Anúncio do HT Forum

Clube do OpenmediaVault (NAS)

Discussão em 'HTPCs, Media Centers e Streamers' iniciada por natanurso, 31 Jan 2017.

1. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    Estou criando este clube para apresentar esse magnifico sistema operacional, e seus hardwares compativeis, que com um excelente CxB me permitiu ter um NAS com um gasto de menos de 200 reais, alem de podermos trocar experiencia, tirar duvidas e bater um papo.

O que é?
    Openmediavault é uma solução de NAS baseado na Distro de Linux Debian, destinado a ambientes domesticos ou pequenas empresas ou escritórios, com cartacteristicas que o torna bastante robusto como um servidor ssh, nfs, smbcifs, rsync, ftp,raid (detalhe que a placa mae ter suporte) uma interfce web relativamente amigável para gerenciamento e configuração, alem de diversas outras funções que podem ser implementadas atravéz de plugins, possuindo uma comunidade bastante extensa e ativa em seu forum oficial. Alem de não exigir hardware de ponta para funcionar.
    Possui tambem um sistema de gerenciamento de usuários e permissoes de acesso que achei excelente, alem de tambem possuir um sistema de emissao de certificado digital para liberação de acesso.
    O OpenmediaVault pode ser instalado em qualquer máquina podendo, assim, dar uso ao seu antigo computador que está encostado lá por casa.
    Por possuir toda sua interface web, nao é necessario instalar mouse e teclado e monitor no sistema, podendo ficar ligado apenas na energia e na rede.

Requisitos
    * Qualquer CPU i486 ou amd64 compativel
    * 1GB de Memoria RAM
    * HD de 2gb para o sistema (ja vi usarem cartoes de memoria e pendrive, mas nao é o recomendavel, irá diminuir consideravelmente a vida util do flashcard, mas existe um plugin para permitir maior sobrevida)
    * Existem versões oficiais para RaspBerry Pi, Odroid,C1,C2, Xu3 e Xu4, Cubox-I.
    * Tambem existe versão nao oficial para BananaPi e outras mini boards, sendo inclusive possivel instalar o software em qualquer distro linux, bastando instalar manualmente o software (ja vi um pessoal no forum que instalou na primeira versão do xbox, em ps3, Xbox One)
    * Se o objetivo for rodar Plex ou qualquer tipo de transcoding, pode exigir um hardware mais potente.

Instalação
    A instalação pode ser dar por CD ou Pendrive Bootavel, da mesma forma em que se instala um sistema operacional.
    Quando instalei pela primeira vez o openmediavault, usei este tutorial, de instalação, configuração e uso, como base, que está em portugues de portugal, mas da para entender direitinho, e ter uma boa noção do funcionamento e utilização do sistema, recomendo:
    http://en.jose-crispim.pt/artigos/armazenamento/armaz_art/06_openmediavault.html

Plugins
    Existem diversos plugins para o openmedivault, mas os que me chamaram mais a atenção foram:
    * Omv Extras.org (addon que permite incluir quase todos estes addons)
    * NextCloud (utilizando MySql e Nginx)
    * CouchPotato
    * Transmission
    * SickRage (ou Sonarr)
    * JDownloader
    * Duplicati
    * UsbBackup
    * ZFS
    * PlexMediaServer
    * MiniDLNA
    * Wol (Wake on LAN)
    * Cups (print server)

Wiki
    Existe uma Wiki oficial com diversas informações e tutoriais (em ingles)
    http://wiki.openmediavault.org/

Minha experiencia
    Atualmente estou utilizando o seguinte Hardware:
    2x Hds Sata2 de 1TB em Raid (possuo 2 HD de 2Tb que estão parados na casa da minha mae, pretendo buscar eles e substituir em breve)
    1x HD 80gb IDE (para o sistema operacional)
    1x Placa Mãe ECS 945gc - Com ATOM 330 (2 Nucleos 1.6ghz)
    1x Memoria Ram 2gb DDR2 Kingston 667 (com performance reduzida para 533 devido a limitaçãos
    1x Gabinete Generico
    1x Placa de Rede Intelbras Peg132b Gigabit Ethernet PCI
    1x Fonte

A maior parte do Hardware eu aproveitei o que eu ja tinha parado, apenas comprando a placa mae com o processador atom por 130 reais no mercado livre, e a placa de rede que tambem comprei no mercadolivre por 40 reais para permitir maior velocidade de transferencia, fontes, memorias, gabinete e os hds eu ja tenho.
    Custo final 170 reais e possuo um NAS que possui um hardware superior a maioria dos "Boxes" prontos que são vendidos no mercado, onde eu mesmo posso dar eventual manutenção e consome pouca energia devido ao processador ATOM.
    Meu objetivo é deixar ele ligado 24/7 para permitir eu acessar alguns arquivos do meu trabalho que armazeno em casa e estou sempre alterando, alem de utilizar como um home server para fazer streaming de videos/musicas pela rede no meu odroid c2 e no meu raspberry pi, alem de automatizar e centralizar downloads de torrents e downloads em geral em um local, e poder fazer agendamento dos horarios para download em momentos que nao estou utilizando a internet.

Eu flertei com o openmedivault alguns meses atras utilizando um bananapi, contudo minha plaquinha veio a queimar por descuido meu (derrubei agua nela ligada..kkkkk) entao resolvi partir para este hardware mais robusto

Nao falei sobre todas as funcões do openmediavault, sao muitas, mas já deu para ter uma noção

Espero que este topico ajude quem já possui um sistema com openmediavault e tambem aqueles que pretendem embarcar nesse sistema.

Screenshots
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

Links Uteis
    openmediavault.org/
    http://forum.openmediavault.org/index.php/BoardList/
    http://en.jose-crispim.pt/artigos/armazenamento/armaz_art/06_openmediavault.html
    http://wiki.openmediavault.org/

• 3
  2. niltoncrf

niltoncrf Usuário

6.510 3.612 431

Desde 22 Out 2010
    Esse SO é legal, acho que vi ele para a Rasp ou OC2 tambem, ou foi para ambas.
    Vou ver algo sobre ele, procuro uma solução para servir de base para arquivos .stream, uma especie de servidor, e quem tiver acesso ao arquivo .strm (via KODI), poder assistir filmes hospedado no googledrive, sendo que..a medida que eu adicione um stream, preferrencialmente e automaticamente, KODI do user fazer download automatico.

3. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    Voce pode fazer isso via FTP ou mesmo através do OwnCloud, no openmediavault, que o Kodi conseguirá ler o FTP, mas voce quer compartilhar filmes com outras pessoas, ou apenas na sua casa?...acredito que como servidor local, seja a melhor opção...se for para externo, tambem vai conseguir, ai tem de ver qual a melhor plataforma para isso, se é Ftp, NextCloud (OwnCloud) e quais sao compativeis com o kodi para desenvolver um Client so que voce vai precisar de um link de internet com upload parrudo..
    Aqui em casa eu faço Streaming in Home, pela minha rede domestica através do protocolo Smb (SAMBA) entre o NAS e o Kodi.

4. PoloNes

PoloNes Veterano

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
  5. niltoncrf

niltoncrf Usuário

6.510 3.612 431

Desde 22 Out 2010
    Não é stream, eu como servidor. Apenas vou ou pretendo disponibilizar arquivos .strm, o KODI reconhece ele como midia, dentro do arquivo estará a url do filme, jogando na biblioteca, fica la....podendo assistir posteriormente, esses links uns são meus (filmes duais) outros de terceiros (dublados).

Na verdade, ja faço/tenho isso como addon, com uns 350 filmes, mas digamos, que é meio trabalhoso fazer o processo,...via .strm, preciso apenas salvar o url dentro do arquivo.

Ja pensei em alternativas FTP, mas ainda não domino bem esses programas...mas dei olhada ontem por alto nesse FTPs do KODI, por enquanto, não tentei nada.

6. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    Ainda nao encontrei plugin do MadSonic, mas do Subsonic eu encontrei um plugin, instalei e aparentemente está rodando com problemas, como o Openmediavault é baseado em Debian, acredito ser possivel tambem instalar o Madsonic a parte da suite do openmediavault

Acredito tambem que logo haverá um plugin oficial do Madsonic para openmediavault, pois no forum Oficial está como "Coming Soon"., e na pagina de Download o mesmo ainda nao esta disponivel, mas já está la o icone http://beta.madsonic.org/pages/download62.jsp
    http://beta.madsonic.org/pages/downloadPlugin.jsp

------------------
    Ao tentar instalar o plugin do SubSonic, o mesmo nao funcionou e travou o browser do meu openmediavault (para resolver bastou entrar com o putty e fazer apt-get remove --purge openemdiavault-subsonic) pois é uma versao antiga para outra versao do Debian.

------------

PS: Desconhecia esse Software, e o achei bastante interessante, estou instalando no meu windows para testar e conhecer mais sobre o mesmo :D

Última edição: 31 Jan 2017
    • 1
  7. PoloNes

PoloNes Veterano

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Bom, se é baseado no debian este aoftware, entao acho que se seguir os passos da instalação abaixo vai funcionar.

http://beta.madsonic.org/pages/installation.jsp#debian

É por linha de comando, será que funciona?

8. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    Linha de comendo é possivel por SSH, atravéz do Putty, vou testar aqui se consigo instalar. Ja dou um retorno

• 1
  9. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    Aparentemente deu certo, acessei via Putty, Instalei pela linha de comando, aparentemente deu certo, pois acessei o LocalHost e está aparecendo o menu no webbrowser
    Print do teste
    http://i63.tinypic.com/25f124k.png

• 1
  10. PoloNes

PoloNes Veterano

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    A imagem não está carregando.

É otimo saber que funciona, fica a dica para o pessoal que queira um ótimo organizar de músicas gratuito.

Show de bola

Última edição: 1 Fev 2017
  11. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    • 1
  12. rtml

rtml Usuário

Desde 14 Jul 2006
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Tenho um NAS com 5 hds de diversos tamanhos, totalizando 10tb.Atualmente uso o windows10 como sistema operacional. Qual a vantagem que teria se trocasse o windows por este sistema (openmediavault)? Obrigado!

13. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    De inicio eu vejo como vantagem o fato de o mesmo se tratar de um sistema baseado no Debian Server, que é muito mais estável e robusto doque a plataforma windows, alem de ser bem mais leve, de modo a consumir menos processamento/memoria, de modo a tambem economizar energia.
    Possui alguns protocolos de segurança que sao bastante interessante, como os certificados digitais SSL, criação e gerenciamento de usuarios, e possuir suporte para aplicações em Nuvem, como NextCloud (fork do OwnCloud), FTP, e diversos outros plugins, como automatização de backup, SickRage, CouchPotato, Transmission (que tambem podem rodar em windows), fazer agendamentos de comandos e todas as configurações necessárias voce pode fazer pelo WebBrowser ou SSH, o uso do sistema de arquivos ext4, que é bastante superior ao NTFS ou FAT32, tanto em desempenho quanto confiabilidade, se seu computador for "mais potente" recomendo usar o sistema de arquvos ZFS que possui suporte atraves de plugin.
    A meu ver, o Openmediavault é um sistema operacional "capado" (que é feito em cima do Debian, uma distro linux com maior foco para servidores) que foi projetado e otimizado para ser NAS, enquanto o Windows (exceto o Windows Server) foi projetado para ser usado como DeskTop.
    Exemplo, uma ISO de Instalação do Windows tem cerca de 3 a 4Gb, a ISO do Openmediavault tem cerca de 400mb, em um sistema que tem menos aplicativos "inuteis", mais dificil uma destas aplicações "dar pau", ou seja, o sistema é mais focado na função especifica.
    Existem tambem outros sistemas operacionais bastante consagrados para NAS, o FreeNAS e o Nas4Free me parecem ser bastante interessante, mas as exigencias de hardware tambem sao maiores, e acredito que seria melhor para um uso mais corporativo, um Hardware desse para NAS Domestico, na minha opiniao seria matar uma barata com uma bazooka

• 3
  14. rtml

rtml Usuário

Desde 14 Jul 2006
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Vc me convenceu!!!! Vou organizar meus arquivos para implementar aos poucos meu novo NAS! Valeu!

15. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    Qualquer duv
    Qualquer duvida, pode postar aqui que farei o possivel para ajudar.

16. PoloNes

PoloNes Veterano

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Me diz uma coisa, ja que foi possivel instalar o madsonic pelo terminal.
    Seria possível instalar o utorrent tb?

http://www.utorrent.com/intl/pt_br/downloads/linux

17. natanurso

natanurso Usuário

Desde 16 Jul 2011
    Tatuí/SP
    ´
    É possivel sim instalar o uTorrent Server através de linha de comando, apesar de eu preferir utilizar-se do transmission que acho bem mais otimizado em termos de processamento e também acho melhor para se conectar aos peers.

• 1
  18. niltoncrf

niltoncrf Usuário

6.510 3.612 431

Desde 22 Out 2010
    O pecado do transmission e rtorrent, é que ambos (se baseando interface utorrent/windows) Não possuem um RSS como utorrent (transmission, nem tem). Para seriado, O RSS do utorrent é um beleza, melhor que usar outras alternativas.

Última edição: 5 Fev 2017
    • 1
  19. PoloNes

PoloNes Veterano

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Meu questionamento ao perguntar foi pensado nisso.
    Vi que o transmission pode usar o flexget para RSS, mas é bem complicado.

O utorrent é bem fácil.

Existe algum jeito de usar o transmission com RSS de uma maneira bem fácil?

20. niltoncrf

niltoncrf Usuário

6.510 3.612 431

Desde 22 Out 2010
    Não, porem...você nao conhece o Sickrage? acho que ele Roda em qualquer NAS, ou caso ache interessante, Raspberry ou Odroid C2, rodam o sickrage sem contar, que parece que também rodam esse SO do topico.

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso