Anúncio do HT Forum

Clube do Vinho

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por rodrigojr, 30 Mai 2006.

1. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Anúncio do HT Forum
    Jofral, esta tua abordagem mostra muito bem a semelhança que a discussão do tema "vinhos" tem com nosso hobby de áudio/HT. Dentro dos "limites" que você cita, muitas coisas parecem bem subjetivos e influenciados por inúmeros fatores. :concordo:

2. Dennis

Dennis Team Cersei Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Jofral,

Também sou membro da ABS e conforme mencionei no começo deste tópico, recomendo a todos filiar-se ou pelo menos assistir um curso deles, pelo menos o básico, que é muito informativo.

Enogastronomia é a "arte" da combinação entre vinhos e alimentos, e sinceramente nmho é uma das partes mais pessoais de todas. Na minha experiência, a maioria das pessoas numa determinada degustação concorda em geral com as propriedades visuais, olfativas e gustativas dos vinhos provados, mesmo que de modo amplo e não específico. Já quando falamos de aromas secundários ou terciários, amargor, equilíbrio, retrogosto, aí a coisa é mais pessoal. O mesmo se dá na enogastronomia. Via de regra as pessoas seguem a lógica da afinidade, logo tintos encorpados com carnes vermelhas ou fortes num extremo e brancos suaves com saladas no outro. Mas já provei muitas combinações fantásticas feitas pela lógica do contraste, e há outras teorias. :)

Experimentar é a chave. (y)

3. Dennis

Dennis Team Cersei Moderador

Desde 21 Mai 2002
    Renato,

Uma das coisas que mais me chama atenção na similaridade entre os mundos do vinho e do áudio, principalmente, é o destemor das pessoas em realizarem testes cegos de vinhos. Muitos concursos renomados inclusive são feitos com testes cegos. Participo de uma confraria que uma vez por mês realiza um teste cego temático e com certeza absoluta é quando tenho mais oportunidade de aprender a buscar características do vinho que me premitirão distingui-lo dos demais, mesmo considerando a subjetividade envolvida. :)

4. Malcon

Malcon Usuário

Desde 16 Dez 2004
    Joinville - SC
    Renato,

Essa fica entre nós, eu decidi no "escuro" e pelo jeito acertei, você gosta de vinho:D .
    Eu até tinha levado uma segunda opção, mas não sabia se iria agradar um nacional da serra gaúcha, você gosta?
    Essa semana vou tomar um, para comemorar as chegada das minhas Energy.(y)

Abração

5. mardenmb

mardenmb Usuário

Desde 23 Out 2003
    BRASILIA - DF
    Também acho que há muitas semelhanças.
    Um dos aspectos que mais chama a minha atenção é que a partir de um certo ponto o custo cresce muito mais que o benefício correspondente. Mas, como em áudio, essa relação pode enganar os menos informados. Há bons produtos por preço razoável e produtos nem sempre tão bons com preço alto.
    Em áudio a gente ainda pode ouvir antes de comprar. Em vinhos, quase sempre é preciso comprar antes pra depois descobrir.

Abraços,
    Marden

6. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Malcon, adorei a tua seleção, mas também valorizo muito os bons vinhos nacionais!! :concordo:

Sobre a percepção dos vinhos: uma coisa que muito me impressiona é o fato de que (pelo menos no meu caso) esta percepção depende totalmente do estado espriritual/emocional, mais forte ainda que o áudio. Ou seja, um vinho simples e honesto tomado numa companía agradável e num momento alegre pode agradar muito mais que um Chateau Petrus num jantar de negócios.... é coisa mágica mesmo!! IN VINO VERITAS!! (y)

7. jofral1

jofral1 jofral1

Desde 25 Jul 2004
    Rio de Janeiro-RJ
    Dennis, talvez você conheça o Arthur P. Azevedo, meu ex-colega de escola e um dos "professores" da ABS. Um abraço. José Francisco

ps: qual sua sugestão para pão com mortadela Ceratti ?:malandro:

8. rodrigojr

rodrigojr Usuário

Desde 17 Jun 2003
    São Paulo
    A minha é Tubaína:feliz:

9. jofral1

jofral1 jofral1

Desde 25 Jul 2004
    Rio de Janeiro-RJ
    Foi levantada a similaridade entre áudio e vinhos. Sabem como aprendi a gostar de tomar vinho? Com o famoso "Sangue de Boi". Isso mesmo, aquele garrafão de 5l. No "frio", minha mãe fazia uma sopa de legumes e todos nós tomávamos uma taça de Sangue de Boi. Aí você vai melhorando, Chateau Duvalier, Marcus James, fase do vinho ruim alemão, e um dia descobre chilenos, portugueses, sul africanos...Ou seja, tal como HT, você começa com um 'in box" e em pouco tempo, está pensando em Dynaudio, B&W...Não seria chato se seu primeiro carro ( seria mesmo ?) fosse uma Ferrari, ao invés do Fusquinha ou um Gol ? Progredir traz satisfação. O maior exemplo está nesse forum, em que upgrade é o motor das discussões ( Meu Deus, o Primavera Bairrada 2001-Reserva que tomei nessa noite fria aqui do Rio está fazendo filosofar além do normal...) Um abraço. José Francisco

10. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    Então me dei bem, pois comecei a curtir mesmo com os malbecs Argentinos do ano passado.

Anteriormente tive uma breve passagem também pelos alemães de garrafinha azul :aff: e poucos nacionais brancos sempre demi-sec.

Ah, pão com mortadela combina com coca-cola ou com cerveja (y)

11. MAXBR

MAXBR Rock rules !!!

Desde 27 Abr 2006
    CAMPINAS/SP
    Minha evolução de "paladar" com vinhos foi a mesma sua MAURICIO. começando com os garrafa azul alemao (que na alemanha ninguem conhece :lol: ), depois brancos nacionais e int. e agora adoração por MALBEC ARGENTINOS E CHILENOS.!!!

alguem sabe onde posso achar:

Malbec - bodega del fin del mundo
    shyraz/malbec - infinitus

ambos argentinos (patagonicos e não de mendoza)...

valeu(y)

12. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas / Sampa
    hehehe, não sei aonde achar, mas tomei um malbec do fim do mundo lá em Bariloche e gostei bastante ;)

13. mardenmb

mardenmb Usuário

Desde 23 Out 2003
    BRASILIA - DF
    Esse Infinitus é um vinho muito bom. Tomei uma vez alguns anos atrás, e do que me lembro, deixou uma boa impressão
    http://expand.americanas.com.br/controller.asp?prod_id=20951&acao=detalhes

Me lembrei agora de outra vinícola argentina que eu gosto muito: Weinert. Recomendo o Carrascal. Vinho barato e muito bom. Feito de uvas malbec, cabernet e merlot, é bem macio na boca.

14. aramys

aramys Usuário

Desde 22 Jun 2004
    Valinhos-Sp
    Bom, estou longe de ser um conhecedor de vinhos :lol:, mas vai uma recomendação de um vinho tinto que conheci em um evento de Gourmet do cozinheiro Laurent Suaudeau, que teve em Campinas.
    É o [SIZE=-1]Côtes-du-Rhône[/SIZE][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif] Parallele 45 :aplauso::aplauso::aplauso:, safra 2001. Ele é feito pelo produtor [/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Paul Jaboulet e está custando na faixa de R$70,00.
    Já tomei a safra 2003, é também muito bom, mas não se compara com a safra de 2001:aplauso::aplauso::aplauso:.
    Esse vinho é importado pela Mistral.

Abração
    Aramys
    [/FONT]

15. MAXBR

MAXBR Rock rules !!!

Desde 27 Abr 2006
    CAMPINAS/SP
    beleza...esse mesmo....

valeu(y)

ta meio caro, ja achei no pao de acucar por 18,00. na argentina tava 15,00 pesos...

MUITO BOM VINHO , PRO MEU PALADAR E PRO MEU BOLSO PRINCIPALMENTE. !!!!

16. jofral1

jofral1 jofral1

Desde 25 Jul 2004
    Rio de Janeiro-RJ
    Já vi que ninguém consegue responder qual o vinho adequado para pão com mortadela. Tubaína, coca, cerveja... E se fosse pão com salaminho ou presunto ' parma"? Quem sabe promovendo a simplória mortadela, surge uma resposta...Um bom final de semana a todos. José Francisco

17. rodrigojr

rodrigojr Usuário

Desde 17 Jun 2003
    São Paulo
    José,

Arriscaria um Chianti com o pão com mortadela.

Abraços,

Rodrigo

18. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Creio que este Terranova poderia ser um bom parceira de um pão com mortadela.... simples, honesto e refrescante (e como sempre... prezando o produto nacional!!) :concordo:

19. Leonard

Leonard Minha Sala

Deste clube faço questão de participar, ja que eu adoro vinhos. Hoje mesmo (estou participando de uma feira) pude degustar um vinho em um cliente. Catena Zapata e adorei tomei duas taças, mas queria levar a garrafa para o hotel, excelente vinho.

Leonard

20. Olmiro

Olmiro Usuário

Desde 20 Set 2004
    Itajaí(SC)
    Caro Jofral,

para acompanhar um sanduíche com presunto de parma eu iria de barbera de safra recente, sem estágio em madeira.

Abs,

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso