Anúncio do HT Forum

Clube do Cambridge

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por reynaldohm, 14 Fev 2016.

1. Marcello.Machado

Marcello.Machado Usuário

Desde 20 Abr 2014
    Belo Horizonte - MG
    Anúncio do HT Forum
    Acho que estou me preocupando com as cores dos cabos, quando não deveria fazer isso, né?

Anexos:

2. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    As cores dos cabos são importantes sim.
    É que você está ligando uma caixa inteira no A e a outra caixa inteira no B e é por isso que não está dando certo.
    Veja bem, os conectores de baixo da Silver 100 são para os graves e os de cima para os agudos.

Graves (woofer) no canal A e agudos (tweeter) no canal B.

Canal A right= woofer da caixa direita
    Canal A Left = woofer da caixa esquerda

Canal B right= tweeter da caixa direita
    Canal B Left = tweeter da caixa esquerda.

Primeiro você precisa saber quem é quem nos conectores das caixas, entender a posição dos conectores no integrado para fazer a ligação correta.

• 3
  3. Marcello.Machado

Marcello.Machado Usuário

Desde 20 Abr 2014
    Belo Horizonte - MG
    kkkk... acho que agora foi... ao girar o controle de balanço (><) todo para a direita, o som sai apenas na caixa direita, ao girá-lo todo para a esquerda, apenas na caixa esquerda.

Além disso, ao alternar entre os canais "A" e "B" do amplificador, ora aciona apenas o twitters de ambas as caixas, ora apenas os woofers das duas (antes acionava apenas o woofer e o twitter da mesma caixa).

Para isso, liguei os cabos brancos nos woofers das caixas (conectores de baixo das caixas) e no canal "A" do amplificador, parte de cima, respeitando a divisão entre direita e esquerda e a posição das caixas (Right/Left).

Depois, liguei os cabos pretos nos twitters das caixas (conectores de cima nas caixas) e no canal "B" do amplificador, parte de baixo, respeitando igualmente a divisão entre direita e esquerda e a posição das caixas (Right/Left).

Em resumo, os fios brancos ficaram todos ligados nos conectores de baixo das caixas (woofers) e nos conectores de cima do integrado (canal "A"), enquanto os fios pretos ficaram todos ligados aos conectores de cima das caixas (twitter) e nos conectores de baixo do integrado (canal "B").

Quando indaguei se não deveria me preocupar com as cores é porque, até então, estava preocupado em ligar os fios brancos nos conectores vermelhos das caixas e os fios pretos nos conectores de mesma cor das caixas, fazendo o mesmo no amplificador, quando isso não deve ser feito no caso de bicablagem.

Não sei se é só impressão minha, mas o som agora, depois da correção, está muito melhor, com melhor definição :))).

Mais de um ano fazendo isso errado e achando o som maravilhoso :)lol::lol::lol:).

Na verdade, é provável que muita gente faça isso errado, e nem se dê conta (o_O).

Muito obrigado pela paciência colegas, kkkk, em especial ao colega "acesarmm".

Valeu mesmo. (y):aplauso:

• 1
  4. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ

Que bom que deu certo, mas no meu entendimento as cores dos cabos devem ser respeitadas porque como vc vai saber qual é o positivo e qual é o negativo da caixa em relação ao amplificador?

Achei um desenho aqui que mostra como deve ser feito corretamente. Só que está mostrando em um receiver mas veja se vc consegue entender a questão das cores dos cabos nas caixas e no amplificador.

26F1C4B0-55AD-472E-9DDC-DF11F324E451.jpeg

• 3
  5. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Se puder posta fotos de como você fez.

• 2
  6. Puka1963

Puka1963 Usuário

1.090 1.152 521

Desde 1 Nov 2010
    Guarujá (SP)
    Tenho uma duvida.
    Sabe qual par (branco e preto) do Cabo é do tweeter e qual do woofer?
    Porque pode ligar o preto do woofer com o Branco do tweeter.

• 1
  7. Marcello.Machado

Marcello.Machado Usuário

Desde 20 Abr 2014
    Belo Horizonte - MG
    Posso estar falando bobagem, provavelmente, mas esse esquema não seria para o caso de biamplificação? No caso, como o CX-A80 não permite biamplificação, até onde sei, mas apenas bicablagem, o esquema seria outro, não?

Aliás, os esquemas de ligação para biamplificação e bicablagem são diferentes, não?

Obrigado.

• 1
  8. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Independente do que seja a ligação, ao meu ver as cores dos cabos devem ser respeitadas para que você possa fazer a correspondência do positivo e negativo entre as caixas e o integrado.

Você viu em algum lugar esse esquema de usar os brancos para o woofer e os pretos para os tweeters ?

Seria interessante você postar uma foto de como está feita essa ligação. Uma das caixas e outra do integrado.

• 3
  9. Marcello.Machado

Marcello.Machado Usuário

Desde 20 Abr 2014
    Belo Horizonte - MG
    Vou fazer isso amanhã e posto aqui. É provável que continue errada a ligação então :o, mas mesmo assim funcionou o_O, vai entender. Amanhã vou conferir isso com calma e dou um retorno a vocês. Obrigado, mais uma vez.

• 1
  10. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Verifique sim para que não prejudique as caixas ou o integrado.
    E nesse meio tempo pode ser que algum colega dê aqui alguma contribuição.
    Abs

• 3
  11. Puka1963

Puka1963 Usuário

1.090 1.152 521

Desde 1 Nov 2010
    Guarujá (SP)
    O esquema é para bicablagem (bi-wiring) porque temos só um amplificador 2ch. (stereo)
    A saída A+B tem sempre um amplificador 2 ch. acima, e um "seletor" que divide as saídas.
    No caso da biamplificação, temos um amplificador 4 ch, ou dois amplificador 2ch. separados, um stereo para os woofers e um outro stereo para os tweeters.

Antonio

• 1
  12. Paulo5832

Paulo5832 Usuário

281 205 48

Desde 27 Jul 2010
    porto alegre
    Essa é o esquema de ligação que uso no CXA80 com os MA Silver 2 com bons resultados, respeitando e canal direito e esquerdo e a polaridade (cor dos fios ) .

• 2
  13. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Exato Paulo, é importante que ele respeite as polaridades assim como os canais.

Abs

• 3
  14. Marcello.Machado

Marcello.Machado Usuário

Desde 20 Abr 2014
    Belo Horizonte - MG
    Boa noite, colegas!

Parece que, depois de muita peleja e da valorosa ajuda de vocês, finalmente consegui ligar as Silver 100 por bicablagem (bi-wire) ao Cambridge CX-A80 de forma correta.

Depois de realizar as correções sugeridas por vocês, agora quando giro o controle de equilíbrio no integrado (><) consigo alternar corretamente entre as caixas esquerda e direita. Além disso, ao acionar apenas a seção "A" do amplificador funcionam apenas os woofers de ambas as caixas, e quando alterno para a seção "B", o som sai apenas nos twitters das duas caixas.

É isso mesmo, né?

A dificuldade que enfrentei foi com relação aos cabos. As caixas estão conectadas ao integrado por um par de cabos da Inakustic. Cada um desses cabos tem dois fios brancos e dois fios pretos. O problema desse cabo, apesar do ótimo ganho que proporcionou ao meu sistema, é que não há nenhum sinal de distinção entre os fios brancos e pretos de cada um desses cabos, o que dificultou realizar a conexão conforme sugerido por vocês, separando os woofers e os twitters conforme as seções do amplificador. Tive que fazer na base do "erro e tentativa".

Por sorte, na conexão que fiz anteriormente, ligando todos os fios brancos na seção "A" e todos os fios pretos na seção "B", parece que não promovi nenhuma inversão de polaridade, pois funcionou perfeitamente e o som estava ótimo também.

Conforme prometido, seguem as fotos do antes e do depois, com as correções devidas.

Muito obrigado a todos que se dispuseram a me ajudar. Valeu mesmo.

Anexos:

• 1
  15. Marcello.Machado

Marcello.Machado Usuário

Desde 20 Abr 2014
    Belo Horizonte - MG
    A propósito, vocês acham que devo deletar essa postagem anterior em que expliquei "muito bem como fazer a conexão errada" :lol:, para evitar que algum usuário desavisado do fórum cometa o mesmo erro que eu?

• 1
  16. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Agora sim !
    Que bom que conseguiu !
    Sentiu alguma melhora ou mudança no som?
    Abs

• 2
  17. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Acho que não deve remover não, para que os posts seguintes não percam o sentido e assim quem tiver a mesma dúvida poderá ver os erros e acertos.

• 2
  18. Marcello.Machado

Marcello.Machado Usuário

Desde 20 Abr 2014
    Belo Horizonte - MG
    Em relação a ontem, não. Parece tão bom quanto. Muito obrigado pela ajuda, "acesarmm". Abs.

• 1
  19. acesarmm

acesarmm Usuário

1.665 3.195 366

Desde 16 Out 2011
    Niterói - RJ
    Que ótimo que está satisfeito.
    Boas audições.
    Abs

• 2
  20. Puka1963

Puka1963 Usuário

1.090 1.152 521

Desde 1 Nov 2010
    Guarujá (SP)
    Um método simples para saber "juntar" um par de cabos.
    Liga um cabo preto e um branco no conectores do woofer e outro preto e branco no conectores do tweeter, atrás da caixa.
    Depois pega outro lado do cabo e uma pilha de 1,5v, segura um cabo preto no (-) negativo, depois pega um cabo branco e vai bater no (+) positivo da pilha, se tem um barulho saindo do alto falante, aparelhou os cabos e também vai identificar se é o cabo do woofer ou do tweeter.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso