Anúncio do HT Forum

Clube dos Valvulados

Discussão em 'Amplificadores, Prés e Integrados' iniciada por J. Schmaedecke, 8 Out 2004.

1. nfranco

nfranco Usuário

Desde 20 Abr 2006
    Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Peço também minha associação com um power protótipo feito com EL34. Logo sairá do forno um power dois canais com KT-88.

E, pego emprestado para testes e sendo utilizado de referência, um monobloco AV-20 da Antique Sound Lab.

Abraços!

Anúncio do HT Forum
  2. laol

laol Usuário

Desde 6 Mai 2006
    Águas da Prata, SP
    Senhores deste respeitável Clube, queria pedir o favor de sua opinião sobre um novo valvulado de inclinação "popular" da ALTANA, o EL84SE:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-47068576-amplificador-valvulado-estereo-altana-_JM

A Altana, se é sincero o anunciante, está com uma curiosa forma de sondagem para definir o valor, bastante democraticamente, digamos...

Mas, como se trata de respostas muito mais voltadas para quem ainda não é do Clube do que para os experts, peço o favor de concentrar as respostas nesse tópico abaixo, que aliás conta com informações que me parecem muito preciosas, pelo prof. Carlos:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?p=481189#post481189

Apenas gostaria de repetir os meus :aplauso: :aplauso: :aplauso: máximos à Altana, se a intenção é lançar um aparelho para divulgar mais "popularmente" a audição com válvulas (e eu mesmo poderei ser candidato a um destes)!
    Abraços!

3. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Ola, Laol!

As curvas que o projetista colocou no ML mostram que é um amplificador com problemas até de oscilação. Na resposta a onda quadrada ele tem na rampa uma pequena oscilação e na curva de resposta em freqüência tem a resposta aumentando nos agudos.

É apenas minha opinião(y).
    abraço
    Jorge

4. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Bem vindo Franco!(y)

Qual o Transformador de saída que estás utilizando?
    Parabens pelo Amp. (y)
    Posta umas fotos dele aqui.

abraço
    Jorge

5. Dinho

Dinho Usuário

Desde 1 Out 2005
    Belo Horizonte
    Caro Sr. Schmaedecke, (y)

Peço inscrição no clube: power monoblocos Triodo Single Ended Cary CAD300-SE (y) , topologia baseada nas válvulas 300B :aplauso: e funcionando em classe A (sem feedback).
    Apesar da pouca potência (15 Wrms), tem uma dinâmica absurda em uma caixa de 88db (Sonus Faber Cremona Auditor). Detalhe: uso um pré passivo.
    Impressiona, não sei se pelo power ser valvulado e/ou por ser classe A, como esses 15 Wrms tocam MUITO até em caixas difíceis. :aplauso:

Abraços.

• 1
  6. Ricardo W. Pereira

Ricardo W. Pereira Audio Designer

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Olá Jorge,
    Esse overshoot na forma de onda quadrada mostrada é tb. uma das consequencias da opção que um projetista faz em não adotar realimentação negativa em niveis adequados (se é que a faz).
    Eu defendo e adoto o uso de negative feedback não como um recurso para desentortar o desempenho ruim de um aparelho mas para adequar situações que sem aquele uso tornariam um excelente projeto numa coisa totalmente inaudível (p. ex. o Dmaumau recentemente esteve na minha sala e demonstrei a ele o que acontece quando eliminamos a relimentação adequada num amplificador: não há ouvido educado que suporte tal situação....)
    Hoje em dia proclamar o não uso deste importante recurso faz com que as atenções recaiam sobre este ou aquele valvulado para o áudio, o que sem dúvida é muito importante para o anunciante.
    Retire-se por exemplo a realimentação negativa de um amplificador de minúscula potencia e este ira soar como se tivesse o quádruplo de potencia e possivelmente induzindo os incautos interessados no aparelho a acharem que aquela potencia anunciada é muito mais que suficiente....
    E não é!
    O que se ouve numa situação dessas é uma taxa de distorção aproximando 20 % e isso chama a atenção, sem dúvidas, mas apenas de quem não tem a menor experiência com áudio eletronico de alta qualidade.
    Noto com satisfação a sua educação em chamar de "pequena" aquela oscilação observada na onda quadrada (e em 1000 Hz!...)
    Voce é um cavalheiro.
    Cabe aqui tambem mencionar o fato de que tal amplitude no overshoot daquela onda usualmente só é observado em frequencias 10 vezes mais altas (no osciloscópio) e que provoca crescimento na resposta de ultrasônicos (mas apenas em altissimas frequencias) fora do espectro audível (em torno dos 80 ou 100 KHz) e aqui observamos que a resposta do circuito já começa seu "everest" em 20 Khz (e até um "muito" antes...) causando inevitáveis mutilações na resposta audível num amplificador, principalmente na faixa de médios e médios altos, importantíssimos para uma audição de alta qualidade.
    Certamente que esses circuitos irão ter sucesso muito acima do que imaginamos e vão vender bastante mesmo (em se considerando a aceitação generalizada do nefasto modismo dos monstros sonoros que desfilam nos carros que circulam em frente das nossas casas).
    Mas nós dois sabemos que não é assim que se faz não é mesmo?

Grande abraço
    Ricardo

7. laol

laol Usuário

Desde 6 Mai 2006
    Águas da Prata, SP
    Jorge e Ricardo, agradeço as (para mim) decisivas respostas.

De fato, me parece que seria um equívoco... Se minha intenção é (ou era...) a de adquirir um valvulado simples e bem mais em conta para permitir-me apreciar o som em minha casa, adequadamente, no dia-a-dia, comparando seu desempenho com outros tipos de aparelhos (receiver, provavelmente)... de modo a adquirir segurança para mais tarde adquirir um aparelho mais caro (decidindo-me então entre válvula e transístor), seria uma belíssima furada um modelo que parece suspeito, ao menos parece...
    Eu me arriscaria a "queimar", para meus próprios ouvidos e formação de opinião pessoal, as "chances" de optar por um valvulado...

Aproveitando a aparição do Ricardo: li em diferentes tópicos por aqui a opinião de que uma boa saída para essa minha intenção seria adquirir apenas um pré valvulado, e daí ouvir um integrado solid state com este pré e sem ele, para as comparações.
    Inclusive parece que foi a dica do próprio fabricante da Altana ou de um seu representante.
    Me havia parecido bastante sensata - teoricamente, por assim dizer.

Mas daí li no excelente tópico "Medo das válvulas" uma afirmação tua, bastante enfática, contra esse caminho, dizendo que o melhor, sem dúvida, seria começar por adquirir um power valvulado, e depois o pré...
    Por isso, justamente, pensei que um integrado para lá de barato (se é que vai permanecer assim até o final do leilão...), como este, podia ser boa idéia.
    Mas então, com isso... não há mesmo saída a não ser contentar-me com audições comparativas muito ocasionais em show-rooms ou com eventuais colegas? É que não consigo vislumbrar que alguém possa de fato adquirir experiência pessoal segura e suficiente para a escolha, com base nessas breves e momentâneas audições...

8. maukashmir

maukashmir Usuário

Desde 1 Set 2005
    GOIAIS
    Laol !!

Realmente arriscar sem ouvir é um erro, mas faço isso com muita frequência, na minha troca de Rotel para Audio Research foi na tora mas não me arrependo de forma alguma dae para aventurar dentro da própria marca já se torna bem diferente.

Para mim é bem mais dificil pela distancia mas acho que em Sp voçê
    pode achar com bem mais facilidade alguns Set´s para se basear

Mas não se esqueça de forma alguma que a partir de umatroca de
    Power ou Pré te leva a talvez uma troca de cabos e......

Mauricio

9. Guijs

Guijs Usuário

Desde 8 Mar 2004
    São Paulo
    Opa, faço parte de desse clube também!

Pré Valvulado com valvulas 6sn7 e par de monoblocos valvulados com 6sn7 na entrada em EL34 na saída, em pentodo Push-Pull. 30w de potência!

Abraços

Guilherme

• 1
  10. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Oba, Agora está esquentando o clube.:aplauso:

Bem vindo Dinho!
    Parabéns pelo seu 300B. Esta válvula é muito linear.:aplauso:
    E pela caixas tb. ;)

Olá Ricardo!
    Tudo bem?
    É... realimentação global provoca muita discussão no mundo todo.
    Eu prefiro pequenas realimentações locais em alguns projetos.
    Em SE Global não.
    Projetos PP realmente precisam um pouco (adequada:D ).
    Alguns projeto utilizam até ajuste da realimentação.

LAOL,
    Espero te encontrar aqui outra hora com um valvulado bem legal.OK(y)

Guijs,
    Beleza!(y)
    Já deverias de estar aqui ha mais tempo.;)

Grande abraço a todos
    Jorge

11. Ricardo W. Pereira

Ricardo W. Pereira Audio Designer

Desde 25 Set 2004
    BH/MG
    Jorge,
    Como falei uso realimentação negativa global (e realim. local tb).
    Agora: recurso para mim indispensável é poder adequar (ajuste variável por knob rotativo no painel frontal) a quantidade de realimentação nos meus projetos de amplificador.
    Todas as pessoas que ouviram deram o braço a torcer de que esta é a atitude de projeto mais correta pois ajusta-se em ponto ótimo auditivo o seu ampli a cx acústica, tipo e marca da válv. de entrada etc etc.
    Quando se "acha" o ponto bom o sujeito sente na hora e ai deixa o knob quietinho, vai ouvir música.
    Funciona maravilhosamente, pode acreditar.
    Isso aí.

Grande abraço
    Ricardo

12. Cleanto

Cleanto Usuário

Desde 14 Ago 2005
    Goiânia/Goiás/Brasil
    Caro amigo, quando trabalháva-mos com as ditas, nossa fonte de AC era comum as vezes com um regulador de tensão.Quanto a fonte interna é quase tudo a mesma coisa (retificação, filtragem, chok, etc.)
    Os amplificadores valvulados exigem mais cuidados pois suas tensões são perigosas e tem facilidade para captar zumbidos de filamentos.
    Abraços.
    Cleanto.

13. Cleanto

Cleanto Usuário

Desde 14 Ago 2005
    Goiânia/Goiás/Brasil
    Ótimo... Gostaria, também, de participar.

Cleanto

14. amolan

amolan Tubes Rule

Desde 23 Mar 2004
    São Paulo/SP/Brasil
    Caros Colegas,

Tambem faco parte deste clube com o Manley Stingray EL84, 40w ultralinear e 20w triodo.

Abracos,

Alexandre.

15. Edson Redivo

Edson Redivo Usuário

Desde 12 Mar 2006
    Orleans - SC - Brasil
    Tô dentro.
    Kit de pré e power valvulados Aetherius by Paulo Ramos.
    Edson Redivo

16. Cleanto

Cleanto Usuário

Desde 14 Ago 2005
    Goiânia/Goiás/Brasil
    Caro Marcosm.
    Pode-se usar a saida valvulada acoplada a amplicicadores vários. Colocar um pot. na grade das válvulas e casar bem a impedância.

Abraços.
    Cleanto

17. DiegoT

DiegoT Usuário

Desde 6 Nov 2003
    Uberlandia/MG
    Me coloquem nesse grupo, mas atualmente só tenho as válvulas. Como sou adepto do DIY, meu projeto está parado porque estou tendo dificuldades de encontrar trafos de saída a preços justo.
    Estou tão desesperado que já começei a estudar a teoria dos trafos, mas vejo que vou encontrar muita dificuldade ainda.

Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço.

Abraços,
    Diego

18. lege

lege Usuário

3 0 0

Desde 18 Ago 2006
    GO
    Ola a Todos

Acabei de voltar da França ...(alias sou francês ...me desculpa atrapalhar o português)

Vi um produto interessante para quem viaja para la...talvez uma opportunidade ... se disponivel ..
    a marca australiana Melody ... com um custo beneficio interessante ...

Até mais

http://www.melody-europe.com/fr/amplis.htm

19. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Amolan, Edson Redivo, bem vindos! (y)

DiegoT,
    Este é o principal problema para que quer começar a fazer amplificadores valvulados.

Importar é caro, nem tanto pelo valor mas pelo peso que não raramente dobra o valor. (n)

Eu estou tentando encontrar gente séria no assunto ha muito tempo. :aff:
    Picareta que faz "melhor que importado" tá assim.
    Mas quando se pede as características do TSA, vem a resposta básica:
    O pessoal não reclama. :lol:

abração a todos
    Jorge

20. DiegoT

DiegoT Usuário

Desde 6 Nov 2003
    Uberlandia/MG
    Jorge,

Com esse tipo de resposta dá para saber o quanto os aspectos técnicos foram levados em consideração ao fazer os trafos.
    Pior que isso que, para quem vive disso, comprar equioamentos e fazer as medições é algo essencial e ralativamente fácil de fazer, não o fazem por acomodação.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso