Anúncio do HT Forum

Clube do Kit Passion

Discussão em 'DIY' iniciada por Marcos_Tavares, 14 Out 2017.

1. IMG_0379_zpsfuzkgugy.JPG Caros colegas,

INTRODUÇÃO
    O Projeto da Caixa Baubo do Renato Lira, sempre me chamou a atenção, pelos comentários, vídeos e avaliações. Quando encarei o desafio de adquirir os Kits de Madeiras e falantes/crossover, verifiquei que os comentários refletiam a beleza deste projeto. Um aspecto que sempre me chamava a atenção minha e de quem ouvia era a qualidade dos graves. Muitos pensavam que o sub estava ligado.

b0308ab1-6a2f-42ea-945f-7bf3d920e9d0_zps8996379a.JPG

No entanto, fiz um teste na casa de um amigo, que tem uma configuração de maior qualidade e mais sofisticada do que a minha e fiquei intrigado com uma coisa: em algumas músicas que comparamos, o som de pratos de bateria e instrumentos na faixa de frequência de média alta/alta sumiram ou ficaram muito baixos. Tinha visto comentários de alguns colegas do tópico da Baubo que já haviam mencionado a performance do tweeter da Nar.

Logo após este teste, o Renato Lira informou que estava desenvolvendo um upgrade para a Baubo utilizando um Tweeter Ribbon da mesma série utilizada nas Monitor Audio PLx00. Não tive dúvida, entrei em contato com ele e encomendei o crossover. O resultado é um upgrade que eleva o patamar do Projeto original da Baubo em vários níveis. Deixa de ser uma caixa de um excelente custo x benefício, para ser uma caixa para ser usada em um sistema estéreo onde se busca mais qualidade e refinamento. Deve ser por isto que o Renato batizou a mesma de Passion.

KIT
    Para quem já tem um Baubo, o kit fornecido pelo Renato é constituído somente do crossover. E todas as informações do projeto e compra do kit podem ser encontradas no link abaixo:
    http://audiokit.com.br/das/caixas-acusticas/kit-passion-caixas-acusticas.html

A compra do tweeter talvez seja o item mais complicado, pois deve ser adquirido no exterior. No link acima tem um local sugerido de compra.

O resto é a parte legal do DIY. Concepção do invólucro do tweeter, seleção de novos componentes (conectores e cabos) e partir para a montagem.

COMPONENTES
    a) Crossover/Conectores

O crossover da Passion é muito mais sofisticado do que a Baubo original. O tweeter ribbon, requer um ajuste bem diferente na frequência e na amplitude do corte. Além disso achava que esta nova caixa, merecia conectores de melhor qualidade. Desta forma, acabei substituindo os conectores originais por outros conectores da Gaofei banhados em Rhodium.
    IMG_0358_zpsc3tmld66.JPG

b) Invólucro do Tweeter
    Deste o começo isto foi a parte que mais pensei, pois na Baubo original, um colega torneou uma peça para mim. Agora tinha colocado como meta que faria algo que eu mesmo pudesse montar e que não fosse uma simples caixa. Daí surgiu a idéia de cortar vários pedaços e fazer uma montagem como a mostrada abaixo. Ficou simples, fácil de montar e funcional. O acabamento é somente uma Pintura preto fosco.
    IMG_0681_zps37vh5beg.JPG IMG_0678_zps0z9yvgcz.JPG IMG_0677_zpsbno0jov3.JPG

c) Cabeamento
    Um pouco antes do upgrade da Passion, havia trocado os cabos de ligação entre o receiver e a Baubo. Passei a utilizar um Supra Quadrax. Aí pensei, IMHO se cabos fazem diferença, porque não usar o mesmo cabo dentro da caixa? Feito. No entanto, o resultado final tinha ficado um pouco aquém do que estava esperando. A parte de média alta/alta do tweeter estava perfeita, mais a parte dos graves, para o meu gosto estava meio que faltando alguma coisa. Foi daí que o colega Furlan, me deu uma idéia de colocar o cabo Nordost Spellbinder que usava anteriormente em paralelo com os fios do Supra Quadrax ligados ao woofer. Eliminei também os conectores Sindal de ligação dos cabos e soldei todos os cabos diretamente. O resultado final ficou onde queria. Furlan, Muito Obrigado pela dica! Fiquei depois tentando entender o porque disto e tenho duas hipóteses:
    1) Pelo que vários colegas descreveram no tópico da Baubo, foi percebida mudanças nos graves quando se aumentava a bitola do cabo de ligação do woofer acima de 2,5mm. A combinação do Supra+Nordost agora deve estar na faixa dos 3,5mm.
    2) O Supra é um cabo com prata, o que tende a capar um pouco os graves. O Nordost é rígido e de cobre. Creio que esta combinação deu certo.
    IMG_0342_zpsinlzvkjb.JPG IMG_4114_zpsw9m6jixh.JPG IMG_4134_zpssqjnp4xf.JPG

RESULTADO FINAL/COMENTÁRIOS
    O resultado final superou a minha expectativa. A Passion toca muito. Inclusive voltei a ouvir as músicas que havia escutado na casa do meu amigo, e os instrumentos faltantes na Baubo original apareceram. Outro aspecto a salientar é a qualidade do tweeter de ribbon, é mais suave, refinado, gostei. O único porém é que o mesmo tem uma menor dispersão horizontal. O novo crossover desenvolvido pelo Renato ficou excelente.
    IMG_0383_zpsms7vpajb.JPG IMG_0395_zpslyt7cfax.JPG IMG_0386_zpsc5hmlz7k.JPG IMG_0405_zps90h08wme.JPG

Anteriormente, curtia mais multicanal (filmes), mas depois que comecei a privilegiar a audição de músicas em estéreo, percebi o quanto que estas caixas tocam. Nos últimos tempos, a minha configuração evolui bastante: adição de um integrado e DAC, além de elétrica dedicada e mudanças na acústica. O interessante é que a Passion respondeu com excelência a todas estas mudanças. Já percebi e comprovei com testes com caixas de outros colegas, que para sair delas e sentir um upgrade teria que gastar muito para isto. E posso lhes garantir que isto nem passa nos meus planos pelo que tenho ouvido aqui em casa.

Sei que não sou o único que possui as Passion. A idéia de criar este tópico é para concentrar a troca de informações desta caixa. Percebo que dentro do topico da Baubo original, as informações ficavam meio perdidas. Além do mais sei que tem foristas que montaram do zero e fizeram uma concepção bem diferente de quem fez ou pretende fazer o upgrade.

Além de tudo isto, a gente mantém a veia DIY ativa.

Renato Lira, mais um projeto fantástico. Parabéns!! (y):aplauso::D

Abraços,

Que JESUS os abençoe

Marcos

Última edição: 14 Out 2017
    • 4

Anúncio do HT Forum
  2. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

1.765 1.397 301

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Acompanhando o tópico (y)!!!

• 1
  3. edu_gomes

edu_gomes Usuário

Desde 28 Jun 2007
    Sao Paulo
    Acompanhando!

• 1
  4. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.568 10.715 233

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Rapaz, tenho curiosidade de ouvir essas caixas pessoalmente.
    Pior que aqui no RJ deve ter bastante gente que tem.
    Quero fazer um projeto desse pra mim se o @Renato@Renato ano que vem voltar a vender os kits.

Parabéns pelo projeto, Marcos.

Abraço.

• 1
  5. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

1.765 1.397 301

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Se não estou enganado, no site do renato tem o cross da passion venda, já os falantes vc pode comprar pelo ML.

6. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.568 10.715 233

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Rinaldi, obrigado pelas infos. O Renato pausou as vendas no site devido a problemas que ele teve com as entregas, por parte dos correios ou algo assim.
    Já pedi que me informe quando voltar.

No mercado livre você diz, falantes iguais a esse que o Renato vende?
    Saberia me informar as marcas?

Abraço.

7. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

1.765 1.397 301

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    • 1
  8. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.568 10.715 233

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
  9. zucchi25

zucchi25 Usuário

Desde 25 Abr 2017
    são paulo
    boa tarde a todos sabe onde encontro os crossover ?

10. Caro @zucchi25@zucchi25

O crossover é somente com o Renato Lira. Entre em contato com ele no site www.audiokit.com.br

Abraços.

Que JESUS o abençoe

Marcos

• 1
  11. tiagaum

tiagaum Usuário

Desde 8 Dez 2008
    Criciúma/SC/Brasil
  12. Altran

Altran Usuário

Desde 1 Ago 2018
    Paulínia
    Pessoal, boa tarde.

Entrei em contato com o Renato, e ele está com a carga toda!
    Encomendei o Cross das Passion e ele me entregou e ele me entregou em menos de uma semana!
    Agora não tenho mais desculpas.
    Rsrsrsr
    Abraço a todos.

Marcos

Anexos:

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso