Anúncio do HT Forum

Clube dos usuários do Sistema Operacional Linux!

Discussão em 'Informática' iniciada por Hildo, 24 Abr 2010.

?

Qual distribuição do Linux vocês usam?

1. Ubuntu

58,0%
  2. Mandriva

6,9%
  3. Open Suse

4,6%
  4. Fedora

6,9%
  5. Kurumin

0,8%
  6. Mint

7,6%
  7. Big Linux

0,8%
  8. Slackware

2,3%
  9. Red hat

8,4%
  10. Outros

8,4%
  11. Arch (placard)

9,9%
  12. Gentoo (placard)

2,3%
  13. Por enquanto nenhuma, mas tenho interesse. (Marco Araujo)

2,3%
  14. Debian (spyd3r)

11,5%
Votos múltiplos são permitidos.
  1. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Anúncio do HT Forum
    O sistema é automático. Em modo texto:
    sudo apt upgrade
    Ou existe um parâmetro para escolher o servidor que desconheço?
    obrigado
    Abraço

2. rbardal

rbardal Rafael Bardal

3.754 2.456 696

Desde 5 Jan 2011
    Curitiba
    Veja o arquivo /etc/apt/sources.list

Encontre um repositorio e adicione ao arquivo.

https://help.ubuntu.com/community/Repositories/Kubuntu

3. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Pesquise no Google por netselect.
    Com ele você consegue escolher o repositório mais rápido.

4. placard

placard Usuário

7.854 4.173 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Ano novo, distribuição velha.

Kubuntu 18.04 ainda funcionando perfeitamente. Continuo não gostando dele não lembrar o escalonamento correto para cada monitor (notebook@2 / externo@1,5) e ter que fazer logout/login quando muda, mas fora isso, que aliás é algo que raramente faço, tudo perfeito.

É muito bom ter um sistema dependável, confiável. Que você liga o computador com a certeza que ele vai ligar e estar exatamente como sempre foi, sem perturbar o seu trabalho, sem achar que fazer uma atualização é mais importante do que o seu trabalho (isso pode esperar!), e sem ficar maluco exigindo atenção.

2019 parece que vai ser um ano de paz no meu computador, como foi a segunda metade de 2018.

:amor:

Feliz 2019 pessoal.

• 1
    • 1
  5. dedraks

dedraks Usuário

Desde 27 Ago 2007
    Belo Horizonte/MG
    Aqui também. Manjaro funcionando perfeitamente. Pra mim um sistema operacional é bom quando eu não lembro dele.
    Esse é o caso. Com o Windows eu sempre lembrava do S.O. porque vivia me dando dor de cabeça.

• 1
  6. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.448 3.360 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Assinando o tópico para acompanhar. Uso o Windows 10 e particularmente não tenho tido nenhum problema, está funcionando muito bem (gosto e recomendo). Inclusive exitem boatos que a Microsoft no futuro irá adotar o kernel do Linux... :)

Porém acompanho o Linux literalmente há décadas, e sempre estou experimentando uma ou outra distro em VMs e eventualmente num bare metal.

A distribuição que mais me agradava recentemente era o Ubuntu (e suas variantes), mas me incomoda muito a falta de escalonamento fracionado para uso com monitor 4K (relacionado de certa forma com o @placard@placard mencionou acima).

Na VM já tinha feito alguns experimentios para habilitar o escalonamento do display (como esse aqui), resolveu parcialmente mas claramente não é algo que está maduro no Ubuntu ainda (seja no X ou Wayland).

Recentemente li uma reportagem que a Huawei está vendendo seus laptops com a distro Deepin instalada por default.

Apesar de ser uma distro chinesa (temores de privacidade...) resolvi instalar numa VM, e fiquei MUITO supreso positivamente com essa distro. É bem "redonda", e o problema de escalonamento está muito bem resolvido (ver configuração do display das duas telas abaixo), sem contar que a renderização das fontes no monitor 4K é tão boa (ou até melhor) que o Windows 10 (e que o Ubuntu deixa bastante a dever).

Tem alguns problemas em rodar como VM (Virtual Box), então estou pensando em pegar um PC que tenho aqui de reserva e instalar para experimentar o desempenho numa instalação nativa (assunto para outra hora: estou com meu windows com boot UEFI num NVMe EVO e uma vez fui tentar dual boot UFEI com o Linux e ferrou tudo, então nunca mais "brinquei" de dual boot como fazia antigamente com MBR).

Bem, apenas compartilhando...

(y)

tela1.jpg tela2.jpg

Última edição: 15 Nov 2019
    • 1
  7. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    não use EFI fique no mbr se não usar discos muito grandes não ha problema
    você pode usar 2 discos um para Linux e outro para windows alternando pela bios e desconectando o hd do outro sistema na instalação

8. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.448 3.360 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    O boot com UEFI é muito mais rápido. Depois que usei a primeira vez nunca mais retornei para MBR e sinceramente nem pretendo retornar.

Já consegui fazer dual-boot do Windows + Linux sem configurar dual boot no bootloader, chaveando apenas o lodader EFI na BIOS. No entanto, ao remover o Linux alguma coisa corrompeu a ponto de que eu não consegui mais bootar o Windows. Felizmente tinha feito uma imagem do disco de boot e recuperei tudo sem maiores problemas. Desde então não experimentei mais com dual boot no meu PC principal... :)

• 1
  9. placard

placard Usuário

7.854 4.173 811

Desde 29 Mai 2008
    SBJP
    Muito provavelmente, quando você apagou o Linux, apagou também o carregador de boot (no efi), deixando o Windows inoperável.

Provavelmente acessando um disco de recuperação do Windows ficaria tudo resolvido. Ele iria reescrever o bootloader do Linux (que ficou quebrado) e voltaria ao normal.

10. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.448 3.360 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    Foi mais complicado que isso. Tentei usar o disco de recuperação do Windows mas não rolou. Essa história tem muitos detalhes que ficará meio longo explicar por aqui... :)

• 1
  11. rbardal

rbardal Rafael Bardal

3.754 2.456 696

Desde 5 Jan 2011
    Curitiba
    Eu fazia direto isso. Dai descobri como restaurar o boot usando um boot do dos em disquete e o comando fdisk /mbr.
    Mas faz uns anos que não tenho um boot do DOS, muito menos um disquete.

12. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.448 3.360 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    No meu caso eu não uso mais MBR (uso UEFI + GPT)...

https://lukelogbook.tech/2018/12/14/pc-boot-process-uefi-with-gpt/

Última edição: 21 Nov 2019
    • 2
  13. _dsouza_

_dsouza_ Lost in time

9.448 3.360 811

Desde 4 Set 2008
    Porto Alegre
    • 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso