Clube do iPad

Discussão em 'Smartphones e Tablets' iniciada por Alexandre RS, 27 Jan 2010.

1. Metal God

Metal God Usuário

Desde 16 Ago 2011
    Brasil
    Tem certeza que essa mensagem não é um spam tentando de enganar? Tem muito disso no celular. A isca, no caso, seria clicar na mensagem e então instalar a merda toda.

2. clapinto

clapinto Usuário

Desde 10 Abr 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    O iOS 13 promete liberar o uso do mouse e do Pen Drive dentro do App arquivos. Então comprei um adaptador que tem as 2 conexões usb tipo A fêmea, encaixei o pen drive, formatado em FAT32, num lado do adaptador e o outro lado encaixei no cabo do Carregador da APPLE que tem a conexão lightning na outra ponta. O iPad não reconheceu o pen drive. Tentei também usar o mouse trocando o pen drive pelo conector de bluetooth do mouse, além de ativar o mouse em configurações-acessibilidade-toque- AssistiveTouch ligado. Também não funcionou.

Desconfiei que o adaptador USB fêmea-fêmea pudesse estar com problema, então comprei outro adaptador USB macho-macho liguei um no outro, espetei o pendrive no lado fêmea e o macho espetei no PC. No PC funcionou. Então o adaptador está ok.

Porque não consigo usar o mouse e o Pen drive no iPad com iOS 13? Se o cabo lighting-USB que usei é da própria Apple e só o adaptador fêmea-fêmea comprei no mercado ? É por causa desse adaptador? Ou não pode usar o cabo do carregador? Ou está faltando alguma configuração? Alguém mais teve esse problema e resolveu?

3. clapinto

clapinto Usuário

Desde 10 Abr 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Entrei em contato com o suporte da Apple para entender porque meu iPad Air 2 com iOS 13 instalado não identifica o pen drive formatado em fat32 nem o mouse bluetooth da microsoft. O suporte nem sabia que o iOS 13 oferecia essa possibilidade e me pediu o link onde eu li essa informação... Eu mereço... Depois que informei o link do próprio site da Apple ele orientou atualizar a versão do iPadOS 13.1 para a 13.2 e entrar em contato com a microsoft para resolver o problema do mouse bluetooth com o iPad... Enfim, só me restou agradecer e atualizar o iOS 13. Mesmo atualizado, continuo sem que o iPad identifique mouse bluetooth e pen drive formatado em fat32. Se alguém teve esse problema e resolveu pode ajudar?

4. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.671 3.560 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Lendo teu post, resolvi testar aqui (iPad 2017) com três mouses bluetooth que tenho à mão:
    Peguei meu antigo tablet Android que estava na gaveta aposentado, e o mesmo reconheceu e funcionou com TODOS os mouses acima na primeira tentativa.

Em resumo: Apple sendo Apple, acho que só deve funcionar com mouses da Apple... :idiota: Sobre o pendrive, não tenho adaptador USB-Lightning, então não tenho como testar.. :(

EDITADO 1: com o mouse que conectou testei também as instruções desse outro site também sem sucesso... :(

EDITADO 2: consegui!!! Com o mouse MS Sculpt Comfort que não tinha conseguido conectar, tentei novamente adicionar o mesmo via Accessibility -> Switches -> Bluetooth Devices (como indicado no site acima) e dessa vez o mouse foi descoberto e passou a funcionar! Então o segredo é não usar a opção default de Bluetooth do iOS para pareamento do mouse, e sim ir pelo Accessibility -> Switches -> Bluetooth Devices. Como sempre a Apple fazendo as coisas do jeito mais difícil... Foi-se o tempo que usar o iOS era simples... :idiota:

Só que enquanto no Android aparece um mouse pointer de verdade, funciona scroll wheel, click direito e tudo mais, no iPad o mouse é uma implementação bem meia-boca que pode ser usada como substituto do Assistive Touch. Na boa, nem perde tempo tentando usar mouse no iPad, achei ridícula essa solução... (ou então tem algum outro jeito obscuro de configurar que não está documentado em lugar nenhum).

EDITADO 3: esse outro site tem instruções mais claras sobre configuração do mouse, porém o uso do mouse no iPad continua sendo uma m....

(y)

Última edição: 23 Nov 2019
    • 1
  5. clapinto

clapinto Usuário

Desde 10 Abr 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Amigo @_dsouza_@_dsouza_ , muito obrigado pelas informações, mas o meu mouse não apareceu para seleção em dispositivos bluetooth dentro do caminho indicado em acessibilidade. Fica “buscando” e nenhum dispositivo é encontrado. Nem mouse nem pen drive. Talvez seja o modelo do meu mouse que é antigo: microsoft wireless mobile mouse 3500. Já estou na versão do iPadOS mais recente disponibilizada. De qualquer forma, agradeço muito sua colaboração e informações dadas.

Eu estou para atualizar para o iOS 13 o iPhone 7 da minha filha. Assim que atualizar vou testar mouse e pen drive nele também. Depois eu conto aqui se no iPhone funcionou ou não.

Nas férias vou no suporte da Apple aqui no RJ para ver o que eles me dizem sobre isso.

6. edriano

edriano Usuário

1.075 1.711 611

Desde 27 Mar 2006
    Hanover, NH USA
    Eu resolvi meu problema vendendo o IPad e comprando um surface. estava cansado das limitações. A propaganda da Apple para o Ipad pro era de que poderia substituir meu computador.
    Ingenuidade minha.

7. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.671 3.560 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Eu curto e gosto bastante do iPad para consumo de mídia (vídeos, música), navegação na web e algum game ocasional. Um iPad básico (não Pro) comprado nos EUA (com preço local lá) para essa finalidade é atualmente o tablet que apresenta a melhor relação custo/benefício na minha opinião.

Agora, concordo 200% contigo, falta muito, mas muito mesmo para que um iPad possa ser utilizado como substituto de um laptop de verdade...

• 1
  8. clapinto

clapinto Usuário

Desde 10 Abr 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Atualizei o iPhone 7 da minha filha para o iOS 13, mas também não funcionou no iPhone nem o pen drive nem o mouse. Até testei com um segundo pen drive formatado em exFat e também nada acontece.

Vou procurar o suporte da Apple novamente e se novamente não conseguirem me explicar porque isso ocorre, vou direto na loja própria da Apple como última tentativa...

9. Pedro o Kara

Pedro o Kara Usuário

Desde 24 Mar 2010
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Acabei de adquirir um Ipad mini 5. Alguém tem dicas de capa? Apesar de que estava pensando em colocoar uma skin, manter ele leve, fino e de fácil pegada, e colocar um vidro temperado na frente. Alguém que use película sabe se a apple pencil funciona redondo com elas?

Alguém achou skin para a quinta geraçao aqui no BR?

Vlw!

10. Metal God

Metal God Usuário

Desde 16 Ago 2011
    Brasil
    Estou no meu segundo iPad e recomendo as smart cover da apple mesmo. São absurdas de caras, mas duráveis, resistentes e cumprem bem o papel de proteger o tablet. Usei uma paralela, mas ela embora protegesse o tablet, em poucos meses mostrou sinal de desgaste com o uso, coisa que somente foi ocorrer com a smart cover após 5 anos de uso.

Nunca usei película, porque com a smart cover isso é desnecessário. Nunca usei apple pencil, sobre isso fico te devendo.

11. clapinto

clapinto Usuário

Desde 10 Abr 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Hoje estive na loja da Apple RJ e finalmente me explicaram o motivo pelo qual o mouse e o pen drive não funcionaram no meu iPad Air 2 com iOS 13. O mouse só funciona naqueles bluetooth que não precisam de um adaptador USB. O meu é bluetooth mas precisa desse adaptador. Quanto ao pen drive, não funcionou porque eu usei o cabo lighting - USB que vem na caixa do iPad e esse cabo é exclusivo para energia, não trafegando dados por ele, segundo informou o funcionário da Apple. Tem que ser um adaptador lighting - USB com certificado do Inmetro. Informou que a Apple vende esse adaptador mas custa 350 reais...

• 1
  12. Metal God

Metal God Usuário

Desde 16 Ago 2011
    Brasil
    Que prática abusiva.

• 1
  13. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.671 3.560 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Estranho isso. Se o mouse é bluetooth de fato (tem o símbolo do Bluetooth impresso no mouse), não importa se tem ou não adaptador. Tem que funcionar, essa resposta foi enrolação (já postei anteriormente que é complicado mas consegui, e no final não vale a pena, é ridícula a implementação que a Apple fez no iPadOS para mouse).

Agora, se o mouse é "sem fio" (sem o símbolo de Bluetooth impresso no mouse) com adaptador proprietário, aí está certa a resposta, não vai funcionar.

Sobre "USB com certificado do Inmetro", outra enrolação. Inmetro existe só no Brasil, e se eu quiser comprar um adaptador fora do país?!? O que existe mesmo são questões de compatibilidade limitada ("by design") da Apple, só marcas específicas funcionam.

Em tempo: você foi mesmo numa loja da Apple ou numa iPlace? iPlace não é da Apple, e pelo menos aqui em Porto Alegre a iPlace é um bando de gente desprearada e enroladora. Nada a ver com as Apple Stores originais nos EUA, por exemplo.

• 1
  14. Metal God

Metal God Usuário

Desde 16 Ago 2011
    Brasil
    Só há duas Apple Stores no Brasil. Uma no RJ, outra em SP.
    • Rio de Janeiro, VillageMall
    • Avenida das Américas, 3.900
    • Barra da Tijuca
    • Rio de Janeiro, RJ 22640-102
    • (21) 3179-3700
    • São Paulo, Morumbi
    • Av. Roque Petroni Júnior, 1089
    • Vila Gertrudes
    • São Paulo, SP 04707-900
    • (11) 5180-5900

• 3
  15. clapinto

clapinto Usuário

Desde 10 Abr 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    @_dsouza_@_dsouza_ , em relação ao mouse eu não entendi a diferença que você mencionou, mas o meu é um microsoft 3500. Se eu não botar numa entrada USB o adaptador bluetooth que veio com ele, nem um notebook o reconhece. O vendedor me disse que tem mouse que funciona sem esse adaptador. Somente esses são compatíveis. Mesmo assim ele usou um mouse bluetooth da própria Apple que também não funcionou no meu iPad Air 2. Nesse caso ele disse que esse mouse da Apple era o do último lançamento que só funciona num iPad Pro. Para funcionar no iPad Air 2 teria que ser o mouse de uma versão anterior ao que tinha na loja.

Quanto ao adaptador com certificado inmetro ficou claro na conversa que ele queria excluir os de má qualidade, e não os adaptadores de boa qualidade feito em outro país sem o selo do inmetro. Mas eu já pesquisei na web e só encontrei um adaptador lighting para USB tipo A, o qual a vendedora me disse que já fizeram testes com ele e também não funcionou. O que eu entendi é que o cabo que eu usei (o que conecta o iPad ao carregador) não trafega dados, mas apenas eletricidade. Tem que ser um cabo ou adaptador lightning para USB tipo A de qualidade (como esses com selo do inmetro) que transporte dados, não somente energia como o que vem com o iPad.

Quanto a loja, eu fui na loja própria da Apple que fica no shopping VillageMall. O rapaz que me atendeu, me pareceu confiante no que informava, bem diferente de um atendimento por chat no site da própria Apple em que o técnico nem sabia que o iOS 13 permitia conectar um pendrive. Me perguntou onde eu tinha lido sobre isso...

• 1
  16. gpnunes

gpnunes Usuário

Desde 21 Jul 2008
    Rio
    esses Moisés que tem adaptador não costumam se bluetooth e sim RF. Mas é estranho não funcionar com o mouse bluetooth da própria Apple

e quanto a questão do cabo é mais estranho visto que é com esse cabo que se transfere dados do computador para o iPad vi a iTunes.

• 1
  17. clapinto

clapinto Usuário

Desde 10 Abr 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Ou seja, a explicação sobre o mouse faz sentido, mas sobre o cabo não faz. Você lembrou bem...

E o mais importante seria justamente o uso com o pendrive. O uso do mouse até seria importante, principalmente para edição de fotos, mas não com aquele círculo que a Apple implementou.

18. nelo_bsb

nelo_bsb @manoelguedes

Desde 9 Dez 2008
    Brasília/DF
    Mas como seria possível conectar um pendrive ao cabo que vem com o iPad, visto que a ponta desse cabo é USB “macho”?

o iPad Pro tem porta USB-C, nesse caso se comprar um “pendrive” usb-c é só conectar direto. Para outros casos tem que usar um adaptador próprio mesmo, e que já existe há anos - eu uso desde o iPad 2 para descarregar fotos da máquina fotográfica no ipad

• 1
  19. clapinto

clapinto Usuário

Desde 10 Abr 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Eu comprei um adaptador USB tipo A fêmea-fêmea. Deveria funcionar, mas não funcionou. Testei com pen drive em FAT32 e exFAT que são os 2 formatos compatíveis.

Procurei por um cabo lightning USB tipo A fêmea e até encontrei por 30 a 40 reais, mas a vendedora disse que já testaram e não funcionou. Além desse, só encontrei o que vende na Apple que certamente irá funcionar, mas custa 350 reais.

20. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.671 3.560 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Essa solução de fato não funciona... Se vc não quiser pagar o preço abusivo da Apple, na AliExpress tem vários adaptadores (marcas alternativas) na faixa de 5 à 10 dólares específicos para esse fim, como por exemplo https://www.aliexpress.com/item/4000340679988.html. No ML e Amazon Brasil vc deverá achar adaptadores similares.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso