Anúncio do HT Forum

Clube do DAC II do Luis Flugge - Hi-End nacional

Discussão em 'DACs, Transportes e Conversores' iniciada por Samuel, 10 Abr 2010.

1. Samuel

Samuel Eric Draven

Desde 27 Out 2003
    Campinas-SP
    Pessoal

Quero compartilhar aqui as minhas impressões sobre o recém lançado DAC II do Luis Fluge. Vou escrevendo aos poucos pois tenho muitas coisas para falar.:D

O Luis quase todo mundo conhece aqui no forum por conta dos seus famosos Mods.
    A tempos venho conversando com o Luis e acompanhando a sua idéia de lançar um DAC. Quando fiquei sabendo que o DAC estava pronto logo me candidatei para testar o mesmo aqui na minha sala.

Antes de falar sobre as grandes qualidades desse DAC quero mostrar aos colegas o esmero e o capricho na construção. Coisa realmente profissional.

Vejam nas fotos abaixo que show de trabalho:

De cara achei o logo genial.:aplauso:

O DAC conta com 3 saídas da seguinte forma:
    1- RCA Normal
    1- RCA variável (atenuador passivo)
    1- XLR variável (Pré ativo baseado no próprio circuíto balanceado)

O controle de volume é analógico (alps)

Segundo o Luis ele usa os Burr-Brown topo de linha no DAC II.

Tem entradas digitais para todos os gostos.

Não tenho uma foto interna, mas ja da para se ter uma idéia de que o mesmo capricho foi utilizado na construção do circuito. Pelo que sei todas as trilhas foram feitas manualmente e os componentes são todos top.

Eu estou usando o meu set up principal para o teste e coloquei no DAC os meus melhores cabos. Ele reage de forma muito perceptível a troca de cabos.

A primeira coisa que me chamou a atenção de forma especial foi a resolução desse DAC.
    A quantidade de informação e de detalhes que se ouve é incrível. Em certas gravações é possível ouvir detalhes precisos do ambiente onde a gravação foi feita. Na reproduçao de "Your Song" com a Jacintha é possível ouvir os micro-detalhes com muita clareza e definição. O ambiente onde ela esta cantando fica enorme.

O melhor de tudo é que esse nível de resolução não deixou o som analítico como era de se esperar. Da a impressão que o Luis deixou o acerto no limite, de forma que se pudesse ter resolução e musicalidade ao mesmo tempo. Essa é uma característica que geralmente só se encontra em DACs top de linha.

Eu tive, um bom tempo atrás, um dac Hi-end que eu vendi por causa da falta de variação dinâmica. Essa falha deixa a música sem vida e sem emoção.
    Para testar o DAC II nesse quesito eu coloquei uma peça clássica com regência do maestro Eiji Oui com grande massa orquestral de um CD da Reference Records.
    Quando entrou o Tutti tudo soava dinâmico, vivo e emocionante. Algo de arrepiar. Essa é uma característica que eu gosto muito no meu DAC ECD-1 da Electro.
    O som não chapou e não endureceu. Tocou de forma vigorosa e fluida.

O Russo e o Americano estavam em casa e puderam compartilhar esse momento. Ponto para o DAC II.(y)

Ontem eu fiquei ouvindo algumas peças com violinos para avaliar mais demoradamente a questão dos timbres.
    Tenho várias gravações boas e com violinos diferentes que facilitam avaliar esse quesito.

O DAC II consegue apresentar os timbres de forma muito correta e agradável.
    Ele consegue mostrar as diferenças entre um timbre e outro com clareza.
    Alguns DACs tem tanta personalidade que parece que vc está ouvindo o mesmo violino não importa o cd que vc coloque.

O palco sonoro é generoso e amplo.

Assim como o meu ECD-1 ele faz o sistema desaparecer na sua frente.

O DAC II tem excelente micro e macro dinâmicas.
    Os detalhes sao percebidos de forma precisa.
    O equilíbrio tonal é excelente.
    O corpo harmônico é correto.

Ou seja, pra resumir, o DAC II é um excelente DAC.
    Ele é equilibrado e cumpre a sua missão com competência.

Tem uma resolução parecida com o Dac Magic, mas a sonoridade é muito mais agradável.

Sinceramente eu acredito que o DAC II seja um real upgrade para os colegas que tem Dacs nessa faixa até R$ 4000,00 mais ou menos.

Ele é um DAC perfeito? Não. Mas com certeza vale mais do que custa.
    Falei com o Luis e recursos como: Inversao de fase, controle remoto e etc parece que ficarão para uma versão top.

Eu percebi um pouco de ruido, tipo um ronco ao ligar o DAC II.
    Vou conversar com o Luis e ver o que pode ser, pois pode ser que isso tenha acontecido apenas no aparelho que está aqui em casa.

Eu fiz essa avaliação usando apenas a saída RCA normal.
    Assim que eu tiver um tempinho eu vou analisar as saídas variáveis.

Sugestao: Esse DAC é muito sensível aos cabos. Quanto melhor o cabo melhor ele toca.

Inclusive me esqueci de dizer que na embalagem vem além do cabo de força um cabo digital RCA.

Continuando:

Mais alguns itens que achei importante listar:

Possui 2 CIs DACs internos, 1 independente dedicado por canal top de linha da Burr-Brown PCM1794.

O Upsampler interno é assíncrono 24Bits/192KHz e um excepcional redutor de jitter para todas as entradas digitais pois é feito um reclocking dos sinais decodificados tendo como base o oscilador clock interno do DAC de baixíssimo jitter ( 0,5 psec ) e ruído de fase.

Resistores 1% de tolerância de especificação militar e baixa indutância.

Capacitores Wima de filme de polipropileno em todos os filtros.

Fontes analógicas tipo shunt e fontes digitais superdimensionadas e independentes.

Pré amplificação analógica discreta com polarização 100% Classe A.

O nível de saída de fones é de 4 Volts máx., com amplificação dedicada e aceita qualquer um entre 32 e 600 Ohms.

Conectores gold - plated da Jalco.

Especificações técnicas:

Etapa Analógica
    Nível de saída 0dB máx.-- RCA - 4V RMS e XLR balanceado - 4V RMS por fase
    THD máx.-- 0.0015% (20 to 20,000 Hz)
    Separação Stereo-- >104dB

Etapa Digital
    Entradas Formatos-- AES3, IEC958 Type II - S/PDIF, USB 1.1 e 2.0
    Nível nominal-- XLR AES/EBU - 5Vpp @ 110 Ohms e RCA Coaxial - 0,5Vpp @ 75 Ohms
    Toslink Óptica -20 a -15dBm
    Resolução (Bits) máxima e faixa de freqüências de amostragem
    XLR AES/EBU, RCA Coaxial e Toslink Óptica-- 24Bits - 28 KHz a 108 KHz
    USB-- 16Bits - 32KHz a 48 KHz
    8 × Oversampling Digital Filter--
    Stop-Band Attenuation -- –130 dB
    Pass-Band Ripple-- ±0.00001 dB
    Sample-Rate-Coverter -- 24Bits - 192KHz automático
    Faixa Dinâmica-- 128dB
    Relação Sinal - Ruído-- >105dB
    Resposta de freqüência-- 20 to 20.000 Hz + - 0.3dB

Dimensões Físicas e Alimentação
    Tensão AC de rede -- 110 a 127VAC ou
    220 a 240VAC 50/60Hz
    Consumo-- 25VA máx.
    Dimensões-- L: 26cm, Prof: 23cm, A: 6,9cm
    Peso líquido/bruto-- 3,45Kgs/4Kgs

• 1
  2. crookshank

crookshank Usuário

Desde 14 Dez 2006
    Palmas/TO/Brasil
    Muito interessante.

Tem detalhes da parte de headphone? Quanto custa/vai custar?

[]s

3. Zézão - Rio

Zézão - Rio Não compre! adote um amigo dog

Desde 10 Dez 2005
    Rio de Janeiro
    Samuel :aplauso:,

Parabéns pelas primeiras impressões! continue postando!

Parabéns ao Luis pelo belo equipamento :aplauso:!

Abração
    Zézão

4. fibra

fibra Áudio & Vídeo com Inteligência

Desde 2 Ago 2005
    Campinas - SP/Brazil
    Se o LF incluir uma entrada digital HDMI, o que não seria muito complicado, nem caro, ele vai ficar rico !!!!

5. Audionet-01

Audionet-01 Usuário

Desde 26 Nov 2005
    SP
    Samuel,

Bom dia.

O que notou em termos de palco (A x L x P) e equilíbrio tonal?

Em relação ao seu DAC, poderia dizer as principais diferenças?

Abs,

Sérgio

6. dbcoelho

dbcoelho Usuário

Desde 24 Fev 2006
    Brasília DF
    Samuel, excelente tópico. Mais um produto nacional de excelente qualidade. O DAC do LF lembra o DacMagic, talvez pelo tamanho...
    Aguardo seus escritos...
    Abraços

7. sergiocurvelo

sergiocurvelo Usuário

Desde 12 Out 2007
    Macaé/RJ
    (y)

Ontem o meu DAC que encomendei ao Luis também chegou!
    Realmente é de cair o queixo. Embora ainda esteja me familiarizando com o aparelho, o ganho que tive na minha fonte foi impressionante já na primeira audição. Adiei por tempo indefinido o upgrade do meu CD.

Nunca testei outro DAC, mas acredito que não existe no mercado nada parecido. Produto magnificamente construido e por um preço imbatível.

Tomara que o Luís tenha muito sucesso, pois ele faz parte do hall de empreendedores brasileiros que vem concebendo excepcionais produtos na área de áudio!!

Vou acompanhar atentamente esse tópico e os posts futuros do Samuel.

8. Marcosmika

Marcosmika Usuário

Desde 17 Mar 2004
    Garanhuns/PE

+1 (y)

ps: o Eiji Oue Minnesota Orchestra - Exotic Dances from the Opera já é emocionante... imagino reproduzido com esse DAC:aplauso:

9. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Samuel, eu gostaria de saber se o DAC a que você se refere acima é o AR REF3 que você vendeu para mim.

:(

10. Samuel

Samuel Eric Draven

Desde 27 Out 2003
    Campinas-SP
    Edison

Não. O DAC ao qual eu me refiro eu vendi bem antes de ter o DAC 7 da AR.

E se o DAC 7 tivesse essa falta certamente vc teria percebido na primeira audição que fizemos em sua casa.(y)

• 1
  11. Mordechai

Mordechai Energy Geek

Interessante! :)

Gostaria de saber o preço da criança.

[]´s (y)

12. Mike Portnoy

Mike Portnoy In Flames

Desde 6 Ago 2007
    Nowhere
    Esses Dac`s com pré são muito legais. Acho que a "cereja no bolo" aí seria um controle remoto para controlar o volume do pré. Ia ficar muito legal.(y)

Por outro lado, a turma do fone de ouvido também vai enlouquecer com essa novidade aí.(y)

Abraço!

13. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Amigos,

Podem falar os valores, mesmo que por MP? :)

Abração,

Renato

14. LUCAZ

LUCAZ Lá vem o Brasil, descendo a ladeira...

Desde 1 Jun 2006
    vinhedo/sp/brasil
    Renato

Sua caixa de mensagens tá lotada :D. Mandei a informação por e-mail...

Grande abraço
    Lucaz

15. Fjpsam

Fjpsam Usuário

Realmente é uma novidade que apresenta uma boa opção ao mercado nacional e seguindo o review do Samuel que tem um sistema bem acertado é promissor,porém não sei qual custo do bichinho e acredito que ele só vai conseguir decolar se tiver um preço bem próximo dos DACs mais "populares"_ Magic,V-Dac,Benkmarck e os made in China bem conhecidos e discutidos,mexidos, aqui no Forum ou seja entre 1K a 2K de Reais no máximo(EMHO).Se a idéia do Luis foi essa tá no caminho,mas se tentar competir numa faixa mais superior acho que vai virar peça de colecionador ou seja,vão surgir inevitavelmente aquelas comparações do custo x beneficio,pós venda,futuros up grade que as marcas conhecidas,famosas, conseguem dar.Enfim, da minha parte desejo toda sorte ao Luis pela empreitada do projeto, de longe ta bacana de ver.
    abs.
    Fernando

PS: Também gostaria de saber preço!

16. yurijoyce

yurijoyce Usuário

Desde 2 Jan 2008
    SP/SP/ BRASIL
    Boa tarde, Srs!!! Gostaria de saber o preco!!! Se possivel!!! Obrigado!

17. dougnet

dougnet Usuário

Desde 1 Nov 2006
    Brasil
    Pessoal,alguem poderia me infomar para q serve um DAC ? Ele pode ser usado em receivers ? Desculpem a ignorancia. (y)

18. piupa

piupa Divemaster

Desde 12 Ago 2004
    são paulo/sp/brasil
    Fabrizio,

DAC = Digital to Analog Converter, ou seja, um conversor de sinal digital para analógico.

Basicamente utilizado entre a fonte do sinal (Transporte, CD Player ou DVD Player) e o pré amplificador, integrado ou Receiver.

Usando um DAC externo, você "elimina" o DAC interno do Player e, normalmente, a qualidade do áudio melhora bastante (y)

Bem básico mas é isso.

Abraço,
    Piupa.

• 1
  19. zeca_cardoso

zeca_cardoso Mac / Plasma user

Desde 16 Ago 2005
    São Paulo/Brasil
    Srs.
    Poderiam me passar o preço e o contato do Luiz? MP

Obrigado
    Zeca

20. MARCUS BRAGA

MARCUS BRAGA TUTUBARAO

Desde 20 Set 2007
    RIO DE JANEIRO - IPANEMA
    Sem querer desmerecer o Dac do Luis , que é fera no que faz

modeou o Dac zero, entre outros produtos e todos ficaram otimos:aplauso::aplauso::aplauso:

gostaria de fazer uma pergunta

qual cabo utilizou para ligar(ou seja qual entrada)?

pois os plugs RCAs que estou vendo me parecem ser do tipo lata

nao seria melhor botar algo hiend?

ou ele nao acredita nisso?

cogitou BNC?

poderia citar o Nivel do DAC para termos um paramentro?

compara-lo a outros produtos similares(y)

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso