Anúncio do HT Forum

Clube do Toca Disco Project

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por Paulo Renato, 13 Nov 2012.

1. RK_BLUES

RK_BLUES Usuário

Desde 12 Mai 2019
    São José do Rio Preto-SP
    Boa tarde!
    Essa é minha primeira postagem, portanto peço desculpas se cometi algum engano.
    Adquiri recentemente um Essential III e gostaria de saber se haveria algum problema de VTA se substituísse a capsula atual (Ortofon AM 10) por uma "Ortofon 2M Red" ou por uma "Audio Technica AT-VM95E" por exemplo.
    Se puderem dar também outras sugestões de capsulas agradeço.
    Abs,

2. Julio.C.

Julio.C. Usuário

Desde 20 Mar 2015
    Joinville - SC
    Olá!

Talvez você tenha que trocar o contra-peso. Tenho um Debut Carbon que veio com essa cápsula, porém o peso que veio nele não deu conta da cápsula nova (Nagaoka MP-110). Confira qual o contra-peso do seu antes da troca para saber qual o ideal. Se os colegas tiverem mais informações, também agradeço.

Abraços!

• 1
  3. Carlos Lopes

Carlos Lopes Usuário

Desde 7 Dez 2007
    Palmas/TO/Brasil

Então,

Comprei o TD + preamp na loja B&H PHoto de NY.
    Eles colocaram a caixa grande do TC em duas sacolas reforçadas. Para despachar p SP embrulhei um pouco melhor nas sacolas da loja, mas chegando lá ela pediu para deixar apenas a caixa e retirar as sacolas.
    Qdo cheguei no aeroporto de SP falaram que não havia chegado o TD e talvez ainda estivesse em NY, por algum motivo.
    O atendente preencheu o formulário de extravio e falou p aguardar. Um dia depois recebi no apto.

Pode-se dizer que não havia nenhuma fiscalização na alfândega, estava as moscas, talvez pelo preço alto do dólar e poucas compras dos turistas.

Flws!!!

• 1
  4. edmararj

edmararj Usuário

5.434 5.335 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @RK_BLUES@RK_BLUES

Todas as duas cápsulas são boas escolhas.
    Para saber se será necessária alguma alteração no VTA, será necessário saber qual é a altura de cada cápsula e compará-las com a altura da Ortofon AM10.
    Após a cápsula instalada, o ponto de partida para a regulagem do VTA é a altura do braço em que o eixo do tubo do braço fica paralelo ao plano do disco.

Edmar

• 3
  5. chimay

chimay Usuário

Desde 15 Dez 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Olá. Sou novo aqui no clube. Adquiri um Pro-Ject Debut Carbon D.C. com a Ortofon Red e com apenas 10 horas de uso faz 3 dias. Meu t.d. Anterior era um Technics SL-5300, que substituiu um Thorens 126 Mk III cujo motor se desmanchou.

Cansei de ficar consertando os vintages e estava pensando pegar algo moderno quando apareceu uma ótima oportunidade nesse Pro-Ject. Adorei esse toca-discos. O braço segura muita coisa que nem o SME da Thorens segurava.

Acontece que eu tenho duas cápsulas que usava na Technics (vantagem do shell removível). Uma Shure V15 Type III com agulha Jico e uma Audio-Technica 120E. Estava muito curioso quanto à Ortofon RED, e minhas primeiras impressões foram meio confusas. Achei que ela é bem generosa quanto a certos ruídos nos discos, tem um grave legal, e um som interessante. Mas me pareceu ter um palco bem mais limitado e ser menos dinâmica que a Shure. Sem contar que a Shure parece que tinha mais extensão nas altas frequências e era mais neutra. Claro que isso é muito falho porque nossa memória acústica é ruim.

Então eu pergunto aos colegas se alguém já comparou a Ortofon RED com alguma das cápsulas acima e qual a opinião. Como dá bastante trabalho trocar e alinhar nesse braço, não quero ter esse trabalho à toa.

Agradeço desde já a ajuda.

• 1
  6. chimay

chimay Usuário

Desde 15 Dez 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    20190915_221954.jpg

Eu recomendo esse clamp da Record Doctor para o Debut Carbon. Ele é leve, mas exerce boa pressão apertando o centro.

• 1
  7. Faustino

Faustino Faustino

822 1.049 411

Desde 13 Mai 2009
    Joinville/SC
    Parabéns pelo toca discos. Vc fez uma excelente aquisição (y).
    Infelizmente eu nunca escutei as duas cápsulas extras que vc tem. Só a red mesmo. Que me parece uma cápsula muito justa pelo preço :aplauso:. E os projects costumam casar muito bem com as ortofons.
    Da audio technica eu conheço bem(ainda tenho uma de back up) a 150mlx, que é uma excelente cápsula. Ela é mais precisa que a red nas frequências mais altas, o que termina melhorando o palco e gerando uma micro dinâmica melhor.

Grande abraço,

Fabio

• 3
  8. chimay

chimay Usuário

Desde 15 Dez 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Obrigado, Fábio!

Também estou achando a Red muito boa pelo preço. Aproveitei o final de semana para ouvir bastante música e reparei que ela está abrindo um pouco. Ainda está muito nova. É por isso mesmo que eu gostaria de saber das experiências dos colegas em relação às outras cápsulas. Com certeza vou deixar a Red nela por um tempo, para amaciar e para poder apreciar bem o som dela.

Abraço,

Paulo

• 2
  9. Faustino

Faustino Faustino

822 1.049 411

Desde 13 Mai 2009
    Joinville/SC
    Exato. Vale a pena dar uma chance para esta cápsula.

Grande abraço,

Fabio

• 1
  10. juan SL

juan SL Usuário

1.467 1.257 331

Desde 19 Jan 2012
    sao paulo
    Quando puder experimente a 2M Bronze... ela é praticamente imbatível na sua faixa de preço.

• 2
  11. chimay

chimay Usuário

Desde 15 Dez 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Essa é uma questão para mim. Valeria a pena vender a Shure e a Áudio Technica para pegar a Bronze?

12. chimay

chimay Usuário

Desde 15 Dez 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Andei lendo que a Shure V15 Type III está no patamar da Black. Será? Eu nunca ouvi nem a Black nem a Bronze.

13. djmmaster

djmmaster Usuário

362 153 78

Desde 4 Mar 2014
    Pelotas RS
    ontem resolvi fazer um mat de cortiça pra mim, visto que o da project custa 30 euros!!, por 18 reais (preço da folha de cortiça de 2mm) da pra fazer 2 mats, usei o prato para marcar na cortiça e cortei com uma tesoura, ficou muito bom. o mat original do debut carbon sempre me incomodou (as vezes saia grudado no disco quando eu o tirava do toca discos) esse de cortiça é bem mais interessante

• 2
  14. chimay

chimay Usuário

Desde 15 Dez 2008
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Como fez com o furo central?

15. djmmaster

djmmaster Usuário

362 153 78

Desde 4 Mar 2014
    Pelotas RS
    o furo central é o mais dificil!! marquei ele usando o prato (da mesma forma que marquei as bordas) e usei uma broca na parafusadeira com bastante cuidado, depois dei uma ajustada com o estilete e ficou bem bom

• 2
  16. marcio.1976sp

marcio.1976sp Usuário

Desde 23 Dez 2012
    São Paulo/ SP
    A Black fixa excelente no Project.

17. wbarth

wbarth Usuário

98 28 12

Desde 14 Jun 2017
    São Paulo
    Galera, fico feliz de poder participar deste grupo, acabo de receber e colocar pra tocar meu Pro-ject debut carbon sprit.

Comprei usado e tinha um fio branco quebrado da cápsula, consertei fácil, mas a cápsula também estava com pau :(

Como tinha uma áudio technica at311 coloquei e alinhei, deu ajuste de antiskating tudo ok.

Agora gostaria de saber, vale a pena colocar a ortofon red original?

A diferença se som será gritante?

Valeu a todos.

15726452885705493822675688983807.jpg 15726453319383431909773576751353.jpg

• 1
  18. wbarth

wbarth Usuário

98 28 12

Desde 14 Jun 2017
    São Paulo
    Pessoal, usei o app RPM Speed &Wow para medir a velocidade de 33 1/3 do meu TD debut carbon e tive o resultado de 33,44rpm, sei que isso corresponde a 0,34% de variação da velocidade e já vi tópicos dizendo que +-2% são aceitáveis.

Mas como sou de exatas, RS, não me conformei e resolvi ajustar a velocidade do TD.

Bem o debut não tem ajuste de velocidade, então o que fiz. Aumentei um pouco do diâmetro do prato inferior, aquele que é acionado pela correia adicionando uma camada de fita isolante de qualidade (3m) e sem deixar sobreposição. Medi com paquímetro e a fita adiciona 0,20 milímetros ao diâmetro do prato.

Refiz a medição e acabei por ter uma velocidade quase perfeita de 33,34rpm.

Screenshot_20191105-174605.png

Como precisei diminuir a velocidade foi fácil, aumentar seria um pouco mais complicado pois teria de aumentar o diâmetro da polia que fica no eixo do motor, mas creio que o princípio da fita também resolveria.

Abs.

19. Dinho

Dinho Usuário

Desde 1 Out 2005
    Belo Horizonte
    Wbarth,

Apenas como sugestão: faça outras medidas por outros meios (com disco estroboscópio, por exemplo).

De repente a diferença que obteve na primeira medida, pode estar dentro de eventual margem de erro do equipamento usado na medição.

Confesso não conhecer esse app em particular para atestar sua confiabilidade. Assim, uma "segunda opinião" na medida, é sempre bem vinda. Eu não confio muito em app para esse tipo de medição... :assobio:

Abraços.

• 1
  20. wbarth

wbarth Usuário

98 28 12

Desde 14 Jun 2017
    São Paulo
    Dinho, obrigado pelo retorno, sim vou fazer o teste também pelo disco strobo, já baixei o disco da Pro-ject e o imprimi, porém não tive tempo de montar o led strobo, assim que o fizer irei verificar e colocar as informações.

Vlw

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso