Anúncio do HT Forum

Clube do Vinho

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por rodrigojr, 30 Mai 2006.

1. rodrigojr

rodrigojr Usuário

Desde 17 Jun 2003
    São Paulo
    Anúncio do HT Forum
    Pessoal,

Desde minha recente viagem ao Chile minha coleção de vinhos aumentou consideravelmente de qualidade. Assim, acho que justifica um investimento em uma adega climatizada para 30 - 40 garrafas.

Alguém possui este equipamento? De que marca?

Por favor, postem suas experiências.

Abraços,

Rodrigo

P

• 2
  2. mardenmb

mardenmb Usuário

Desde 23 Out 2003
    BRASILIA - DF
    Rodrigo,
    Eu tenho uma de 42 garrafas. Da marca Haier que comprei no Duty Free por U$ 500.

Se vale ou não, acho que varia de caso a caso.

No meu caso eu comprei porque viajo com uma relativa frequência pra Argentina/Uruguai e sempre trago vinhos de lá. Trago vinhos muito bons, a preços também muito bons e vale a pena guardar.

Percebi que estava perdendo algumas garrafas depois de um tempo de guarda, porque o clima aqui em Brasilia é acima do recomendado em boa parte do ano.

Além disso, bebo vinho com uma relativa frequência (2 garrafas/semana) e ter o vinho na temperatura certa é sempre legal.

Em resumo, acho que só vale a pena pra quem curte vinho pra valer, bebe com uma certa regularidade e vai guardar garrafas de qualidade acima da média.
    Pra quem bebe raramente, o melhor é comprar na loja na véspera. Além da despesa com a compra, é bom lembrar do aumento no consumo de energia elétrica.

Agora, muita gente vê também como objeto de decoração. Mas aí eu já não dou palpite.

Abraço.
    Marden

• 1
  3. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    Rodrigo,

em casa nós temos de 50 garrafas Art des Caves

http://www.submarino.com.br/housewares_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=27&CatId=40429&PrevCatId=40429&ProdId=332195&ST=BV40429&OperId=0&CellType=2

infelizmente não posso lhe ajudar com mais informações pq eu raramente bebo vinho, prefiro meu velho e bom Johnnie Walker Black:aplauso: mas minha mulher adora a adega

sempre recebemos pessoas para almoço e jantar e o vinho está sempre na temperatura ideal, já que o clima daqui é quente demais

para quem curte vinho eu acho importante(y)

• 1
  4. rodrigojr

rodrigojr Usuário

Desde 17 Jun 2003
    São Paulo
    Johnnie e Mardem,

Muito obrigado pelos seus depoimentos.

Como eu já disse, estou com um estoque bem legal em casa e aqui em SP o clima também não está muito bom...

Que vidão, hein Mardem? Uruguai, Argentina... Vários Catenas, Susana Balbo etc... Se eu tô nessa eu morreria de cirrose.

Estou para comprar a da GE. Cabem 29 garrafas, encaixa direitinho no lugar que eu tenho disponível, a patroa gostou...

Abraços,

Rodrigo

5. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Lembrando que 90% dos vinhos produzidos no mundo devem ser bebidos jovens, uma adega vale a pena para quem efetivamente quer comprar vinhos de guarda e guardá-los por muitos anos. Evidentemente ela também serve para manter o vinho numa temperatura ideal para o serviço, mas o investimento pode ser considerável comparado ao benefício se a função primordial é só essa. :)

Além das já citadas, a Metalfrio tem uma linha muito bonita de adegas com acabamento em vidro/inox e tem também uma empresa em Poços de Caldas que faz por encomenda, vou procurar o link e posto aqui.

6. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Não tenho muito o que falar da cave, mas deixo a dica de dois excelentes Malbecs pelos quais me apaixonei na capital portenha ;)

Finca La Anita, se achar de 2002 é o paraíso, mas praticamente impossível. 2003 também era bom, em torno de 90 pesos/garrafa.

Henry Grant 2000 (ou algo muito parecido com isso), em torno de 180 pesos/garrafa.

Para algo mais em conta e ainda bom, Escorihuela Gascón Malbec, mas a safra de 2004 não está legal, em torno de 30 pesos/garrafa.

• 1
  7. rodrigojr

rodrigojr Usuário

Desde 17 Jun 2003
    São Paulo
    Mau,

Continue com as dicas de vinhos argentinos! Conheço muito pouco em função do número de ótimas opções.

Um que eu bebi outro dia com o pessoal do Banco foi o Anubis Malbec da Susana Balbo. É barato (acho que sai R$ 200 uma caixa com 6) e é uma delícia.

O Dennis está coberto de razão, a maioria tem que beber jovem mesmo. Mas é que trouxe alguns Chilenos que precisam de mais 3 - 5 anos de guarda. E comprei alguns franceses "En Primeur" que vão precisar de mais 5 - 10 anos...

Hoje eles estão "aninhados" em um nicho que fiz na parede da minha sala, protegidos da luz. Mas a ventilação é deficiente e eles ficam sujeitos às variações de temperatura...

Vamos criar um clube dos apreciadores de vinhos? Daí o pessoal poderia postar as boas (e más) esperiências enólogas e dar dicas de bons vinhos.

Abraços,

Rodrigo

8. johnnie

johnnie Usuário

Desde 25 Out 2002
    Bahia
    Dennis tem razão

mas devido ao clima quente demais, a nossa adega é para manter os vinhos sempre no ponto de servir e local de guarda, já que trazemos várias garrafas qdo viajamos

nunca pensamos em deixar envelhecer, que é talvez a principal razão da adega:concordo:

9. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Johnnie,

Realmente no caso da Bahia acredito que uma adega deva ser 100% justificada, mesmo para guardar apenas alguns meses. (y) :D

10. mardenmb

mardenmb Usuário

Desde 23 Out 2003
    BRASILIA - DF
    A Argentina tem tantos vinhos bons que eu praticamente só bebo vinhos deles a mais de 5 anos e volta e meia alguém me apresenta um muito bom que eu não conheço.

Além dos já citados, mais alguns vinhos argentinos na faixa dos 10-20 dólares, que são fáceis de achar e que eu recomendo:

- Finca Flichman Caballero de La Cepa.
    - Norton Reserva (pra mim um dos melhores pelo preço)
    - Terrazas;
    - Luigi Bosca (o Malbec deles é muito bom);
    - Saint Felician (comprei recentemente uma Edición Única com guarda de 10 anos, que é uma beleza);
    - Clos de Los Siete;
    - Zuccardi;

De cabeça, é o que eu me lembro agora. De forma geral, sugiro os Malbec, qeu eu gosto muito. Mas é claro que a escolha é pessoal.

Dos uruguaios, eu recomendo os da variedade Tannat. É um vinho bem forte, que lembra o Cabernet porém um pouco mais encorpado. Há boas marcas, como Dom Pascual, Castel Pujol e Stagniari, todas com bons vinhos. Mas pra mim o melhor em termos de custo x benefício é o da marca Pisano.

O clube dos enólogos é uma boa idéia, já que áudio e vinho combinam bem (y) .

Abraços,
    Marden

11. rodrigojr

rodrigojr Usuário

Desde 17 Jun 2003
    São Paulo
    Marden,

Muito legal a sua lista.

Eu bebi o Anubis Malbec que é muito bom. Os Luigi Bosca também acho excelentes. O reserva Cabernet Sauvignon e o Malbec DOC são presença constante nos almoços por aqui.

Na faixa de menos de R$ 30, sempre vou de Norton Malbec DOC e Argento Malbec. Pelo preço, fantásticos.

Nunca provei vinho Uruguaio, mas de uvas Tannat eu já bebi os Madiran franceses. Fortes, bem encorpados. Com carne vai muito bem. Filet au Poivre com Madiran é uma delícia!

Abraços,

Rodrigo

12. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Amigos,

A idéia do clube é ótima e podemos partir deste tópico mesmo. (y)
    Vou passar a divulgar aqui anúncios de eventos como os da La Pastina (World Wine) há 2 meses e o da Mistral (ontem, hoje e amanhã, mas ingressos esgotados) onde você tem a oportunidade única de ficar frente a frente com os donos, enólogos e diretores dos fabricantes mais conceituados do mundo. A feira da Mistral, em particular, é fora de série, passei a tarde e a noite lá ontem.
    :drink:

No RJ, em SP, em Campinas, em Brasília e em São Carlos (SP) existe também a ABS - Associação Brasileira de Sommeliers - que oferece cursos e degustações regulares, a preços promocionais para sócios. Basta procurar pelo site www.abs-xxxxx.com.br, onde "xxxxx" é a cidade, por exemplo "sp", "rio", "brasilia", "campinas", etc. (y)

13. rodrigojr

rodrigojr Usuário

Desde 17 Jun 2003
    São Paulo
    Dennis,

Excelente!

Um evento que eu sei que ocorrerá será a degustação dos vinhos da Terroir que será promovida pela SBAV-SP. Por R$ 60 o pessoal poderá provar os vinhos da Errazuriz (Gran Reserva, Don Maximiano etc), da Leyda e da Perz Cruz. Parece que dá para beber muita coisa boa pagando relativamente pouco.

Detalhes na página da SBAV: www.sbav-sp.com.br

Lá tembém eles oferecem cursos. O problema é que você tem que ir de táxi ao curso porque dirigir depois é impossível.

Abraços,

Rodrigo

14. mmartins

mmartins Ouvidor de música

Desde 7 Jul 2002
    Campanha - MG
    Eu tb tenho uma desta, igual a do Marden.

Abraços

15. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
  16. Murilo

Murilo Moderador

17. LUIS - RS

LUIS - RS Campeão de TUDO

Desde 15 Mar 2004
    Porto Alegre
    Beleza de idéia a desse clube! (y)

HT e vinhos tem realmente tudo a ver: além de um complementar o prazer do outro, envolvem

- Um linguajar próprio e hermético para as pessoas normais;
    - A eterna busca pela perfeição;
    - Um monte de lendas e, principalmente,
    - Congregam um bando de malucos inofensivos :D

E eu falo de cadeira, pois jogo nos 2 times :rofl:

Vous dar uma olhada nas minhas anotações (hi, parece o Andrette falando :p ) e postarei umas dicas aqui. Acho que esse clube vai longe (se não encontrar um bar aberto pelo caminho, é claro :drink: ).

Renato, essa tua dica é ótima do ponto de vista cinematográfico mas, para o meu gosto, o Pinot Noir não é um dos preferidos. Fico na linha dos Merlots, Cabernets, Carmeneres, Syrahs, Tannats, Malbecs e seus cortes, dos quais nossos hermanos argentinos e chilenos nos brindam com ótimos exemplares.

Estendendo um pouco a abrangência do Clube, uma vez que espumantes também são vinhos :concordo: , acho que podemos falar também dos bruts e moscatéis produzidos aqui na nossa serra, os quais não fazem feio quando confrontados com marcas internacionais.

Um abraço e um brinde a todos (y)

Luis

18. rodrigojr

rodrigojr Usuário

Desde 17 Jun 2003
    São Paulo
    Murilo,

Mas a graça é essa: quanto mais você bebe, mais vinhos ótimos você encontra por preços camaradas. Posso dizer, sem medo de errar, que na faixa dos USD 10 - 20 (menos de R$ 45) você encontra muita coisa boa para beber.

Nesta faixa, eu recomendo:

Norton Malbec DOC (R$ 26)
    Argento Malbec (R$ 24)
    Alamos Malbec (R$ 36)
    Alamos Cabernet Sauvignon (R$ 36)
    Anubis Malbec (R$ 33 - quando comprados em grupos de 6)
    Casillero del Diablo Carmenére (R$ 28)
    Castillo de Molina Reserva Cabernet Sauvignon (R$ 33)
    Tabali Reserva Cabernet Sauvignon (R$ 45)
    Los Vascos Gran Reserva Cabernet Sauvignon (R$ 45)
    Luigi Bosca Reserva CS ou Malbec DOC (R$ 45 a 50).

E por aí vai. Todos estes acima, dentro de sua respectiva faixa de preço, são muito bons.

Não coloquei as safras porque não me lembro de todas.

Uma vez ouvindo o Renato Machado ele deu uma dica muito boa que procuro seguir: procure comprar vinhos de produtores de qualidade reconhecida. Estes produtores têm diversas linhas e dentro de cada categoria de preço, na maioria das vezes, vão produzir bons vinhos.

Abraços,

Rodrigo

• 1
  19. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Renato,

Sideways achei engraçado e tal... mas a obsessão por Pinot Noir nmho estraga o filme, dizem até que as vendas das demais castas nos EUA caíram logo depois do filme, em favor é claro da delicada uva da Borgonha.

Um filme muito mais interessante sobre vinhos, mas meio chato pra quem não é do ramo, é Mondovino, fica aí a dica. (y)

PS: Só pra me auto-contrariar um pouco, ontem na hora que eu estava tomando um Bonnes Mares 02 e um Musigny Vielles Vignes 02 do Domaine Comte Georges de Vogüé servidos por ninguém menos que Jean-Luc Pépin, o proprietário, eu poderia jurar que amava Pinot Noir e a Borgonha... :D:D:D

20. Dennis

Dennis Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Luis,

Bem lembrado, os espumantes nacionais são bem interessantes e fazem bonito lá fora. (y)
    Já nos demais, salvo exceções, e sempre nmho, temos um longo caminho a percorrer... A exploração vitivinícola da Campanha, no RS, que está em sua fase inicial, tem grande potencial de nos surpreender nos próximos anos com novidades. ;)

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso