Anúncio do HT Forum

Clube do Kit Baubo para montagem de caixas acústicas

Discussão em 'DIY' iniciada por Thalles Barroso, 3 Mar 2011.

1. Epic

Epic Usuário

15 17 4

Desde 30 Jun 2015
    Goiânia - GO
    IMG_20161210_235045.jpg IMG_20161210_235003.jpg

• 3
  2. Caros,

Somente agora percebi alguns detalhes interessantes comentados e gostaria de aprofundar um pouquinho na discussão:

1) Aumento de peso das caixas: parece que é um consenso, que aumentar o peso ajuda, desde que não se altere a linha e nenhuma chapa adicional nax laterais somente na traseira e na frente. A Impressive do Epic com 31,5Kg é um exemplo. Epic, me tire uma dúvida, você colocou mais cinco chapas de MDF na traseira e praticamente deixou o crossover "ïncrustado" nesta espessura adicional?

2) Deixar a linha livre: sei que o Renato considerou a instalação do crossover nesta posição, mas é um detalhe que parece que tem potencial de dar uma melhoradinha.

3) Fiação interna e externa: Pelo que percebo alguns de vocês usaram o mesmo cabo na fiação externa e interna e outros combinaram. O Rimaldi usou Van Damme (cobre) e o Epic usou Van Damme (cobre)/Supra Ply (cobre+prata). Por aqui usei o mesmo cabo Supra Quadrax (interno e externo). Ele é um cabo muito bom mais de um grande diâmetro, com pouca flexibilidade para instalação interna. Mas funcionou legal por aqui. Comentário adicional, acredito que cabos fazem diferenças, mas considero que as mesmas não são tão significativas quanto falantes e crossovers adequados.

4) Audições: Sei que gostamos do hobby do "fazer" neste mundo DIY, mas o resultado final é ouvir música com qualidade. Nestas alterações, o que te chamou mais a atenção? Por aqui, quando sai da Baubo original para a Baubo Passion, a região coberta pelo tweeters é outra coisa. Muita mais clareza, definição e maior percepção de alguns instrumentos. É outra caixa, muito mais refinada. Estou usando como referência a música Take Five (Dave Brubeck).

Como alguns de vocês, talvez no futuro faremos um novo gabinete. As dicas de vários colegas, despertaram idéias para novas brincadeiras DIY.

Legal ver as soluções que cada um desenvolveu (y).

Abraços a todos.

Que JESUS os abençoe

Marcos

Última edição: 11 Dez 2016
    • 3
  3. Epic

Epic Usuário

15 17 4

Desde 30 Jun 2015
    Goiânia - GO
    Sim Marcos o Tw faz uma grande diferença, é lógico que o Renato sempre projetou as cxs DAD pensando em custo então o por que no usar o Kit completo da NAR, mas seria desleal comprar um um Tw automotivo com Ribbon por mais que seja de entrada, tem uma sonoridade muito melhor.

Gosto muito de funk, jazz, fusion, blus, pop, etc... O ataque nos pratos e outro, não existe aquele famoso chiado de TW, o silêncio maravilhoso, enfim, ficou mais caro o projeto mas compensou cada centavo e toda a espera da importação.

Faça as mudanças que você notou aqui é verás e muito a diferença, essa torre é muito especial.

Ótimo domingo.

Deus abençoe.

• 1
  4. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.025 1.680 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Tb acho interessante em realizar melhorias nas Baubos sem modificar o projeto inicial, senti melhora só a troca do cabeamento interno.
    Agora quero melhorar a caixa colocando mais peso, mas tb queria montar já com o Ribbon porém a questão do crossover é um obstáculo, e o contato com Renato não está sendo fácil. O q vcs sugerem????

@Epic@Epic as ribbon q comprou demorou quanto tempo para chegar????

5. Epic,

As minhas caixas são um upgrade feito pelo Renato com tweeter Ribbon (Baubo Passion), mas um modelo diferente do que você usou. Foi só comprar o Tweeter que o Renato depois enviou o crossover.

Clube do Kit Baubo para montagem de caixas acústicas

O tweeter usado foi este aqui:
    https://www.madisoundspeakerstore.com/ribbon-tweeters/fountek-neocd3.5h-horn-tweeter/

Fiz o up em cima do gabinete anterior da Baubo.

Como já disse anteriormente, este novo tweeter e o novo crossover colocaram o Projeto da Baubo original do Renato em outro patamar. Acredito que com o seu projeto da Impression, você deve ter sentido a mesma coisa.

Abraços

Que JESUS o abençoe

6. Epic

Epic Usuário

15 17 4

Desde 30 Jun 2015
    Goiânia - GO
    Rinaldi.

Teve ocasião que levou ate 60 dias, mas o minimo mesmo foi 30 dias.

7. Epic

Epic Usuário

15 17 4

Desde 30 Jun 2015
    Goiânia - GO
    Marcos.

Ficou muito legal esse Up que você deu as suas torres. Realmente esse Tw "Ribbon" é muito bom!!! Uma pena o acesso a eles serem tão distantes, principalmente em dias atuais.

Parabéns pelo seu projeto.

Ótima semana.

• 1
  8. Adolfo Aguiar

Adolfo Aguiar Usuário

Desde 31 Jul 2010
    São Paulo/SP/Brasil
    Colegas,

Gostaria de saber se o Renato ainda está vendendo o kit da Baubo. Enviei um email solicitando o preço do mid da NAR e do novo crossover para a Passion e não tive resposta.

9. Abbell

Abbell Usuário

Desde 3 Dez 2014
    São Paulo
    Boa tarde. Sim, o Renato esta atendendo mas demora para responder. Procure no Facebook que tem uma comunidade Das Baubos. Será mais facil o contato com ele.

10. Abbell

Abbell Usuário

Desde 3 Dez 2014
    São Paulo
    Se nao estou enganado, se chama DAD Baubos Caixas Acusticas

• 1
  11. Adolfo Aguiar

Adolfo Aguiar Usuário

Desde 31 Jul 2010
    São Paulo/SP/Brasil
    Boa noite, Abbell.

Muito obrigado pela dica. Vou tentar via Facebook.

• 1
  12. Rens

Rens Usuário

Desde 23 Set 2016
    Jundiaí
    Boa noite pessoal, sou novo por aqui e estou em busca das minhas primeiras baubos. Tentei contato com o Renato pela página Baubo (@kitbaubo) do face, vocês sabem se essa é a correta?

Desde já agradeço.

13. Gereccius

Gereccius Usuário

61 29 22

Desde 13 Set 2013
    Sao Paulo/SP/Brasil
  14. Rens

Rens Usuário

Desde 23 Set 2016
    Jundiaí
    Pois é, enviei no site mas não tive resposta, aí recorri ao face. Acho que é só esperar então. Agradeço Gereccius.

15. Patetta-MG

Patetta-MG Usuário

Desde 31 Mar 2005
    Itaúna / MG
    Pessoal, boa noite.
    Estou montando meu par de baubo, porém, vou utilizar midbass da Gradiente e TW Kasun ACC-1366 (comprei no ali express).
    Estou em vias de desenvolver os x-over dele, pois irei usar uma rede zobel no mb para melhorar a resposta e normalizar a impedância.

Estou com dúvida no posicionamento do tw. Precisa ter o recuo alinhando a bobina do mb com a do tw?

Outra coisa, que é mais no diy mesmo, do que nas baubos... nos crossover, preciso usar capacitores bipolares ou pode ser os comuns?

Abraços

16. Smartx21

Smartx21 Usuário

Desde 27 Jul 2009
    Santiago/RS/Brasil
    Se usar eletrolíticos, tem que ser bipolares, ou comuns ligados em contrafase. Mas o melhor é usar os de polipropileno.
    Sugiro fazer um teste auditivo para achar o melhor posicionamento para o tweeter. A diferença somente será audível em torno das frequências próximas ao corte. Se puder, emita um sinal na frequência de corte, e meça a intensidade sonora alterando a posição do tweeter. Caso contrário, vá de ouvido mesmo.

• 1
  17. Patetta-MG

Patetta-MG Usuário

Desde 31 Mar 2005
    Itaúna / MG
    Obrigado @Smartx21@Smartx21 ...

Então lá vai mais uma dúvida... ligando os comuns em contrafase, altera-se a capacitância?

Os de polipropileno está dificil de serem encontrados... Tenho encontrado de poliéster, mas em nF... preciso em uF...

Quanto ao TW, ok... Obrigado pela ajuda...

18. Smartx21

Smartx21 Usuário

Desde 27 Jul 2009
    Santiago/RS/Brasil
    Sim, altera. Ligando em série dois de mesmo valor, a capacitância cai pela metade.
    Use modelos de 100V. Dois de 22uF farão um de 11 uF.
    Pode-se usar valores diferentes também, mas a fórmula é mais chatinha.
    Também existem os eletrolíticos bipolares.
    tmp1.jpg

• 1
  19. Patetta-MG

Patetta-MG Usuário

Desde 31 Mar 2005
    Itaúna / MG
    @smar@smar
    @Smartx21@Smartx21... li que se liga 2 diodos (pode ser da linha 1N400x) em paralelo se mantem a capacitância... confere?

20. Smartx21

Smartx21 Usuário

Desde 27 Jul 2009
    Santiago/RS/Brasil
    Tipo isto aqui?
    tmp2.jpg
    Nunca vi em lugar nenhum, mas não vejo por que não funcionar. Teria que medir para aferir o resultado.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso