Anúncio do HT Forum

CLUBE DOS TOCA-DISCOS TECHNICS

Discussão em 'Toca-Discos' iniciada por ANTUNES CARLOS, 2 Set 2011.

1. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro

Que perfeição!!!:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso::aplauso: E essas com leve tom em verde são lindíssimas :queixo:

Se eu pudesse faria uma tampa plana para o meu SL1200Mk2, aquela bolha me incomoda.

• 3
  2. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    Pessoal,

não é novidade que eu sou fã do Technics SL1200Mk2 e suas variações, tanto é que ao longo do tempo que tenho o meu (19 anos) e, a partir do momento que comecei a entender um pouco mais dos toca discos, apostei que poderia melhorar a performance do meu baseado em experiências de participantes de fóruns gringos.

Quem tiver curiosidade recomendo ler postagens de alguns anos atrás daqui desse tópico.

Esse último upgrade que fiz agora era um desejo antigo pois um amigo já havia comprado um spindle fabricado por uma cara chamado Mike New, um australiano que fazia uma cópia do original mas com o corpo em bronze feito em torno CNC a partir de um bloco maciço e o pino central em titânio. Infelizmente esse homem morreu e já faz alguns anos já não há mais nenhum à venda. Dessa forma fui buscar alguma alternativa nos fóruns internacionais e vi algumas interessantes. Tentei contato com dois mas não tive resposta, parti para o eBay e encontrei um bem interessante da marca TIMESTEP na loja Sound HiFi inglesa. Comprei esse, não é tão espetacular nem tão caro quanto o do Mike New mas é bem feito sobre o corpo do original do Technics. É um cilindro de bronze usinado com uma pastilha de PTFE no fundo, uma esfera de cerâmica e um eixo de aço inox polido e tudo lubrificado por um óleo bem denso.

O propósito desse spindle mais robusto é tentar diminuir ainda mais a ressonância provocada pelo arrasto causado pelo giro do eixo, melhorando o foco, a precisão e o silêncio de fundo por causa da alta sensibilidade das modernas cápsulas MC.

Decidi eu mesmo fazer seguindo o simples folheto que acompanha o sistema. Abaixo algumas fotos da troca.

O original à direita e o novo à esquerda

DSCN0198.JPG

Original à direita

DSCN0199.JPG

DSCN0202.JPG

DSCN0203.JPG

DSCN0207.JPG

DSCN0206.JPG

Aqui o novo já instalado

DSCN0208.JPG

DSCN0209.JPG

• 5
  3. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    Depois de tudo funcionando instalei uma Benz Micro Wood de um amigo. É uma cápsula espetacular.

DSCN0212.JPG

• 5
  4. Audio Slave

Audio Slave Usuário

379 292 51

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Olá Mauro,

Por coincidência eu já havia chegado a essa marca através de uma pesquisa em fóruns. Como você o compara ao rolamento original? Haveria diferença de sonoridade marcante entre um e e outro?

• 2
  5. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro

Audio,

as diferenças no meu sistema foram sutis, mas ficou mais preciso, ganhou mais punch nos graves e mais silêncio de fundo, mas acredito que em um sistema superior poderia ser mais marcante. Como exemplo, o amigo que citei acima e que usou o spindle do Mike New percebeu uma diferença substancial no SL1210Mk3. Não sem razão, há algumas opções de spindle no mercado e vários fóruns tratam desse assunto pela relevância, inclusive a própria Technics em seus novos toca discos está usando um spindle totalmente reformulado e muito mais robusto para suportar um prato mais pesado e obter mais precisão. Esse que usei também deve suportar mais peso por conta da construção bem mais robusta.

Com relação ao que você leu nos outros fóruns, o que considerou mais relevante?

• 2
  6. Audio Slave

Audio Slave Usuário

379 292 51

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    O pessoal falava muito do rolamento feito pelo tal australiano (que achei que tivesse parado com a produção por outra razão). Alguns diziam que sentiram uma grande diferença, outros escrevendo coisas mais genéricas.

• 2
  7. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro

Havia um segundo fabricante que não lembro o nome que fazia um tão bom quanto, mas infelizmente ele também morreu. Além desse que comprei há mais dois se não me engano, mas não consegui os contatos.

A percepção de diferenças depende muito de quem está avaliando e do sistema no qual o TD está tocando, não é algo fácil pois algumas pessoas simplesmente não têm tal capacidade.

• 2
  8. Audio Slave

Audio Slave Usuário

379 292 51

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    De fato, depende de uma série de coisas, inclusive da familiarização com o seu próprio sistema, assim com a sonoridade de certos discos que se conhece bem.

• 3
  9. Audio Slave

Audio Slave Usuário

379 292 51

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Por outro lado, acho que não tenho essa capacidade de perceber determinadas diferenças mais sutis. Com a mudança de braço a diferença foi óbvia e expressiva, já com a introdução de um mat da Oyaide já não posso dizer o mesmo...

• 2
  10. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    As diferenças muito evidentes que eu tive e que qualquer um perceberia foi a troca de cápsulas e do cabo IC, as outras foram somatório de pequenos upgrades, que no fim das contas elevaram muito o nível do TD.

A propósito, esse seu mat da Oyaide é o de alumínio ou o de borracha? Uso um que é um mix de cortiça e borracha que gosto muito.

• 2
  11. Audio Slave

Audio Slave Usuário

379 292 51

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    É o de borracha, adquirido na semana passada. Ainda tenho que ouvi-lo com o meu pré de phono principal - que está passando por alguns ajustes - assim como a minha cápsula principal. Mas diria que, em princípio, não percebi nada de diferente.

• 2
  12. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    A Oyaide tem um de alumínio muito interessante, mas era absurdamente caro.

• 2
  13. Audio Slave

Audio Slave Usuário

379 292 51

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Lindo e caríssimo, mais de 300 libras.

• 2
  14. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.624 10.806 233

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro

Beleza, hein Mauro!

Provavelmente serve nos meus MK2 também. Vou procurar saber se é idêntico.
    Parabéns pela aquisição.

Abração.

• 1
  15. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.624 10.806 233

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    Maravilha que deu certo e ficou bom.
    Em breve farei no SL-2900 que tenho em casa que não uso só por essa razão, o braço que despenca brutalmente sobre o disco.

• 1
  16. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    • 2
  17. * leo brasil *

* leo brasil * Usuário

3.624 10.806 233

Desde 29 Mai 2017
    Rio de Janeiro
    • 1
  18. Mauro Mendes

Mauro Mendes Usuário

5.638 12.070 766

Desde 17 Dez 2009
    Rio de Janeiro
    • 1
  19. ricsantos

ricsantos Usuário

Desde 10 Abr 2009
    Salvador/BA
    Boa noite a todos.

Tem umas empresas no Brasil que trabalham com fabricação de caixas e bandejas em acrílico sob medida.

Já tentou ver com elas? Como são geralmente usadas em decoração, o acabamento também é muito bom.

Algumas anunciam no Mercado Livre.

• 2
  20. Shu

Shu Usuário

149 244 25

Desde 4 Dez 2016
    Pilar do Sul
    Muito grato pela informação.
    No meu caso fica complicado contatar uma empresa brasileira, visto que vivo atualmente no Japão.
    De toda forma, fica uma excelente dica para quem se encontra no Brasil.

• 2
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso