, @sbromulo@sbromulo.

Estou pensando em comprar o modelo de 9000 BTU, mas agora que li o que vc falou sobre o consumo fiquei um pouco preocupado.

Qual a metragem do ambiente onde vc utiliza esse split window de 7000 BTU?

Como vc disse que esse de 7000 BTU gela bem, estou querendo saber se ele seria suficiente para o ambiente onde pretendo instalá-lo (quarto com 12,60 m²).

Um abraço,
    Mateus.