Anúncio do HT Forum

Clube do Pré de Fono

Discussão em 'Prés de Phono' iniciada por HBAr, 7 Set 2008.

  1. HBAr

    HBAr Não mudamos o começo mas podemos fazer um novo fim


    Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Pessoal,

    Noto que muito se discuti aqui no Fórum sobre a importância de um pré de fono em uma configuração, mas igualmente noto que persistem muitas dúvidas em relação as topologias existentes, casamento com cápsula , características técnicas, etc...

    Imagino, assim, que seja interessante concentrarmos nossas dúvidas e discussões neste tópico e aproveitarmos o conhecimento de colegas que entendem consideravelmente do assunto. (y)

    Vamos Lá....

    Abraços,

    Hernani
     
    • 3
  2. Ricaudio

    Ricaudio Usuário


    Desde 8 Mar 2006
    Juiz de Fora/Rio
    Para quem gosta de vinil é um assunto realmente importante e que merece a nossa atenção. Na entrada fono o sinal proveniente da cápsula será drásticamente amplificado ( cêrca de 90% ) , equalizado obedecendo critérios rigidos da RIAA e terá que ter impedância diferente das outras entradas (47 Kohms). É muita coisa pra uma entradinha no Pré ou Integrado. Por isso vemos alguns prés de fono custando milhares de dólares. Tipo de upgrade que pode deixar os escorpiões nervosos. Somando-se as complicações resultantes de quem quer uma moving coil. Ai a coisa pega pra quem, como eu, não tem uma formação em eletrônica. Casamento adequado de cápsula moving coil com step up transformer, verifiquem este link http://www.vinylengine.com/step-ups-and-mc-cartridges.shtml . Afora um adequado casamento entre cápsula / braço / TD, mas isso é outra questão. Toda vez que penso em melhoria na parte analógica fico desanimado, pela incerteza de resultados e custos absurdos que traria com certeza. Tema para os entendidos do forum tecerem considerações. Com certeza vamos todos lucrar.:aplauso:
     
    • 1
  3. Ricaudio

    Ricaudio Usuário


    Desde 8 Mar 2006
    Juiz de Fora/Rio
    Os prés de fono comumente são para cápsulas MM. Alguns aceitam tambem MC, mas costumam ser limitados quanto a essa possibilidade. O PH-1P, se for pra usar MC e pelas expecificações é bem limitado. Parece que os puristas costumam preferir um belo pré de fono mais um step up transtormer para a MC, exatamente pelas questões de casamento adequado ( ganho, impedância, não precisam de energia elétrica e outras...) . Não adianta pagar os tubos por uma MC e usar um pré-pré quebra galho. Uma MC com baixissima saida nem toca. Já experimentei um Pro-Ject só de curiosidade e como minha cápsula tem muito baixa saida simplesmente não ouvia nada. Tenho um Spectral MS-One, o primeiro que saiu, bem sofisticada sua entrada fono, ganho, impedância variada, mas fica melhor para mim usar a entrada fono do meu pré ( simples, mas boa, só para mm ) + trafo especifico da mc. Acho que menos é mais nesse caso. Especificidade para podermos ter o melhor resultado e não gastarmos com o desnecessário, imho.
     
    • 1
  4. Davide - Magis Audio

    Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO


    Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Hernani, parabéns pela criação deste clube (y)

    depois postarei foto do meu umirdizinho prezinho pro-ject (y) mas é um assunto que você bem sabe que muito me interessa :aplauso:

    abraços
     
  5. NMA

    NMA ANALÓGICO & ANALÓGICO

    8.900 6.433 866

    Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Boa noite!

    Os ajustes no Spectral não são suficientes?! O que eu vi me pareceu extremamente versátil mas nunca tive oportunidade de ouvir o seu estágio de phono. Fale mais do Spectral ... A impressão que tive desse preamplificador foi muito boa!!!

    Um abração,
    VINIL FOREVERRRR!!!

     
  6. Fh74

    Fh74 Usuário


    Desde 16 Out 2007
    Novo Hamburgo/RS/Brasil
    Parabéns pelo tópico:aplauso: veio em boa hora(y).

    Estou com saudades dos vinis, mas vendi meu TD a bastante tempo e agora quero comprar outro.

    Estive vendo alguns Gradientes e Technics usados com preços bons, mas não encontro um pré de phono (baratinho) que possa servir.

    Será que alguém pode me ajudar? Quero ligar o TD no meu receiver HK.

    Fábio(y)
     
  7. Davide - Magis Audio

    Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO


    Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG]
     
  8. stpamarante

    stpamarante Usuário


    Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Quando casa perfeitamente com uma determinada cápsula, um transformador é uma excelente opção. Mas um pré-pré ativo ou um pré-fono com uma seção dedicada para MCs, é mais versátil e, se for um bom projeto muito bem construído, pode ser a melhor opção por aceitar uma grande variedade de cápsulas. Cada uma das duas formas de preamplificar o sinal tem suas virtudes e problemas, o que não dá para simplificar com a afirmação que um é melhor do que o outro. O importante é como soluciona-se os problemas e aproveita-se das virtudes.
     
  9. Fjpsam

    Fjpsam Usuário

    Falou tudo STP como a maioria dos Pré de Phono vem ajustado apenas para MM/MI ou até algumas MC High, fica complicado conseguir um aparelho tão versátil que permita aproveitar um leque maior de cápsulas MC low a custo razoavel,pois os nossos referênciais, aqui, são de aparelhos com essas características custam muito.Eu fiz opção do transformador pela maior facilidade de se ajustar ao meu Pré de Phono,entretanto existe sim uma limitação nas opções das cápsulas,mas o Ricardo Pereira fez um tópico em que ele descreve a possibilidade de usar inumeras cápsulas associando na saída um resistor em parelelo.Que poderia corrigir essas dificuldades na saída do sinal!
    abs
    Fernando

     
  10. Ricardo W. Pereira

    Ricardo W. Pereira Audio Designer


    Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Fernando, colegas

    Depois vou abrir um tópico onde vou tentar passar a receita "correta" para quem tem ou vai usar uma cápsula MC low output.
    Será uma receita de bolo e como todo bolo poderemos acrescentar esse ou aquele "tempero" pois pessoalmente não acredito em regras super rígidas e imutáveis no trato dos assuntos ligados ao LP analógico e suas peculiaridades.
    É a questão: que adianta estar matematicamente correto/valores recomendados e o som não agradar??

    O tópico terá o aproach considerado o mais correto para uso na interface step up transformer>>entrada de fono convencional, tudo de acordo com especialistas da área mas que por sua vez publicam por aí uma senhora confusão de detalhes, nem sempre muito amigáveis com o audiófilo analógico.
    Aguardem.

    [ ]s
    Ricardo
     
    • 1
  11. stpamarante

    stpamarante Usuário


    Desde 26 Nov 2005
    São Paulo/SP
    Fernando,

    Se for o mesmo tópico que imagino, aquilo se aplica também às MM ou MI e não é ao que me refiro quando falo de casamento entre MC e transformadores. A coisa é bem mais complicada do que isso. Veja, por exemplo, este texto:

    http://www.vinylengine.com/step-ups-and-mc-cartridges.shtml

    Na prática, o que acaba acontecendo é que a melhor opção seria comprar um transformador do mesmo fabricante da cápsula ou um com especificações idênticas. E, o segredo do sucesso é casar o transformador com a cápsula. Por exemplo:

    http://www.jensen-transformers.com/mc.html

    Se nos circuitos baseados em transistores bipolares e JFets há o problema de esses componentes introduzirem ruído no sinal, nos transformadores ocorre, entre outras coisas, a histerese que altera o sinal. Isso tudo implica na obrigatoriedade do uso de componentes de alta qualidade e cuidado no projeto. Por isso um bom transformador é caro, o que o faz um investimento alto para uma gama limitada de cápsulas. Se a idéia é ficar limitado a uma determinada linha ou a cápsulas com características próximas, não há problema. Mas se a intenção é variar o cardápio, então que invista logo em um com transistores bipolares e/ou JFets, parcialmente valvulado ou não, de primeira linha e versátil.
     
    • 1
  12. HBAr

    HBAr Não mudamos o começo mas podemos fazer um novo fim


    Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Tudo bem Davide ?

    Me deixou curioso..mas não conseguí abrir as fotos...:(

    Muito boas as informações dos colegas até aqui....que tenhamos mais (y)

    Abçs,

    Hernani
     
  13. Ricaudio

    Ricaudio Usuário


    Desde 8 Mar 2006
    Juiz de Fora/Rio
    Qual a melhor tradução para step up transformer para MC ? O meu é este. Uma questão. Partindo do principio que seja otimizado para ela e queira usá-lo com outra MC, fico limitado a cápsulas que tenham caracteristicas similares de saida e impedância. Alguem conhece algum disposito acessório que possibilite variar a impedância e se habilita a traduzir para quem não tem formação em eletrônica essa questão ? (y)
    [​IMG]
     
  14. Ricaudio

    Ricaudio Usuário


    Desde 8 Mar 2006
    Juiz de Fora/Rio
    Um pré de fono, mais indicado para mm. Teòricamente pode ser usado tambem com algumas mc ( através de um jumper interno ). Porem devido a minha ter saida muito baixa não funcionou. Mas é uma opção interessante e de preço accessivel.
    [​IMG]
     
  15. Ricaudio

    Ricaudio Usuário


    Desde 8 Mar 2006
    Juiz de Fora/Rio
    Interessante e acredito raro, anunciado no ebay. Quem se habilita ? Não é um pré de fono e sim um booster para mc. Curioso se adaptar a cápsulas mc com impedâncias variadas ( faixa de 3, 25 e 40 ). E tambem tem outro contrôle de impedância à direita.Para que serviria exatamente? Adaptar-se corretamente á impedância do estágio de fono do pré ?
    [​IMG]
     
  16. HBAr

    HBAr Não mudamos o começo mas podemos fazer um novo fim


    Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Pessoal,

    Por favor, não estou fazendo propaganda, mas considero o pré de fono Rega MM o melhor custo X benefício que conheço. Lhe entrega toda a musicalidade associada ao vinil a um custo mais do que justo.

    [​IMG]

    Dizem igualmente ser este, apesar de mais caro que o Rega,uma ótima opção tratando-se de valvulados mais "acessíveis" :

    [​IMG]

    Abçs,

    Hernani
     
  17. Marcos Andersen

    Marcos Andersen Usuário

    2 0 0

    Desde 24 Dez 2008
    Viçosa MG Brasil
  18. wandique

    wandique Usuário Intrometido

    Hernani,

    Comprei recentemente o Project Tube Box SE II (ele é valvulado) e não paguei muito
    mais que a Needle Doctoe está pedindo. Sair de um NAD PP-2 para este pré da Project
    foi um salto tremendo. Tive um aumento do palco sonoro e mais detalhamento, as
    audições passaram a ser mais prazerosas, estou redescobrindo meus LPs. Aliado à
    uma capsula ORTOFON 2M Blue a coisa ficou melhor ainda. Minha experiência com
    prés de phono é esta, gostaria de poder experimentar o Rega, muita gente fala muito
    bem dele. Mas por enquanto estou muito satisfeito com o Project.
     
  19. Davide - Magis Audio

    Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO


    Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    Parabéns Wandique, esse pré é muito bom (y) e uma dica, nem precisa trocar as válvulas dele na busca de outras melhores, as originais casam perfeitamente com o pré (y)

    o passo para melhorar é de fato a fonte (y)

    um abraço e ótimas audições
     
  20. HBAr

    HBAr Não mudamos o começo mas podemos fazer um novo fim


    Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Wandique..fique com o Project..está muitíssimo bem servido com este modelo...senhor pré por um custo "razoável" :D

    Abçs,

    Hernani
     
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso