Anúncio do HT Forum

Clube dos Marceneiros de finais de semana :)

Discussão em 'DIY' iniciada por Renato, 7 Nov 2008.

1. Felipe_Navarro

Felipe_Navarro Felipe Navarro Audio Labs

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Saiba que gastar R$600 de material para compensar em algo que você compraria por R$1mil pronto.

Você tem que responder a seguinte pergunta:

Quero fazer economia ou me divertir? Se quiser se divertir (e se estressar) vá em frente, senão sai mais barato mandar fazer.

2. david_charlie

david_charlie Usuário

Desde 11 Fev 2009
    SC/BR

Na verdade, vamos colocar que seria para gastar R$700,00 para fazer três móveis enquanto eu pagaria R$1.000 apenas um deles pronto.

Para mim, acredito que valeria tudo: economia de dinheiro, diversão, conhecimento, aprendizado.

Trocando uma ideia, Vocês sempre colam as peças que vão parafusar? Ex: fechar o quadro de uma estante (laterais e partes superior e inferior), além de fura com uma broca e usar parafuso, vocês passariam cola nas junções?

3. Christino

Christino Explorando novos brinquedinhos

Eu não colo. Mas já vi quem cola.

4. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Eu colo.

Sobre o fazer, eu faria, são coisas simples e já vai vir tudo cortado, trabalhoso mesmo seria tu cortar tudo na mão com uma circular, tupia ou tico tico ai sim seria tenso.

5. david_charlie

david_charlie Usuário

Desde 11 Fev 2009
    SC/BR
    Pensei em disponibilizar para vocês o projeto, para dicas e sugestões:

MDF 18mm
    Fita de Borda 22mm

Essa é a principal, uma estante para arquivos morto. Suporta (teoricamente) 4 caixas de arquivo por prateleira.
    Não tenho certeza quanto ao peso, mas deve suportar um pouco mais que o MDF 15mm (15Kg por prateleira).

Como daria mais de um chapa, fiz aproveitamento para mais dois móveis: Estante de DVD e mesa/bancada.

Tenho algumas imagens feitas no Sketchup:

Devido à minha inexperiência, eu não faria as portas inicialmente.
    Pensei em parafusar pelas laterais com aquele parafuso dourado(dois cada lado)
    Também pensei em usar aqueles pinos de madeira que ficam embutidos para dar mais suporte.
    Por fim, pregar o fundo.

Basicamente a mesma coisa que a outra estante.
    Aqui as prateleiras "externas" possuem 20cm de largura e as "internas" 16cm, o necessário para DVDs.
    Essa eu prenderia na parede para não tombar(espero que a outra não precisasse).

Algumas dúvidas:

Preciso colocar a borda inferior(que fecha os pés, de 5cm) na parte de trás? Ou só na frente, por causa da estética?

Como eu faço para prender as laterais da mesa, sem furar o tampo em cima?

6. ALcALoIDe

ALcALoIDe Sempre aprendendo

Desde 17 Jan 2007
    Rio de Janeiro
    Pode usar o sistema de cavilhas, dispositivos de montagem ou o Kreg Jig System[FONT=Arial, sans-serif]...
    [/FONT]

7. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Ah sim! Pensei que era R$700 de madeira para um apenas. Nesse caso vale super a pena!

Lá na casa de praia estamos usando o dilema: "Keep clean, keep it easy to clean". Eu desenhei o projeto de um móvel para ficar em baixo da televisão que vai ficar bem bonito. Agora só falta caçar a madeira aqui pelo Rio de Janeiro. Vai ser 100x40x30 (LxAxP), estou planejando utilizar madeira para escada, que é bem simples de se encontrar a venda e selecionando bem se encontra uns cortes bem bonitos.

8. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Não utilize de forma alguma prego em MDF, MDF deve ser SEMPRE parafuso. Se você pregar existe a chance dele "estourar" e você arrancar uma lasca.

9. Vadim

Vadim Usuário

Desde 1 Jun 2012
    Brasília/DF
    O que as marcenarias usam são os dispositivos tipo "girofix", ou qualquer outro de "tambor". Mas pra furar com precisão na mão é complicado. O mais simples pro seu caso é utilizar cantoneiras pela parte de dentro, funciona e não terá parafuso pelo lado de fora.

10. david_charlie

david_charlie Usuário

Desde 11 Fev 2009
    SC/BR
    Móveis eu penso em tudo MDF. Essa madeira para escada deve ser mto boa.
    Talvez, se possível, eu te recomendaria a fazer um fundo falso no móvel(se for rack).
    Foi o que fiz no meu e foi minha sorte.

Prego só nos fundos de 3mm, de resto MDF mesmo.
    Se bem que sempre quis montar alguma coisa woodframe e ter aquelas pregadeiras pneumáticas.

Penso em criar algumas guias de canto e retas para padronizar alguns furos(nas prateleiras, por exemplo).
    Na Mesa axo q vou ter que ir mesmo de cavilha, cola e cantoneiras.

11. Felipe_Navarro

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    É que a maioria dos fundos são parafusados mesmo.

Seria uma boa opção para você. Uma dica para aparafusar mais fácil é furar antes. Fica bem mais limpo e não tem chance de estufar o MDF.

12. gushelter

gushelter Usuário

Desde 20 Dez 2010
    Santo André/SP
    Vi que o pessoal comentou sobre o tal girofix....

Realmente e muito complicado usa-los e os dispositivos vendidos para fazer as furações e encaixes são caríssimos.Fuçando no google achei um site que ensina a fazer um dispositivo caseiro,fiz um pra mim e deu certo e estou usando no rack que me atrevi a fazer,acho até melhor que parafuso e tem a vantagem que você pode desmontar o móvel quantas vezes quiser.Comecei e mexer com marcenaria nesse ano e esse negócio vicia rsrsrsr, o que já gastei com com ferramentas meu deus:rofl:.....

O link do blog que mencionei http://eufacoemcasa.blogspot.com.br/2010/10/gabarito-para-dispositivo-de-montagem.html

13. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Bom dia.

Alguém conhece um torneiro de madeira na cidade do Rio de Janeiro?

Que não me tire um rim para oito bloquinhos de 10x10 com um furo de 6.0 na entrada e do meio em diante 4.3.

Como é complicado de achar rs.

Abraços a todos.

Rajane.

14. vjgomes

vjgomes Usuário

Desde 6 Nov 2007
    Brusque - SC - Brasil
    Ola Rajane, tudo bem?

Bom, não é exatamente na cidade do Rio mas tem este:

https://www.facebook.com/madeiraquegira?fref=ts

Se não for viável fale com o Thomaz Brazil, que provavelmente ele te indicará um mais próximo.

Abraço

Valter

15. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Obrigado.

Mandei e-mail.

Vamos ver no que da rs.

Abraços a todos.

Rajane.

16. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Rajane,

Arrumou o cara? Conheço um muito bom e super acessível... só precisa me mandar um desenho MUITO claro para que ele entenda.

Abração,

Renato

17. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Oi Renato.

Sem resposta ainda.

Te mando sim.

Abraços a todos.

Rajane.

18. Christino

Christino Explorando novos brinquedinhos

Acabei de adquirir... Não vejo a hora de "estrear"

19. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Ainda sem luz no fim do túnel.

Abraços a todos.

Rajane.

20. rafaelmq

rafaelmq Usuário

Desde 8 Fev 2013
    Campo Grande/MS

Pessoal...alguem ja usou esse tipo de pistola? tem um desempenho bom? estou pensando em usar para dar acabamento em um par de baubos...o que acham?

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso