Anúncio do HT Forum

CLUBE DO TOCA-DISCOS REGA

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por HBAr, 20 Set 2009.

1. guerra

guerra Usuário

Desde 20 Jul 2004
    São paulo/SP

Pois é Hernani. Perguntei porque enviei um e-mail p/ eles pelo e-bay. O subplatter deles sai por £ 89,99 (pelo site £99,99) contra U$ 250,00 da groovetracer. Ambos vêm com a "ceramic bearing" e lubrificantes.
    Não perguntei do frete, mas em Reais (hoje):
    ISOkinetik aluminium sub platter = £89,99 * 2,884 = R$ 259,53
    Groovetracer = US$250,00 * 1,755 = R$ 438,75

Achei a diferença considerável, por isso perguntei se vocês ja tinham ouvido falar. O interessante agora é levantar o valor do frete.

Já uso um líquido p/ limpeza de agulha e outros p/ limpeza dos discos comprados na Acousticsounds. Estou no trabalho e não saberia dizer as marcas agora.

Quanto à cápsula, foi sugestão dos fóruns internacionais como um excelente casamento e custo benefício. Mas nesse tempo todo só utilizei a Rega Elys que veio com ele e uma Grado Gold. A melhora com a Dynavector foi absurda. Não tenho experiência de outras marcas nem amigos que tenham Rega, mas não sei quanto em precisaria gastar por uma cápsula melhor. Essa Dynavector eu encomendei por US$ 390,00 (e já subiu!) e consegui não pagar imposto! (sorte eu acho!). Aceito sugestões dos mais experientes.

Abraços a todos

Guerra

2. edmararj

edmararj Usuário

5.146 4.825 701

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Prezado Guerra,

Adquiri recentemente de um colega aqui do forum um Rega P5 e já parti para fazer uns upgrades que parecem unanimidade (não pelas marcas): um clamp (comprei o da Michell), o contrapeso do braço (também encomendei o da Michell) e o subplatter (encomendei o GrooveTracer Reference). Na época não tinha visto esses produtos da Isokinetik.
    Dessas aquisições, só recebi até agora o clamp. Acredito que, embora tenha encomendado no mesmo dia, o contrapeso tenha ido para a receita federal para calcular o imposto, pois ainda não o recebi. Para o frete do subplatter paguei US$35 e já está no Brasil (tenho o tracking dele), provavelmente também pagarei imposto sobre ele (o pessoal do Rio sofre!). Para a compra deste último, mandei um e-mail para o Frank da Groovetracer perguntando se ele mandava para o Brasil e o custo do frete. Na época ele me respondeu que não tinha o Reference para pronta entrega, só em duas semanas. Ele sugeriu também o modelo De Luxe. Argumentei que pretendia utilizar durante um tempo o prato de vidro e achava que o Reference tinha um melhor casamento e ele concordou. Duas semanas depois, ele me mandou um e-mail informando que já tinha o Reference para pronta entrega e perguntou se ainda estaria interessado. Se estivesse, que fizesse um deposito via Paypal na conta dele. Fiz o depósito numa sexta-feira e na terça-feira seguinte já recebi um e-mail do USPS com o tracking.
    Comparando as especificações do GrooveTracer com o Isosub GT kit da Isokinetik, eles têm muita coisa em comum no material usado no subplatter, diferem no rolamento e no acoplamento deste no eixo do subplatter (o Groovetracer usa uma bilha de zircônia que fica em contato com uma placa de safira no eixo do subplatter. O Isosub usa um rolamento de rubi safira ou cerâmica (ou será rubi ou safira ou cerâmica ?!?) trabalhando em contato com aço reforçado. Ambos com concentricidade de 0,001". A minha única dúvida com relação ao Isosub é quanto ao balanço da peça uma vez que é vasada. É meu sentimento que é mais fácil obter um melhor balanço com o disco do subplatter cheio. Mas como a velocidade de rotação não é alta, o efeito pode ser insignificante.
    Ambos parecem ser excelentes produtos e lógico o Isosub é bem mais barato.
    Quanto ao Groovetracer, espero em breve estar trazendo o meu depoimento, juntamente com o contrapeso Michell.
    As minhas próximas aquisições serão uma balança, talvez a máquina de lavar discos do PHK e mais na frente um pré de phono melhor (o meu é um Creek OBH-8SE).

Abraços,

Edmar.

PS.:O anúncio do Isosub no eBay também é com o frete gratis para qualquer lugar?

3. Mutuano

Mutuano It runs in the family...

Galera,
    Lembrei deste adapatador da Teres Audio: http://www.teresaudio.com/vta.html
    Acredito ser uma solução mais interessante do que a dada pela prórpria Rega. (y)
    Espero ter ajudado.
    []s
    Mutuano

4. guerra

guerra Usuário

Desde 20 Jul 2004
    São paulo/SP
    Olá Edmar
    Estou engatinhando nesses upgrades. Na verdade todo esse meu interesse começou quando eu pesquisava por um “mat”. Lavei o meu original da Rega e ele “encolheu” pela metade. Quando entrei na Web vi que esse também é “outro mundo”. Daí eu encontrei os “Kits Rega” e as infindáveis possibilidades de upgrades. O “Clube Rega” do fórum também só conheci há poucos dias.
    No e-bay, nos “Kit-Rega” encontrei o prato de acrílico da ISOkinetik de 25mm (o da Groovetracer tem 26mm) . Nas fotos tinha um subplatter . Mandei uma mensagem perguntando se o prato casava com o subplatter original e se eles tinham aquele subplatter da foto. Eles me responderam e passaram o preço (para compra pelo e-bay). Depois é que visitei o site deles. O anuncio do prato de acrílico de 25mm não aparece mais, mas por outros produtos anunciados eles cobram frete sim: http://cgi.ebay.com/ISOkinetik-ISOweight-Kit-REGA-counterweight-AND-ISOend_W0QQitemZ170315671384QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item27a79ae758
    O contrapeso da Michell já encomendei . O melhor agora é pesquisar por aí as impressões sobre o Isosub GT. Quanto ao clamp, estou usando este: http://cgi.ebay.com/LP-Record-Clamp...emQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item35a47b72f0 . É só um peso. Não quis comprar nada que apertasse o pino antes de trocar o subplatter. Nos LPs simples nota-se as diferenças com o clamp. Nos de 180 ou 200g não consigo perceber nada. Deve ter coisa muito mais eficaz por aí.
    Quanto aos “mats” que se dizem capazes de melhorar a qualidade sonora tem o “Achromat” – que também oferece uma opção de prato para os TD Rega – o tal “Achroplat”. Só que dizem que é muito leve (como prato); Foi daí que surgiu minha pesquisa pelos pratos de acrílico, etc. Tem também o “ringmat”, o da “Audioquest-Sorbogel” e por aí vai. Estou usando um mat totalmente improvisado – recortado de uma peça de borracha. Pelos reviews estou tendendo a um Achromat; http://www.needledoctor.com/Funk-Firm-Achromat-Universal-Record-Mat.
    Vou devagar, mas pela ordem, O contrapeso Michell, em seguida o “Achromat”, depois o subplatter. Pelos depoimentos nos fóruns, nessa combinação não seria relevante uma troca do prato por um de acrílico. Depois um Clamp melhor e por fim estudar com carinho uma nova cápsula.
    Abraços

Guerra

5. HBAr

HBAr Não mudamos o começo mas podemos fazer um novo fim

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Excelentes contribuições (y)

6. edmararj

edmararj Usuário

5.146 4.825 701

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Guerra,

Um bom artigo sobre mats: http://www.soundfountain.com/amb/ttmat.html

Se você está pensando em colocar um prato de acrílico, talvez valha a pena dar uma pesquisada, pois já li em mais de um lugar que nesse tipo de material o melhor resultado é não utilizar o mat, um clamp já é suficiente.

Já li tambem que a cortiça é um bom material para fazer o acoplamento do disco com pratos de metal e vidro (http://www.techradar.com/reviews/au...io/turntables/pro-ject-cork-mat-616797/review). A borracha tambem é um bom material mas tem que ser a mais dura.

Outro fator a se considerar tambem é a necessidade de se regular o VTA do braço quando se troca o mat com espessura diferente.

Abraços,

Edmar

7. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Edmar,

Lí igualmente que a mudança do prato para acrílico aumenta o nível de detalhamento mas pode deixar o som ao mesmo tempo um pouco mais "duro" e menos "natural" do que o de vidro....

De fato, não é aconselhável o uso de mat com pratos de acrílico

Abçs,

Hernani

8. ccaks

ccaks Usuário

Desde 28 Abr 2009
    RJ

Guerra, estou com vontade de encomendar um destes para meu P3-24 e vou viajar em Janeiro para Londres. Se aguentar esperar, posso trazer um para vc tambem. Me avise por mp e te dou o endereco para onde mandar em Londres. Eu trago e te mando por sedex daqui do Rio.
    Com certeza sai mais barato.
    Bjs
    Claudia

9. guerra

guerra Usuário

Desde 20 Jul 2004
    São paulo/SP

Hernani e Edmar,

Estou pensando em experimentar um mat (dito audiófilo) sobre o prato de vidro, por enquanto. Quanto ao VTA, tenho aqueles dois "circular spacers" de 2 e 4 mm da própria Rega. Por enquanto tenho me virado com eles. (quando troquei as cápsulas).

Abraço

Olá Claudia,

É raro uma mulher por aqui. Nosso Hobby é meio "Clube do Bolinha". Por mim está fechadíssimo. Vou te enviar MP. Sem querer abusar posso mandar uma cápsula também ???? :D

Guerra

10. ccaks

ccaks Usuário

Desde 28 Abr 2009
    RJ

Eu sei que é meio Clube do Bolinha, mas não ligo não... :p Curto muito meu Rega :feliz:

Já recebi sua mp e já respondi. Vou escrever para eles e ver como podemos fazer.
    Beijão,
    Claudia

11. edmararj

edmararj Usuário

5.146 4.825 701

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Caros,

Peguei ontem na agência do correio o subplatter GrooveTracer Reference que tinha encomendado para o meu P5.

Chegou bem rápido, saiu dos EEUU dia 24/10 e dia 06/11 estava disponível para a retirada nos correios.

Só troquei o subplatter agora à pouco. Já estou ouvindo alguns discos.

Pode ser impressão minha, mas acho que houve uma melhora na imagem do som (alguns chamam de palco) e melhora na clareza. Nesse último quesito, era de se esperar, porque uma das vantagens desse upgrade é que ele reduz o atrito e assim o ruído de fundo.

Vou ver se consigo colocar uma foto mais tarde.

Estou aguardando ainda o contra-peso Michell que ainda não chegou.

Abraços,

Edmar

12. edmararj

edmararj Usuário

5.146 4.825 701

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Pessoal,

Aí vão algumas imagens:

A primeira é do pacote aberto com o material:

[FONT=&quot][​IMG][/FONT]

A nota de 2 Reais foi colocada de propósito para dar uma referência da escala.

A segunda é o detalhe do magneto para retirar a bilha de aço original do P5, a bolinha de zircônia que vai substituí-la, o recipiente de óleo lubrificante e o material de limpeza do eixo do GrooveTracer para depois colocar o óleo lubrificante:

---------- Mensagem adicionada às 03:19 ---------- Mensagem anterior foi às 03:05 ----------

Mais imagens:

Agora o eixo do GrooveTracer R (reparem na placa de safira colada na part de baixo do eixo. Ela é que vai ficar em contato com a bolinha de zircônia):

... o subplatter original do P5:

[FONT=&quot] [/FONT][​IMG][FONT=&quot][/FONT]

---------- Mensagem adicionada às 03:27 ---------- Mensagem anterior foi às 03:19 ----------

Mais imagens:

O subplatter original já fora do lugar (a peça azul é uma capa de plástico para proteger a placa de safira) :

[​IMG][FONT=&quot][/FONT]

....os dois subplatters lado à lado (reparem que o original é um pouco mais alto. É porque o grooveTracer ainda tem na parte de cima os "Delrins" que farão contato com o prato):

---------- Mensagem adicionada às 03:35 ---------- Mensagem anterior foi às 03:27 ----------

Mais imagens:

A bilha de aço sobre a qual fica apoiado o eixo do subplatter original do P5:

As duas bolinhas, lado à lado;

[​IMG][FONT=&quot][/FONT]

---------- Mensagem adicionada às 03:38 ---------- Mensagem anterior foi às 03:35 ----------

As últimas:

O subplatter já no seu lugar:

....e finalmente com o prato:

13. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil

Parabéns !!!! belíssima peça de engenharia...Por favor, continue passando suas impressões pois, pelo que lí, este é um dos melhores upgrades em TDs Rega P2,P3 e P5

Abçs,

Hernani

14. Fjpsam

Fjpsam Usuário

Que up bacana esse edmararj!
    Parabéns e não deixe de colocar as suas impressões,pois essa é uma mudança que penso também!
    abs
    Fernando:aplauso:

15. HBAr

Desde 6 Nov 2005
    Brasil
    Pessoal,

Mais uma dica de upgrade. A troca do cabeamento interno é um up indicado por muitos. Retirei o texto abaixo da Vinylengine :
    " Wiring

On the RB250 and RB300 the external cable is fairly low grade and is fitted with cheap, plastic bodied phono connectors. Internally the wiring is moderately flexible but the arm ground is joined to the left channel signal ground. This provides an adequate solution to hum in most circumstances but any RFI is introduced into the signal path (not ideal) and some preamps, including those with balanced inputs, may not prove compatible.
    Removing the link between the arm ground and signal cable should be a top priority and a separate earth cable can easily be added during a rewire. You can also choose whether to replace the wiring with a single run from cartridge tags to phono plugs, have a soldered connection to upgraded external wiring or add a standard JIS (DIN style) socket to the arm for use with aftermarket cables. Directions for doing this without dismantling the arm can be found on the Hot Wired Rega page.
    For an improved earth contact see Audio Origami's webpage for details of his brass contact ground conversion. If you aren't proficient at soldering very thin wires and are worried about routing the new cable through the tonearm (this can lead to increased friction and mistracking), several companies now offer rewiring services at reasonable cost. "

Existem alguns fabricantes que oferecem estes cabeamentos, sendo os mais famosos a Isokinetik ( http://www.stoneaudio.co.uk/ ), Incognito ( http://www.stoneaudio.co.uk/ ) e Origin Live ( http://www.stoneaudio.co.uk/ ).

Um abraço,

Hernani

16. ccaks

ccaks Usuário

Desde 28 Abr 2009
    RJ
    Hernani, um rewiring por 132 libras (versão DIY) me parece um excelente custo x benefício (y) Uma boa dica ;)

17. RobertoHH

RobertoHH Usuário

Desde 5 Dez 2005
    SP-Br
    Que maravilha!! Edmar...Parabéns pelo up, esse p5 original já tocava muito com certeza agora vai tocar ainda mais...

Abs
    Roberto

18. edmararj

edmararj Usuário

5.146 4.825 701

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Caro RobertoHH,

Muito obrigado a todos:aplauso:

Ainda não tive tempo de apreciá-lo cuidadosamente, após a troca do subplatter, e também porque tem feito muito calor no Rio de Janeiro e isso me desestimula um pouco à parar para ouvir música. Mas espero que nesse próximo final de semana essas duas condições não estejam juntas novamente...

E você Roberto já está de posse da nova aquisição? Coloque os seus comentários comparativos aqui!

Abraços,

Edmar

19. NMA

NMA ANALÓGICO & ANALÓGICO

8.896 6.412 756

Desde 8 Ago 2008
    RIO DE JANEIRO
    Edmar e Guerra, boa noite!

solicito que vocês após experimentar o "mat" postem suas impressões ...
    Estou colhendo algumas informações pois pretendo fazer alguns up grades: mudar para "super platter" ou passar utilizar um mat!

Entre outros acessórios(y)

20. guerra

guerra Usuário

Desde 20 Jul 2004
    São paulo/SP

Edmar,
    Parabéns pelo subplatter. Pena que não consigo visualizar as imagens. Acho que tem alguma coisa mal configurada na minha máquina.

NMA,

Criei coragem e pedi um "achromat". Precisava de um "mat" urgente. Ainda não chegou. (Espero dar sorte e não pagar imposto!)

Abraços a todos

Guerra

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso