Anúncio do HT Forum

CLUBE DO TOCA-DISCOS REGA

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por HBAr, 20 Set 2009.

1. HBAr

HBAr Não mudamos o começo mas podemos fazer um novo fim

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Edson,

A Super Elys é de fato uma cápsula muito musical, com médios calorosos e presentes ( na minha opinião seu ponto forte ). Tem, naturalmente, um ótimo casamento em braços Rega....apresenta como limitações, em minha opinião, uma certa falta de extensão e detalhamento em alta...e é uma cápsula um pouco mais ruidosa...talvez a Denon tenha lhe agradado mais por não apresentar estas "limitações", mantendo igualmente uma ótima musicalidade....os braços Rega conseguem de fato minimizar o desajuste do VTA, mas sugiro que procure testar com espaçadores próprios se encontra melhora aumentando a altura do braço..sou testemunha que esta melhora existe(y)( eu também não acreditava )

Abçs,

Hernani

2. Fjpsam

Fjpsam Usuário

Olha de Denon eu tenho alguma experiência,pois testei as MCs de várias forma_ RPII e Rega P5 com Denon DL 304 só se mostrou depois de colocado dois espaçadores de 2mm no braço RB700 e aí a loirinha faz muito bonito,além da Dl 103 que também precisa desse VTA bem positivo de +/-2,5mm fica sucesso.É outra cápsula com VTA positivo!:aplauso:
    Testa e aproveita tudo da sua Denon.
    abs
    Fernando]]

3. Edson Ricardo

Edson Ricardo Usuário

Desde 7 Dez 2005
    Rio de Janeiro
    Valeu pela dica, Hernani

No meu set a Super Elys não apresentou esses médios calorosos que você falou, apresentou sim, muito detalhamento mas pouco "peso", achei até que era problema do pré ou mal regulagem do mesmo, o fato é que consegui uma melhora trocando os cabos de ligação e força do TD, já que havia feito um mod com o Ulisses para a instalação de RCA's e IEC. Não havia problema algum com o pré e não estava mal regulado, acho que era uma certa incompatibilidade entre os equipos, tanto que ao ligar o TD com a S. Elys no pré de phono do pré amp RC-03 da Rotel o som era bem melhor, com um baita peso. Já a Denon e Grado ficam muitíssimo melhor com o pré do Timi e vou tentar melhorar mais ainda com a adição das arruelas. Uma pergunta, se puder ajudar: onde adquiro essas arruelas e como fazer a instalação? há alguma informação a respeito? Desde já agradeço a gentileza pelas informações. Abraço a todos,
    Edson Ricardo.

4. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Edson,

No site da Needledoctor você conseguirá encontrar estes espaçadores ( spacers )...procure em acessórios Rega (y) A instalação é bem simples...é só retirar o braço e colocar os espaçadores ...

Abraços,

Hernani

5. edmararj

edmararj Usuário

5.125 4.785 701

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Pessoal,

Sexta-feira chegou o clamp Michell para o Rega. Já experimentei e achei que houve uma melhora no som, senti um pouco mais de detalhes. Pode ser auto-sugestão, vou continuar testando.
    Mas constatei uma coisa: A Rega recomenda só desligar o motor quando não for mais houvir discos e fica um pouco difícil tirar e colocar o clamp com o prato rodando, devido ao fato dele ser de pressão e aperto.
    Como é que o pessoal daqui usa esse clamp?
    Na revista Stereophile deste mês tem duas recomendações para os TD Rega:
    O VPI VTA (preço sugerido de US$150) e o contrapeso Kerry Audio Design F2 Titanium (http://www.audiogon.com/cgi-bin/cls.pl?anlgtnrm&1258805034 - preço sugerido de US$129). Ambos analisados pelo Michael Fremer, sendo que nesse último o comentário dele foi de uma melhora "amazing". No VPI VTA ele fala que recomenda mas é necessário alargar o furo na base (artigo legal sobre o VTA: http://www.tnt-audio.com/sorgenti/vta_e.html).
    Como já encomendei o contrapeso da Michell, vou aguardar para ver.

Encomendei com o Frank da GrooveTracer o subplatter Reference. Depois que chegar posto aqui as minhas impressões sobre o conjunto.

Abraços a todos!

Edmar

6. NMA

NMA ANALÓGICO & ANALÓGICO

8.896 6.412 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Edmar, boa noite

O que sei ... a REGA produz um anel para ajuste de VTA para a VPI ... é uma alternativa ... casos excepcionais! Pois os seus braços, VPI, todos possuem e permitem ajuste de VTA. Correto? Comente ...

Sempre desligo o meu motor e em seguida desatarraxo o clamp(y)

7. edmararj

edmararj Usuário

5.125 4.785 701

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Caro NMA,

Sim, a Rega fabrica anéis de 2, 4 e 10mm, e que podem também ser usados em várias combinações para obter outros valores. Fabrica também um adaptador ajustável com as posições de 2, 4, 6, e 8mm. No entanto, são valores discretos. Se voce precisar de 3 ou 5,5 ou 6,5, você tem que pegar o valor mais próximo. No caso do VPI VTA o ajuste é contínuo, podendo obter o valor mais próximo para obter o paralelismo.

Quanto à remoção do clamp, a minha dúvida é: O que é menos prejudicial: Ficar ligando e desligando o motor para tirar o clamp ou retirá-lo com o prato em movimento, correndo o risco de colocar uma resistência no movimento do prato e prejudicar o conjunto motor/correia?

Abraços,

Edmar

8. NMA

8.896 6.412 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Coloque o clamp .. Liga o motor ... Desligar o motor ... agora tirar o clamp! Mudou de lado o LP ... Coloque o clamp .. Liga o motor ... Desligar o motor ...

9. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Só não será necessário ligar e desligar no caso de se utilizar peso ( como utilizo ) ao invés de Clamp....a função de ambos é a mesma...

Abçs,

Hernani

10. cjmcb

cjmcb Usuário

Desde 4 Nov 2007
    Londrina-PR-Brasil
    Olá NMA,
    Desculpe a ignorância, mas não entendi nada...:-/:doido:

11. Edson Ricardo

Edson Ricardo Usuário

Desde 7 Dez 2005
    Rio de Janeiro
    Valeu Hernani,
    Obrigado mais uma vez.
    Edson Ricardo

12. edmararj

edmararj Usuário

5.125 4.785 701

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Caro Hernani,

O efeito no disco é o mesmo, porém o efeito sobre o rolamento do prato e no motor já não é. O clamp pressiona o disco contra o prato sem aumentar muito o peso, já o peso pressiona o disco e aumenta o peso do conjunto sobre o rolamento provocando ao longo do tempo maior desgaste. Na minha opinião o clamp é melhor justamento por isso, ele não força o motor nem provoca um desgaste maior sobre a bola do rolamento (bearing). Mas em compensação temos o liga/desliga ou o esforço para tirar e colocar o clamp sem desligar o motor.
    Todos têm prós e contras, temos que analisar quais "contras" são menos prejudiciais à saúde do Rega.(y)

Abraços,

Edmar

13. NMA

8.896 6.412 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Você está certo Carlos!!! VTA é assunto profundo ...

Inclusive estou retirando este post!

---------- Mensagem adicionada às 01:06 ---------- Mensagem anterior foi às 00:57 ----------

Este artigo me mostrou a complexidade do tema!!!

14. cjmcb

cjmcb Usuário

Desde 4 Nov 2007
    Londrina-PR-Brasil
    Olá NMA,
    Tem bastante material (de boa qualidade) publicado nos tópicos a respeito.(y)

15. NMA

8.896 6.412 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Grato!(y)

16. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Pois é amigo NMA..VTA é um assunto controverso..o ideal, na teoria, seria ajustá-lo para cada LP..é uma questão de compromisso..de tentar achar a média ideal.

Concordo com você que o paralelismo é a regra de "ouro"..mas já existem correntes que dizem que VTA um pouco negativo é o ideal..na verdade o "ideal" nunca será alcançado...

Abraços,

Hernani

17. NMA

8.896 6.412 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Hernani, bom dia

Sem falar dos discos levemente empenados que são todos ... o corte do Styllus ... temperatura gerada com a trilhagem ... obter VTA "ideal" só dinâmico com o KUZMA e outros que permitam este ajuste em tempo real ... E ter uma excelente audição!!!:lol:

18. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Daí é legal..mas haja paciência para ficar ajustando a cada LP....:lol:

Abçs,

Hernani

19. guerra

guerra Usuário

Desde 20 Jul 2004
    São paulo/SP
    Olá,

Tenho um Rega Planar 3 desde 2004 ou 2005 (comprado usado aqui no fórum) Hoje uso uma Dynavector 10x5. Agora estou pensando em upgrades e ja encomendei o contrapeso da Michell na Trichord Research também.
    Vi que voces indicaram os produtos da Groovetracer (principalmente o subplatter).
    Alguém conhece esse "concorrente" ?: http://www.cabezon.eu/ . Detalhe: eles anunciam no e-bay a preços inferiores ao site.

Abraço,

Guerra

20. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Guerra,

Já lí alguma coisa sobre esta marca, com boas recomendações, mas é Inglesa ( frete mais alto ) e os preços são em Libras...será que não valeria a pena comprar o da Groover ?.... pois se houver diferença de preço não será tão representativa....

Se pensar em outro UP, pode pensar no limpa agulhas da Onzow ( já comentei aqui no Fórum em outro tópico ) e / ou uma outra cápsula. Não que sua cápsula não seja boa, pelo contrário, mas com certeza seria um UP seguro.....a troca do cabeamento interno do braço também é por muitos recomendada.

Abraços,

Hernani

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso