Anúncio do HT Forum

Clube dos Marceneiros de finais de semana :)

Discussão em 'DIY' iniciada por Renato, 7 Nov 2008.

1. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Amigos,

Uma das melhores coisas que tenho na vida, sem dúvida é a minha satisfação de lidar com ferramentas e marcenaria em geral.

Quando faço um gabinete qualquer, tenho muita dificuldade em mensurar qual a minha maior satisfação, se é a de ouvir ela tocando ou se é de olhar e lembrar de cada prego ou cola usada ali e que resultaram naquela obra única, personalizada, feita por minhas próprias mãos...

Tenho a minha disposição uma oficina modesta, mas o prazer de estar lá é no mínimo igual ao de estar na minha sala curtindo um excelente "som".

Enfim, abri este espaço para que possamos falar de ferramentas, métodos, materiais e tudo relacionado a esse fabuloso hobby.

Forte abraço,

Renato

Anúncio do HT Forum
  2. zearnaldo123

zearnaldo123 Usuário

3 0 0

Desde 7 Ago 2008
    Belo Horizonte/MG
    Caro Renato, concordo totalmente com você. Sou novato como diyer e estou acabando de montar uma caixa tendo como base uma TNT Nues. O grave problema de montar essa caixa está na dificuldade de se encontrar alto falantes nacionais que tenham qualidade e preço razoável. Mas o prazer de trabalhar na madeira foi, em função do fato anterior, muito maior. Tanto que estou fazendo uma bancada simples de marceneiro para montar, entre outras coisas, novas caixas com componentes da Akron, assim que puder torrar mais de R$ 1.500,00 nessa aquisição.

Aqui segue a lista completa de material:

· 4 pontaletes parajú 8 X 8 cm com 95 cm de altura;
    · 2 peças 196,4 cm X 10 cm;
    · 2 peças 70 cm 10 cm;
    · 5 peças 66,4 cm X 10 cm;
    · 2 peças 170 cm X 10 cm;
    · 2 peças 53,6 cm X 10 cm;
    · 1 peça 170 cm X 10 cm (*)
    · 1 peça 220 cm X 80 cm; (**)
    · 1 caixa com 100 parafusos 4 X 40;
    · 500 gramas de cola branca;
    · duas gavetas de 76,3 cm (largura) X 66,4 cm (comprimento) X 15 cm (altura);
    · 4 trilhos de metal;
    · 4 parafusos com porca e arruela de 8 cm.
    (*) Essa peça é opcional. Eu a fiz, pois achei interessante colocar as ferramentas maiores (serra tico-tico, lixadeira, etc.) em um local mais acessível.
    (**) Na parte de baixo do tampo da mesa coloquei um filtro de linha para ligar as ferramentas.

A madeira utilizada foi o MDF de 18 mm, excetuando o tampo, onde utilizei um compensado virola, também de 18 mm, por ser mais resistente. Devo colocar no tampo um retalho de carpete para evitar atrito entre ele e as peças, principalmente na fase de acabamento, para não arranhá-las.

http://i20.photobucket.com/albums/b216/deckm1/Psetravas.jpg
    http://i20.photobucket.com/albums/b216/deckm1/Mesafinal.jpg

3. Miro

Miro Usuário

Desde 31 Jul 2004
    Sao Paulo SP Brasil
    Renato
    Já estou acompanhando.(y)(y)(y)

Um Grande Abraço

4. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
  5. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário

Desde 10 Jan 2008
    Rio de Janeiro
    Tô de olho tb... Pena que na minha casa não tem como montar algo assim, o máximo que já fiz foram dois cavaletes, uma tico-tico, uma circular, furadeira, parafusadeira e lamba os beiços...

Penso em colocar algo na minha garagem, mas não confio, pois teria que mudar o portão e isso implica em custo. Falando em custo vou fazer uma oferta numa lixadeira orbital Craftsman usada, vou oferecer 80 patacas e ver se cola.

Uma ferramenta que tenho muita vontade de aprender a usar é a tupia, acredito que não deva ser dificil, apenas demande calculo e atenção no manuseio.

Seguimos de olho no tópico...

PS. Renatão eu sugiro alguns tutorias de uso de ferramentas e técnicas de fabricação e execução de certos acabamenos e detalhes. Tenho certeza que vc e o mestre Miro podem dar contribuições incriveis, fora isso temos outros grandes mestres, que participam e são ótimos profissionais, que com certza poderão enriquecer mais ainda o tópico.

Uma segunda sugestão que penso em fazer aos moderadores, em especial ao Dennis é a criação de uma seção especifica para o DIY, onde dentro dela poderemos dividir e esmiuçar o assunto e varias subseções, como Marcenaria, eletronica, eletrica, pintura, projetos, boas dicas de compra e fornecedores e tudo mais que seja pertinente ao assunto do tão querido "Faça Você Mesmo". Quem sabe até uma seção dedicada nos classificados, se for pertinente é claro.

O que acham? (y)

6. Miro

Miro Usuário

Desde 31 Jul 2004
    Sao Paulo SP Brasil
    Pô Renato
    Deixa eu ficar, vai!!(y):ataque:

Um Grande Abraço

7. tucano

tucano Minha origem é mono,meu amp tb

Desde 19 Jul 2008
    Onde eu gosto...

Ótimo este tópico, Renato ! Estou nela... Realmente o prazer de mexer nas ferramentas e transformar pedaços de madeira em alguma criação útil é algo fascinante... Existem dias que retorno do trabalho e passo meu tempo no porão de casa onde tento montar uma modestíssima "marcenaria ?????" (isto com portas velhas e pedaços de caixotes :D). A maioria deve conhecer mas aquí vai um sítio legal
    www.guiadomarceneiro.com

Um abraço a todos !!!(y)(y)(y)

8. Adriano Drums

Adriano Drums Um Aprendiz

Desde 22 Fev 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Tenho formacao técnica em eletronica mas nao trabalho mais com isso há uns 18 anos... no momento tenho eletronica e marcenaria como hobbies...

Eu vivo "brigando" com a falta de espaco aqui no ap...rsrs
    A dependencia de empregada deveria ser a "marcenaria" mas hoje é so deposito de madeira e tralhas... estou improvisado em um dos quartos (com a "desculpa" de que estou reformando o armario embutido...).

Tenho serra de mesa (BT1800), circular, tico-tico, lixadeira, plaina eletrica, tupia, etc... Como podem ver adoro ferramentas...

Meu sonho é montar um par de TL, mas por enquanto estou aprendendo tecnicas pela internet e praticando para nao estragar material...

Gosto muito do site GDM (www.guiadomarceneiro.com.br) e do site do Nabuco (tambem dos links la...), gostaria de contar com ajuda e dicas dos membros aqui para aumentar o meu conhecimento e dividir experiencias...

Grande abraço a todos e Renato, parabéns pela iniciatica alias, SOU SEU FÃ!!! hahahaha:rofl:

Abraço a todos,

9. EDUAM

EDUAM Usuário

Renato, mais uma grande ideia sua este tópico !
    Onde eu faço a inscrição para entrar nesse clube...?

Quando eu construi a minha casa há mais de 10 anos, na empolgação eu inclui uma sauna com vestiário no projeto. Nem preciso dizer que acabou virando um depósito de tralhas, até que eu tive a grande idéia de usar o espaço para montar a minha oficina. Aproveitei uma casinha de cachorro que estava sem uso (uma das tralhas que estavam guardadas lá), preguei quatro sarrafos nos cantos, pus um tampo em cima... e voilá, ganhei uma bancada. Vou ver se consigo tirar umas fotos para postar aqui.
    Eu criei alguns dispositivos e alguns macetes que me ajudam na hora de usar as ferramentas (serra circular, serra tico-tico, tupia) que gostaria de compartilhar com voces, assim que conseguir tirar as fotos (afinal, uma foto vale mais que mil palavras...)

Abraços,
    Edu

10. Led-SP

Led-SP Música é a linguagem dos anjos

Desde 5 Ago 2003
    São Paulo
    Tb to dentro.. apesar que de marcenaria, eu so sei bater pregos.. :ataque::ataque::ataque:

11. zearnaldo123

zearnaldo123 Usuário

3 0 0

Desde 7 Ago 2008
    Belo Horizonte/MG
    Caro Renato, obrigado pela dica de como colacar imagens. Inseri os esquemas da mesa.
    Obrigado pela força, Zé Arnaldo.

12. gvcurcio

gvcurcio Toca do Kowalski

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
    Ôpa, olha eu aqui também.

Aqui em casa eu fiz uma pequena oficina no quarto de empregada, mas quando o "obra" é grande, invadimos a sala da D. Márcia, que até ajuda. Vejam algumas fotinhas da construção dos armários da oficina, quando também aproveitamos para fazer as restauração de algumas pecinhas a mais:

Gabriella, minha filha pegando o martelo e Márcia, minha esposa, lixando um armário que está em restauração por nós:

Gabriela na frente da "mesa de trabalho"

Eu marcando a posição da prateleira central do armário que ficaria sobre a mesa de trabalho:

Eu dando uma acerto na prateleira central do armário superior:

Armário superior ainda sem as portas:

Retoque na pintura do armário superior. Foi feita inicialmente com pistola, mas na hora dos retoques, estava chuviscando e não podia levar pra fora para pintar:

Armário lateral da oficina, onde são guardadas as ferramentas:

Márcia fazendo uns retoques na pintura do armário superior:

Armário superior já com fundo e com os suportes para as prateleiras:

Armário superior já com as portas e instalado no local:

Estado em que ficou a nossa sala de estar para que pudéssemos trabalhar na sala de jantar:

Quem for observador, vai reparar que alguns detalhes como roupas mudam de uma foto para outra, o que significa que esta rabalho foi executado em dias diferentes. Na verdade, consumimos 3 finais de semana. O detalhe é que a única exigência da Márcia ára liberar a transformação da sala é que no final do domingo a sala fosse limpa e rearrumada. Nada demais, concordam?

Abraços a todos.

• 3
  13. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário

Desde 10 Jan 2008
    Rio de Janeiro
    Guilherme meu caro capixaba... Que bonito ver que a familia participa ativamente nesse hobby interessante! :aplauso:

Esse é um dos segredos do sucesso, a união! Não é pra menos que o Kowalski ganhou uma toca de respeito, ou melhor dizendo uma uma quase mansão!!!

Forte abraço!

• 1
  14. Batuta

Batuta Sou Todo Ouvidos

Desde 10 Set 2006
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Renato,

Que legal esse tópico! Taí algo que gostaria de saber fazer, mas não sei e adimiro muito quem tem essa habilidade.
    Vou acompanhar só pra conhecer as ferramentas, técnicas, materiais e os trabalhos dos amigos, quem sabe não me animo, aprendo e entro pro Clube um dia?:D(y)

Guilherme,

Parabéns, seu armário ficou show! E muito legal ver o envolvimento da família. Maravilha!:aplauso:(y)

Abraços,
    Robson

• 1
  15. Audionet-01

Audionet-01 Usuário

Desde 26 Nov 2005
    SP
    Guilherme,

estes banquinhos de plástico branco que aparecem na foto são 1.001 utilidades, hein?

Tenho alguns em casa e são um belo quebra-galho p/ tudo.

Sérgio

16. *_RICARDO_*

*_RICARDO_* Usuário

Desde 31 Ago 2008
    Rio de Janeiro
    Ehehhhhe:lol::lol::lol::lol:

Eu também sou um maluco por reformas e normalmente eu gosto de fazer, sou Advogado, mas eu tenho muito prazer em fazer coisas manuais.

Um site que eu estou gostando muito e que tem muita gente daqui lá é o http://www.guiadomarceneiro.com

Meu grande problema é que moro em apartamento, e não posso ter uma bancada dedicada, acho que vou começar a puxar o saco do Renato pra poder tirar uma lasquinha da oficina dele:aplauso::ataque:

Mas eu vou me virando, estou com vários projetos, comprei um apartamento e algumas coisas reservei para fazer, a arquiteta fica maluca comigo. Se permitirem eu posto as fotos das reformas dos móveis e dos novos que eu vou construir.

Depois disto estou pensando em começar a construir uma caixa, mas ai eu vou precisar da ajuda dos amigos, pois não tenho como calcular o volume e a forma destas (não tenho a menor idéia de como se calcula isto). Vi um projeto muito legal do Nabuco (http://www.nabucoeletronica.com.br/nab1a.html), acho que estas caixas devem ser bem melhores que as minhas ( Energy C100).

17. gvcurcio

gvcurcio Toca do Kowalski

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
    Leandro

Muito legal a "cirurgia", Também fiz algo parecido com o meu rack que está na Toca do Kowalski,

Abraço

18. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Guilherme,

Muito legal ver a familia reunida em torno do mesmo ovjetivo!!!

Amigos da Confraria do Serrote,

Muito bom ver que outros adoram esse hobby :) (y) na parte de audio, acho que não preciso falar do que já fiz, pois tenho até um site com tudo http://www.diyaudio.com.br :) :lol:

Agora, minha vontade memo é fazer uma super cadeira, daquelas estilosas e clean, tenho algumas idéias e assim que começar a fazer, vou repartir tudo com vocês, acho que será um grande e divertido desafio...

Forte abraço,

Renato

• 1
  19. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Graande Renato,

Show de bola esse tópico!!! :aplauso:

Vou acompanhar bem de pertinho prá aprender bastante. (y)

Abração,

20. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Amigos,

O bom marceneiro é aquele que além de dominar com maestria a técnica e as ferramentas que tem a sua disposição, também tem a capacidade de efetuar alterações importantes no projeto ainda no decorrer da execução, se assim achar necessário... :) :D

[]´s

Renato

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso