Clube do J. River Media Center

Discussão em 'HTPCs, Media Centers e Streamers' iniciada por ddnt32, 13 Mai 2012.

1. ddnt32

ddnt32 Usuário

Desde 1 Out 2008
    São Paulo/SP/Brasil
    Clube do J. River Media Center

Bem pessoal, estou ciente de que tem um outro tópico no fórum intitulado "j river media center, uma farsa", mas mesmo assim decidi criar este novo, pois a experiência que eu tive com o programa foi totalmente diferente, sendo que foi o único software que conseguiu atender a todas as minhas necessidades. Vale lembrar que desde a versão 15, citada naquele tópico, muita coisa mudou até a versão atual, 18 (incluindo o auto-import na primeira inicialização do programa, que agora dá até 45 segundos para que o usuário o cancele). Vou citar abaixo todas as principais vantagens do programa:

1. Organiza áudio, fotos, vídeos e alguns documentos.

2. Suporte a uma grande quantidade de formatos.
    O software suporta uma imensa gama de formatos de arquivo, vou citar as extensões de arquivo desses formatos abaixo:
    Áudio: M4A, AAC, AC3, AIF, AIFC, AIFF, AU, SND, AA, CDA, CUE, DFF, DSF, DTS, FLAC, FLA, M4P, M4B, MKA, MID, MIDI, RIM, RMID, APE, APL, MAC, X-APE, MPC, MP+, X-Musepack, MP3, MPA, MPGA, JMX, OGG, RAM, RA, TTA, WAV, RAW, L16, WV, WMA, WAX e X-MS-WMA.
    Imagem: JPS, MPO, BMP, GIF, JPG, JPE, JPEG, PSD, PNG, CRW, CR2, NEF, MRW, ORF, RAF, PEF, DNG, SRF, ARW, X3F, RW2, TIF e TIFF.
    Vídeo: 3GP, 3G2, 3GPP, 3GP2, M2TS, MTS, AVI, BIK, BDMV, MPLS, DIVX, X-DIVX, IFO, VOB, EVO, FLV, F4V, JTV, M4V, MKV, MP4, M2T, TP, TS, TRP, MP2, MPEG, MPG, M1V, MPV, MPE, M2V, OGV, OGM, MOV, QT, RV, RMVB, RTMP, SWF, TIVO, WEBM, WMV, WVX, DVR-MS, X-MS-WMV, WTV e XVID.
    Dados: PDF, ISO, IMG, NRG, EXE (não sei de que forma, mas está listado no menu do programa), DOC, XLS, CSV, PPT, MDE, MDB, CPP, H, C, TXT, RTF, LOG, HTML, HTM, MHT e URL.
    Playlists: M3U, M3U8, PLS, XPL, BPL, XSPF, MPL e WPL.
    Outros: CD de áudio, disco blu-ray (sem menus), disco DVD, podcasts (FEED, ITPC, OPML, PCAST e PODCAST), RealMedia (RM, RP, RMM, RMX, SMI, SMIL, RMJ) e Windows Media (ASX, ASF e WM).

3. Escolha o codec (ou não).
    Assim que você executa algum arquivo em um formato novo sem ter nenhum decoder instalado para ele, o player automaticamente baixa o codec necessário para reproduzir o arquivo, através da engine Red October. Prefere personalizar? Tem dois ou mais decoders instalados para um mesmo container? O FFDShow é o padrão, mas para os DVDs você prefere usar o decoder da Microsoft? Quer usar o MadVR, mas precisa do ffdshow post processor? Não tem problema, o J. River também possui um menu que permita que você escolha o decoder para cada um dos formatos de arquivos manualmente.

Vale lembrar que a escolha de decoders funciona também para arquivos de áudio.

4. Organize a biblioteca. Você faz a ordem.
    O normal é que você separe os arquivos usando o campo "media type" nas tags, o que já serve para dar uma boa organizada. Porém, eu prefiro utilizar o campo "genre", por dois motivos: primeiro, porque eu não consigo definir um filme como sendo, por exemplo, apenas "animação", pois eu acho que a maioria das animações também se encaixa no gênero "infantil", logo, esse campo não funcionaria; segundo, porque se o usarmos no lugar do "media type", podemos definir inteiramente por nós mesmos a categoria a qual cada arquivo pertence. No meu PC, tenho as categorias "shows completos", "performances ao vivo", "filmes", "videoclipes" e "seriados", sendo que este último tem subcategorias. No final, esse acaba sendo o único lugar onde eu prefiro exibir meus arquivos como miniaturas ao invés de listas.

5. Connected Media
    Essa função permite que você acesse vídeo do Google Video e do YouTube. Ok, até aí nada demais, não? Mas o diferencial é que, ao clicar em um link do YouTube, aparece uma caixa de diálogo, que pergunta se você deseja salvar o arquivo, reproduzi-lo na página, ou reproduzi-lo dentro do Media Center. Se você escolher reproduzir pelo Media Center, você pode simplesmente assistir o vídeo com todos os seus plug-ins DSPs de áudio ligados, usando o MadVR, FFDShow ou o que quer que você tenha escolhido, com todas as suas configurações, sem precisar baixar o arquivo. Como se não bastasse, no menu de opções do programa você pode escolher a taxa de bits máxima que você quer que o vídeo tenha, e o J. River escolherá automaticamente a melhor resolução de vídeo para você. Há ainda a opção de baixar o vídeo e adicionar à sua biblioteca automaticamente.

6. Os DSPs são ruins? Sem problema!
    Infelizmente, o J. River Media Center vem com poucos plug-ins de áudio, e a página de plug-ins na internet não tem muitas novidades, sendo que raramente é atualizada. Mas em compensação, você pode usar qualquer plug-in VST, ou do Winamp dentro do programa. Nesse exato momento, estou escutando uma música usando o plug-in TB Isone para fones de ouvido e o VST iZotope Ozone 5 para processamento adicional de dynamics e stereo imaging.

7. Opções, opções e mais opções.
    Esse é simplesmente o maior menu de preferências que eu já vi, ganha até dos programas da Adobe. Na verdade, as opções são tantas, que tem até uma caixa de pesquisa. Não está achando algo? É só pesquisar.

8. Media Network, DLNA, Gizmo e WebGizmo. (atualizado 29-04-2013)
    Já estava querendo falar sobre isso há algum tempo. Além do já tão falado DLNA, o J. River possui outras funções similares em sua seção de "Media Network". Vou ser bem sincero: não conheço (e nem testei) todas elas até hoje. Mas vou opinar sobre as que eu conheço. O Gizmo é um aplicativo para Android, também desenvolvido pela própria J. River, que permite que você acesse todos os vídeos, imagens e músicas do seu PC através do seu celular, pela rede Wi-Fi. O vídeo é convertido em tempo real, por isso é necessário um computador bastante "parrudo" para transmitir na resolução máxima, mas mesmo assim, vale a pena, e a qualidade é muito boa. Possuo um Xperia S e assisto aos vídeos pelo Gizmo, convertidos para 480p pelo servidor do J. River, e não tenho do que reclamar. As opções de conversão (acessíveis no próprio aparelho Android) são, para vídeo, 240p, 480p e 720p (até onde sei, em H264). Já para áudio, são 64 kbps, 128 kbps e 320 kbps (até onde sei, em MP3). Também é possível selecionar opções de conversão para a transmissão através de DLNA. O WebGizmo é equivalente ao Gizmo normal, só que funciona através de um browser. Abaixo segue uma screenshot sobre as configurações do Media Network:

Bom, essas são todas as vantagens do programa que eu consegui lembrar até agora, conforme eu for lembrando (ou vocês forem sugerindo) eu atualizo o post. Isso é só pra dar uma idéia geral, no futuro detalharei bem mais as funções. Se mais alguém já o utilizou ou o utiliza, compartilhem suas opiniões.

Link do site oficial do programa: http://www.jriver.com/

Theater View:
    [​IMG] [​IMG]

Alguns screenshots a mais (na resolução original):
    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

2. MSR

MSR Usuário Muito Ativo

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Estou começando a usar o Jriver - e gostando muito. Pergunto, para audio HD, quais as configurações que você utiliza?

Marcelo

3. ddnt32

ddnt32 Usuário

Desde 1 Out 2008
    São Paulo/SP/Brasil
    Bom, minha placa de som é onboard (apesar de ser razoavelmente boa), então provavelmente por isso eu nunca vou poder testar com uma profundidade de bits de 64, por exemplo. Eu deixo em 24 bits, estéreo (porque uso fones de ouvido), e deixo a saída em Wave Out, apesar de ter ouvido falar que ASIO é bem melhor nas placas de som que suportam. Uso também alguns processamentos extras como o plug-in VST iZotope Ozone 5, para poder deixar o volume um pouco mais alto sem que ocorra clipping (através do processamento de Dynamics) e também o TB Isone (para melhorar a ambientação dentro dos fones, melhor deixar esse desligado se você for ouvir com caixas de som). Mas infelizmente não vou poder ajudar muito se o assunto for home theater, porque não tenho um.

4. RaphaelG

RaphaelG Usuário

Excelente player. Estou usando e gostando muito. Já etm previsão para sair o 18? Pois estou querendo comprar a versão 17.

5. DARTH VADER_USA

DARTH VADER_USA Usuário

Desde 22 Mai 2007
    Brasil
    Algum amigo sabe como fazer funcionar o "GIZMO" no Jriver Media Play 18, pois já tentei de todas as formas utiliza-lo e não consigo.

Abraços!

6. Ruy RJ

Ruy RJ Analogical Enthusiast

Colega Darth ,

Experimenta estes procedimentos ...

1 - Abra o JRIVER 18 no PC

2 - Abra Menu > Ferramentas > Opções > Media Network > Copie Access Key
    [​IMG][/IMG]
    3 - Abra o GIZMO no device Android
    [​IMG][/IMG]
    4 - Cole o Access Key
    [​IMG][/IMG]
    5 - Voce estará conectado no GIZMO
    [​IMG][/IMG]
    [​IMG][/IMG]

Ótimas audições à todos ,

Ruy(y)

7. DARTH VADER_USA

DARTH VADER_USA Usuário

Desde 22 Mai 2007
    Brasil
    Ruy,

já tentei dessa forma várias vezes, porém, aqui dá erro. Não sei porque essa chave que está no programa (JRIVER) não é reconhecido pelo ANDROID. Alguma sugestão a me dar.

Se eu clicar em ACCESS KEY a primeira janela que abre é: "Test connection to this Server". Se clicar aparece a seguinte mensagem:
    Access Key (please write this down, it has also been copied to the clipboard)
    This library server is no reachable from the internet, but you can still use it within your local network.
    To use this server from other computers on your local network, select it in the tree (playing now>playing from) and click Load library.
    To make this server accessible from the internet, you'll probably need ti configure your router's port forwarding to allow incoming access on port 52199

Abraços!

8. botoi

botoi Usuário

Desde 3 Jan 2011
    Divinópolis/MG
    Puxa...achei que ia achar vários reviews aqui sobre esse excelente player...tudo bem, só quem usa sabe do que o J,River é capaz....uso desde a versão 15, e sempre versões originais, nada de crackear. Espero que esse tópico ande e possamos trocar impressões. Abraços.

9. ddnt32

ddnt32 Usuário

Desde 1 Out 2008
    São Paulo/SP/Brasil
    Screenshots do tópico atualizadas. Quem quiser fazer uma review própria, é só mandar como post, que eu adiciono o link do post ao tópico. Se tiverem sugestões para o primeiro post, podem enviar também.

10. Bem estou pesquisando justamente um player....
    Minha situação é a seguinte: Estou começando a montar um HT. Já tenho uma parte das caixas (falta as surround). tenho um Pionner SC65 que ainda estou conheçendo.
    Minha filha comprou um bom note sony VPCSA21 desse fininho e na primeira viagem sentou em cima dele o que acabou com a tela....
    Como ainda funciona perfeito pretendo usa-lo como HTPC.

Aí vem a questão : A conexão do note x pionner será via rede porque o maior tempo de uso será ouvir musica e para isso esta conexão é mais rapida e descomplicada.
    Bem, eventualmente para assistir filmes 3d em blue -ray do HD ou do leitor blue-ray pretendo conectar via HDMI para uma melhor qualidade.

Já li que o jplayer roda praticamente tudo mas manterá a conectividade nos dois modos?
    Ele permite enviar a reprodução de musica, via rede para o receiver e depois configurar para uso em hdmi?

Esses dias testei o xbmc mas não gostei muito.. Alguem que já usou poderia opinar se o Jriver seria melhor para o meu uso?

11. ddnt32

ddnt32 Usuário

Desde 1 Out 2008
    São Paulo/SP/Brasil
    Não posso opinar sobre caixas surround ou bitstreaming em HDMI, pois não tenho nenhum dos dois. Porém, já andei "dando uma olhada" nessas funções, e posso garantir que o J. River te servirá bem melhor que o XBMC, pois já usei esse segundo também e, a não ser que tenham melhorado MUITO ele de 2011 pra cá, o J. River dá de 10 a 0 nele. O XBMC pode até ser ligeiramente mais "bonito", mas o J. River tem muito mais funções.

12. eder.holz

eder.holz Usuário Muito Ativo

Desde 22 Nov 2010
    Joinville - SC
    Eu estou havaliando o Jriver, e posso dizer que estou gostando bastante, devo ter ainda uns 10 dias para havaliar.
    Estou usando juntamente com o pluguim Jplay, gostei também, mas não habilitou para mim a opção ultrastream.

Infelizmente vou ficar somente na avaliação, o custo de quase $ 50 do Jriver + 99Eur do Jplay, estou considerando caro para mim.

Atualmente uso o XBMC, mas para mim o Jriver me pareceu melhor, com mais opções em tela, mais opções de configuração.

É uma pena que o conjunto seja tão caro.

13. ESALVAG

ESALVAG Usuário Muito Ativo

692 665 63

Desde 5 Mar 2013
    Vila Velha - ES
    Pessoal, estou testando o Jriver 18 para possivel compra, mas estou com um problema basico... Ontem baixei a versão instalei no lap top Windows 7 -I5 ele baixo minha biblioteca e consegui ouvir pelo autofalante do lap, porem eu estava conectado ao meu OPPO BDP105 e não consegui fazer ele passar som para ele, com o Windows Media Player consegui na boa, porem com o Jriver não consegui tentei um monte de coisa e nada, alguma dica.

14. sandrovt

sandrovt Usuário Muito Ativo

9.007 3.487 113

Desde 6 Ago 2012
    Rio Grande do Sul
    Caramba, esse tópico excelente...vamos desenterrar :lol:

15. JJCCANUTO

JJCCANUTO Usuário Ativo

Desde 21 Ago 2009
    Campinas/SP/Brasil
    Eu concordo com você, Sandro, o tópico precisa ser desenterrado, rssss

Eu estou avaliando, pela segunda vez, a compra do Jriver, mas, ainda fico meio perdido em algumas coisas e MUITO perdido em outras, que aparentemente são básicas, difícil achar informações sobre este sem dúvida excelente, mas, meio complicado programa (digo complicado pelo número de variações que se pode fazer nele), eu tenho CERTEZA que um bom tópico sobre ele em português fariam as vendas dele estourarem por aqui...

16. sandrovt

9.007 3.487 113

Desde 6 Ago 2012
    Rio Grande do Sul
    É verdade Amigo Canuto, estou nos testes, achei ele muito funcional em tudo, mas meio pesado...e muitas configurações possíveis como você disse, mas nada como o tempo e a nossa paciência para nos acostumarmos com ele...

17. JJCCANUTO

JJCCANUTO Usuário Ativo

Desde 21 Ago 2009
    Campinas/SP/Brasil
    Verdade, Sandro!

Eu já havia testado ele e o Wild media server o ano passado, mas as configurações do meu note eram ruins, nada dava muito certo. Este ano instalei o wild de novo, comprei outro note, e tudo rodou redondo, ai fiquei na vontade de ver de novo como o jriver se portava,

Você está usando ele como?
    Eu estou usando ele somente por DLNA, em linhas gerais em arquivos flac ele ESTRUPA o foobar, que tenho aqui também.
    Eu estou apahnado nos sacd/iso, por dlna ele só manda em estereo ( mesmo os que são multicanais ) e aparece como MP3, tentei mexer em tudo, e o máximo que consegui foi ele não tocar NADA, :lol:, ai voltei as configurações originais do modo mais prático, desisntalei e instalei tudo de novo:soco:.

Eu não entendo quase nada de configurações do PC também, sem dúvida isso atrapalha, sou um fuçador, um bom tópico de discussões sobre o Jriver:chat: seria ÓTIMO. Creio que poucos conhecem o programa, e certamente MUITOS passariam a adotar o mesmo como player se o conhecessem.

18. sandrovt

9.007 3.487 113

Desde 6 Ago 2012
    Rio Grande do Sul
    Na verdade Canuto, estou começando a engatinhar com o JRiver, mas não instalo o W8 de jeito nenhum....ele exige tudo on-line para funcionar até o media player dele... nem pensar....já no W7 pegou muito bem, não tenho muita frescura, tenho que conseguir um DAC decente...ainda uso uma placa de som externa Sound Blaster X-FI....mesmo assim, já faz um estrago no som, fico imaginando com um DAC...uso notebook, placa de som externa ligada no note por usb...e da placa para o integrado via RCA/IC....e tocando FLAC, como nem tudo é ouro, até mp3 vai, mas bem sofrido, já que tudo de bom evidencia o que tem de ruim (mp3) :lol:...muitos conhecem o JRiver sim, mas a maioria tem MAC com Audirvana...aí é outra história....

19. JJCCANUTO

JJCCANUTO Usuário Ativo

Desde 21 Ago 2009
    Campinas/SP/Brasil
    MAC com audirvana, hummm :que:, isso é "De comer?" Rsss

Eu sou um semi ignorante neste assunto, só nãp falo ignorante pois tem gente que saber bem menos do que eu,

Fica muito melhor o jriver em um MAC?

Continuo em lua de mel com os testes aqui, FLAC e mesmo MP3, que era algo morto para mim, rodando MUITO bem, só realmente os sacd isso que ainda ficam abaixo de quando gravadas em mídia física e rodando via Oppo, mas, cedo ou tarde eu acerto isso também.

20. sandrovt

9.007 3.487 113

Desde 6 Ago 2012
    Rio Grande do Sul
    Não Amigo Canuto, no MAC o "JRiver" dele é o Audirvana que é um play...que nem o JRiver, só que para MAC, assim como o JRiver é um play para o Windows...