Anúncio do HT Forum

Clube dos Gravadores de Rolo

Discussão em 'Vintage' iniciada por Nascimento, 10 Nov 2007.

1. Nascimento

Nascimento Usuário

Complicado, estava vendendo meu Revox A700 e acabei com mais um Revox em casa (PR 99 MKIII) como tem muita informacao em topicos diversos, gostaria de propor a criação de um espaço para o pessoal que ainda gosta desta "maquinas" centralizar as opiniões e quem sabe tirar algumas duvidas.

• 6
  2. maedagil

maedagil Usuário

Desde 25 Mar 2005
    Br
    Olá
    Não possuo gravador de rolo, mas confesso um admirador de carteirinha:feliz:, tudo desde o encontro dos foristas em Londrina, no último dia 02, que experiência indescritível. Mesmo não sendo audiófilo, deu p/ notar a fidelidade e clareza no som, fechando os olhos dava a impressão de estar numa sessão ao vivo!!!!
    O gravador era este mesmo REVOX!!:aplauso::aplauso:O dono da criança, se não estou enganado é o Haroldo.
    confira alguns comentários
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=55853&page=5
    Abraço
    Gilberto

3. maedagil

maedagil Usuário

Desde 25 Mar 2005
    Br
    Desculpe o modelo é

VINTAGE
    Gravador de Rolo REVOX 77 MKII:aplauso:
    Integrado REVOX:aplauso:

Gilberto

4. Boa noite Nascimento.

Boa proposta a sua, e bem oportuna.(y)
    O número de colegas que possuem ao menos um deck de rolo não é tão pequeno como imaginamos.
    Desde já me considero um dos participantes.
    Belíssimos Revox que vc possui. Também espero adicionar um PR-99 ao meu acervo, como substituto de meu velho e bom suiço, A77 MkI que hoje se encontra com nosso amigo André Lessa (Anddre):D
    Um abraço
    Brandão

5. Anddre

Anddre Apreciando a boa música...

Desde 2 Jul 2005
    Teresópolis
    Grande Nascimento,

Como bem disse o Brandão, peço permissão para a minha inscrição com o Revox A77 MkI

Na bagunça que as coisas estão por aqui ele está assim hoje:p:

Um Abraço,
    André

6. Nascimento

Nascimento Usuário

.............

• 1
  7. Galpic

Galpic Usuário

Desde 16 Dez 2004
    Santos
    Olá a todos. Também faço parte desse time .....Akai 4000D, Akai 4000DS, Akai GX-4000D, Akai GX-1900, Kenwood 5066 e SONY TC-377.(y)

• 1
  8. R.BUENO

R.BUENO Usuário

Tenho um Akai GX4000D.(y)
    Rui

9. JoseAugusto

JoseAugusto Usuário

Colegas,

Algumas de minhas "crianças":

Akai 4000 DS
    Tascam 32
    Pioneer RT 909
    Philips N4416
    Kenwood TT 10

Abraços

• 1
  10. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Por favor me coloquem como novo membro, também faço parte desse clube. Tenho dois decks de rolo, um Ontary e um Akai. São apaixonantes:aplauso::aplauso::aplauso:.

11. Nascimento

Nascimento Usuário

Que legal, o clube esta se tomando corpo srsrrsrsrsrsrs (y)

• 2
  12. Webnet

Webnet Usuário

Desde 14 Fev 2006
    Londrina/PR/Brasil
    Tô quase nessa... buscando um rolo por aí... quem souber de um... me avise...
    Quando conseguir, contem comigo no Clube.
    Abraços,
    Weber

13. André Maltese

André Maltese Usuário

Desde 9 Out 2003
    São Paulo/SP
    Pessoal,

Me incluam:

1. ReVox PR-99 MKII
    2. ReVox A77 Mk II
    3. Akai 1730D-SS
    4. Akai M-8
    5. Akai GX-400D-SS
    6. Akai GX-4000DB
    7. Kenwood KW-5077
    8. TEAC A-3340

Abraços!

14. ary.paim

ary.paim Usuário

Desde 13 Fev 2006
    rio de janeiro
    pedindo a carteirinha de socio:
    REVOX B-77 MKII (COMPLETO)
    REVOX B-77 MKI
    REVOX A-77 MKIII
    REVOX A-77 MKIV
    Infelismente alguns encontra-se à venda
    abraços a todos
    ary paim

15. marcosm

marcosm Usuário

Desde 2 Nov 2002
    São Paulo - SP
    Amigos, deixa eu fazer uma pergunta bem "IDIOTA":

Ja ouvi falar que os video cassetes stereo hifi, é uma otima fonte de gravação.

Minha pergunta é: seria que um video cassete hifi se compararia com um gravador de rolo de nivel medio?

Sabe porque?

quem nao tem gravador de rolo vai de video cassete hifi mesmo...

Acho que vou fazer isso.

16. André Maltese

André Maltese Usuário

Desde 9 Out 2003
    São Paulo/SP
    Caro Marcos,

De idiota, se pergunta não tem nada. Muito pelo contrário, poie ela é totalmente pertinente ao tópico e ao contexto de vintage/analógicos.

Já usei meu VHS Panasonic 695-BR para gravar som. Gostei dos resultados, principalmente tendo em mente o preço da mídia gravada. Usava as boas BASF EhQ (caixa preta) em velocidade SP.

Comparando com um rolo, digo que LEMBRA um bom deck como o Akai 1730 D-SS de quatro pistas gravando em 7,5 pol/s, e PODE superar uma boa gama dos gravadores cassette que vimos por aí.

Veja bem que disse lembra e pode...

Além de faltar algo, quando comparado ao rolo, notei um pouco de compressão nessa gravação e uma certo "achatamento" nos agudos, talvez em decorrência da codificação do áudio em Freqüência Modulada.

Isso é estranho pois, no papel, o padrão VHS Hi-Fi garante uma resposta de 21Hz até 20kHz (+/-3dB) com uma relação S/R maior do que 69 dB. No papel...

Esses numerozinhos são compatíveis com os encontrados pela ReVox nos testes do maquinaço PR-99 gravando a 15 pol/s sobre a fita Agfa 631. :ataque:

O smile acima é MSO.

Não me dei por vencido. Será que o problema é o formato ou a máquina?
    Muitos conhecedores condenam essa série nova de VHS Hi-Fi. Não tenho ainda opinião formada, pois não fiz os testes.
    Por enquanto, pois dia desses comprei um Panasonic PV-6600 do começo dos anos 80. Depois de reformado esse VHS passará pelo mesmo teste e pelas mesmas comparações que fiz com seu neto. O interessante do PV-6600 é que ela conta com Dolby NR (B?), além de ter unidades independentes de e tuner e transporte. Depois posto os resultados.

Um abraço!

17. Jimmy_Bolha

Jimmy_Bolha Usuário

Desde 20 Set 2006
    São Paulo/SP/BR
    Ola amigos,

Tambem acho que os "open reel" merecem um espaço só deles. Assim como tem para o pessoal dos LPs... :)

Essa pergunta não é idiota não. Inclusive eu tenho um video JVC, que no manual aborda o seu uso como "audio deck".

Eu já experimentei mas achei o som do "rolo" melhor. Mas já ouvi muitas pessoas falando que experimentaram e gostaram.

Acho que gravar áudio usando um VCR é uma excelente opção, principalmente para quem tem VCRs sobrando...

Compararando com o rolo:

Vantagens do Videocassete:
    - Fitas a preços irrisórios alem de muita gente ter uma tonelada de fitas sobrando...
    - É prático... Coloco uma fita pra tocar quase sem olhar...
    - Apesar de eu ter um enorme carinho pelos VCRs. quase todo mundo que tem está com o aparelho ocioso...

Vantagens do Rolo:
    - Acho o som melhor... (minha opinião)
    - Num rolo de 3 (ou 6) cabeças você pode monitorar diretamente o resultado.
    - Alguns gravadores tem recursos como "sound on sound".

E ainda...
    - É lindo
    - Quando você liga, costumam fazer um "clac" muito mais bonito que o "nhoin...nhoin..." do VCR... :)
    - O movimento dos rolos girando combinado com a musica nos remetem aos saudosos anos 70/80... :)

Alem disso, as cabeças do VCR tem uma durabilidade limitada enquanto as cabeças de um open-reel costumam realmente durar muito. Umas cabeças GX, por exemplo, não acabam nunca...

Já fiz experiências gravando audio usando num Phillips 757 velhinho que atualmente esta com a minha filha para ela ver desenhos. Usei também um JVC HR-S5000U mais antigo mas cujo som me pareceu bem melhor (mais natural) que o do Philips.[/FONT]

Com relação ao som do VCR ser melhor do que os gravadores de rolo, coloco a seguir os dados contidos nos manuais dos dois VCRs e também de três gravadores de rolo. Um Akai GX4000D, um Akai GX-747 e um Teac X2000. O primeiro é o "botton end" dos gravadores de rolo. Os outros já podem ser considerados bons gravadores:

RESP.FREQ wow/fluter s/n distorção
    AKAI - GX-4000D 30Hz-24kHz + - 3dB 0,08% 60dB 1%
    AKAI - GX-747 25Hz-33kHz + - 3dB 0,03% 65dB 0,40%
    TEAC - X2000 30hZ-40kHz + - 3dB 0,03% 66dB 0,60%

PHILIPS - VR757 20Hz-20kHz + - 6dB ??? 65dB 0,80%
    JVC - HRS5000U 20Hz-20kHz + - 6dB 0,01% ??? ???

Um grande abraço a todos...

Jimmy Bolha

18. André Maltese

André Maltese Usuário

Desde 9 Out 2003
    São Paulo/SP
    Jimmy,

Tirando os numerozinhos e na tua sincera opinião SUBJETIVA. Teu Akai GX-4000 grava e toca mais do que teu JVC HR-S5000U ou não?

No meu caso, o Akai GX-4000DB (mesmo sem ativar o Dolby), gravando com as Maxell UD deu um esculacho feio no Panasonic 695-BR, especificações técnicas a parte.

Um abração!

PS: Pta aparelhagem linda no seu avatar! São Phase Linear?

19. deniomay

deniomay Demay

Desde 1 Fev 2006
    Fortaleza/Ce
    Tô dentro, eis as maquinas:

AKAI GX 747 DBX
    AKAI GX 747
    AKAI GX 635
    TASCAM BR 20T
    TECHNICS 1520

Estou na enclaço de um Revox PR 99 MKII ou MKIII

ABS.

20. Jimmy_Bolha

Jimmy_Bolha Usuário

Desde 20 Set 2006
    São Paulo/SP/BR
    Ola André,

Eu não tenho mais o Akai GX-4000. Eu fiz um acordo com a minha mulher (que é normal e tem mais juizo do que eu...) e combinamos o seguinte: Cada equipamento novo que entra um tem que sair... :lol:

Então o GX-4000 teve que rodar. Teve que rodar um A-77 também... :(

Tenho conseguido burlar a "fiscalização" com equipamentos menores. Mas com toca-discos, caixas acusticas e gravadores de rolo é impossivel... :lol:

Atualmente tenho dois rolos (Akai GX-747 e Teac X2000) e vou ter que continuar nesse numero. A não ser que eu abra uma nova rodada de negociações... Mas aí eu posso sair no prejuízo... :)

Embora as especificações técnicas do JVC HR-S5000U o coloquem praticamente no mesmo nível dos gravadores de rolo, pelo menos os mais antigos, com resposta de freqüência do 20Hz a 20.000Hz, faixa dinâmica de 90dB e Wow e Flutter de 0,005%, na pratica os meus Teac e Akai tem o som melhor. Na verdade eu só comparei com o GX-747 e isso acho que já faz dois anos. Ou quase... Mas como o X2000 eu acho até melhor que o GX-747, conclusão...

São SAE:

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso