Anúncio do HT Forum

Clube do NAS Iomega StorCenter ix4-200d, ix2-200 e ix4-300d

Discussão em 'HTPCs, Media Centers e Streamers' iniciada por imax, 19 Set 2014.

1. imax

imax Usuário

Desde 6 Jan 2010
    SP
    Como não tinha ainda resolvi criar Um clube para Esses NAS da Iomega. Como creio ter um público pequeno aqui no Brasil, achei melhor unificar num lugar esses modelos que são parecidos e ter a informação centralizada. creio que será bem mais útil.

A ideia é trocar informações e experiências.
    Evitem fazer perguntas que já estão respondidas ou que o próprio manual já responde; se tiver dúvidas adicionais explique bem para que possa ser ajudado.

Quem já tiver alguma experiência pra contribuir é sempre bem vindo.

Nota: é importante citar que em algumas situações, mesmo sendo o mesmo modelo há versões diferentes de firmware e com isso algumas questões podem se apresentar diferentes, principalmente para questões que envolvem alterações de aplicações internas no NAS.

Manual, dúvidas e soluções frequentes (em português):[TABLE="width: 100%, align: left"]

[TD="width: 14"][​IMG][/TD]
    [TD="align: left"]StorCenter ix4-300d[/TD]

[TD="align: left"]StorCenter ix4-200d Cloud Edition[/TD]

[TD="align: left"]StorCenter ix4-200d[/TD]

[TD="align: left"]StorCenter ix4-100[/TD]

[TD="align: left"]StorCenter ix2-200 Cloud Edition[/TD]

[TD="align: left"]StorCenter ix2-200[/TD]
    [/TABLE]
    Outros modelos vc ainda pode encontrar aqui Outras versões

[TABLE="width: 800, align: center"]

[/TABLE]

Especificações (Tem informações Importantes como CPU e RAM que não achei no manual)

Descrição:
    O compartilhamento de conteúdo com recursos avançados de mídia e de proteção de dados em um produto ideal fácil de usar para pequenas e escritórios remotos, grupos de trabalho e redes domésticas.

Iomega Personal Cloud
    O Iomega® Personal Cloud é a tecnologia revolucionária que lhe permite proteger e compartilhar seus dados. O Iomega Personal Cloud é uma arquitetura de computação baseada na Web, com patente pendente, que conecta os seus dispositivos de armazenamento de rede Iomega StorCenter™ a outras pessoas e/ou dispositivos pela Internet. Ao contrário dos aplicativos de nuvem pública e privada, a tecnologia Personal Cloud da Iomega pertence integralmente ao usuário, por isso o conteúdo e a acessibilidade estão sempre sob seu controle.

Especificações:
    • Desktop, fator de forma compacto
    • CPU de 1.2GHz com512 MB de RAM
    • 4 x 3,5 "fáceis de trocar, SATA-II Hard Disk Drives
    • RAID 5, RAID 10, JBOD
    • 2 x RJ45 10/100/1000 Mbps Ethernet (GbE). padrões LAN: IEEE 802.3, IEEE 802.3u
    • 3 x portas USB 2.0 (para ligar disco rígido externo, impressoras, no-break, dongle Bluetooth
    • Computadores clientes para acesso ao sistema de arquivos—Windows PC, Mac OS, Linux
    • Tensão CA 100-240 VCA
    • Consumo de energia – 12 Watts (mín) - 45 Watts (máx)
    • Ruído acústico – 30 dBA máximo
    • Interface do usuário localizada para inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, português do Brasil, russo, chinês tradicional, chinês simplificado, coreano, japonês, árabe, hebraico, turco, sueco, polonês

Sistema operacional
    :
    • EMC LifeLine™ - Um ambiente operacional e suíte de aplicativos Linux totalmente desenvolvidos

Dimensões físicas:
    • Largura: 7.7 pol (196 mm)
    • Comprimento: 7.9 pol (200 mm)
    • Altura: 6.6 pol (168 mm)
    • Peso: 12.8 lbs (5,8 kg)

Certificações:
    O Iomega ® StorCenter ™ ix4-200d Network Storage recebeu as seguintes certificações:

• Windows Server 2003 e Windows Server 2008
    • VMware vSphere ESX4 iSCSI e NAS, o XenServer 5.5, 5.6 (w / MPIO), iSCSI e NFS.

Requisitos:

Usuários de PC:
    • Processador Pentium ® 300Mhz ou superior
    • É preciso atender aos requisitos mínimos de RAM para o sistema operacional
    • Microsoft® Windows® XP Home / XP Professional / XP Professional x64 ou mais recente
    • Microsoft® Internet Explorer® 7.0, Firefox® 3.x
    • Unidade de CD ou DVD para instalação de software
    • Porta Ethernet de rede de 10/100/1000 Mbps disponível (exigida)
    • Rede DHCP configurada (recomendável)
    • Hub, switch ou roteador de rede (recomendado)

Usuários do Mac®:
    • Mac OS X 10.4 ou superior
    • Navegador Apple Safari 3.0 ou superior
    • Unidade de CD ou DVD para instalação de software
    • É preciso atender aos requisitos mínimos de RAM para o sistema operacional
    • Porta Ethernet de rede de 10/100/1000 Mbps disponível (exigida)

Usuários de Linux:
    • Distribuições do Linux suportadas: Redhat 9, Enterprise 4/5, Gentoo, Mandrake 10, Devian 4, FedoraCore 6/5, OpenSUSE 10.3
    • Adaptador de rede Ethernet 10/100/1000

Requisitos do Personal Cloud e do acesso remoto:

• Conexão à Internet
    • Roteador compatível com Universal Plug and Play (UPnP™), ou direitos administrativos para encaminhamento de porta.
    • Velocidades mínimas recomendadas de conexão mantida para uma boa experiência com o Personal Cloud
    • Download: 2.5 Mbit/s
    • Upload: 500Kbit/s

2. imax

imax Usuário

Desde 6 Jan 2010
    SP
    Com o tempo farei abaixo um Resumo de Link para o próprio tópico com as principais dúvidas e soluções conforme já apresentadas aqui pelos próprios participantes do tópico, valorizando assim o crédito para quem gastou horas (os dias) em uma solução.

Artigo em português sobre o equipamento www.fxreview.com.br/2012/11/armazenamento-em-grande-estilo-iomega.html

3. imax

imax Usuário

Desde 6 Jan 2010
    SP
    Espaço reservado para Incluir algumas dicas de experiencias que já obtive.

Velocidade de Transmissão - NAS / Rede / PC:
    Eu tenho uma rede com tudo sendo Gigabit, que em teoria deve alcançar taxas de transferências de 120 a 130Mbts (na prática sabemos que existem outros gargalos como a velocidade de alguns HDs, interferências, uso já da rede por outras aplicações etc).
    Eu não estava conseguindo mais do que 8 a 11Mbts, tentei varias configurações, cheguei todos os componentes da rede até o modem, visto q se tiver um componente com rede 100Base-tx a rede toda cai pra essa velocidade, que é aproximadamente o que estava tendo; td ok. Foi qdo percebi que o Virtualbox (programa usado para virtualização de sistemas operacionais) cria uma Vlan a 100base, deixando toda a rede nessa velocidade, foi só desati-la qdo não estiver usando e pronto, melhorou bem. Já fica a dica pra quem tb tem o virtualbox ou outra Vlan no micro.
    Agora estou tendo cerca de 44Mbts do NAS para o PC e 25Mbts do PC para o NAS, acho que ainda poderia ser melhor uma vez que usando o iSCSI estou tendo 120Mbts

4. imax

imax Usuário

Desde 6 Jan 2010
    SP
    Depois de um tempo usando...

eu tinha o firmware 3.0.9.38744 (no ix4-200d Cloud Edition) e atualizei para a versão 3.2.6.17887 incluiu alguns recursos como "gerenciador de aplicativos" que permite instalar software de terceiros e o principal pra mim que foi a correção e atualização do twonky (DLNA do NAS) que com isso passou a enviar tb a legenda.

5. dsduarte

dsduarte Usuário

Desde 6 Mar 2007
    Porto Alegre
    Pra que versão?
    Eu tenho um ix2-200, do que não é Cloud Edition...

6. imax

imax Usuário

Desde 6 Jan 2010
    SP
    Foi pro ix4-200d Cloud Edition (que a proposito o meu não veio nada escrito na caixa que era Cloud Edition), mas enviei um email antes ao suporte aqui no Brasil confirmando pelo numero de série qual era a versao que deveria baixar.

Caso vc tenha tido esse problemas com as legendas, o ix2-200 tb tem versões atualizadas que resolvem esse problema.

7. Jordano

Jordano Usuário

1 0 1

Desde 25 Nov 2014
    Linhares - ES
    Olá a todos, tenho um ix4-200d apresentando instabilidade com windows server 2012, quando faço um disco iscsi e conecto no servidor ( iniciliazador iscsi do windows server 2012 Standard ) meu servidor reinicia. alguém tem alguma dica?

8. rael.izap

rael.izap Usuário

2 0 1

Desde 9 Jan 2015
    Jacarei,SP
    Olá a todos do grupo, comprei o ix4-200d de uma amigo. Porem ele estava sem discos. Então coloquei dois discos de 1Tb nele.E então liguei ele, e dai ele me mostra uma imagem com um pen drive e rede. Vi em outros sites que precisa colocar o firmware no nas novamente, então instalei o driveFWupdater no pen drive com as imagens e todos os md5 necessarios, enfim no tuturial dizia que era necessario somente colocar o pen drive, ligar o nas, apertar o reset e esperar aparecer essa imagem novamente que ele ira fazer toda a atualizar e instalação do firmware sozinho. Porem não aconteceu nada. Fica toda hora reiniciando e aparecendo a imagem. Alguem por favor pode me ajudar. To quase sem esperança dele. Segue a imagem.

Anexos:

9. dsduarte

dsduarte Usuário

Desde 6 Mar 2007
    Porto Alegre
    Eu não entendi direito o problema mas por acaso você já tentou colocar os HDs eu outros entradas? Talvez a configuração do ix4 com 2 HDs tenha que colocá-los em posições especificas!

10. rael.izap

rael.izap Usuário

2 0 1

Desde 9 Jan 2015
    Jacarei,SP
    Coloquei sim em outra entrada. E não deu certo . liguei na assistência da iômega e ele disse que tinha q colocar o firmware no ix4. E depois linkar os hds com o sistema do iômega. Tem algum sentido?

11. dsduarte

dsduarte Usuário

Desde 6 Mar 2007
    Porto Alegre
    Não sei cara.... O meu é o ix2-200 que já veio com os 2 HDs!

12. leandrofa

leandrofa Usuário

Desde 20 Abr 2010
    araucaria/pr/brasil
    Prezados boa tarde.

Possuo um StorCenter ix2 (NHDD2M), meus dois HD's queimaram, já estou com os HD's novos.
    Como faço para instalar o firmware nos HD's novos ?

13. afonso celso

afonso celso Usuário

1 0 1

Desde 21 Mar 2015
    rio de janeiro
    bom dia leandro, meu nome é afonso celso e tambem estou com esse problema. Já tentei um monte de procedimentos e nao consigo habilitar meu hd. vc conseguiu resolver o problema ??

14. julianoys

julianoys Usuário

1 0 1

Desde 22 Abr 2015
    São Paulo / SP
  15. ferreiras2

ferreiras2 Usuário

1 0 1

Desde 23 Abr 2015
    maceio
    tenho um IX4-300d ele esta com o serviço HTTP down, não consigo entrar na interface web dele, porem consigo entrar no volume criar pastas transferir arquivos enfim, pelo the dude mostra o serviço http down e não consigo acessar pelo navegador, o que fazer? já tentei reiniciar pelos botões do próprio equipamento mas não acontece nada, queria saber se existe outra solução, pois reiniciando quero ver se o serviço vai voltar.

16. dsduarte

dsduarte Usuário

Desde 6 Mar 2007
    Porto Alegre
    Alguém já instalou um custom firmware?
    Estava pensando em dar uma sobre vida pro meu velho ix2-200 (não é CE) mas estou achando muito pouca coisa!

17. mspalhares

mspalhares Usuário

346 183 78

Desde 4 Out 2008
    São Paulo/SP/Brasil
    Tenho uma ix2-200 CE e tenho esta duvida também. Já andei procurando algum firmware custom mais ainda não encontrei nada.

18. dsduarte

dsduarte Usuário

Desde 6 Mar 2007
    Porto Alegre
    Pro CE eu achei... Começa habilitando o ssh, que no meu só é possivel modificando hardware!

19. Danipru3

Danipru3 Usuário

6 0 2

Desde 16 Jul 2013
    Brasil
    boa noite galera!
    alguem poderia me ajudar a configurar o personal cloud no ix4-300d?

o que eu ja fiz:
    - liberei as portas 80, 443 e o range 50500 a 50599 no meu roteador
    - tentei configurar um endereço no-ip direto no router e direcionar para o ip do iomega
    - tentei o port triggering das portas acima
    - tentei o port-forwarding no modem mas não possuo acesso via web config a ele
    - por ultimo, agora ha pouco, tentei clonar o mac do modem dentro do meu router

nada funcionou

alguem tem uma dica?

meu router é: http://www.tp-link.com/en/products/details/cat-4909_TL-ER604W.html

obrigado antecipadamente a todos

abraços

20. Paulo César F Silva

Paulo César F Silva Usuário

1 0 1

Desde 11 Jun 2015
    Maceio
    Tenho um ix2-200 e um ix2-NG. Recentemente troquei os HDs do ix2-200 de 1TB para 2TB. Fiz dois procedimentos: no primeiro, retirei o 2º HD de 1 TB e coloquei o HD novo de 2TB já convertido para GPT e a atualização foi normal. Demorou muito tempo.

No segundo procedimento, formatei um pendrive de 4GB no formato Fat32 (padrão), copiei para o pendrive as pastas:
    emctools\ix2-200_images\files.tgz. Liguei e depois apertei o reset. Ele iniciou e depois de algum tempo estava com o firmeware
    rodando normalmente. Nesse segundo procedimento, fiz primeiro com o 1º HD (GPT) e depois fiz com o 1º e o 2º HD, ambos no formato GPT.

Os métodos funcionaram corretamente.

Atc,

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso