Anúncio do HT Forum
Fechar Aviso
Visitante, temos um novo anunciante, a AutoZ! Por favor ajude a suportar o fórum clicando nos banners e prestigiando os anunciantes! Obrigado.

Clube do Audi Q3

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por CarlosRoberto, 30 Dez 2015.

Tags:
  1. mcaon

mcaon Usuário

Desde 3 Fev 2016
    Passo Fundo, RS
    Prezados,

Sou novato e ingressei no fórum justamente para trocar informações sobre a Audi Q3 2.0 Ambiente 2015/2016 que adquiri há cerca de um mês, em substituição ao meu antigo veículo, uma Land Rover Freelander 2 HSE V6.

Vou passar algumas das minhas primeiras impressões ao dirigir naquele estilo prós e contras:

Prós:

- Comportamento dinâmico espetacular na estrada de asfalto. Como falou um forista antes de mim, é um SUV com estabilidade de hatch (o que é um baita elogio!). Praticamente não tem rolagem na carroceria. Dá para falar ainda nas excelentes retomadas que o casamento motor/câmbio proporcionam, garantindo segurança nas ultrapassagens;

- Comportamento dinâmico bom na estrada de terra. Não dá para fazer off road, mas a tração quattro garante um passeio tranquilo em estradas de terra (com a Land Rover Freelander 2 dava para se arriscar bem mais). Só vai melhor porque não tem muita altura do solo, bons ângulos de entrada e saída e pneus de uso misto, mas não considero essas características um defeito porque não fazem parte da proposta do carro;

- Posição de dirigir ao estilo de um verdadeiro SUV, mais alta que a Mercedes GLA e à antiga BMW X1 (não conheço a nova, mas sei que a posição ficou mais alta);

- Dirigibilidade em geral. É um carro feito para quem gosta de dirigir;

- Acabamento interno dentro do esperado para um veículo nessa faixa de preço, com bom isolamento acústico, iluminação interna bem legal toda em led, peças bem encaixadas e de bom tato, superior à GLA e à antiga X1;

Contras:

São Basicamente a falta de alguns itens de conforto e conveniência esperados em um automóvel nessa faixa de preço. Vide abaixo:

- Não tem câmera de ré (o que um monte de carros que custam 60k têm...), embora tenha sensores de estacionamento traseiro e dianteiro;

- Não tem chave presencial ou mesmo chave com um design diferenciado. A chave é simples, canivete, padrão Volkswagen (a chave presencial e o botão start/stop só vão aparecer na versão Ambition com o pacote opcional Conforto, mas aí o preço já fica meio proibitivo e invade categorias superiores);

- Ergonomia ruim dos botões do ar condicionado digital dual zone (são bonitos, mas ruins de operar);

- O banco elétrico do motorista não tem memória (volta e meia minha esposa pega o carro e eu tenho que refazer todas as configurações...);

- Eliminaram a rede detrás dos bancos dianteiros (que vinha até 2015), o que, para mim, era útil, pois minha filha pequena guardava alguns livrinhos ali;

- Não vou nem falar da falta do GPS (opcional a 10k!?, por favor...) porque acho que os sistemas das montadoras são bem inferiores aos, por exemplo, programas Waze e Google Maps que tenho no smartphone. Por isso, pretendo fazer o espelhamento de tela (alguém já fez?);

- Agora, a gota d'água é a falta do sensor crepuscular (o espelho retrovisor interno antiofuscante) que está presente na Q3 Ambiente 1.4, mas não na Q3 Ambiente 2.0. O que anunciam é que esses dois carros se diferenciam apenas pelo motor, câmbio e tração, e não pelo acabamento (pode isso, dona Audi?).

Bem, por enquanto era isso... No geral, posso dizer que a avaliação nesse primeiro mês é positiva. Estou bem satisfeito com o carro

• 2
  2. domanar

domanar Usuário

Desde 21 Jul 2008
    brasil
    inacreditável essa diferença!

3. CarlosRoberto

CarlosRoberto Usuário

Desde 28 Mai 2009
    RJ
    mcaon, minha impressão geral é de que nunca vai existir um carro perfeito. Mas isto não é uma indignação totalmente apaziguada e vale pra tudo quanto é marca e segmento que não for de preços estratosféricos (talvez isso ocorra até nos carros com preços muito acima do cidadão médio). Certamente com esses carros médios que não são baratos a indignação aumenta, compreendo! O que os senhores diretores das montadoras fazem com as versões e pacotes opcionais (ou o nome que vc quiser) é PHOdA. Lógico que eu sei que existem custos enormes de planejamento, logística, distribuição e estoque, e quanto mais opções forem proporcionadas, tudo fica mais complexo. Óbvio que sei também que existem jogadas escancaradas de marketing/vendas/lucratividade em realção à montagem dos tais pacotes e versões pra que o fulano que tanto quer determinados mimos seja tentado a comprar um carro mais caro do que gostaria ou precisaria. Felizmente pra mim eu não ligo pra grande maioria dos mimos extras. Na real eu até preferiria bancos em alcântara do que de couro. Mas isso pro Q3 não tem. :choro:

- GPS - em relação à esse frisson de GPS embutido e integrado e espelhado e mimimi eu já desencanei totalmente, há tempos. Lógico que não curto coisas improvisadas e fios passando à vista, mas pagar 10k ou o que seja por uma "centra" que sei lá se vai fazer tudo que é necessário, eu não. :idiota:
    Bom, no meu caso eu abomino a solução de colocar aparelhos com "ventosas" no vidro parabrisa do carro, nem mesmo as que plugam no painel. Felizmente faço uso de uma outra opção que se não é 100% esteticamente perfeita, ao menos funciona a contento. Não curti usar celular como vaze/gps. Prefiro não tirar o celular do bolso, não torrar a bateria dele e não usar o pacote de dados do celular. Resovi isso comprando um tablet 7" com 3G, preto obviamente. Fica lindo pra ver o Waze ou maps numa tela maior, fica bacana pra ver uns videozinhos no painel, e tenho a praticidade de tirar o tablet do carro e usá-lo em casa, num hotel, etc. A gambiarra é plugar o tablet com velcro e fita dupla-face bem na frente do som do carro. Eu sei que parece gambiarra, mas depois que acostumei acho lindo, hahahah. Fora que sei que 3G não resolve tudo. Uso também um garmin modelo básico que também não fica no vidro. Fica lá embaixo escondido no console, ali onde a pessoa deixa umas moedinhas ou algo do tipo. Esse gadget é show simplesmente porque me passa alertas em áudio de radares, sinaleiras com câmera, lombadas, etc. E eventualmente se um Waze 3G falhar tenho ele também. Show de bola.

Sobre a parte de mimos que tem ou não tem nos carros... meu mimimi é por conta do sistema de regulagem dos bancos dianteiros. Eu detesto bancos que reclinam por comando giratório. São muito chatos pra deitar o banco totalmente pra descansar um pouco. Infelizmente a versão básica 1.4 attraction é assim. Banco elétrico só nos modelos acima de 140k. E se vc quiser banco elétrico pro carona só na toptoptop.

Tem coisas que são mais facilmente "resolvíveis" como colocar um cruise control ou mesmo uma câmera de ré.

Um negócio que eu curti colocar no meu atual carro foi a câmera que filma tudo que vai à frente em HD ou FullHD. A minha é uma G1W-C que vende na amazon e uso plugada contra o espelho retrovisor. Esse é o tipo de mimo que eu não espero nada do fabricante, porque é o tipo de coisa que volta e meia dá algum tilt, algo falha e vc se aborrece porque deveria estar "em garantia", idem com aparelhos de GPS desatualizados ou câmeras de ré e etc.

4. Henri6666

Henri6666 Usuário

5.450 7.724 263

Desde 11 Fev 2014
    Sao paulo
    Quando a Q3 terá mudança de geração?

5. Glemmer

Glemmer Usuário

Desde 5 Jul 2008
    SE
    Em 2016 teve um pequeno facelift acredito que deve ter uma mudança mais profunda em 2018. Foi inclusive a previsão que deram na ccs.

6. Henri6666

Henri6666 Usuário

5.450 7.724 263

Desde 11 Fev 2014
    Sao paulo

Por quanto está sendo vendida a q3, 0km, ambition ? (Preço final.)

Última edição: 29 Fev 2016
  7. pegasus12350

pegasus12350 Usuário

1 0 1

Desde 2 Mar 2016
    Curitiba
    Olá pessoal acabei de comprar um Q3 atraction 2.0 seminova (2013) e adivinhem, na primeira semana de uso fui e alterei o idioma do multimidia de portugues (portugal) para inglês, a partir dai a central pirou eu ligo ela e ela reboota a cada 30s, ja fiz o reset do manual, tirei fusiveis, acho que não tem jeito vou ter de levar na audi, quanto será que custa uma atualização da versão do MMI?

8. CarlosRoberto

CarlosRoberto Usuário

Desde 28 Mai 2009
    RJ
    Na audi hoje me disseram que em trinta dias cegam os Q3 nacionais e flex (1.4). Quero ver.

9. bugrezilla

bugrezilla Usuário

Desde 27 Nov 2012
    Sao Paulo
    Mas a mídia tá dizendo que o Q3 nacional não será flex.

10. CarlosRoberto

CarlosRoberto Usuário

Desde 28 Mai 2009
    RJ
    Realmente o Jetta 1.4 TSi não é flex! - versões comfortline intermediário nacional e mexicano nas versões trendline básica e highline top - segue sendo monofuel. Se bem que aqui no RJ acabou a diferença de 1% de IPVA que havia entre flex e mono, agora é tudo 4%. :irado: - Fica somente aquela parte ressabiada do incauto comprador de carro zero... compra monofuel pela fama de melhor consumo ou compra flex por TALVEZ estar melhor calibrado pra aturar nossa nobre gasolina alcoólica. :inseguro:

Li em algum lugar não sei onde que o Jetta não é flex e o Q3 tenderia a seguir esse modelo afinal o Q3 também não é MQB ainda (2016).

Tá difícil escolher carro. No meu caso sigo implicando com o Audi Q3 1.4 Atraction por não ter banco elétrico pro motorista. Eu detesto banco que tem o encosto por comando giratório. Se fosse por alavanca eu toparia. Aí tenho que ir pro Q3 Atraction 2.0 e pagar 20 paus a mais (e de bônus levar tração 4x4, consumo, ipva, motor mais forte, vários prós e contras e a certeza da conta mais salgada). 145k é bastante grana pro meu bico. Ás vezes dá vontade de pensar em parar no HRV de 98 mesmo =\ Mas aí lembro do torque bem menor... e acho 98 muito dinheiro também, e aí vou adiando.

Última edição: 7 Mar 2016
  11. Glemmer

Glemmer Usuário

Desde 5 Jul 2008
    SE
    Uma opção seria uma Q3 2.0 seminova no preço de uma Q3 1.4 nova.

12. Deboer

Deboer Usuário

Desde 31 Jul 2011
    Curitiba
    Boa noite,
    Esse mês fiz a temível revisão dos três anos ou 60.000km. O carro é uma Q3 Ambiente, ano 12/13 e está com 39.000km. O valor da revisão ficou em R$4.250,00 com a troca do óleo do DSG.
    Nas revisões normais somente trocando o essencial, as revisões tem saído por +-R$1.200,00.

Acabei trocando também o xênon do farol esquerdo, pois queimou. O valor ficou em R$1.915,00.

Última edição: 15 Mar 2016
  13. Glemmer

Glemmer Usuário

Desde 5 Jul 2008
    SE
    Precisava realmente trocar o óleo do DSG? Esse óleo não vai até os 60000? Essa troca deve ter encarecido bem a revisão. O carro tá na garantia?

14. Deboer

Deboer Usuário

Desde 31 Jul 2011
    Curitiba
    Glemmer,
    No manual esta três anos ou 60.000 km para a troca do óleo DSG. Preferi não arriscar.
    O carro não está mais na garantia.

15. codigodavinci

codigodavinci Usuário

569 15 1

Desde 11 Jul 2010
    Curitiba/Paraná/Brasil
    Alguém colocou engate no Q3 modelos 2015/2016?

Só estou achando o engate removível para instalar.

Será que existe o engate fixo?

16. CarlosRoberto

CarlosRoberto Usuário

Desde 28 Mai 2009
    RJ
    No seu caso a garantia é de dois anos ou de três anos?

17. CarlosRoberto

CarlosRoberto Usuário

Desde 28 Mai 2009
    RJ
    [AUDI Q3 1.4T MODELO 2017] - Informações oficiais sobre as primeiras unidades nacionais:

A nacionalização do modelo 1.4T fez com que a linha 2017 fosse lançada mais rapidamente. As novidades são as seguintes:

Q3 1.4T 2017 - Versão Attraction:

Ganhou:
    + Banco do motorista com regulagem elétrica;
    + Ajuste lombar elétrico para o banco do motorista.
    Perdeu:
    Sem perdas

Preço tabelado sem desconto:
    Mod. 2016 - R$ 136.990,00
    Mod. 2017 - R$ 142.990,00

=====================

Q3 1.4T 2017 - Versão Ambiente:

Ganhou:
    + Sensor de estacionamento dianteiro;
    + Audi Music Interface (AMI).
    Perdeu:
    - Abertura e fechamento elétrico do porta-malas;
    - Teto solar panorâmico "Open Sky";
    - Pacote de luzes internas em LED.
    Estes três itens perdidos na Versão Ambiente 2017, que no modelo 2016 eram de série, agora são vendidos como opcionais por meio do "Pacote Conforto" que custa R$ 9.500,00.

Preço tabelado sem desconto:
    Mod. 2016 - R$ 153.990,00
    Mod. 2017 - R$ 153.990,00
    Mod. 2017 - R$ 163.490,00 (com Pacote Conforto)

Portanto, o Audi Q3 1.4T 2016 Versão Ambiente com Pacote Conforto (teto, abertura elétrica do porta-malas e luzes internas em LED) foi para R$ 163.490,00, ganhando apenas o sensor de estacionamento dianteiro e o AMI.

Para pinturas metálicas ou perolizadas deve-se acrescentar o valor de R$ 1.500,00.
    Preços do mês base de abril/2016.

• 1
  18. Mirasol

Mirasol Pelos Impotentes!

Desde 7 Nov 2010
    Cúzil
    160k num carro 1.4 é osso.

19. bugrezilla

bugrezilla Usuário

Desde 27 Nov 2012
    Sao Paulo
    Pois é, nesse preço vai ficar difícil vender Q3.

O que eu queria mesmo é um Q2 1.0 tsi tiptronic na faixa de 100k.

20. CarlosRoberto

CarlosRoberto Usuário

Desde 28 Mai 2009
    RJ
    obviamente concordo que os preços no Brasil são absurdos, margens, impostos, etc.

Mas, convenhamos, em portugal um Q3 150cv gasolina e DSG custa 40 mil euros.
    Fonte http://www.autohoje.com/index.php/noticias/noticias/item/105110-renovado-audi-q3-ja-tem-precos

Considerando um câmbio de Euro por 4,15 isso dá 166 mil reais. Lá também barato não é.

Certamente sei também que a conversão de moedas não é tão simplória assim e existe toda uma análise subjetiva de custo de vida lá e cá e blablablá.

Moral da história, hehe. Carros acima de 100 mil, NMO, são pra quem está mesmo muito afim e também pra quem está podendo. Não é mole não.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso