Anúncio do HT Forum

Clube dos Roteadores ASUS | Rede AiMesh e Fw Merlin

Discussão em 'Informática' iniciada por PoloNes, 3 Jan 2018.

1. jcjcosta

jcjcosta Usuário

Desde 19 Jun 2006
    Belo Horizonte/MG
    Anúncio do HT Forum
    Galera, tem como deixar o roteador Asus RT-AC51U em modo repetidor???
    To usando a última bios do site da asus, mas, infelizmente, não tem a opção "modo repetidor". Será que existe alguma bios alternativa que resolva isso?!

2. jepz_SP

jepz_SP Usuário

Desde 8 Abr 2014
    São Paulo
    @PoloNes@PoloNes , tá valendo a pena usar o AiMesh?

Tenho um Ac68u com a última FW, tava pensando em pegar mais um irmão gêmeo por 700 conto, acha que compensa?

O WiFi no apto aqui não dá problema, só às vezes a vizinhança interfere um pouco no sinal do 2,4GHz.

3. PoloNes

PoloNes Título Personalizado

2.404 1.351 431

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Apesar de ter um RT-AC86U e um RT-AC68U, nunca usei ou testei aiMESH neles, pois uso o firmware do Merlin e não tem suporte a aiMESH.

Vou de indicar uma pessoa que esta para fazer os testes, converse com ele que ele tem 3 RT-AC86U e vai poder lhe informar melhor.

https://adrenaline.uol.com.br/forum...ficial-e-merlin.626075/page-9#post-1073677438

• 1
  4. Gafanhoto-RJ

Gafanhoto-RJ Vendo e ouvindo

Desde 1 Out 2006
    RJ/RJ/BR
    Tô de olho num roteador novo... Estava pensando no RT-AC88U em função do número de portas ethernets que ele tem. Hoje eu uso parte no modem da NET e parte no roteador. Tentei fazer bridge uma vez e não deu certo de jeito maneira. Como me mudei há um tempo e o wifi não pega legal em alguns poucos cantos da casa, me pergunto se um roteador mais novo como esse, sem fazer necessariamente um AiMesh, terá um alcance melhor do que o meu D-Link DIR 868L.

Será que vale?

5. PoloNes

2.404 1.351 431

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Respondendo novamente.

Como agora temos o cleanbrowsing adulto não filtrando o youtube e com servidor em São Paulo, resolvi implementar a rede MESH, se funcionar tudo bem, talvez não volte para o firmware do Merlin, que uso a muitos e muitos anos.

Hoje a tarde fiz varias coisas na minha rede para implementar e testar o aimesh(MESH da Asus), só tem uma coisa que fiz que não é o correto, por favor não me julguem, vou deixar até em spoiler no final do texto, deu um trabalho absurdo, pois tive que voltar o firmware da Asus nos dois roteadores(ac86u e ac68) e ainda por cima puxar cabo de rede por conduítes e forro da casa, tomei um banho de suor. :o

Depois de todos os cabos puxados, fui configurar os roteadores e é bem tranquilo a configuração aimesh, fui com o tablet na mão e com o smartphone no bolso para testar quando mudava para o aimesh node, e foi bem rápida a transição de uma rede para outra.

Testei apenas a velocidade via wifi com o speedtest no smartphone, deu o total de minha conexão contratada 100/50Mbps(103/59) no roteador aimesh node(ac68u), fica a uns 17 metros em linha reta do roteador primário com inúmeras paredes e uns 25 metros de cabo cat5e. Vai ser usado apenas com WIFI, pois está lá no quintal.

Usei dois desses adaptadores e ainda tenho mais três guardados
    :cereal::facepalm::ogw:

• 1
  6. jepz_SP

jepz_SP Usuário

Desde 8 Abr 2014
    São Paulo
    Fala @PoloNes@PoloNes !

Não resistiu e optou por conexão Wired pra fazer o AiMesh?

Fazer por WiFi não ficou legal?

Rapaz, tava de olho no Asus BRT-AC828, muito bruto, mas nem vende no Brasil (gearbest não conta kkk) e não é AiMesh compatible.

abs!

7. PoloNes

2.404 1.351 431

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    Nem tentei por wifi, fui direto no cabo.

Esse ac828 é monstrão mesmo, tem o GT-AC5300.

Olha, o ac86u já chegou a custar R$530 ja com frete prioritário, BR Express, na ultima Black friday do ano chinês na Gearbest.

Muita gente compra lá, acho que só eu tive o azar de ser taxado no meu, uma porrada de gente comprou e não foi taxado no tópico abaixo.

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/roteador-asus-rt-ac86u-firmware-oficial-e-merlin.626075/

Precisa ver se compensa ainda importar da Gearbest ou da Amazon e usar um redirecionador para enviar para o Brasil, mas teria que ser um frete que passa por Curitiba, lá os agentes da receita são bem bonzinhos, passa muita coisa sem taxar.

Veja abaixo uma das minhas ultimas compras na china.

Comprei essa lanterna abaixo, com caixa e tudo, deu 500 gramas e é um monstro de alumínio, o RX da alfândega deve ter “gritado” na hora que passou e mesmo assim não taxaram ou abriram para ver o que era.

Conte os dias que demorou para chegar.

https://www.banggood.com/Lumintop-O...htness-Tactical-LED-Flashlight-p-1298786.html

• 1
  8. Gafanhoto-RJ

Desde 1 Out 2006
    RJ/RJ/BR
    Jepz, porque estava de olho nesse modelo? O que viu nele que os outros não têm?

9. jepz_SP

jepz_SP Usuário

Desde 8 Abr 2014
    São Paulo
    Fala @Gafanhoto-RJ@Gafanhoto-RJ !

O modelo BRT-AC828 é voltado para pequenas empresas e tem recursos interessantes para power users como nós rs...

Entre estes, possuir 10 portas Gigabit (8xLANs e 2xWANs), o mais bacana no caso seria a questão do teaming de 4 portas LAN para quem curte e tem um NAS bruto que também aceite este recurso (@4Gbps), além de ser DUAL WAN físico/via hardware(imagine agregar duas conexões internet 1Gbps, ficando @2Gbps, ou mesmo dois Vivo Fibra de 300Mbps, ficaria show), interessante pra quem quer fazer um failover ou balanço de carga (load balance), e se não me engano esse router aguenta 250 clientes simultâneos via WiFi, uma margem bem segura para qualquer usuário doméstico. Tem uns extras como slot M2 pra fazer dele um NAS básico também, VLAN etc.
    A cobertura do WiFi dele parece ser mais robusta também que os routers gamers/domésticos, segundo testes.

10. Gafanhoto-RJ

Desde 1 Out 2006
    RJ/RJ/BR
    Saquei. Como eu só tenho uma WAN sem chance de ter outra acho que vou de 88U mesmo pelas 8 portas LAN. Vou ver se tanto ele quanto meu DS216+ii aceitam teaming.(y)

EDIT: esse recurso do M2 é SENSACIONAL! Eu tenho um mSATA e ele é RIDÍCULO de rápido. Nem quero imaginar um M2...

• 1
  11. Gafanhoto-RJ

Desde 1 Out 2006
    RJ/RJ/BR
    Viajei bonito. Meu NAS tem só uma entrada de rede...

12. maotto

maotto Usuário

70 15 11

Desde 5 Fev 2009
    brasil
    Bom dia prezados!!
    Talvez este não seja o tópico apropriado, entretanto não obtive resposta questionando no tópico específico do roteador....
    Estou reiniciando os aprendizados após um longo período "desfrutando" do modem + roteador fornecido pela NET.
    Comprei um ASUS AC68U e a mudança no wifi foi da água para o vinho. Uso frequência de 5ghz e tenho conseguido fazer streming de um HD externo conectado na USB 3.0 sem engasgos, mesmo de filmes 4k com amostragem de 30 Mb/sec.
    O problema tem sido para copiar e colar arquivos no HD externo usando o protocolo FTP. Como sou novo, não entendo se este é o melhor protocolo e se existe algum protocolo de compartilhamento que faça este HD externo conectado no roteador se comportar como se estivesse plugado direto no notebook. Exemplo: se eu clicar para ver um video eu preciso "baixá-lo" em vez de começar a reprodução imediata.
    Outro ponto que me deixou dúvida foi a velocidade que consegui enviar vídeos do note para o HD. Minha janela de transferência marca apenas o tempo e não a velocidade, porém, apesar de nas configurações de rede minha placa detectar uma conexão wireless de mais de 800Mb/s e no cabo 01 Gb/s a velocidade observada me parece pífia. A título de exemplo, enviei cerca de 35 GB de séries (3-4Gb) cada episódio e o tempo mostrado foi de mais de 4hs para conclusão. Deixei essa transferência durante a noite e após cerca de 06 horas haviam sido transferidos apenas um arquivo e algumas legendas e ainda restava um tempo aproximado de 22hs !!!!
    Posso estar pecando em alguma configuração?? Minhas expectativas com relação a transferência wirelles para um dispositivo USB 3.0 foram exageradas?? Ou frente ao exposto, deveria utilizar um protocolo diferente do FTP??
    Ontem a noite executei alguns testes:
    - Com o app NET ANALYZER, em meu Moto X4 detectou uma velocidade de conexão no modo AC banda 5gz de 130-195 Mb/s no quarto e 433 Mb/s ao lado do roteador.
    - Coloquei o notebook ao lado do roteador e enviei um arquivo de série de aproximadamente 4 GB e marquei no cronometro o tempo, e após calcular, cheguei a uma velocidade de 17,3 MB/s do HD externo para o note e 15 MB/s do note para o HD. Pelo que me lembro, velocidades compatíveis com alguns dispositivos USB 2.0 plugados no meu note.

Poderia ser algum bug na entrada USB ou firmware??
    Sugestões??
    Desde já agradeço!!!

13. jepz_SP

jepz_SP Usuário

Desde 8 Abr 2014
    São Paulo
    Fala meu caro!

Então, o USB 3.0 no AC68u é limitado a 30MB/s mesmo, no AC86u eles melhoraram bem no quesito hardware e este consegue em média 100MB/s.

Quanto ao FTP, aqui também as transferências ficam meio limitadas na velocidade, não somente do HDD no AC68u, assim como de um NAS que tenho na rede, porém uso o ftp mais para acesso remoto....o ideal na rede interna é transferir via sistema (samba).

Creio que os ftp servers, tanto do meu NAS, quanto do roteador, tenham alguma config file acessível e editável via push.

Última edição: 8 Jul 2018
    • 1
  14. maotto

maotto Usuário

70 15 11

Desde 5 Fev 2009
    brasil

Muito obrigado pela orientação!! Já fazia alguns dias que eu buscava respostas em vão. Uma pena. Entretanto, acredito que conseguirei fazer streaming de remuxes em 80 Mb/s que é um dos objetivos da compra do roteador. Então, não é uma velocidade ruim, farei as transferências de backup para o hd externo enquanto dormir, rsrs.
    Aproveitando o gancho, essa limitação de velocidade é do hardware, não conseguirei nenhuma melhora colocando o firmware Merlin nele???

15. jepz_SP

jepz_SP Usuário

Desde 8 Abr 2014
    São Paulo
    Parece que o firmware do RMerlin hackeia um parâmetro de USB 3.0 ("USB 3.0 interference"), Desabilitando este parâmetro, consegue-se velocidades melhores na porta USB 3.0 (~50-60MB/s para leitura e 35-38MB/s para escrita), aqui como uso firmware oficial da Asus, não tenho essa opção, dá uma olhada no oráculo das informações (SNB Forum):

Sobre a velocidade do USB 3.0:
    https://www.snbforums.com/threads/asus-rt-ac68u-usb-3-0-speed.30383/

Sobre o hack:
    https://www.snbforums.com/threads/u...-reducing-usb3-0-interference-disabled.35871/

Qual firmware vc usa? Se for do Merlin, faça um teste, mas tenha em mente que isso é um quase gato, a velocidade "oficial" do USB 3.0 pro ac68u continua sendo os 30MB/s.

O modelo do HDD é importante também, alguns HDDs externos são bem lentos, veja, aqui uso um HDD@7200rpm com cache alto (desktop grade), velocidades nominais de +-200MB/s leitura / 130MB/s escrita.
    Outra coisa importante, é deixar o HDD hibernar no roteador, eu já perdi um hdd de 1TB por deixar ele ligado 100% do tempo, por 2 anos sem dormir, vacilo mesmo.

• 1
  16. maotto

maotto Usuário

70 15 11

Desde 5 Fev 2009
    brasil

Mais uma vez obrigado! Já tinha lido um pouco nesse forum sobre outros usuário com o mesmo problema de HD externo lento, entretanto a velocidade do problema deles era o dobro da minha (25-30-40 MB/s)....
    Uso o último firmware oficial da Asus, e nesse forum li algo sobre interferência de 2.4ghz na usb 3.0, e embora a maioria dos eletrônicos operem em 2.4ghz, tentei desabilitar a rede 2.4ghz do roteador tendo em vista ser provavelmente a fonte de interferência mais próxima. Nada mudou.....

Agora uma dúvida fantasmagórica!!!
    Após estas mudanças de configuração que deram em nada, voltei aos parâmetros que eu estava usando e copiei novamente um arquivo de 4GB do lado do roteador (via wireless) e novamente obti a taxa calculada de ~17MB/s (onde meu celular acusava velocidade de 433Mb/s). Então deletei o arquivo e fiz nova cópia do arquivo do hd externo para o notebook no meu quarto (onde o celular marcava velocidades entre 130-195 Mb/s, para ver o quanto demorava) e o arquivo foi transferido em 30s (133MB !!!! - BYTES !!!).
    Abri o arquivo copiado, vi o tamanho dele, executei, tudo perfeitamente!! Então puxei um segundo arquivo de 4GB e veio a aproximadamente 15MB/s. Deletei o segundo arquivo, e quando puxei ele novamente, outra vez a cópia foi praticamente instantânea!!!
    Realmente não sei qual mágica ocorreu, mas duvido que a "rede" consiga manter esse arquivo em cache....
    Poderia o sistema estar apenas recuperando o arquivo recém deletado???

17. jepz_SP

jepz_SP Usuário

Desde 8 Abr 2014
    São Paulo
    @maotto@maotto , velocidade de transferência de arquivos via rede depende de n fatores, dentre estes tamanho e tipo de arquivo, protocolo utilizado, e claro, o meio de transferência (wired ou wireless).

Outra coisa, tome cuidado com as unidades, MB/s é diferente de Mbps, veja que 17MB/s equivalem a 136Mbps, 17MB/s via WiFi está OK, veja que isso já é superior à uma rede fast ethernet (100Mbps) por exemplo. Para o WiFi padrão AC atingir sua plenitude, tenha em mente que o emissor (roteador) assim como o receptor (ex. placa de rede do dispositivo) têm que ser padrão AC e que dentro deste padrão ainda existem muitas subcategorias em se tratando de velocidade sem fio, hj ainda encontramos muitos devices padrão n (@150Mbps ou 300Mbps) no mercado, o que limita e muito a velocidade. Ademais, o WiFi sofre muita interferência e perda na transmissão, se comparado à uma velocidade cabeada.

Qual o modelo do seu HDD externo? O notebook está no WiFi? Qual a placa de rede do note? Pq 195MB/s equivalem a 1560 Mbps, o que é bem alto.

Para dirimir sua dúvida, faça um teste usando o programa NAS tester, primeiro Mapeie no Windows do seu notebook a unidade de rede do hdd externo do roteador, abra o programa e execute o mesmo setando o teste para a unidade hdd externo mapeada do router, ele te dará a velocidade em MB/s, podendo variar o tamanho de arquivo e o número de testes, é bem bacana para se ter um parâmetro de velocidade da rede.

• 1
  18. maotto

maotto Usuário

70 15 11

Desde 5 Fev 2009
    brasil

Então:
    - Desculpe por usar MB/s e Mb/s (Mbps), mas revisei o escrito e as unidades estão corretas. Apenas fiz o cálculo em MB/s para diminuir os arredondamentos, mas as taxas de transferência que eu calculei (minha janela de transferência só marca o tempo, e de forma incorreta, então precisei fazer uso do cronômetro para estimar as taxas de transferência). São 195 Mbps que o meu app de análise de rede pega no meu celular Moto X4, entretanto a segunda transferência foram de 4 GBytes em aproximadamente 30s, ou seja, salvo eu ter me confundido, aproximadamente 133 Mbytes/s.
    - Por ignorância minha venho enfrentado alguns transtornos do tipo: minha janela de transferência do windows 10 não marca a velocidade, só o tempo restante. Consegui criar um atalho para o HD externo no windows explores, mas ainda não consegui mapear essa unidade de rede. Outra coisa que precisei desabilitar usuário e senha para o ftp pois ele não abre o local nem a janela de usuario e senha. Só abre o local ftp se na barra do explorer eu digitar ftp://usuário:senha@192.168.1.1. Também tenho enfrentado alguns problemas para excluir arquivos e pastas com senha e sem senha. Em alguns momentos acusa que não tenho permissão.
    - Toda essa ladainha só para te explicar que se precisar mapear a unidade de rede pra usar o programa que sugeriste, provavelmente não vou conseguir....
    - Minha placa do notebook é uma Qualcomm Atheros padrão AC (marca uma conexão wireles de 866 Mbits e 1Gbits quando vejo as propriedades dela no gerenciador de redes do windows 10), e meu HDD externo é um samsung com alimentação de energia externa (não lembro o modelo, mas pega taxas de leitura para meu SSD do note de aproximadamente 100 MBytes/s e 30 MBytes/s para o hd convencional do notebook).
    - No monitor de clientes do roteador, neste momento, está marcando 866,7 Mbps no notebook (sala junto ao roteador), 351 Mbps para minha TV (quarto), e 433,3 (meu moto X4 também na sala junto ao roteador.

Desculpem estar poluindo o tópico devido a minha ignorância sobre o assunto, se necessário, posso questionar em outros tópicos. O snbforuns me acrescentou muito, mas infelizmente minha escrita em inglês é pífia frente a minha leitura.
    Mais uma vez agradeço a presteza e paciência, mas confesso que fiquei desconfiado de uma primeira transferência se limitar a velocidade de aproximadamente 15-17 MBytes/s ao passo de uma "retransferância" para o mesmo local saltar para mais de 100 MBytes/s.
    Não cheguei a completar o teste no cabo pois nas portas LANS, mas breves testes feitos na última semana me mostraram a mesma velocidade wireless de aproximadamente 15-17 MBytes/sec.
    Enfim, seguirei fazendo testes para curiosidade e aguardando a conclusão do torrente Transformer Age of extinction com taxa de amostragem de quase 80Mbits/sec. Se este transmitir liso do HDD externo (ou mesmo do notebook) para a TV, embora descepcionado, já terá cumprido o papel da aquisição deste modem.

Mais uma vez obrigado a atenção e desculpe poluir o tópico que sequer é sobre o meu roteador em específico.

19. jepz_SP

jepz_SP Usuário

Desde 8 Abr 2014
    São Paulo
    Fala Julio!

Pode tentar a padavan pra ver se ela habilita o modo repeater:
    https://bitbucket.org/padavan/rt-n56u/downloads/

Mais a respeito:
    http://www.miklos.blog.br/2016/11/padavan-firmware-no-roteador-asus-rt.html

Boa sorte!

• 1
  20. PoloNes

2.404 1.351 431

Desde 27 Fev 2012
    Brasil
    @maotto@maotto

Teste com o ac86u via wireless do iphone usando o NAS como servidor de arquivos e o dsfile para baixar o arquivo.

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso