Anúncio do HT Forum

Clube do DD-WRT / OpenWRT / Etc.

Discussão em 'Informática' iniciada por _dsouza_, 19 Mar 2017.

1. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Anúncio do HT Forum
    Infelizmente meu ASUS RT-AC88U de fato queimou o rádio de 5GHz. Testei com firmware original, Merlin, DD-WRT, reinicializei as configurações de fábrica, zerei a NVRAM e nada. Cheguei a abrir o roteador, achando que poderia ser algum tipo de mau contato, mas nada aparente. Definitivamente RIP. :choro:

O pior é que todo o resto funciona (rádio 2.4GHz e todas das demais funcionalidades). Não tem como jogar fora, por outro lado não tem como usar pois dependo da rede de 5GHz AC. Por enquanto vou deixar guardado...

Última edição: 11 Mar 2018
    • 2
  2. PoloNes

PoloNes Título Personalizado

2.282 1.172 431

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Putz, que judiação.

Vai pegar outro Asus ou vai para outro roteador?

3. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Por enquanto vou com um TP-Link Archer C7. Fiquei um pouco frustrado com o investimento no RT-AC88U e em menos de 1 ano já estragou. Porém gostei bastante do firmware da ASUS, penso em no futuro considerar talvez o RT-AC86U...

Última edição: 11 Mar 2018
  4. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Resolvi tentar o suporte da ASUS, mas como esperava, como comprei o RT-AC88U nos EUA, a ASUS não dá suporte nem garantia de produtos comprados fora do Brasil... :(

Interessante que abri o chamado na ASUS EUA e a ASUS Brasil que respondeu...

Capture.PNG

5. placard

placard Usuário

7.741 4.015 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Já que vai ficar guardado e não tem solução, tenta revender para alguém que tenha uso, ao menos serve para alguém e não fica estragando e obsoletando guardado.

Serve tanto quanto um bom roteador wifi 2,4GHz quanto um ótimo roteador cabeado LEDE/openwrt dedicado. (y)

Claro que a audiência potencial é pequena, mas na Internet você maximiza a audiência interessada.

[']s!

• 1
  6. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Sim, pensei fazer isso. Por outro lado, caso a franquia de internet passar a valer, penso em usar esse roteador como roteador apenas, sem Wi-Fi, já que o mesmo tem um excelente monitoramento de consumo de dados por dispositivo e/ou serviço. Só por isso ainda não coloquei àvenda...

• 1
  7. HHLOPES

HHLOPES Usuário

Desde 28 Set 2011
    Kamar-Taj
    Não é o local correto para falar sobre isso, porém como o roteador também pode trabalhar com DD-WRT, então queria saber opiniões sobre esse roteador específico. No caso me refiro ao modelo D-LINK DIR-895L, roteador na qual tenho um certo desejo em adquirir, porém não sei se é algo que mudaria alguma coisa na minha rede já que tenho um outro modelo da D-LINK que praticamente faz as mesmas coisas, obviamente tirando alguns recursos que foram adicionados nesse 895L. Sinceramente, recursos que nem sei se chegaria a usar.
    Tenho visto muitas opiniões negativas sobre esse 895L, e como não é um produto barato precisa-se pensar muito bem antes de fazer a aquisição. Um ponto que ainda não me fez comprá-lo é o apego que tenho junto ao meu, gosto bastante dele e ele tem feito muito bem a função.
    Como vi uma promoção em cima desse 895L, voltei a "balançar" (já tinha dado o assunto por encerrado algum tempo atrás, mas aí agora aparece isso para me "atormentar"), e o preço dele está excelente comparando com muitos vistos nas várias lojas por aí, de 2 mil para cima. Não vou comentar sobre onde vi e por quanto está, mas afirmo que está um "super preço" e qualquer um que esteja querendo um roteador, o compraria sem pensar uma vez sequer.
    Então, alguma opinião? Alguém já viu de perto esse equipamento e ele vale cada centavo? Ou é apenas um modelo bacana/bom, mas existem melhores? Devo esquecer definitivamente, continuar com o meu e no futuro pensar nos modelos AD que começam/começarão a surgir?

8. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    @HHLOPES@HHLOPES, eu usei roteadores D-Link por muitos anos. Até pouco tempo atrás um DIR-655 era meu roteador principal, e semana passada aposentei um DIR-825 que usava como access point.

Atualmente ainda tenho e uso como access point um DIR-859, e pelo que pude ver, o firmware do DIR-895L (http://us.dlink.com/products/connect/ac5300-ultra-wi-fi-router/) é bem parecido com o firmware original do DIR-859 (http://us.dlink.com/products/connect/ac1750-wi-fi-router-2/).

Com isso, posso afirmar que os novos firmwares da D-Link são um lixo. Só para você ter idéia, pelo menos no DIR-859, a cada mudança de configuração feita, o roteador demora quase 1 minuto para salvar a alteração (seja qual for). Parece que todos os serviços do roteador são reinicializados a cada alteração salva. Não sei dizer se o DIR-895L teria esse mesmo comportamento, mas no caso do DIR-859 o firmware é ruim de doer. Isso sem contar que a "nova interface" tenta facilitar as coisas, mas acaba dificultado tudo. Demore e tive que pesquisar na Web para descobrir como reservar IPs por MAC Address (coisa óbvia em quase todos roteadores e nada intuitiva na nova interface da D-Link). Sinceramente preferia o firmware dos meus antigos DIR-655 e DIR-825.

Atualmente estou usando DD-WRT no DIR-859, e funciona razoavelmente bem. Com isso dito, apesar de eu ser usuário antigo da D-Link, hoje eu não recomendaria um D-Link por causa do firmware. É bem mais fácil recomendar um roteador ASUS, por exemplo.

Bem, leve em conta minha opinião com minha experiência com o DIR-859.

(y)

Última edição: 2 Abr 2018
  9. HHLOPES

HHLOPES Usuário

Desde 28 Set 2011
    Kamar-Taj
    Então, já li que para esse roteador (895 e também o anterior 890) ficar bom teria que fazer uso do DD-WRT. Não manjo disso - ainda - mas no caso não teria a coragem de fazer isso sem nunca ter feito antes, afinal qualquer um sabe que pode "detonar" o aparelho se não fizer direito. Resumindo: não seria uma boa compra? Pensando também a longo prazo?
    Muita gente não gosta da D-Link e eu por exemplo não posso dizer que ela é ruim, claro que marcas como ASUS ou NETGEAR parecem levar mais fama e adeptos.
    Comecei no mundo dos roteadores em 2009 com a D-Link e até hoje tem sido a marca de todos aqueles que já tive, total de 4. O primeiro foi "basicão", um modelo G de 150mbps com apenas uma antena (WBR-1310). Achava aquilo o máximo e mesmo sendo fraco conseguia ter wi-fi (2.4ghz) na casa toda. Só troquei porque depois de 4 anos ele queimou do nada. Daí parti para um modelo N com 2 antenas e 300mbps (DIR-615). Fiquei com esse modelo até 2015 quando cismei de pegar outro um pouco melhor (porém não pesquisei muito) e adquiri o DIR-826L (aquele modelo mais básico da "série cilíndrica"); ganhei uma certa melhora nas conexões comparado com o anterior, que já parecia "cansado" mesmo tendo só 2 anos de uso. Nessa época já estava começando a se falar nos roteadores DUAL BAND. Após 4 meses com o DIR-826L, parti para tentar melhorar mais a rede e ficar com "algo atual", então adquiri o DIR-868L (o mais robusto da "série cilíndrica" e no lançamento foi considerado o "mais rápido do Brasil"). Estou com ele hoje onde na qual conta com o firmware atual, e sinceramente não tenho do que reclamar, principalmente lembrando de como era o firmware anterior que a D-Link oferecia. Talvez porque eu não faça alterações, quero dizer, foi configurado para o uso e assim está, raramente entro lá para fazer mudanças, tanto que já faz 1 ano ou mais que ele me indica para fazer a atualização do firmware, mas como em outra ocasião a própria D-Link disse para não fazer sem necessidade, então tenho a todo momento esse lembrete.
    Como perguntei lá em cima, seria pura e simplesmente bobagem investir no 895 (mesmo estando em um preço nunca visto) já que tenho um modelo praticamente equivalente em funções? Seria melhor deixar para trocar futuramente pensando no eventual AD que está surgindo? Está certo que nunca ouvi dizer sobre aparelhos que utilizam essa banda, porém roteador nos já temos (TP-LINK TALON AD7200).

10. HHLOPES

HHLOPES Usuário

Desde 28 Set 2011
    Kamar-Taj
    Pelo visto o modelo DIR-895L já é coisa do passado, e isso mostra que os roteadores viraram um objeto de uso com validade assim como os smartphones. Apesar de prometer ultra velocidades e aparentemente ter vários recursos, será que conseguimos tudo isso com o serviço internet que temos disponível?
    Esses são os novos modelos da D-LINK que provavelmente vieram para substituir o "defasado" 895L. Foram apresentados na CES 2018.

ROTEADORES.png

11. placard

placard Usuário

7.741 4.015 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    NMHO, roteador é algo que se comprado precedido de uma ao menos breve pesquisa, vai funcionar e funcionar e funcionar. É uma das coisas que, na minha experiência ao menos, mais retribuem em facilidade o dinheiro investido neles. Mais se pagam.

O meu roteador atual tem 6 anos e continua funcionando com openwrt (ex-lede, ex-openwrt). Faz tudo que preciso e, com uma Internet que sequer chega a 100mbps, pra quê trocar se a interferência a 2,4GHz não está atrapalhando até hoje e não tenho aparelhos que saturem a banda total do WiFi? Isso um aparelho que me custou 50 dólares em 2011.

Acho melhor continuar como está, tudo funcionando e com um sistema sob um razoável controle meu (inclusive quanto a vulnerabilidades de segurança) do que ficar rodando roleta russa arriscando comprar aparelhos caros que não entregam estabilidade e performance (e o mercado está cheio deles). E gastando muito dinheiro.

1 antena, 2 antenas, 3 antenas, 4 antenas. Agora tem 10 antenas e semana que vem lançam um com 11 antenas e aparência de nave alienígena (wow, much tech, very speed!). Daí vejo gente reclamando deles com um ping maior que o meu. Em roteadores, sou totalmente avesso ao "latest and greatest"... and expensivest.

• 1
  12. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Estou com um E2500 velho de guerra.
    Tem me atendido razoavelmente.
    Gostaria de pegar um bom roteador AC mas não aceito pagar o absurdo que cobram aqui no Brasil.

• 1
  13. placard

placard Usuário

7.741 4.015 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Tambem, to de olho em AC faz séculos. Estou pra comprar um AC agora, mas não é pra mim.

• 1
  14. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Eu migrei para ac/5Ghz meio que por necessidade, pois no prédio onde moro a faixa de 2.4Ghz está simplesmente poluída demais que impede qualquer uso mais pesado do Wi-Fi nessa faixa:

_20180408_172253.JPG

15. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    • 1
    • 1
  16. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    No site da NET, contratei um plano com maior velocidade de Internet (passando de 120Mbps para 240Mbps) e o valor da mensalidade ficava mais baixo. Recebi email e tudo mais com a confirmação da mudança de plano.

A NET simplesmente fechou o pedido e nada fez. Entrei em contato por telefone, simplesmente negavam a existência da solicitação, apesar de eu dizer que eu tinha um email da própria NET com as informações contratadas. E ao solicitar o upgrade pelo telefone, me passavam um preço mais alto do que já pagava.

Depois de "brigar" com a NET e resolver via Anatel, consegui no final aumentar a velocidade da minha internet de 120Mbps para 240Mbps e manter o valor que eu tinha contratado na Internet (que era menos do que eu pagava atualmente por 120Mbps).

Contexto: quando migrei para a NET alguns anos atrás, passei a usar QoS para limitar a banda de upload para um pouco menos que o máximo, pois descobri que ao saturar o upload (geralmente celulares e NAS fazendo upload para a nuvem) a internet simplesmente caia (começava a dar time-out em todas as conexões com o canal de upload saturado). <EDITADO> Descobri agora que isso se chama "bufferbloat", mais detalhes no post abaixo. </EDITADO>

Problema: acabei de descobrir que o Archer C7 não "aguenta" mais do que ~130Mbps de download com QoS ativo (estou com DD-WRT). Achei que era um problema do DD-WRT, voltei para o firmware de fábrica, e o problema é o mesmo. Basta ativar o QoS e o download máximo cai para em torno de ~120Mbps (abaixo dos ~220Mbps que consigo com o QoS inativo).

A questão é que não posso desativar o QoS pois qquer dispositivo que faz upload satura o upload e derruba a internet até o upload acabar.

Descobri que o Archer C7 (e provavelmente todos os demais roteadores) processam QoS usando a CPU. Dá para ver claramente que com o QoS ativo, a CPU vai para 100% quando fazendo download.

Agora vou ter que pensar o que fazer. Posso ressuscitar meu ASUS RT-AC88U (que tem uma CPU dual-core 1.4Ghz) para usar só de roteador (pois queimou o rádio de 5GHz) e manter o C7 como access point, mas ter 3 dispositivos ligados (Archer C7, Asus e Modem da NET) me parece um consumo de energia desnecessário.

Cheguei a pensar em comprar um ASUS RT-AC68U no ML (CPU dual-core 800Mhz), mas o problema é que monto o roteador na parede atrás de um móvel, e o AC68U não tem possibilidade de montar na parede.

Outra opção que estou vendo é o novo TP-Link AC2300, que tem MU-MIMO, beamforming, tem uma CPU dual-core de 1.8Ghz, e que aqui no Brasil tem um preço mais acessível que o RT-AC68U. Só que por ser um modelo novo não é suportado ainda nem pelo DD-WRT nem pelo LEDE.

Bom, por enquanto sigo usando a minha internet "capada" em 120Mbps pelo QoS... :(

Última edição: 14 Abr 2018
  17. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Aliás, acabei de descobrir que o problema de congestionamento por causa da saturação da banda de upload é conhecido normalmente pelo termo "bufferbloat".

Descobri também que o teste de velocidade do DSL Reports (http://dslreports.com/stest) é capaz de medir o "bufferbloat". Vejam abaixo os tests sem e com QoS habilitado no roteador. Notem que a velocidade de download com QoS cai bastante justamente pelo que comentei acima (a CPU do roteador que estou usando torna-se o gargalo e não consegue atingir a velocidade máxima do link de download):

SEM QoS (bom download, mas no upload gera "bufferbloat"):

Capture1.PNG
    COM QoS (resolve problema do "bufferbloat", mas CPU do Archer V7 não dá conta do QoS e acaba "capando" a velocidade de download): Capture2.PNG

• 1
  18. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Boa noite.
    Também tenho 120mb da NET.
    Como faço pra aumentar pra 240 mantendo o mesmo valor?

19. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.244 3.153 701

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Estava no site na Net logado na minha conta, apareceu uma propaganda “Turbine seu Plano”. Cliquei, fiz uma simulação de upgrade.

O valor da internet de 120Mbps para 240Mbps aumentava R$20,00, porém mantendo os mesmos planos de TV e telefone, o valor da TV baixava R$ 35,00 e do telefone baixava R$ 5,00, de maneira que o valor total da minha mensalidade na verdade reduziu em R$ 20,00 mesmo com o upgrade de internet. Não sei se foi erro no site ou algo assim, o fato é que solicitei a alteração e inclusive recebi um email confirmando os valores em questão. (y)

O problema foi que tive que usar a Anatel para fazer a Net honrar a minha alteração de plano com os valores que tinham sido apresentados.... :@

Última edição: 15 Abr 2018
    • 2
  20. claudenir marcato

claudenir marcato Usuário

Desde 5 Jan 2011
    SP
    Recupere por TFTP. Veja as orientações o site do OpenWrt ou no Google. Provavelmente o bootloader deve estar intacto ainda.

[']s![/QUOTE]

Infelizmente não foi possível recuperar via TFTP

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso