Clube do Kit Baubo para montagem de caixas acústicas

Discussão em 'DIY' iniciada por Thalles Barroso, 3 Mar 2011.

1. scaffaro

scaffaro Usuário

21 16 13

Desde 16 Jan 2010
    Porto Alegre
    Enfim prontas, não aguentei e botei pra tocar no quarto da bagunça mesmo. Não tenho referência de caixas hi end, mas são as melhores que já escutei até hoje!

Anexos:

Anúncio do HT Forum
  2. LGaspar

LGaspar Usuário

Desde 29 Mar 2011
    criciúma - sc
    Scaffaro, simplesmente Lindas!!!.. por acaso vc fez alguma foto das etapas de ligação dos cross, Mids e tweeters? quero ligar o meu kit, mas não entendi os desenhos, e o Renato não responde os e-mails... estou bem desapontado com a falta de informações disponíveis para a instalação, já que se trata de um kit Diy, ou seja, espera-se que pessoas sem a menor prática ou conhecimento na área é que executarão o serviço, carecendo de informações e ilustrações bem detalhadas.

3. Marcos_Tavares

Marcos_Tavares Usuário Ativo

Caro Scaffaro,

Ficaram muito bonitas as suas caixas. Parabéns pelo resultado. Agora e só curtir. E vai observar que elas vão melhorar um pouco mais ainda.

Abraços,

Que JESUS o abençoe

Marcos

4. Marcos_Tavares

Caro LGaspar,

Poderia postar uma foto do seu crossover? Desta forma, podemos lhe ajudar com o esquema de ligação.

Que JESUS o abençoe

Marcos

LGaspar agradeceu.
  5. LGaspar

LGaspar Usuário

Desde 29 Mar 2011
    criciúma - sc
    olá Marcos. agradeço o interesse. segue a foto. abç... f1babe0c-4615-423b-a5ff-ab451e8b24b4.jpg

6. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário Muito Ativo

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Ficaram muito lindas :aplauso::aplauso::aplauso:
    E utlizando um receiver vintage o som fica ainda mais gostoso de ouvir (y).

7. Marcos_Tavares

Caro LGaspar,

O seu crossover e as ligações são idênticas as indicadas no post do R.SdeBem acima. Vamos repetir aqui somente para referência.

Considere as seguintes ligações:

1) O Terminal T deve ser ligado ao terminal (-) negativo do Tweeter.
    2) O Terminal W deve ser ligado ao terminal (+) positivo do Woofer
    3) O borne ligado ao fio Azul é o terminal (+) positivo do crossover, ele deve ser ligado ao borne (+) do amplificador
    4) O borne ligado ao fio Preto é o terminal (-) negativo do crossover e deve ser ligado aos seguintes pontos:
    a) terminal (-) negativo do amplificador
    b) terminal (+) positivo do Tweeter
    c) terminal (-) negativo do Woofer​

Qualquer comentário adicional, favor nos avisar.

Abraços,

Que JESUS o abençoe

Marcos

Última edição: 5 Out 2017
    LGaspar agradeceu.
  8. Rinaldi Moreira

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Essa montagem diferente do cross realmente acaba atrapalhando para realizar as ligações de forma correta. Mas se analizar a imagem com calma dá para entender como proceder nas ligações.

9. LGaspar

LGaspar Usuário

Desde 29 Mar 2011
    criciúma - sc
    Marcos, acho que agora entendi. no terminal + não é ligado nada né? apenas o positivo do amplificador... outra questão: tudo deve ser ligado com solda? ou devo usar conectores? no kit vieram uns cabinhos com conectores. veja foto... obrigado.

Anexos:

10. Marcos_Tavares

Caro LGaspar,

Os cabos fornecidos pelo Renato, facilitam a montagem, pois já tem os conectores para ligar aos falantes.

Considere que os fios ligados aos terminais T e W devem ser conectados (parafusados) aos terminais do crossover. Todos os fios ligados aos falantes (Tweeter e Woofer) devem ser conectados no lado dos fios com os conectores.
    Solda somente nos terminais desencapados que vão ligados ao terminal (-) do crossover.

Que JESUS o abençoe

Marcos

LGaspar agradeceu.
  11. LGaspar

LGaspar Usuário

Desde 29 Mar 2011
    criciúma - sc
    entendi Marcos. mas fui ver agora os cabos em questão, e percebi que os mesmos são muito curtos para as minhas caixas. é que as fiz com um compartimento inferior para acomodar os cross, e os cabos não alcançam até a extremidade superior da caixa, então terei de montar os meus cabos com conectores. aproveitarei e usarei cabos mais grossos, de 1,5mm da corfio quase 100% cobre.

12. Marcos_Tavares

Caro LGaspar,

Se não vai usar os cabos enviados pelo Renato, sugerimos usar fios de 1,5 mm**2 para o Tweeter e 4,0 mm**2 para o Woofer.

Abraços,

Que JESUS o abençoe

Marcos

13. scaffaro

scaffaro Usuário

21 16 13

Desde 16 Jan 2010
    Porto Alegre
    LGaspar, só vi tua mensagem agora, estava curtindo as caixas, mas as respostas enviadas pelos colegas representam exatamente a forma que fiz as ligações das minhas caixas.

LGaspar agradeceu.
  14. LGaspar

LGaspar Usuário

Desde 29 Mar 2011
    criciúma - sc
    agradeço a todos que deram dicas para a tarefa de instalar o Kit Baubo. Já está tocando lá na sala. não fiz nenhuma solda, usei conectores de alto falante, prende-se a ponta do fio nele e aperta-se com um alicate, prendendo-os entre si. nos bornes eu enrosquei os fios e apertei com a porca do borne mesmo, ficou bem apertado, e acredito que com um contato bem efetivo. Quanto ao som... bom, de cara senti os graves mais intensos em relação ao MID gradiente + TW selenium + cross Twin sound que usava antes. Agora vou deixar tocar para "amaciar, e ver como fica... quanto tempo leva esse amaciamento?... um detalhe interessante: dentro de um dos MIDs tem uma partícula solta, aparenta ter o tamanho de um grão de arroz, e dá pra saber disso balançando-o, não interferiu no trabalho do cone aparentemente, o que acham que pode ser?

Luciano.

Rinaldi Moreira agradeceu.
  15. scaffaro

scaffaro Usuário

21 16 13

Desde 16 Jan 2010
    Porto Alegre
    Só tenho uma coisa a dizer, tá loco. Pela primeira vez, com calma, na sala, com midias decentes eu ouvi as Baubo, e só posso dizer que são espetaculares, lia relatos dos colegas dizendo que redescobriram seus cd's, que não conseguiam parar de ouvir, uma música atrás da outra, que a caixa desce muito, enfim, pude comprovar tudo isso, e só posso parabenizar o Renato por essa verdadeira obra, também a todos aqueles que se dispuseram a postar suas montagens e experiências que facilitaram não só a minha, mas a montagem de outros sortudos por poderem desfrutar destas caixas.:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:

Flavio-RS e Rinaldi Moreira agradeceram.
  16. Rinaldi Moreira

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Esses 2 ultimos depoimento sobre o som das baubos mostra todo o potencial das caixas. Não consigo entender a reclamação de alguns sobre a qualidade do som delas.
    Aqui na minha nova casa, estou na briga para dimunuir a quantidade de graves q tem, pois está ressoando pela sala causando um bummy. Já trabalhei na acustica dentro do possível e no posionamento delas, consegui diminuir bastante mas só obtive resultado satusfatório quando testei um corretor de resposta acustica (DSPeaker), com isso o som ficou muito bom.

@Marcos_Tavares@Marcos_Tavares vc acha q a Passion vai dar o mesmo trabalho em controlar os graves?? Confesso q estou em dúvida em qual caixa seguir...

scaffaro agradeceu.
  17. Kinsons

Kinsons Usuário Ativo

Desde 5 Dez 2008
    Somewhere
    As minhas levaram mais ou menos 100 horas para atingir o máximo de sonoridade, mas a evolução é sentida desde as primeiras 20-30 horas (lembrando que este foi o MEU caso!).

As Baubo são exatamente isso que o colega scaffaro descreveu. Com um posicionamento correto, boas mídias e bons equipamentos, elas se soltam de verdade, tem uma sonoridade invejável.

Bom proveito!

scaffaro, Marcos_Tavares e LGaspar agradeceram.
  18. Marcos_Tavares

Caro @Rinaldi Moreira@Rinaldi Moreira

A Passion é outro nível de caixa, mas as melhorias foram na parte de média alta e altas frequências. Na parte de graves (baixas frequências) o comportamento vai ser idêntico ao da Baubo normal. Particularmente, este é um dos pontos fortes do Projeto da Baubo. A reprodução dos graves em caixas de linhas de transmissão são difíceis de obter se em caixas convencionais.

Pelo que você descreve um tratamento acústico da sua sala deve ajudar. Com certeza, um pouco mais radical do que você já testou. Ainda mais considerando o fato que você testou um DSPeaker na sua sala com bons resultados. Ele fez uma equalização do seu ambiente.

Aqui em casa, tenho painéis acústicos instalados, que resultaram em uma reprodução bem equilibrada. Tanto que já fiz vários upgrades no meu sistema: elétrica, acústica, integrado e DAC's e em todos a Passion respondia satisfatóriamente ao upgrade. Tanto que não penso em trocar de caixas. Já tive a oportunidade de testar caixas de colegas, e verifiquei que para fazer um upgrade teria que gastar muito $$$ e acima do que considero aceitável para a minha configuração.

Minha recomendação para você, seria prosseguir no upgrade para a Passion e fazer algumas mudanças na acústica da sua sala.

Abraços,

Que JESUS o abençoe

Marcos

Última edição: 13 Out 2017 às 08:17
    Kinsons e Rinaldi Moreira agradeceram.
  19. edu_gomes

edu_gomes Usuário Ativo

Desde 28 Jun 2007
    Sao Paulo
    Parabens pelas caixa e pelo esmero!!

Os painéis de acrílico vc teve dificuldade em mandar fazer ?

20. scaffaro

scaffaro Usuário

21 16 13

Desde 16 Jan 2010
    Porto Alegre
    Nenhuma, procurei empresas que trabalham com acrílico e solicitei orçamentos. Só os valores que foram bem variados, aí tu deves ter atenção. Para as duas caixas, com acrílico preto 4mm os valores foram de R$ 63,00 até 210,00

edu_gomes agradeceu.