Anúncio do HT Forum

Clube do NAS DLINK DNS-320 ShareCenter

Discussão em 'HTPCs, Media Centers e Streamers' iniciada por felipe.sartor, 1 Abr 2013.

1. michelfern

michelfern Usuário

2 0 0

Desde 29 Abr 2013
    sao paulo
    Bom dia,
    Estou pensando em comprar uma 320 mas antes queria tirar algumas duvidas:
    Preciso armazenar arquivos(somente fotos) e tirar backup pelo time machine.
    Essa seria a melhor solução?? pensei na time capsule da apple tbm porem vi que para armazenamento ela não é tao indicada e sim para backups.
    Posso colocar HD de diferentes tamanhos??
    No caso de querer trocar de HD é simples?

Muito Obrigado.
    Att
    Michel

2. felipe.sartor

felipe.sartor Usuário

Desde 13 Nov 2012
    Guarulhos/SP
    Ele tem função time machine. Nunca usei, pois não tenho nada Apple. Mas sei que existe a opção.
    Sobre ser a MELHOR SOLUÇÂO, com certeza não. Porém deve ser a mais "barata". Com certeza existem outros NAS melhores que ele, mais rápidos e com mais funções de backup. Os Sysnology por exemplo. Porém custam o triplo do preço. Então vai do seu bolso.

Sim, pode usar HDs de diferentes tamanhos. Pode usar também somente 1 hd, ao invés de 2, e expansionar futuramente.
    Sim, simples trocar os discos. Basta formatá-los com o próprio utilitário da DLINK, que acompanha o NAS.

3. michelfern

michelfern Usuário

2 0 0

Desde 29 Abr 2013
    sao paulo
    Muito obrigado pela resposta rapida felipe.
    No custo-beneficio me parece ser a melhor opcao sim..gostei do acesso online aos arquivos.
    Ja tenho um Hd sata II para teste...vou comprar e configurar conforme suas dicas.
    unica coisa que ainda me deixou na duvida é acesso do HD pelo MacOS...mas acho que deve ser compativel.(vou pesquisar melhor isso)

4. leoribeiro

leoribeiro Usuário

Desde 23 Ago 2008
    Salvador
    Felipe ,

Obrigado pela atenção,

Eu ja consegui a fazer a tv reconhecer o 320 L , eu consigo visualizar 3 pastas , musica , foto e video , e que estão vazias , fui informado que digitando o ip do equipamento mais um comando se tem acesso a configuração DLNA , onde ai vc pode alterar e configurar as pastas de compartilhamento para que a tv enxergue os aquivos de mida, um amigo que tem um QNAP estava com o mesmo problema , e fez a configuração dele assim.

Poderia me dar maiores informações sobre instalar o Twonky ( instala no próprio 320 ) e o fun_ plug ...

se tiver um passo a passo , facilita

Grato mais uma vez

5. felipe.sartor

felipe.sartor Usuário

Desde 13 Nov 2012
    Guarulhos/SP
    Sim, existe a opção de configuração das pastas de mídia que serão lidas pelo DLNA. Só que todos os arquivos q testei nao são reconhecidos pelo servidor nativo dele. Deve ser muito porcaria ou deve existir alguma configuração que eu desconheça ainda. De qualquer forma, eu nunca precisei utilizá-lo, por isso nem me aprofundei no assunto.

Na primeira página eu postei sobre a configuração do fun_plug (também não a fiz ainda, pois não tive necessidade). Nesse link:
    http://www.htforum.com/vb/showthrea...-ShareCenter?p=4866216&viewfull=1#post4866216

E aqui tem um tutorial que eu encontrei sobre a instalação do Twonky 7. Esse é um servidor DLNA bem bacaninha. Mas precisa do fun_plug instalado.
    http://nas-tweaks.net/384/installation-of-twonky-server-7-on-nas-devices/

Pelo que percebi, não parece ser nada dificil. Basta um pouco de paciência para seguir o tutorial.

Se conseguir instalar tudo, por favor, faça um relato passo a passo das dificuldades e do que deu certo.
    Abçs e boa sorte.

6. otavio_neto2000

otavio_neto2000 Usuário

Desde 30 Jun 2009
    Natal;RN;Brasil
    Cara eu uso o 320 como servidor de mídia tranquilo. Todos os meus equipamentos enxergam as pastas e arquivos de mídia (mkv, avi, wmv, mp3, mp4, jpg, etc ...)
    Um "bug" que sempre acontece é quando vc acessa na primeira vez as pastas aparecem vazias em função dos HDs estarem desligados (hibernados) e precisam de alguns segundos para serem "acordados". Dai vc sai da pasta e e acessa novamente e os arquivos aparecem todos.

Quanto a ligar diretamente na USB da TV, provavelmente não vai funcionar. Uma solução é vc comprar um midia player tipo Xtreamer ou outro mais simples.

7. Jorpaes

Jorpaes Usuário

Desde 21 Jun 2010
    RJ
    Obrigado Otavio,

Que tal um Boxee, já que também é da Dlink?
    E se enquanto eu não comprasse um media player, mas tendo o storage 320L, o Xbox enxergaria normalmente os arquivos nele?
    A ideia do storage é ter compartilhamento, armazenamento, organização, trabalho e diversão, tudo junto num só lugar.
    A ideia de ter um pseudo FTP é ótima pra mim já que fora de casa posso buscar meus trabalhos, organizar tudo num só lugar como fotos, vídeos, filmes, arquivos de trabalho é o que queria, e a TV de 40" não é só para ver programas, acabos usando como trabalho mesmo, por isso a vontade de ligar o storage direto à TV.

8. felipe.sartor

felipe.sartor Usuário

Desde 13 Nov 2012
    Guarulhos/SP
    Será que esse é o "bug"? Vou testar assim que tiver chances (apesar de não usar). O pior é que eu pesquisei muito sobre isso, e em diversos foruns americanos e europeus vi muitos e muitos usuários reclamando justamente dessa função DLNA.

Qual é a versão do firmware que está instalado no seu 320? Quais as marcas e modelos dos televisores que você usa para acessar o conteudo por DLNA??

Pesquisei muito antes de comprar o meu media player e descartei o Boxee pelo fato da Dlink não manter mais atualizações para ele. E o problema é que esse ano já começaram a "ripar" filmes no novo padrão de codecs (H265). Isso quer dizer que se até o final do ano todos os releases sairem nesse formato, o Boxee não reproduzirá.

Sobre o XBox, infelizmente não tenho e nunca usei. Mas se ele acessa arquivos de um computador na rede, com certeza acessará arquivos do NAS.

9. Jorpaes

Jorpaes Usuário

Desde 21 Jun 2010
    RJ
    Felipe, você tem um media player específico? Se sim, usa em comum com o storage?

10. felipe.sartor

felipe.sartor Usuário

Desde 13 Nov 2012
    Guarulhos/SP
  11. AlfredBenet

AlfredBenet Usuário

1 0 0

Desde 1 Mai 2013
    São Paulo
    Eu tive ele instalado e honestamente não gostei da usabilidade do software. Achei mais pratico e funcional instalar um computador e ter disponível todos os recursos. O DNS320 e lento demais para fazer qualquer outra coisa. Eu montei meu PC e deixei ele instalado no meu home theater.

12. leoribeiro

leoribeiro Usuário

Desde 23 Ago 2008
    Salvador
    Otavio,

como vc esta acessando , é pela sua tv ? Qual modelo vc esta usando ? aqui so consigo visualisar as 3 pastas vazias vou tentar varias vezes consecutivas para ver se os aquivos aparecem

Vc fez algo mais alem de habilitar o DLNA no 320 e compartilhar a pasta ?

Grato

13. Fepunk

Fepunk Usuário

Desde 13 Jan 2010
    Campinas - SP
    Perguntinha basica:

Sei que ao espetar o HD ele reconheçe e inicializa o processo de formatação dependendo de como o usuario quer, sendo RAID ou não, discos independentes, etc !! Se eu colocar um HD já no formato EXT3 / EXT4 (depende do modelo logico 320/320L) já com arquivos mesmo assim ele formata? ou por ser o sistema de arquivos que ele trabalha nao precisaria formatar??

14. felipe.sartor

felipe.sartor Usuário

Desde 13 Nov 2012
    Guarulhos/SP
    Na verdade ele não inicia sozinho o processo de formatação, assim como fazem os IOMEGAs, por exemplo.
    Esse é o ponto forte desse NAS.

A formatação só acontece quando você solicita, usando o cd de instalação.

Então acho que não tem problema você tentar espetar a HD nele. O máximo q vai acontecer é ele não reconhecer.
    Se tiver como fazer um bkp antes dos arquivos, melhor (pra garantir, vai que eu esteja errado.. rs)

15. Fepunk

Fepunk Usuário

Desde 13 Jan 2010
    Campinas - SP
    Sim com ctza pretendo fazer um teste antes, na verdade a pergunta se deu ao fato de relatos que a formatação demora horrores, isso eh vdde?
    Pensei em já espetar em ext já pensando em nao "perder" esse tempo.

16. felipe.sartor

felipe.sartor Usuário

Desde 13 Nov 2012
    Guarulhos/SP
    Horrores? Vai depender do tamanho do teu disco.
    No meu caso foi muito rápido (1 hd de 2 tbs). O meu disco estava sem partição alguma.

Talvez seja demorado mesmo quando utilizar 2 discos e formatá-los para trabalhar em RAID ou JBOD.

Se não, creio que será rápido como foi comigo.

17. otavio_neto2000

otavio_neto2000 Usuário

Desde 30 Jun 2009
    Natal;RN;Brasil
    Cara eu acesso ele pelo Xbox tranquilo. Quanto ao FTP na verdade o que vc vai ter é um servidor WEB que não necessita de um cliente pra acessar. Basta cadastrar ele no servidor DDNS da Dlink e pronto, vc acessa de qualque browser. Mas se ainda assim vc quiser usar via FTP ele tem um servidor tbm.

18. otavio_neto2000

otavio_neto2000 Usuário

Desde 30 Jun 2009
    Natal;RN;Brasil
    Cara na minha TV LG LED 3D de 42" normalmente eu não conseguia enxergá-lo, já na LG LED 3D de 47" eu sempre consegui sem problemas. Mas eu sempre usava pelo Bluray LG 3D BD-660 pq normalmente assisto os filmes e shows no Projetor.

Porém quando eu atualizei para a ultima versão do Firmware (2.02) a TV de 42 passou a ver o NAS sem problemas. Resumindo hoje todos os equipamentos acessam ele normalmente.

19. felipe.sartor

felipe.sartor Usuário

Desde 13 Nov 2012
    Guarulhos/SP
    Você disse que acessa pelo seu Bluray. Mas você acessa realmente usando DLNA ou apenas lê os arquivos via SMB ou outro protocolo? Seus televisores acessam também por DLNA?

Utilizo a mesma versão de firmware e nunca consegui fazer funcionar o dito cujo assim.

Outra coisa, tem como passar o link para cadastrar no DDNS da Dlink?
    Abçs

20. otavio_neto2000

otavio_neto2000 Usuário

Desde 30 Jun 2009
    Natal;RN;Brasil
    Tudo por DLNA (TVs e Bluray). Link https://www.dlinkddns.com/login

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso