Anúncio do HT Forum

Clube dos usuários do Sistema Operacional Linux!

Discussão em 'Informática' iniciada por Hildo, 24 Abr 2010.

?

Qual distribuição do Linux vocês usam?

1. Ubuntu

58,0%
  2. Mandriva

6,9%
  3. Open Suse

4,6%
  4. Fedora

6,9%
  5. Kurumin

0,8%
  6. Mint

7,6%
  7. Big Linux

0,8%
  8. Slackware

2,3%
  9. Red hat

8,4%
  10. Outros

8,4%
  11. Arch (placard)

9,9%
  12. Gentoo (placard)

2,3%
  13. Por enquanto nenhuma, mas tenho interesse. (Marco Araujo)

2,3%
  14. Debian (spyd3r)

11,5%
Votos múltiplos são permitidos.
  1. placard

placard Usuário

7.919 4.306 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Anúncio do HT Forum
    • Gosto muito dos botões laterais.
    • Tanto as funções de snap de janelas quanto as hotcorners podem ser customizadas e desativadas. Eu uso bastante, bastante mesmo o sinal de janelas, mas as hotcorners eu desativo pois nunca usei.
    • Além dos indicadores, uma boa forma de alternar entre janelas para saber o que está aberto é o spread.
    • Não sei porque, mas das variantes *buntu, é a única que fica com um visual agradável após tentar muitos e muitos temas.
    • A bagunça do Dash eu também não gosto, e também acho a interface pesada para o que oferece.

2. placard

placard Usuário

7.919 4.306 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Com o Ubuntu indo para o Gnome, ando testando alguns DEs. O primeiro foi o Cinamoon, o qual descartei imediatamente pela falta de suporte apropriado a telas de alto DPI e algumas inconsistências que não gostei (botões colados na interface e outros detalhes pequenos similares que vão tirando minha paciência).

Vou deixar o Gnome por último, pois provavelmente será um dos que menos gostarei, mas ainda assim receio utilizar a longo prazo dado o caráter “padrão” que terá a partir do 18.04. E provavelmente terá as configs funcionando bem (i.e., melhor que os demais) por padrão.

NMHO, um ambiente desktop que exige comandos de script e reinício do DE para alterar o escalonamento dos elementos da tela não merece ser considerado seriamente hoje em dia. Certamente funciona para muita gente, é um projeto com pouco ou nenhum investimento financeiro, os desenvolvedores devem gastar muito tempo livre e não pago nele, mas ainda assim.

[']s!

• 1
  3. PH7

PH7 Usuário

Ou é Gnome ou é KDE.

• 1
  4. placard

placard Usuário

7.919 4.306 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Gnome com multiplicador 2.

Não somente não tem multiplicadores fracionários como... bem... simplesmente não funciona. Quando algumas linhas cabem dentro de uma unha sua é porque o negócio tá difícil.

E pensar que o Unity funcionou de primeira, absolutamente perfeito e melhor que OSX e até Windows.

Impressionante o retrocesso. Espero que a Canonical corrija essas idiotices do Gnome upstream. Estamos em 2017 e hidpi parece ser algo extraterrestre pra esse povo.

Vou usar a 16.02, esperar o kernel 4.10 sair (preciso de melhor suporte a kabylake) e usar a 16.02 até 2030. Quem sabe até lá o Gnome tenha a mesma funcionalidade que tenho hoje.

IMG_20170417_115745.jpg

5. PH7

PH7 Usuário

@placard@placard ,

Imagino que o Kernel 4.10 esteja disponível para você. Eu estou usando este kernel. A Mint liberou dias atrás . Como o Kernel vem do Kubuntu e este do Ubuntu, não é possível que ele não esteja lá para você.

Até agora está funcionando igual céu de brigadeiro.

• 1
  6. placard

placard Usuário

7.919 4.306 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Bom saber.

Minha dúvida é só não ser recomendado para produção. Geralmente, evito instalar ou modificar partes do sistema tão cruciais quanto o kernel caso não seja algo suportado, e, atualmente, o kernel 4.10 está disponível via deb mas não é suportado.

O suporte estará disponível para o 16.04 apenas quando o 16.04.3 for lançado, provavelmente daqui a aprox. 3 meses. Virá com o 4.10.

Como estou sem tempo para reinstalar tudo caso algo saia errado e eu não tenha como recuperar (ou o mais provável, que eu não saiba), acabei não instalando e testando ainda. Se já tive contratempos até com atualizações menores de coisas suportadas, imagine um kernel sem suporte técnico oficializado. Ou seja, evito, pois recai no provérbio do gato escaldado.

[']s!

7. PH7

PH7 Usuário

As vezes as coisas não saem como a gente sempre espera e problemas podem mesmo acontecer, principalmente os pânicos de Kernel.

Como você esta no Unity e eu não tenho a menor familiaridade com ele, é difícil fazer alguma recomendação.

No meu caso; mais a título de curiosidade mesmo; eu tenho o GRUB, que em caso de pânico de kernel , eu sempre tenho como voltar ao kernel estável, pelo modo gráfico do GRUB. Já deixei uma partição de 500 MB para o /boot justamente para sempre ter 3 kernels; o estável ( default ) , o ultimo estável após o default, e o último disponível para a distro.

Uma das coisas boas do linux é isso: cada macaco no seu galho e o kernel fica lá quietinho no lugar dele, não se misturando com mais ninguém.

Com testes de novos kernels , nunca tive nenhum problema; mas só instalo os que estão disponíveis pela distro. Não entro no site do linux e não compilo nada de lá. Aí sim, é problema na certa.

Os grandes problemas que sempre tive e ainda continuo a ter e que são um pé no s... para resolver;pois tem de ir para a linha de comando; são os pânicos de drivers proprietários de vídeo. Estes sim , passa-se bastante raiva.

Para ser sincero , só fui para este 4.10, justamente devido a tentativa de um hidpi que resolvesse um certo problema aqui, mas que infelizmente não resolveu, assim como a AMD até agora na 4.10, não tomou vergonha na cara e tratou de implementar seus drivers de vídeo para outras distros que não o UNITY. Pelo menos neste quesito, ponto para a NVIDIA que se mostra um pouco mais condescendente com a comunidade livre.

• 1
  8. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Por que você não gera uma imagem do sistema atual com algum software tipo o Acronis?
    Aí você pode fazer seus testes. Se de algum problema basta restaurar a imagem e você estará com seu sistema de volta em poucos minutos.

• 1
  9. Coleparmer

Coleparmer Usuário

Desde 10 Out 2005
    RJ/RJ/BR
    Sabe uma coisa que me deixa P... mas P.... mas muito P da vida com tudo que é linux ?

Acredite se quiser, mas é impressora. Absolutamente todas que instalei nas distros que testei não funcionam 100% quando se precisa. Estou hoje com 2 HP's que são uma JOSSA no Lubuntu, kubuntu etc.... Tem vez que imprime, tem vez que não, tem vez que imprime 2 folhas direto e depois não imprime mais nada. Já instalei o tal de hplip e nada resolve ....

Ô SACO !!!

10. placard

placard Usuário

7.919 4.306 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Ahhhhhhh, o velho problema da falta de drivers (ou gambiarras) para periféricos em geral.

No caso de impressoras, faz pelo menos uma década que só compro impressoras com suporte a Linux. No caso, tenho uma Brother laser colorida que comprei numa viagem aos EUA.

A Brother não apenas fornece drivers como fornece um script instalador que funciona "automagicamente" no Debian/Ubuntu/deb e RedHat/rpm. A integração ao CUPS é bem feita: por exemplo, a função de duplex é compreendida e aparece no local apropriado do sistema e não como uma função arbitrária da impressora na seção de mais opções da impressora. É reconhecida pelas interfaces padronizadas para encadernamento pelas bordas longa e curta.

Igualmente, faz aproximadamente 8 anos também que comprei um scanner fotográfico Epson, cuja opção também foi direcionada pela existência de drivers para Linux (pacotes deb). Funciona perfeitamente (só aplicativos como o XSane que são muito ruins).

Idealmente, todos esses periféricos deveriam ter drivers open source. Por exemplo, recentemente, esbarrei na indisponibilidade de drivers da minha impressora para arquitetura ARM (Raspberry Pi 3). No entanto, considerando a situação mesmo para x86, acho que estou no lucro.

[']s!

11. Coleparmer

Coleparmer Usuário

Desde 10 Out 2005
    RJ/RJ/BR
    Po, mas a HP tem os drivers.....

te digo: todas, absolutamente todas, 100%, HP que ja usei no Linux, engasgam. dá vontade de tacar a impressora pela janela

12. PH7

PH7 Usuário

A minha HP 9100 pro estava funcionando dentro da normalidade até que a cabeça de impressão entupiu e não tem mais jeito. Vou comprar uma wirelesss , a HP 3635, e chegando coloco os resultados aqui.

• 1
  13. PS_João Pessoa

PS_João Pessoa Usuário

1.192 1.173 411

Desde 4 Mai 2015
    João Pessoa
    Sou usuário do Linux há quatro anos e depois que o Ubuntu decidiu abandonar o Unity, decidi sair dessa distro: já passei pelo Elementary OS, até me encontrar com o Deepin [que tem a melhor qualidade na tela full HD do meu notebook]

14. PH7

PH7 Usuário

15. placard

placard Usuário

7.919 4.306 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Uma coisa que anda acontecendo por aqui é que está tudo funcionando tão bem que continuo na 16.04 LTS, sem nenhuma vontade de me aventurar em coisas novas. Dá até preguiça quando vejo um monte de notícias com mudanças e novas coisas, haha.

Você estava usando o KDE, PH7?

16. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Instalei o Ubuntu 17.10 e até que estou gostando.

17. PH7

PH7 Usuário

Olá @placard@placard

Ainda estou usando o KDE. Semprei usei. A partir do abandono do KDE pela Mint, devo migrar para alguma outra distro. Embora esteja tudo funcionando 100%, as bases de reposição acabam não sendo atualizadas e vez ou outra acaba sendo problema.

Vou analisar as outras distros com calma.

Você usou Kubuntu durante um bom tempo se a memoria não me falha. O que o fez cair fora?

• 1
  18. placard

placard Usuário

7.919 4.306 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    @PH7@PH7

Usei mas na época do 3x (muito tempo...). Mudei por não me adaptar ao KDE 4 na época, e foi também na época que comecei a usar Ubuntu.

Como me acostumei bem, nunca mais vi o KDE, e também não me incomodei.

Mudei pela facilidade do Ubuntu (coisas sequer relacionadas ao DE), não por deficiência do KDE. Em resumo, não sou a melhor pessoa pra falar de KDE.

[']s!

• 1
  19. placard

placard Usuário

7.919 4.306 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Gnome no 17.10:

- Aplicativos para X com mouse minúsculo, sem funcionar o multiplicador hidpi. Em uns mouse pequeno, mas basta mover para outro aplicativo com melhor suporte a Wayland para voltar ao normal. Fica mudando de tamanho.
    - Arquivos de língua para português não adicionados/instalados por padrão.
    - Desktop precisa de um zilhão de extensões para ficar útil (são vários problemas num só) e para remover os zilhões de espaços vazios em branco decorrentes de um zilhão de painéis visíveis ao mesmo tempo.
    - Mouse lento e cheeeeeio de laaaaaag.

Todos problemas conhecidos do Gnome. Umas 5 horas de uso que tive, e já me arrependi,

[']s!

20. PH7

PH7 Usuário

Kernel 4.14.12 já incluído patch para Meltdown - X86. Dentro de alguns dias será liberado o 4.14.13 para quem está tendo problema de boot.

Atualizei a minha distro mint kde 18.3 para o kernel 4.14.12, ultimo kernel estável. Sem problema nenhum a relatar. Sem queda de performance.

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso