Anúncio do HT Forum

Clube do NAS DLINK DNS-320 ShareCenter

Discussão em 'HTPCs, Media Centers e Streamers' iniciada por felipe.sartor, 1 Abr 2013.

1. rodrigo.dc.vieira

rodrigo.dc.vieira Usuário

Desde 11 Dez 2012
    Recife
    algum de vcs usa roteador gigabit lan? li quase agora em algum canto que disseram ser mto mais rapido usar o dns-320L com roteador gigabit lan do que os convencionais a qual estamos acostumados a usar.. alguem pode confirmar isso, caso use um roteador desse?

2. eso1br

eso1br Usuário

Desde 20 Set 2008
    Contagem-mg
    rede giga lan nem se compara a rede normal.
    na rede 10/100 eu pegava 6-8MB na rede 10/1000 eu peguo em media de 40MB, é salto enorme.
    ainda mais para quem usa arquivos grandes..

3. eso1br

eso1br Usuário

Desde 20 Set 2008
    Contagem-mg
    Pessoal, depois de muita raiva e muitas horas de pesquisa e tentativas eu finalmente consegui instalar com sucesso o servidor de dlna minidlna no nosso querido dns 320L, aqui vai como instalar ele usando terminal ssh, segue os comandos:

wget http://kylek.is-a-geek.org:31337/files/ffp/0.7-arm/minidlna-1.1.0-cvs-arm-1.txz
    funpkg -i minidlna-1.1.0-cvs-arm-1.txz

wget http://ffp.inreto.de/ffp/0.7/arm/packages/libjpeg-8c-arm-1.txz
    funpkg -i libjpeg-8c-arm-1.txz

wget http://kylek.is-a-geek.org:31337/files/ffp/0.7-arm/libid3tag-0.15.1b-arm-1.txz
    funpkg -i libid3tag-0.15.1b-arm-1.txz

wget http://inreto.de/ffp/0.7/arm/packages/sqlite-3.7.9-arm-1.txz
    funpkg -i sqlite-3.7.9-arm-1.txz

wget http://ffp.inreto.de/ffp/0.7/arm/packages/libexif-0.6.20-arm-1.txz
    funpkg -i libexif-0.6.20-arm-1.txz

instalação

#1 copiar o arquivo minidlnad da pasta sbin "/ffp/sbin/" e colar na pasta bin em "/ffp/bin/"

ou copiar o arquivo minidnlad usando esse comando no ssh:

cp /ffp/sbin/minidlnad /ffp/bin/minidlnad

#2 editar o arquivo minidlna.sh, em "/ffp/start/minidlna.sh", mudando a linha:

command="/ffp/sbin/minidlnad"
    para
    command="/ffp/bin/minidlnad"

#3 copiar o arquivo minidlna.conf da pasta example (/ffp/etc/examples/minidlna.conf) para pasta etc (/ffp/etc/minidlna.conf)

ou copiar o arquivo de configuração minidlna.conf usando esse comando no ssh:

cp /ffp/etc/examples/minidlna.conf /ffp/etc/minidlna.conf

depois para iniciar, parar ou ver o status do minidlna usar esse comandos no ssh:

/ffp/start/minidlna.sh status
    /ffp/start/minidlna.sh start
    /ffp/start/minidlna.sh stop

• 1
  4. rodrigo.dc.vieira

rodrigo.dc.vieira Usuário

Desde 11 Dez 2012
    Recife

é verdade, é exatamente isso q atualmente desempenho no meu.. num passa de 10, alias tem vezes fica num pico bom de 6 a 8 continuos, a depender tb claro dos arquivos e seus tamanhos...

mas consigo esses mesmos 6~8 com placa de rede wireless q eu uso no pc, será q a taxa q vc citou de 40 fica no wireless tb? sei q transmissao por cabo é mto melhor, mas eu nao uso mais nada cabeado em casa, tdo no wireless.. e eu tenho o wr941nd da tplink, tava pensando em pegar o wr1043nd tb da tplink pra usufruir da gigabit lan.. queria na verdade um modem e roteador tudo junto q fosse gigabit lan mas nao encontro nem a pau, pelo menos os modelos mais em conta, ate 300 reais.. no mais, é isso, vlwwww

5. hillesheim

hillesheim Usuário

8 0 1

Desde 5 Set 2013
    Cuiabá-MT
    Olá eso1br

Instalei como vc descreveu, porem ao executar dá esse erro

root@Media-Dlink:/ffp/etc# /ffp/start/minidlna.sh start
    Running /ffp/bin/minidlnad -v -f /ffp/etc/minidlna.conf
    /ffp/bin/minidlnad: can't load library 'libsqlite3.so.0'

Aconteceu com vc ?

Obrigado

6. eso1br

eso1br Usuário

Desde 20 Set 2008
    Contagem-mg
    vc tem que instalar a o sqllite, sem ele ou outra biblioteca que mencionei no post, ele não roda.
    favor instalar, usando esse comandos:

wget http://inreto.de/ffp/0.7/arm/packages/sqlite-3.7.9-arm-1.txz
    funpkg -i sqlite-3.7.9-arm-1.txz

o minidlna, somente funciona se as seguintes programas/bibliotecas instalados antes:

libjpeg-8c-arm-1
    libid3tag-0.15.1b-arm-1
    sqlite-3.7.9-arm-1
    libexif-0.6.20-arm-1

7. hillesheim

hillesheim Usuário

8 0 1

Desde 5 Set 2013
    Cuiabá-MT
    Agora funcionou.
    Não sei por que, mas quando ele estava fazendo o download, parava em 75% por isso não deu certo.
    Dai fiz o download pelo windows, transferi par lá e instalei.
    Agora ta funcionando :D

Agora estou pesquisando para alterar a icone dele.
    Achei esse site aqui, mas não tenho conhecimento técnico em linux para faze-lo.
    http://blog.frd.mn/posts/custom-apple-icon-minidlna-diff-patch/

- - - Atualizado - - -

Felipe, qual é esse WD TV que você usa ? Ele é um servidor DLNA ou apenas um player ?
    Precisava de um equipamento que seja servidor DLNA com transcoding, se alguém souber...

8. Rodriguezz

Rodriguezz Turn On, Tune Up, Rock Out!

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    Veja aqui os produtos com certificação DLNA.

Abs

9. hillesheim

hillesheim Usuário

8 0 1

Desde 5 Set 2013
    Cuiabá-MT
    Essa lista eu já vi, mesmo assim obrigado.
    Eu procuro um hardware para ser meu servidor DLNA com transcodificação.
    É mais fácil alguém do fórum me indicar um, por já ter usado e saber se funciona.
    Obrigado.

10. eso1br

eso1br Usuário

Desde 20 Set 2008
    Contagem-mg
    estou quase conseguindo rodar 100% o plex media server no dns 320l, eu ja consegui instalar e rodar ele blz, acesso a pag de cong web, mas a ***** não aceita que eu add as pastas com os videos, não sei o que é, se é permissao de escrita ou conexão com o bd.
    ------------
    atualização
    ------------
    depois que atualizei o sqllite e usei um comando de permissao de usuario (fui burro em não salvar o comando pra uso futuro) que achei nos foruns da vida, eu consegui fazer com que o plex reconhecesse as duas pastas de videos meus, que é filmes e series.
    reconheceu e ja começou a fazer o catalogamento dos filmes com capas e afins.
    demora um pouco mais que o do pc, por causa do limite de processamento do dns320l.
    até agora está funcionando 100%.....

11. tiburfi

tiburfi Usuário

7 0 2

Desde 26 Nov 2008
    curitiba/parana/brasil
    Tenho um 320L ainda zerado.
    Queria saber se é possível instalar um HD e manter os dados dele sem obrigatoriamente formatá-lo?
    Tenho um de 1Tb cheio como secundario no meu PC, queria só passar ele pro 320L do jeito que esta, mas todo lugar que lí, pede pra formatar.

12. eso1br

eso1br Usuário

Desde 20 Set 2008
    Contagem-mg
    é obrigatorio a formatação, pois o dns320L usa partição ext4 e o windows usa fat32/ntfs

13. Carlos Mota

Carlos Mota Usuário

Desde 13 Ago 2008
    Curitiba/PR/BRASIL
    eso1br, você poderia passar essa dica pra gente, fazer um tutorial bem explicado de como instalar o plex no DNS320L, o que você acha???

14. fabio.sica

fabio.sica Usuário

Desde 5 Out 2009
    São Paulo
    Olá, comprei um 320L e ainda não instalei.
    Não entendo nada disso e estou com uma dúvida:

É possível instalar somente um HD para funcionar de servidor da minha rede (Z: ) e utilizar um HD externo USB para fazer
    backup de HD do NAS, um vez por semana?

É que quero manter o back no HD externo fora do escritório.

Talvez no futuro, colocar também mais um HD, para ficar espelhado no próprio NAS.
    Daí terei o backup do espelhamento (feito no fim de cada dia) e o backup no HD externo (feito uma vez por semana).
    Os hd's do NAS não precisam ser iguais né? Posso usar um de 1.5tb e outro de 1tb?

Obrigado pela ajuda!

15. eso1br

eso1br Usuário

Desde 20 Set 2008
    Contagem-mg
    Depois de quebrar bastante a cabeça e muitas horas de pesquisa em sites gringos e pela ajuda do santo google translator.
    ele agora ja está funcionando perfeitamente no dlink dns 320L, o unico inconveniente é que ele está um pouquinho lento para aceitar os comandos (usando o plex na tv ele demora alguns segundos pra responder o comando) e demora um tempo a mais que no PC para fazer a leitura e catalogar todos os videos da pasta, por causa do dns320l ter somente

Processor: Marvell Kirkwood 88F6702 @1GHz
    Memory: 256MB

Hoje pelos testes que fiz, o plex server no dns 320L rodou beleza todos os videos que testei (avi,mp4,mkv), rodou tanto videos normais com e sem legendas e videos dual audio e com legenda e sem legendas, rodou os videos File até os 1080P rodaram lisos, com avanço e retrocesso.

mas o plex não faz transcodificação.

- - - Atualizado - - -

é tranquilo instalar o Plex server no dns 320L, vc so tem que editar pouca coisa, a instalação é em duas partes, falando vai parecer compricado mas não é.
    é so entrar na pag dos gringos que fizeram a portabilidade do synology para o dns320L:

http://forum.nas-central.org/viewtopic.php?f=249&t=7603

vou dar um resumo geral da instalação:
    a 1º vc instala o instalador (como exemplo o plexmediaserver-0.9.7-arm-5.txz) que vai preparar e lançar o instalador do synology (PlexMediaServer-0.9.7.12.407-db37d6d-arm.spk, fazendo ele acreditar que rodando num Nas synology ), editar umas palavras/linhas no instalador antes de instalar de fato o plex,
    2º depois iniciar o instalador, ele vai fazer o grosso da instalação a instalação é toda automatizada por causa dos amigos gringos que estão fazendo a portabilidade do synology para o 320l.
    depois é so entrar na pagina web e add as pastas de videos e esperar ele fazer a indexação.

obs.: depois que fiz uns ajustes no plex web eu parei os serviços dando stop e depois eu reiniciei ele , achei ele bem mais rapido (quase que instantâneos ) na resposta dos comandos do controle e paginação das paginas dos videos no player. (será efeito placebo?)

mais pra frente, vou criar um roteiro mais detalhado de como fazer a instalação.

16. Nicchio

Nicchio Usuário

Desde 3 Abr 2009
    Espírito Santo
    Instalando esse Plex e mais alguns outros aplicativos, eu preciso formatar meu HD? pode acontecer de perder os dados do hd? Estou sub-utilizando meu nas por falta de conhecimento e medo tambem de fazer *****.

Tudo oq eu fizer nele, tem como fazer uma restauração se acontecer alguma coisa de errado?

17. felipe.sartor

felipe.sartor Usuário

Desde 13 Nov 2012
    Guarulhos/SP
    Obrigado pelo tutorial. Já foi para o guia da primeira página!

O WD-TV é um Media Player. Somente Player.
    A grande vantagem é que ele NÃO precisa de um servidor DLNA.
    Ele até aceita conexões por esse tipo, mas sua principal caracteristica é rodar arquivos diretamente pela rede, usando os protocolos comuns de tráfego de dados, como o SMB ou NFS. Ele acessa diretamente os arquivos no meu NAS e os "executa" sem sobrecarregar minha rede. É excelente.

Já foi para a primeira página também. Obrigado.
    Estamos aguardando seu tutorial completo. ;)

18. Rodriguezz

Rodriguezz Turn On, Tune Up, Rock Out!

Desde 20 Jan 2006
    Rio
    Não sabia q o WDTV suportava DLNA, mas realmente me parece perda de tempo tentar DLNA, tendo o WDTV.

Antes de comprar o NAS, eu espetava um HD externo no WDTV, hoje tenho o WDTV cabeado e roda praticamente tudo através do NAS.

Meu WDTV é o LIVE, a interface é antiga e simples, até feia comparada com o q pode se fazer num PC, mas é bem pequeno, ocupa pouquissimo espaço no rack e dá conta do recado, tranquilamente.

Abs

19. VagnerFS

VagnerFS Usuário

Desde 2 Abr 2009
    são paulo / Capital
    Olá Pessoal!!!
    Alguém já utilizou/configurou o DNS-320 como Video Recorder para cameras IP?

Abraços

20. hillesheim

hillesheim Usuário

8 0 1

Desde 5 Set 2013
    Cuiabá-MT
    Obrigado.
    Ele é melhor que o Twonky ?

Estou tentando instalar ele aqui, e no primeiro comando, para ele buscar o pacote já da erro

root@Media-Dlink:/ffp/start# slacker -UaA mz:plex
    Updating package lists...
    fetch: rsync -q 'rsync://ffp.inreto.de/ffp/0.7/arm/packages/CHECKSUMS.md5' '/ffp/funpkg/cache/s'
    No packages found (status Iiu, pattern (^mz:.*plex))
    root@Media-Dlink:/ffp/start#

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso