Anúncio do HT Forum

CLUBE DO TOCA-DISCOS REGA

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por HBAr, 20 Set 2009.

1. HBAr

HBAr Revolução nada mais é que a volta ao passado.

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Bem....não resistí...a pedidos de vários amigos...crio aqui o “Clube do Toca-Discos Rega” ( “copiando” o amigo NMA, que teve ultimamente a idéia de criar o Clube dos maravilhosos Clearaudio ).

Sei que já existe aqui no Fórum o Clube Rega, mas me pareceu interessante criar um específico dos Toca-Discos desta marca.

Vou falar um pouco sobre a Rega, baseado em minhas “fuçadas” por aí... mais uma vez friso: não tenho qualquer interesse comercial sobre a Rega....sou apenas seu admirador.(y)

Seu idealizador, o excêntrico, genial e controverso Roy Gandy :doido:, como muitos fundadores das indústrias de áudio, iniciou sua “jornada” construindo seus próprios equipamentos, como caixas acústicas ( com gabinetes de concreto ) e realizando melhorias em Toca-Discos de amigos. Nesta época trabalhava como editor técnico da Ford Motor Company.

Em 1973, juntamente com seu amigo Tony Relph, criaram o nome REGA ( RElphGAndy ) e começaram a construção de seu primeiro TD, o Planet, um brilhante e simples projeto, com um sólido prato, formado por várias “bolinhas” que suportavam o vinil. Depois de anos construindo-os em seu tempo livre, Roy deixou a Ford e montou sua primeira fábrica em Rochford, Inglaterra ( interessante trocadilho, Roch FORD..:lol: )...depois de um tempo sua sociedade com Tony se desfez e Roy juntou-se a Terry Davies.

Foi então lançado em 1975 o Planar 2, com um excelente braço de média massa feito pela Acos, com formato em S, silencioso motor e um prato de vidro com tapete de borracha..seu preço na época de 95 libras era um pouco maior que os Direct Drives de massa Japoneses, com uma qualidade sonora superior , segundo os críticos da época.

Finalmente em 1975 foi lançado o que ainda hoje é considerado o grande sucesso da marca : o Planar 3.
    Já em 1983 outro marco: o braço RB300, feito de uma única peça de alumínio, que foi vencedor do prêmio “ Modern Metals”. Este braço pulverizou na época concorrentes no mesmo, ou próximo, nível de preço. Custando 90 libras, era superior em vários aspectos ao excelente Linn Ittok LVII, que custava então 253 libras. Ainda hoje é “figurinha carimbada” em vários TDs considerados “High-End” do mercado, dos mais diversos fabricantes.

O princípio da Rega está baseado na máxima rigidez construtiva possível, apostando suas fichas em um motor praticamente livre de vibrações, ao invés de complexos sistemas de desacoplamento. Gosto muito de sua “simplicidade”, alinhada a excelente construção, tornando-o um TD quase que “plug and play”.

Tive o prazer de ouvir vários TDs desta marca e todos sempre me surpreenderam com uma qualidade musical maravilhosa. São TDs que tocam música.

Espero que muitos amigos compartilhem desta mesma admiração e todos estão convidados a trocar aqui experiências, conhecimentos, fotos, filmes, links, dúvidas, etc....vamos lá gente.

Em breve postarei minhas impressões de meu novo “menino” ,Rega P9, e algumas fotos......

Um abração a todos,

Hernani

2. NMA

NMA ANALÓGICO & ANALÓGICO

8.724 6.035 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Já estava na hora!!!:aplauso:

3. oldair

oldair Usuário

Desde 28 Set 2006
    Curitiba/Pr - Brasil
    Muito bom, Hernani.
    Infelizmente não faço parte deste clube, mas estas histórias são muito legais de conhecer

4. zairon

zairon Usuário

Desde 26 Nov 2008
    Rio de Janeiro/RJ
    Minha paixão.. e tem um pra vender aqui no forum!!! :D

5. Fjpsam

Fjpsam Usuário

Nossa essa aula sobre a história da Rega e eu peço a minha inscrição neste Clube com o meu Rega P5.
    Espero que aqui tenhamos a chance de discutir e falar as inúmeras possibilidades de mexer neste aparelho,procurando melhorar ao máximo o desempenho desses Tds. O meu estou cheio de idéias para modificar e isso será em breve!
    Vamos colocar umas fotos para ilustrar e deixar os post mais bonitos!
    O meu estou usando Cápsula Denon DL 304 e Fonte Externa TTPSU Rega para completar o conjunto!

abs
    Fernando(y):aplauso:

6. Batuta

Batuta Sou Todo Ouvidos

Desde 10 Set 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Amigo Fernando,(y)

Parabéns pelo P5, coisa linda!:aplauso:
    já tá pensando em mods...:D

Abraço,
    Robson

7. Jose Ricardo

Jose Ricardo Usuário

Desde 17 Set 2005
    RJ
    Tambem faço minha inscrição no Clube,ja que tenho comigo um Planar 3 e um P3.O Planar 3 esta com uma capsula Shure M97XE e o P3 trabalhando agora com uma Grado Prestige Black.Como ja foi dito,é um toca discos fantastico e que depois de tantos anos usando os japoneses,agora sim me identifiquei com o Rega.Não posso deixar de falar no seu conterraneo,o Garrard Zero 100C que ainda mantenho e que tambem não deixa a desejar .Feliz ideia esta de se criar um clube do Toca Discos Rega,ja que é um "amigo" que não nega fogo nas horas em que temos dificuldades analogicas de nos posicionarmos sobre um bom toca discos.Bom e que não "esfola" nosso bolso :aplauso:Parabens Hernani !!!!!(y)

8. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Pessoal,

Como prometido, minhas breves impressões e algumas fotos do Rega P9.

Em resumo, a diferença sonora em relação ao Rega P7 foi maior do que pensava, pois agora tive condições de comparar os dois com a mesma cápsula.....

Apresenta um nível de detalhamento superior, melhor foco, palco, graves ainda mais "fincados" e por aí vai....não vou me alongar :D...também custa quase o dobro do P7..não existe almoço grátis. ;)

Como nota : Instalei um contra-peso da Michell e fiquei impressionado com a melhora sonora. Os graves ganharam uma extensão ainda maior , com melhor detalhamento e melhor trilhagem da agulha. Realmente o centro de gravidade mais baixo do contra-peso, alinhado com a cápsula , deve ser uma das razões para esta melhora sonora.
    Me pareceu que diferença foi mais percebida no Rega P7 e braço RB700 que no P9...vai a dica: vale muito a pena este upgrade para proprietários de braços Rega (y)

Foto do menino por inteiro

Braço RB 1000

Contra-Peso Michell

Fonte Externa ( pesa 9kg, aqui em comparação com a do Rega P7 )

Abraços,

Hernani

9. aamericano

aamericano Usuário

Desde 22 Set 2008
    Campinas/SP/Brasil
    Caro Hernani,

Parabéns pela concretização do sonho! Boas audições!!

Alberto

10. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Hernani, onde você comprou o contra peso Mitchell:aplauso:, e onde vc comprou esse maravilhos clamp da Thorens:aplauso:. Hernani, esse contra peso, é "adaptável" em qualquer braço retilíneo?.
    Relembrando a música do Roberto Carlos, se algum dia for vender esse Rega, NÃO SE ESQUEÇA DE MIM:rofl::rofl::rofl::rofl:.

11. Renato Nickel

Renato Nickel Usuário

Desde 15 Jul 2004
    Curitiba
    Agora o meu amigo Hernani está feliz:rofl:. Parabéns Hernani, belíssimo TD. Parabéns também para o amigo Fernando, lindão esse P5, dá até vontade. Um dia quem sabe vou nessa, deixa eu capitalizar novamente.(y)
    Renato

12. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Antunes,

O Michell você consegue encontrar na Needledoctor..o Thorens comprei do amigo CRR aqui do fórum..mas o Geremias também vende.
    Este contra-peso é feito somente para braços Rega.

Abçs,

Hernani

13. Álvaro Coutinho

Álvaro Coutinho Usuário

Desde 1 Mai 2007
    Rio de Janeiro
    Oi!

Parabéns Hernani! :aplauso: Acredito que esse Clube vai bombar! :D :aplauso:

Uma pergunta a você e a todos: de quem é a Distribuição Oficial no Brasil? Som Maior?

Curta muito o novo brinquedo. (y)

14. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Até pouco tempo atrás era a Gramo..agora, infelizmente, não há mais representante.

Abraços,

Hernani

15. Álvaro Coutinho

Álvaro Coutinho Usuário

Desde 1 Mai 2007
    Rio de Janeiro
    Isso! Gramophone! (y) Pena mesmo... :(

16. Fjpsam

Fjpsam Usuário

Batuta amigo na verdade são pequenos ajustes na criança,coisa planejada na compra,mas que agora sei o quanto valeu essa compra e seus acessórios!hehe

abs

Valeu Renato aproveita que o bicho toca muito!

17. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Alguns vídeos legais.....alguns até já postei aqui no HT..mas creio que este seja o post adequado :

Explicação sobre características técnicas do Rega P7

[yt]1Qgli6ylxbk[/yt]

Agora do P3-24

[yt]m7mzdDM2cHc&feature=fvw[/yt]

Primeiro Rega Planar 3 ( com braço em S Rega R200 - feito pela Acos )

[yt]AYNsSKmCjD4&feature=related[/yt]

Abçs,

Hernani

18. Fjpsam

Fjpsam Usuário

Pessoal vou colocar um breve relato desses poucos dias com o P5!
    Seguindo as normas do Presidente HBA vou dar uns pitacos sobre o aparelho! Na verdade vou expor na minha visão os pontos negativos e positivos desse Td.

O que não gostei:

1- Soquete de encaixe da fonte externa ao TD, achei uma porcaria para um aparelho desse nível merecia ser aquele de rosca ao invés de encaixe; se você fizer qualquer mexida no fio ele folga.
    2-Os Pés de borracha também achei fraquinho demais,merece uma mudança para spikers,já pensei nisso e o custo é pouquinho vale investimento.
    3-Subplatter de plástico merecia um de metal,mas essa mudança é mais custosa e por hora vai esperar.

As virtudes:

Depois de escutar uns dias o P5 é facil notar a sua musicalidade,palco bem definido,recuado,uma sensação de conforto auditivo que não cansa jamais e agudos muito abertos e graves apenas bons.Fiquei neste inicio sentindo falta da sonoridade mais quente do RPII, que esta tocando muito com a Denon 103.Porém, a resolução do P5 é sem dúvida mais limpa,transparente que o RPII,nesta fase usei a Fonte TTPSU ligada direta ao TD com a cápsula Denon 304, senti uma certa de dificuldade de ajuste no braço, que foi superado após alguns dias e nada excepcional que nenhum não possa fazer.Contudo, ontem mudei o contra peso original pelo modelo Michell e aí o resultado foi quase uma queda do sofá!
    Impressionante como isso elevou a qualidade de execução musical do TD,simplesmente tudo melhorou_transparência,detalhamento,os graves ficaram muito mais firmes,secos,articulado e agudos fantásticos extensos e tudo com uma "doçura" que lhe impede de desligar o aparelho;o meu desejo foi escutar todos os Lps ontem ,sem parar,jazz,rock,mpb,vozesfemininas,cordas uma delicia:rofl:.Enfim,me deixou satisfeitissimo com uma pequena mudança ,transforma a qualidade desse TD,diria que quem tem um Rega deveria fazer up,não é caro e você executa em casa sem maiores problemas.Enfim, ainda vou dar uma fuçada no fim de semana e testar algumas variações que posto mais a frente.

abs
    Fernando:D

19. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Amigo Fernando,

Realmente este contra-peso Michell é um achado..acredito que a diferença será ainda maior para quem possui um braço RB300 (y)

Abçs,

Hernani

20. Brechoh

Brechoh Usuário

7 0 0

Desde 14 Set 2009
    Itamaraju/BA/BR
    Hernani,

Solicito minha inscrição no Clube...(y)

Recebi hoje meu primeiro TD... um Rega P3...:aplauso:

Estou iniciando no mundo analógico, mas pelo pouco que ouvi até agora, é uma viagem sem volta...:concordo:

O teu P9 e o P5 do Fernando estão lindos demais... parabéns aos dois...:aplauso::aplauso:

Grande abraço!:aplauso:

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso