Clube dos usuários do Sistema Operacional Linux!

Discussão em 'Informática' iniciada por Hildo, 24 Abr 2010.

?

Qual distribuição do Linux vocês usam?

1. Ubuntu

58,0%
  2. Mandriva

6,9%
  3. Open Suse

4,6%
  4. Fedora

6,9%
  5. Kurumin

0,8%
  6. Mint

7,6%
  7. Big Linux

0,8%
  8. Slackware

2,3%
  9. Red hat

8,4%
  10. Outros

8,4%
  11. Arch (placard)

9,9%
  12. Gentoo (placard)

2,3%
  13. Por enquanto nenhuma, mas tenho interesse. (Marco Araujo)

2,3%
  14. Debian (spyd3r)

11,5%
Votos múltiplos são permitidos.
  1. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Tenho um registro lá há mais de 15 anos.
    Nem lembrava mais.
    O problema é que o email que eu utilizava, o provedor não existe mais.
    Perdi a conta :(

• 1
  2. placard

placard Usuário

8.189 4.721 931

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Eu deixei de usar e-mail de provedor exatamente por isso. Quando comecei a usar Internet própria, acho que lá por 97, tinha um e-mail do meu provedor local discado, e quando mudei de cidade troquei de provedor e... perdi o e-mail.

Sorte que naquele tempo era tudo POP, então sua cópia de backup era automática, mas o fato de eu ter perdido o uso a ele acendeu um alerta para o fato de que boa teríamos propriedades digitais de identificação. Depois, também a importância de você ter o domínio legível (seja por humano ou por máquina) de seus próprios dados.

Tenho muito cuidado com essas memórias digitais do tempo de infância. :lol:

[']s!

• 1
  3. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Atualmente tenho meu e-mail do Gmail, tenho o e-mail da empresa e tenho meu próprio domínio.
    Tento concentrar tudo no Gmail.
    O da empresa eu só uso pra comunicações relativas ao trabalho. Até porque, se eu sair da empresa, perco acesso. Então não uso pra nada pessoal.
    O e-mail do meu domínio do uso em alguns casos especiais.
    E sim, já perdi muita memória digital.

• 1
  4. PH7

PH7 Usuário

Porque você desabilitou o serviço de swap?

Mesmo no ssd ainda degradava o sistema?

5. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Primeiro pra preservar o SSD de escritas desnecessárias.
    Segundo porque com 20gb de RAM não precisa de swap

• 1
  6. PH7

PH7 Usuário

Obrigado pela resposta. A minha intenção era uma análise mais acurada em sistemas com pouca memória ram e swap no SSD.

• 1
  7. kardosop

kardosop Urbana Legio Omnia Vincit

Desde 14 Fev 2007
    Salvador
    @PH7@PH7: De qualquer maneira, a ideia de se utilizar swap no SSD não seria recomendada por conta da questão do número de escritas/leituras no SSD ser finito e geralmente inferior a um disco magnético. Então não faria muito sentido do ponto de vista do custo x benefício ter um SSD para usar como swap, entendes?

Melhor investir num pente de RAM e deixar o sistema trabalhar com "folga" sem ter de recorrer ao swap.

No meu caso, só tenho 8GB de RAM e acabei configurando o swap para 2GB. Durante o dia a dia não senti qualquer problema pois o uso do swap ficou virtualmente em zero, porém quando tentei hibernar o PC, percebi que não daria certo pois o conteúdo da minha RAM não "coube" nos 2GB do swap, acabei criando uma partição nova com 8GB para acabar com esse perrengue.

• 1
  8. PH7

PH7 Usuário

Obrigado pela resposta. No caso em questão, existe uma limitação para aumento de memória ram, em relação ao sistema que é mais antigo, e é usado para projetos arquitetônicos, com programas bastante pesados onde se usa bastante swap. Creio que pelo custo benefício, valha a pena investir em SSD e mandar o swap para lá também, mesmo sabedor das limitações de escrita. A troca por um novo sistema inviabilizaria neste momento. Obrigado mais uma vez pela atenção.

• 1
  9. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Possuo só 4GB de memória mais 1.5GB de Swap em disco normal. Uso o SSD para sistema e boot.
    O utilitário de sistema do Kubuntu 64b me informa que utiliza a memória como disco de troca.
    O Swap fica com 0B. Se o sistema precisar de swap em disco vai utilizar em arquivo no SSD ou ainda usará o Swap configurado em disco?

10. mondragon

mondragon Usuário

58 14 11

Desde 26 Nov 2009
    Mogi Guacu/SP/BRAZIL
    Vai utilizar o swap que você configurou se foi no disco normal como disse, será nele.

• 1
  11. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Encontrei alguns bugs chatos no kubuntu e ontem instalei o Manjaro pra testar.
    Aparentemente está mais estável, e com certeza mais leve, que o kubuntu.
    A instalação do Manjaro foi bem trabalhosa.
    A instalação em si até que foi tranquila mas ele não instalou o grub em uefi.
    Tive que dar boot novamente com a mídia de instalação, fazer um chroot no sistema e instalar o grub manualmente.

12. PH7

PH7 Usuário

Se não for muita pertubação, poderia dizer quais bugs? Uso o mint, e a distro encerrou KDE. Logo deverei migrar para outra e pensei no kubuntu.

13. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Quando executava qualquer vídeo em tela cheia, ao sair do vídeo a barra de título das janelas desaparecia.
    Eventualmente o conexão sem fio parava de funcionar, sendo necessário reiniciar o computador pra voltar a funcionar.
    Esses dois eram os mais chatos.

• 1
  14. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Estou usando o Kubuntu 16.04, infelizmente isso acontece mesmo.

No 18.04 não acontece, mas meu wifi estava muito ruim.

• 1
  15. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Pessoal, tenho uma dúvida.
    Tenho um diretório com aproximadamente 2000 arquivos.
    O padrão de nome é:
    00000 - xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.xxx
    Exemplo:
    00001 - Arquivo qualquer.txt
    00002 - Outro arquivo.txt

Ocorre que alguns arquivos estão duplicados, mas a parte numérica do nome está diferente:
    Exemplo:
    00010 - Um arquivo.jpg
    00049 - Um arquivo.jpg

Alguém connhece alguma forma de encontrar e elimitar esses arquivos duplicados?
    Já tentei com o fslint, fdupes e dupeguru, sem sucesso.

16. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Bom dia!

Mas vc usa espaços como nos exemplos acima?

No Linux esses "espaços" são uma desgraça.

Eu desde que comecei a usar linux não uso mais espaços em nome de arquivo, costumo usar ".", "-", "_"

Bom, voltando ao seu problema.

Se não já tiver tentando, tente o comando find.

find /caminho -name teste.txt

Abs!

• 1
  17. rbardal

rbardal Rafael Bardal

3.778 2.469 786

Desde 5 Jan 2011
    Curitiba
    Tenta uma mistura de find, cut, sort e uniq.
    Algo do tipo

find ./ -name \*.txt | cut -d"-" -f2 | sort | uniq

A idéia é saber quais nomes não são únicos.

• 1
  18. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Obrigado pelas dicas.
    Baseado nas dicas, fiz o script abaixo, que resolveu meu problema:

Código:
    #!/bin/bash

ARQUIVOS=`find . -name \*.\* | cut -d"-" -f 2 | cut -d" " -f 2 | sort | uniq`

for i in $ARQUIVOS
    do
            if [ "$i" = "." ]
            then
                    continue
            fi

find . -name \*"$i" | head -n 1 | xargs -I '{}' mv {} manter/
    done
    mv *.* apagar/

Obs: Meu script moveu os arquivos que deveriam ser mantidos para a pasta "manter" e os que deveriam ser apagados para a pasta "apagar".
    Deste modo eu posso fazer uma última verificação antes de apagar definitivamente.

• 1
    • 1
  19. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Caros Linuxers,
    Atualizei o kubuntu da versão 16.04 para 18.04. Tive alguns problemas mas resolvi quase todos. Perdi acesso ao scanner Samsung CLX-3185N em rede.:(
    O driver fornecido pela Samsung que vendeu para a HP não funciona e a HP não deu suporte até agora. Fiquei sabendo que desde o 17.04 já não funcionava.
    Mas vim aqui perguntar outra coisa que me preocupa mais. As atualizações do 18.04 baixam em velocidade ao redor de 30k/s o que é uma piada para os dias de hoje. Chega a travar em zero por segundos. Isto é só comigo? Em tempo, a conexão é via NET(Claro) vejo vídeo no youtube muito bem e testes de velocidade apresentam 20M/s.
    Obrigado por qualquer dica.

20. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Talvez você esteja baixando de um servidor ruim.
    Escolha outro que deve melhorar.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso