Anúncio do HT Forum

Clube Focal

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por Fabio-RS, 2 Out 2018.

1. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Anúncio do HT Forum
    Focal.png

Olá pessoal.
    Resolvi criar um clube para discutirmos sobre essas renomadas caixas acústicas. Tem alguma informação no fórum mas muito dispersa e esse tópico pode vir a ser um bom local concentrar as informações e também para debate.

Site do Fabricante: https://www.focal.com/en/home

A Focal-JMlab é uma empresa francesa que projeta e vende sistemas de áudio de alta fidelidade desde 1979. Esta empresa de Saint-Étienne fabrica alto falantes para uso doméstico, drivers de auto falantes para automóveis, fones de ouvido e alto falantes de monitoramento profissional.

O Grande Utopia é o alto-falante emblemático da marca, que conquistou a reputação mundial da empresa. É considerado um dos melhores alto-falantes de alta fidelidade do mundo.

A estratégia industrial da Focal concentra-se em ter controle total sobre todo o processo de produção, desde o projeto e fabricação dos drivers dos alto-falantes até a montagem do produto final. Seus produtos são inteiramente projetados e desenvolvidos na França, e a maior parte da produção é realizada na fábrica de Saint-Étienne (França).

Última edição: 2 Out 2018
    • 4

Anúncio do HT Forum
  2. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Tenho feito bastante pesquisa sobre as caixas dessa marca. Elas parecem ter uma qualidade inquestionável. Normalmente quem ouve o som de uma Focal, gosta muito. Sempre leio avaliações muito positivas dos profissionais que analisam as caixas.

Por outro lado, o preço parece ser um fator importante que acaba segurando a difusão da marca, pelo menos aqui no nosso país. Caixas Focal de refinamento similares aos concorrentes sempre custam mais que os concorrentes.

Aí entra aquela questão que é o gosto de cada um. Se ouviu e gostou muito, talvez vá ter que pagar mais para ser feliz... rsrsrs

O meu primeiro contato com a marca foi em 2008 no evento do fórum 50K em Campinas. Simplesmente adorei o som das books que estavam expostas lá:

IMG_0931.JPG

Vídeo:

• 3
  3. FelipeRolim

FelipeRolim Breaking The Sound Barrier

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Fábio, acabo de assinar o tópico. Para mim, a sonoridade do tweeter de berílio (que equipa várias Focal, bem como as flagships de outras marcas, como as Paradigm) é uma das mais perfeitas que já pude conhecer. Ainda não ouvi nenhuma Focal, mas a julgar pelo tweeter da Paradigm Signature e pelo que se diz da primeira marca, devem ser sensacionais.

Abraço!

• 2
  4. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Tarde xará!

Sou um feliz possuidor das FOCAL ARIA 906, comprei mesmo sem conhecer, apenas por ler relatos e não me arrependo nenhum um pouco! As FOCAL com seus cones em fibra de linho e teweter de alumínio/magnésio tem uma sonoridade fantástica, para superá-las terei que gastar muita grana, sem bem que meu sonho mais próximo de consumo, são as FOCAL ELECTRA 1008 BE, quem sabem as coisas mudam em nossa Pátria Amada e o dólar fica amigável para viabilizar os "up grades".

Abraço,

• 2
  5. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Como falei no início do tópico tenho pesquisado muito e, justamente por isso, estou com os olhos voltados para a linha Aria. Li todos os reviews que encontrei e também opiniões de usuários. Também assisti todos os vídeos no Youtube ... hehehe.

A gente fica meio abandonado nesse hobby. Não tem onde ouvir, não tem informações, os distribuidores e lojas quando existem para determinada marca ficam com os preços lá em cima para tentarem se manter... é uma coisa triste.

Parabéns pelas suas caixas :aplauso: :aplauso:

• 1
  6. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Xará depois me passa seu zap via MP vou ver se consigo fazer uns vídeo legais delas tocando e te envio!

• 1
  7. Ekofromlost

Ekofromlost Usuário

51 17 11

Desde 14 Dez 2014
    Rio
    Boa Tarde a todos.

Também sou um feliz possuidor das Aria 906, além da central da mesma linha. Elas tem um som muuuito arredondado, com agudos polidos, um grave de nível 8-10 em termos de Bookshelf (com algum peso e bastante "secos" e ágeis) e os médios excelentes. Na minha casa tem gatos e cachorros, e quando eu boto pra tocar um som, assim que entra o vocal eles olham em direção ao som, de tão fiéis que são os médios.

Além dos médios nota 10 ela também tem uma imagem muito definida e um palco bem largo tanto na horizontal quanto na vertical.

O que posso dizer como "Contra" delas é que não entusiasmam muito no início, mas essa falta de entusiasmo, talvez pela apresentação bem neutra, tem se transformado em puro prazer de escutar a música. A cada seção eu percebo que elas não estão me devendo nada de qualidade, e estão entregando um som muito gostoso de ouvir, muito redondo, e que te faz curtir mais a música. Quando eu percebi isso, fiquei vidrado nelas.

Quando comprei (online numa loja do exterior) o pessoal me disse que a linha de entrada CHORUS é bem inferior e que a Aria é uma compra melhor, pelo som que entrega. Não testei nenhuma para poder opinar, mas posso dizer que a diferença de preço é significativa. Quase o dobro.

Coloquei um sub para ter aquela resposta bem baixa (a resposta de frequência mínima dela é de 60mhz), mas sinceramente foi um capricho da minha parte, pois elas tem um grave presente e bem seco, só não tem aquela intensidade de tremer as janelas.

No mais acabei comprando o Headphone Elear também. Sou super fâ da marca e com certeza daqui a alguns anos, quando for o momento (juntar $$$) de trocar eu vou acabar fazendo um upgrade pra nova linha Kanto. O problema é o preço de USD10.000,00 o par de torres frontais.

Grande abs a todos.

PS: quando trouxe elas na mala o fiscal da Receita me parou para fazer a revista. Pensei: "pronto, me enrasquei e vou morrer numa grana". Daí já lá dentro eles passaram as malas no raio x e o fiscal me perguntou, meio de lado, sem dar muita bola, o que era. Eu também respondi meio desinteressado: "umas caixas de som...dessas de home theater...sabe?" e ele fez sinal pra eu ir embora....UFA.

Última edição: 4 Out 2018
    • 2
  8. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Ratifico as palavras do colega Eko! Caixas fantásticas pelo que custam! Achei que tocaram bem mesmo sem amaciamento, agora amaciadas estão incríveis!

9. Fabio-RS

Fabio-RS Cinema em Casa

Desde 7 Mar 2006
    RS
    Atualmente essa é a linha de caixas da Focal, partindo da mais simples para a mais sofisticada:

Chorus 700 -> Aria 900 -> Electra 100BE2 -> Kanta -> Sopra -> Utopia III Evo

• 1
  10. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Gostei tanto das FOCAL que almejo para o ano que vem quem sabe se o dólar colaborar ir para as ELECTRA! Se não me engano tinha um par anunciado nos classificados! Tirando pelo que ouço de suas "primas menos abastadas " (ARIA), devem tocar horrores!

11. Ekofromlost

Ekofromlost Usuário

51 17 11

Desde 14 Dez 2014
    Rio
    Só depois de muito tempo eu descobri que existe um representante oficial da Focal no Brasil. Chama Audiogene, e eu já entrei em contato e eles tem um atendimento atencioso. Os preços são um tanto mais alto que lá fora, mas nada absurdo.

Segue o link http://www.audiogene.com.br/audiogenemarcas.html.

Abs

• 1
  12. Ekofromlost

Ekofromlost Usuário

51 17 11

Desde 14 Dez 2014
    Rio
  13. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Deve ser coisa boa, vindo da Focal, apesar que eu não curto ouvir música de fone, ainda mais com o maldito zumbido no ouvido esquerdo que ja perdura ha mais de um ano! :choro:

• 1
  14. Ekofromlost

Ekofromlost Usuário

51 17 11

Desde 14 Dez 2014
    Rio
    Olá Zé pipoca.

Por acaso esse seu ouvido esquerdo com zumbido foi por ter ouvido som muito alto?

Eu adoro ouvir som muito alto, mas estou começando a abaixar o volume depois de uns relatos tenebrosos que li por aí, do pessoal passando semanas ouvindo zumbido, ou simplesmente ouvindo tudo mais baixinho mesmo.

15. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Sinceramente creio que não é por som alto. O otorrino disse que é surdez subuta, eu acredito ser estresse, pois tem momentos de pico o zumbido em momentos difíceis. As vezes esqueço que tenho, pois não incomoda, mais tem dias que e insuportável, a noite quando fica tudo em silencioso é complicado. Mas faca isso ouca mais baixo seu som preventivsmprev.
    Abraço

16. Ekofromlost

Ekofromlost Usuário

51 17 11

Desde 14 Dez 2014
    Rio
    Entendi. É isso mesmo, temos que evitar som muito alto.

Melhoras pra você. Abs

17. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Valeu meu brother!

Continuo ouvido e curtindo muito meu setup!

Otimas audições pra todos!

18. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
    WhatsApp Image 2018-10-10 at 18.30.45.jpeg Focal Chorus 726 , mesmo sendo linha de entrada ja é impressionante seu desempenho

• 2
  19. Márcio Veronez

Márcio Veronez Usuário

Desde 9 Dez 2010
    Brasil
  20. zé pipoca

zé pipoca Usuário

Desde 18 Mai 2006
    Ibitinga-SP
    Que legal Márcio! Realmente as Focal tocam muito! Se um dia eu conseguir dar um passo acima só tem uma books que poderia me fazer mudar de linha, mais mesmo assim gostaria de fazer um comparativo entre as Electra x Dyn Forty.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso