Clube do Media Center NAS Synology

Discussão em 'HTPCs e Media Centers' iniciada por PoloNes, 3 Abr 2012.

?

Em um NAS, quantas baias seria o ideal para você?

1. Uma baia

2. Duas baias

3. Quatro baias

4. Cinco baias

5. Oito baias

Você só pode ver os resultados depois de votar.
  1. PoloNes

PoloNes Título Personalizado

1.292 414 63

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Olá a todos,

Clube criado para compartilhar aplicativos, trocar experiencias , tirar duvidas e bater um papo descontraído das ultimas novidades no mundo dos NAS(Network-Attached Storage). (y)

Antes de começar, de uma lida no artigo abaixo para entender melhor o que é um sistema em RAID.

A Intel® explica em sua página que RAID não é backup:

O texto abaixo foi traduzido da página da Intel® sobre servidores, intitulada: Planejamento para o pior caso: a importância de uma solução de backup.

"O propósito real de uma matriz RAID não é backup de dados de forma nenhuma. RAID foi criado para aumentar a velocidade de acesso aos arquivos (a taxa de transferência de dados), e aumentar o tamanho de discos lógicos. Dado que as unidades de disco rígido são dispositivos mecânicos que podem falhar a qualquer momento, o RAID evoluiu de modo a incluir alguma redundância integrada (por exemplo, RAID 1 e 5). Redundância fornece capacidade de sobreviverem a perda de uma unidade de disco única. Teoricamente isso é bom, mas não fornece acesso aos dados no caso de duas falhas na unidade, ou corrupção dos dados das unidades. NÃO confundir redundância de disco rígido com um verdadeiro backup."
    Fonte: Página da Intel em português / Página da Intel, original, em inglês

RAID na Wikipédia, em português
    RAID na Wikipédia, em inglês

Acesse o Demo Online do DSM 6.0

Synology Router RT1900ac

Projetado para residências e escritórios, o Synology Router RT1900ac transmite espectros de 2,4GHz e 5GHz para velocidades de transferência de dados combinados de até 1900Mbps. Aproveite a cobertura robusta com Beamforming e desempenho multiusuário otimizado e faça a sintonia fina do tráfego de rede com o Controle dos pais e Camada de aplicativo QoS. Não se preocupe mais com configurações e gerenciamento do roteador. O sistema operacional Synology Router Manager (SRM) fornece a você uma experiência de usuário revolucionária.

Plataforma Web
    DSM é uma plataforma baseada na web. Isto significa que você é livre para escolher o serviço que deseja usar e instalar as aplicações, apenas quando necessário. Assim, você pode escolher a partir de Photo Station, Download Station, CloudStation e outras aplicações web.
    Hoje em dia, com a quantidade de dados gerados por cada um de nós, seja tirando fotos ou mesmo gravando vídeos familiares com filmadora domestica, fica difícil gerenciar e manter com facilidade o acesso a estes dados. E o mais importante de tudo, fazer o backup dos mesmos para não ter surpresas desagradáveis.

Pensando nisso depois de pesquisar entre as soluções disponíveis, acabei encomendando um produto chamado Network-Attached Storage ou NAS, como descrito na wikipedia: "é um dispositivo dedicado ao armazenamento de arquivos dentro de uma rede, provendo acesso heterogêneo aos dados para os clientes desta rede."

Após ler muito sobre o assunto, acabei descobrindo que a grande maioria era mesmo apenas um servidor de arquivos, nada mais do que isso. Foi nestas pesquisas que descobri os NAS da QNAP e Synology, cada qual com suas características próprias e ambos iam além de apenas uma caixa de arquivos. Por fim acabei escolhendo o Synology, por seu sistema Disk Station manager, que creio haver um maior desenvolvimento na parte de software.

Há vários pacotes que trazem inúmeras funcionalidades para o seu NAS Synology. Você pode baixar e instalar aplicativos adaptados às suas necessidades, pode-se compartilhar arquivos na nuvem, compartilhar fotos em um álbum on-line, configurar um ambiente VPN, e até mesmo um antivírus para proteger seu sistema. Tudo estará disponível e pode ser feito a partir do centro de pacotes, com apenas alguns cliques.

Ao sincronizar sua nuvem com seu NAS, você estabelece uma rede de segurança para os seus dados digitais, livrando-os das potenciais falhas de uma solução de armazenamento de terceiros.
    Além disso, você vai sempre se beneficiar a maior taxa de transferência. Coloque os arquivos em alta velocidade dentro de sua rede local no seu NAS. Se você está longe de seu DiskStation, use de terceiros infra-estrutura global da nuvem para acessar rapidamente aos seus dados.

Os NAS da Synology possui um servidor multimídia na rede local, permitindo que os dispositivos domésticos, tais como SmartTVs / Sistemas de som, video game, compartilham todo seus conteúdos multimédia. Estes dispositivos são DMAs DLNA / UPnP compatível.

Video Station é um organizador de vídeo ideal de sua coleção de filmes, programas de TV, vídeos caseiros e gravações de TV, permitindo que você assista a vídeos em seu computador, dispositivos AirPlay, dispositivos iOS / Android e Windows Phone. Você também pode transmitir ao vivo e gravar programas de TV digital com um dongle USB DTV (vendido separadamente) conectado ao Synology DiskStation.

Plex Media Server*
    Excelente programa, você terá seus filmes listados de forma semelhante ao que ocorre no Netflix.
    [*obs: apenas alguns modelos, acesse este link]

Surveillance Station
    Estação de Vigilância é um aplicativo baseado na web que pode gerenciar câmeras IP para proteger a sua casa ou escritório.

Com o Cloud Sync, você pode sincronizar e compartilhar arquivos entre o DiskStation e várias nuvens públicas, como,Amazon Drive, Box, Dropbox, Baidu Cloud, Onedrive e Google Drive e muitas outras.

Cloud Station Server
    Cloud Station é um serviço de compartilhamento de arquivos que permite que você facilmente sincronizar arquivos entre o DiskStation e computadores.

iTunes Server
    O servidor permite que você compartilhe músicas e vídeos iTunes no seu DiskStation com todos os clientes do iTunes dentro de uma rede local e reproduzir esta mídia com o iTunes.

Download Station
    Download Station es una aplicación de descarga basada en web que le permite descargar archivos de Internet a través de BT, FTP, HTTP, NZB y eMule.

Media Server
    O servidor de mídia fornece serviço de comunicação para procurar e reproduzir mídias em dispositivos Synology DiskStation casa via DLNA / UPnP

Photo Station
    Photo Station é um álbum de fotos on-line integrado com um blog para compartilhar facilmente fotos, vídeos e blogs na internet.

Audio Station
    Audio Station é um aplicativo de baseado em web de áudio que permite a você acessar sua biblioteca de música ou DiskStation na Internet e ouvir música no seu computador, dispositivos IOS / dispositivos AirPlay Android.

Time Machine on macOS
    Agora, você pode designar várias pastas compartilhadas com cotas de uso específicas (disponíveis em volumes Btrfs) para usar como destinos de backup, impedindo o acesso não autorizado ou a sobrecapacidade. Além disso, o SMB agora é compatível com o Time Machine no MacOS Sierra
    • Servidor de Downloads 24/7
    • Proteção RAID
    • Certificação DLNA
    • Acesso remoto
    • Frio e silencioso
    Sistema de arquivos
    • BTRFS
    • EXT4
    • EXT3(disco externo)
    • FAT (disco externo)
    • NTFS (disco externo)
    • HFS+ (disco externo)
    • BTRFS (disco externo)
    TV, dispositivos DLNA, computadores e equipamentos de som, o que todos têm em comum com você e sua família? A ligação.

Interface com o usuário

Veja como a próxima geração do sistema operacional NAS. Aprenda a usar a multitarefa e como ferramentas de desktop pode ajudá-lo a melhorar sua produtividade.

Acesso aos arquivos de qualquer lugar

Gerencie seus arquivos Synology através do navegador de arquivos, que provê navegação simples de seus arquivos de DiskStation e permite-lhe copiar, mover, deletar, renomear, fazer upload ou download de arquivos sem limites.
    Se você está sempre viajando, Synology oferece uma aplicação útil, DS arquivo para usuários de iPhone , iPod,iPad e Android. Agora você pode acessar tudo armazenado no Synology remotamente.

Aplicativos MOBILE

iOS, Android e Windows Phone

Links Uteis

Repositório de Desempenho[LINK]
    Redirecionando portas no seu roteador
    Lista de compatibilidade de Hardware
    Download Center
    Desempenho de Hardware
    Ajuda online
    Synoblog
    Synocommunity

Nobreak compatíveis:

compatíveis

• APC BE600H:
    • APC BR1000G-BR:
    • APC BR1500GI:

não compatíveis

• APC BZ1200-BR
    • Ragtech Easy Pro 600 ou 1200

Última edição: 3 Dez 2016
    eder.holz agradeceu.

Anúncio do HT Forum
  2. FastMHZ

FastMHZ Usuário Muito Ativo

7.851 371 63

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Interessante este modelo, qual loja que comprou ?

Acho um absurdo os preços no Brasil, vi um modelo de US 700,00 sendo vendido aqui por R$ 4 mil.

Estou optando pela Synology pela integração com apple.

Abs,
    Fernando

mys agradeceu.
  3. PoloNes

1.292 414 63

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Caro FastMHZ, comprei ele sob encomenda da Loja WAZ, é uma loja super confiável, ja comprei varias vezes e sem problema.
    O preço foi o melhor que consegui, e acredite, tem garantia "real" do produto sem enrolação, digo isso pois outras lojas online o setor de garantia é pessimo.
    Ele possui integração total com Apple Time Machine.

Até

mys agradeceu.
  4. iorifly

iorifly Usuário

851 15 18

Desde 6 Nov 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Ele não esta tendo problema com o iTunes 10 ?

5. iorifly

iorifly Usuário

851 15 18

Desde 6 Nov 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Você comprou por 800,00 ??? vem com quantos HDs ?

6. FastMHZ

7.851 371 63

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Conheço a loja, pena que não tem disponível.

Abs,
    Fernando

---------- Mensagem adicionada às 17:29 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:28 ----------

Todas soluções são sem HD.

Abs,
    Fernando

7. PoloNes

1.292 414 63

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Ainda não sei, pois o produto ainda não chegou para mim, esta em transito.
    Creio que não ha problemas, pois o ultimo firmware é recente;

Ta uma olhada como é o aplicativo. Clica no link abaixo.
    usuário: admin
    senha: synology

Audio Station

Version: DSM 4.0-2198; Build Date: 2012/03/08

Fernando, é só encomendar que trazem de boa. O meu mesmo foi sob encomenda.

Até,
    Erik

---------- Mensagem adicionada às 17:44 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:42 ----------

Não. Ele dão garantia de 12 meses. :)

8. iorifly

iorifly Usuário

851 15 18

Desde 6 Nov 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Esse valor pode ser parcelado ? e sobre os HDs pode colocar qualquer um ?

9. PoloNes

1.292 414 63

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Olá @iorifly ,

Os produtos a pronta entrega no site diz podem ser parcelados em 3 x sem juros ou em até 12x.
    Como foi uma encomenda eu paguei a vista e já aproveitei e paguei tb o sedex. Assim quando chegar na loja já despacham direto.

Entre em contato com eles pelo site e pergunte lá, creio que parcelam sim.
    Lembrando que existem inúmeros NAS da Synology, tem para todos os gostos e bolsos.

O modelo que comprei suporta dois HD, no momento tem capacidade interna limitada máxima de 8TB (2 HD de 4TB).

Segue a lista dos HD's suportados, acho que são quase todos a venda hoje em dia.
    http://www.synology.com/support/hd.php?lang=enu&bays_id=2&product_id=89

O
    utra observação, quando estava pesquisando qual NAS compra pela internet, descobri que os NAS da Seagate em sua maioria só aceitam seagate como HD. Não é o caso da Synology, que aceita todas as marcas.

Depois ta um retorno para nós do forum, para sabermos se eles parcelam encomendas.

Até

10. Firewalker

Firewalker Usuário

174 2 18

Desde 8 Nov 2008
    Cubatão
    Tenho um Synology tbm. :D:D:D Muito bom!!!

O meu é o DS411J e atualmente possui 3 HDs de 2TB da Seagate rodando no RAID da Synology (Hybrid).

11. PoloNes

1.292 414 63

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Poxa, legal hein.

Falando em RAID da Synology (Hybrid), veja se vc pode me tirar uma duvida.

Irei colocar um HD de 3TB nele, transferi tudo via usb de uma gaveta externa de 2TB para ele.

Queria saber se depois disso posso colocar o HD de 2TB internamente nele e criar um RAID 1 espelhando apenas 2TB do HD de 3TB. É possivel ?

12. FastMHZ

7.851 371 63

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Para RAID recomenda-se HDs de mesma marca, modelo e tamanho.

A montagem do RAID demanda que os HDs estejam vazios, depois de montado é que você pode iniciar a cópia dos arquivos para ele.

Abs,
    Fernando

13. Firewalker

Firewalker Usuário

174 2 18

Desde 8 Nov 2008
    Cubatão
    Ai vc me pegou. Não sei dizer não.

No meu caso os 3 HDs que estão lá são exatamente do mesmo modelo, justamente para evitar problemas. Quando comprei pesquisei bastante e lembro de ter lido em foruns gringos algumas pessoas que estavam tendo problemas colocando HDs de marcas diferentes (mas dentro dos recomendados pela synology), devido, principalmente, a tempo de resposta diferente dos HDs.

---------- Mensagem adicionada às 12:01 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 11:56 ----------

E antes que perguntem, o meu foi comprado zero (brand new) no ebay da inglaterra, foi entrege na cas de um amigo que mora lá e ele me trouxe quando veio para o Brasil. Na epoca foi 271,30 libras ele sem HD em Novembro.

14. PoloNes

1.292 414 63

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Entendi Fernando, acho que no começo irei usar sem raid, pelos HD's serem diferentes, irei deixar sincronizando dentro do NAS apenas as pastas de backups.

Existe o Hybrid Raid da Synology, bem interessante.

Tranquilo Firewalker, pelo jeito não tá mesmo, como disse o FastMHZ, irei futuramente pegar outro HD de 3TB igual. Ai sim faço um raid1 como deve ser.
    Viu Firewalker, vc tá com o DSM 4.0 instalado nele ?

15. emflorence

emflorence Usuário Ativo

931 40 28

Desde 12 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Estou com um DS 212 (sem o j) e estou gostando bastante. Trouxe lá de fora, comprado na Amazon. Muito fácil trabalhar com ele para tarefas corriqueiras de armazenamento, mas tive dificuldade para disponibilizar o conteudo via internet pois meu roteador, apesar de ser reconhecido, não é programável automaticamente, tenho que configurar as portas manualmente.

É um produto excelente, e altamente recomendado!

Abs, Eduardo.

16. Firewalker

Firewalker Usuário

174 2 18

Desde 8 Nov 2008
    Cubatão
    Não lembro exatamente o numero da versão, mas era a última disponível em fevereiro. O prob. é que nao to em casa, mas quando voltar posto aqui os detalhes certinho.

17. PoloNes

1.292 414 63

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    A principio era para eu ter pego este modelo, o DS212, só que não tinha no fornecedor da loja.
    Este modelo é bem melhor em hardware, tem até usb3 para transferências mais rápidas.
    Tu vez uma ótima compra mesmo.

Já chego a usar o Download Station ?

A ultima build é do mes de março. DSM 4.0-2198; Build Date: 2012/03/08

Firewalker,vc sabe me dizer se tem como sincronizar pastas internas entre os HD's automaticamente ?
    E que no começo não irei usar raid1 por não ter HD igual.

Até

18. Firewalker

Firewalker Usuário

174 2 18

Desde 8 Nov 2008
    Cubatão
    No Raid da Synology (aquele hibrido), sim. Demoooooooooora, mas ele faz sozinho.

19. james-151

james-151 Usuário

516 0 16

Desde 13 Jan 2005
    Goiânia/Goiás/Brasil
    Estou pensando neste 212 também. Alguém chegou a comparar com os da QNAP?

Att,

james-151

20. PoloNes

1.292 414 63

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Talvez o site abaixo lhe explique alguns pontos de vista. Pelo que pude ler neste artigo e outros, o synology segue um desenvolvimento geral de software melhor.

[h=2]Deciding Between Synology vs. QNAP[/h]
    Até,
    Erik