Anúncio do HT Forum

Clube JBL

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por gujanuario, 5 Set 2005.

1. HerodesMA

HerodesMA Usuário

Desde 30 Jan 2016
    Ipirá-BA /Brasil
    Anúncio do HT Forum
    Bom dia a todos! Alguém tem noção de quanto vale esse conjunto?
    Esse modelo da jbl, alguem conhece?

Abraço,

Anúncio do HT Forum
  2. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil

Ao que me parece são caixas JBL northridge, torres E-80, monitores E-50, central E-c25, e sub E-230P.

São caixas antigas mas muito boas, na minha opinião valem por baixo uns 1200US$, dependendo do estado.

Abraços a todos.

Rajane.

• 2
  3. mdfguilherme21

mdfguilherme21 Usuário

423 111 48

Desde 23 Ago 2016
    Brasília
    Bom dia galera comprei umas es90 pra conhecer e estou saindo de caixas polk que são mais fechadas, existe algum mod que possa ser feito pra dar uma fechada nas altas dessa caixa? Alguém já fez algum mod de forração nessa caixa? A forração original é bem mal feita.

4. AdrianoCWB

AdrianoCWB Usuário

Desde 29 Jul 2018
    Curitiba
    Boa tarde a todos.

Prezado Guilherme, sempre usei as ES90 como vieram de fabrica ou seja, originais. Não tive a curiosidade de abrir as mesmas para verificar a forração pois sempre entregaram sonoridade excelente.

Abs

• 1
  5. mdfguilherme21

mdfguilherme21 Usuário

423 111 48

Desde 23 Ago 2016
    Brasília
    São boas mas vejo uma sobreposição muito grande de agudos em detrimento de outras frequências, acho as polk e monitor audio até mesmo as infinity que tive um pouco mais equilibradas nesse sentido, espero que quando amaciarem fiquem mais equilibradas, a forração interna delas é bem simples.

6. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Tudo é uma questão de preferencias, de se ter ou não afinidade com a assinatura sônica de cada modelo de caixa.

Eu por exemplo acho que os agudos das ES-90 são bem equilibrados, mas gostaria que fossem um pouquinho mais proeminentes, queria um pouco mais de volume na cristalinidade dos metais.

Como voce, so que em sentido contrario, achei necessário tomar providencias para adequar a caixa a minha preferencia para ter mais um pouco de agudos nas ES-90 por achar que eles eram insuficientes para meu gosto pessoal.

A solução que encontrei para não tirar a originalidade da torre foi adicionar um terceiro tweeter colocado uma caixa em cima da ES-90.

jbl3.jpg

Este artificio ja tinha sido usado em outra caixa, era uma Infinity Beta 20, diferente de voce acho a Infinity ainda mais deficitária em agudos que a JBL por isso ja usava este artificio antes de ter a ES-90.

swepb 017.jpg
    Adequar a assinatura sônica do set ao nosso gosto deve ser a primeira providencia a ser tomada indiferente do modelo ou marca de cada equipamento usado, eu resolvi este detalhe assim, refino o todo do meu set conforme cada modelo aparece com este detalhe em cima de cada caixa.

As vezes ter menos forração faz parte do contesto da afinação da caixa, tem momentos em em que colocar menos é ter mais eficiência, apesar de simples a construção da ES-90 é muito bem feita e de ótima qualidade, esta eficiência resultou em um projeto muito bom e com um custo para la de baixo, e este é o motivo de seu sucesso.

Veja bem, a forração das ES-90 pode ser simples, afinal se trata de uma caixa projetada para ser eficiente a baixo custo, então seu projeto não teve preocupação com luxo no interior, apesar de ser uma forração de material simples ela é toda feita com capricho e de boa espessura.

es-90-1-jbl.jpg

Quanto a querer diminuir os agudos em sua ES-90 eu sugiro tentar inibi-los com uma forração atrás da tela original somente em frente a um ou nos dois tweeters, assim não mexeria na originalidade da caixa preservando a assinatura sônica do modelo e seria muito simples de fazer.

Ou pode ser, não sei, é apenas uma suposição, que esteja na realidade faltando amplificação suficiente para as frequências mais baixas aparecerem como deveriam equilibrando o resultado, sendo assim, na falta de potencia suficiente so as frequência medias altas e agudas estão sendo enaltecidas por serem fáceis de empurrar, porque as ES-90 precisam de atenção com a equalização e potencia a vontade, este pode ser um motivo de estar sentindo falta de equilíbrio em sua caixa, agudos aparecendo normalmente e o resto sem folego dando a impressão de ter agudo em demasia.

É apenas uma suposição, um detalhe a se lembrar.

Abraços a todos.

Rajane.

• 2
  7. mdfguilherme21

mdfguilherme21 Usuário

423 111 48

Desde 23 Ago 2016
    Brasília
    Acredito que falta de força não é testei em 2 amplificadores (1 com pré valvulado) e um receicer antigo kenwood Kr6030 com assinatura bem warm com bastante pegada de graves, sempre com resultados semelhantes quanto a assinatura final da caixa, percebo que as altas são muito abertas tornando por exemplo o médio sem calor, vou aguardar o processo de queima da caixa pra ver se os agudos irão se amansar, obrigado.

8. LukasPachione

LukasPachione Usuário

Desde 8 Mai 2017
    Paulinia
    Jbl e150p vale 850 ?

9. mdfguilherme21

mdfguilherme21 Usuário

423 111 48

Desde 23 Ago 2016
    Brasília
    Se não tiver que pagar frete e estiver bem novo na minha opiniao vale, falam bem desse modelo

10. LukasPachione

LukasPachione Usuário

Desde 8 Mai 2017
    Paulinia
    É entao pq to na duvida, pq nunca tive caixa da jbl ..

11. Romulo Dakar

Romulo Dakar Usuário

Desde 13 Nov 2018
    São Paulo - SP
    Salve pessoal, sou novo aqui no forum, e tenho a alguns poucos meses um par da Studio 230.
    Estou bastante satisfeito com elas, me atenderam muito bem no espaço e conjunto utilizado.

12. LukasPachione

LukasPachione Usuário

Desde 8 Mai 2017
    Paulinia
    Parabéns amigo, com qual amp vc usa elas ?

13. Romulo Dakar

Romulo Dakar Usuário

Desde 13 Nov 2018
    São Paulo - SP
    @LukasPachione@LukasPachione não tenho amp ainda, utilizo elas em um aparelho de som da Sony antigo, um LBT-A495.

Pegar um integrado está nos meus próximos planos.

14. RogNog

RogNog Usuário

Desde 6 Fev 2007
    Pindamonhangaba
    Estou muito feliz com minhas es90, o pioneer lx303 que tem um bom dac e muitos recursos sendo usado como pré e o exaudi A5000he, que é uma usina de força, empurrando as bichinhas com o pé nas costas! Ainda estão queimando, ou seja, vai ficar melhor! Achei os agudos e médios bem abertos sim, o exaudi tambem ajuda a abrir pois toca forte todas as frequências porem os graves tambem são potentes e isto equilibra na minha opinião.
    Gostaria de ouvir dois pares de es90, ligadas um par por canal em paralelo para funcionarem em 4 ohms e sendo empurradas pelo A5000 que entrega pelo menos 260w rms continuo nesta impedância, acho que ficaria mais forte e aliviaria um pouco as caixas por estarem em par.
    Grande @RAJANE@RAJANE voce que é um feliz propietario de dois pares de es90 já as ligou em paralelo 2 por canal, o que voce usa para empurra-las, acha que seria um bom up minha idéia de ligar um par por canal com o power ou seria melhor partir para uma única caixa mais forte refinada? Abraço a todos. Valeu!

15. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    @RAJANE@RAJANE voce que é um feliz propietario de dois pares de es90 já as ligou em paralelo 2 por canal, o que voce usa para empurra-las, acha que seria um bom up minha idéia de ligar um par por canal com o power ou seria melhor partir para uma única caixa mais forte refinada? Abraço a todos[/QUOTE]

Eu sou um feliz proprietário não de dois mas de tres pares de JBL ES-90, e quase comprei o quarto par para ter duas torres como frontais.

Como também tenho um par de Yamaha NS-777 que é muito parecida com as ES-90 por ter dois drivers de 8", por esta caixa ser uma caixa de tres vias e ter o DNA Yamaha, ela soa bem parecido sem destoar no conjunto, diante disso me contive na compra e tenho estas NS-777 no lugar do quarto par de ES-90 para ser o segundo par de caixas frontais.

Veja bem, esta dupla não esta ligada em paralelo.

Diferente do que propôs ligo um power para cada par de caixas.

Eu uso powers Parasound 2125 que me entregam 200W por canal em 4 Ohms e 125W por canal em 8 Ohms.

Assim com esta grande quantidade de torres pelo simples somatório de forças e por um numero maior de drivers na mesma sala não preciso de tanta potencia, trabalhando em 8 Ohms ja da conta do recado, não esquenta os powers e não corro o risco de queimar um tweeter no caso de um pico de sinal inesperado se insinuar com tudo estando com uma potencia maior.

Como viu nas fotos eu uso um tweeter em paralelo com minhas torres para ter mais um drive dividindo o sinal das altas frequências dando o ar da graça com seu timbre singular, e também para tentar evitar uma possível queima de um tweeter nos momentos de maior euforia.

Por ter graves em abundância estas torres ES-90 em maior numero nos convidam a ir cada vez mais perto do limite de tolerância, então ser prevenido é sempre uma boa idea.

Eu ja vi em sites gringos e em terras tupiniquins acontecerem relatos de queima de tweeters em vários modelos de caixas, este detalhe é mais comum do se pode imaginar, exagerar no volume sem ter potencia para isso é um verdadeiro desastre, e se com um pico se pode queimar um tweeter imagine extrapolando aqui e ali com potencia de sobra.

Na minha opinião temos sempre que lembrar das varias faces de refinamento, existe refinamento e refinamento $$$, as ES-90 são o máximo de refinamento que se pode sugerir em medio custo, a partir deste patamar não se pode mais brincar com este termo com tanta naturalidade, acho sinceramente que refinar além das ES-90 fica proibitivo, porque para a grande maioria dos produtos oferecidos pela indústria no mercado por um custo um pouco superior ao da ES-90 em seu lançamento ou se anda de lado em declínio o se anda para baixo acentuadamente.

Por isso elogio tanto as ES-90, elas não são nem de longe caixas hi-hend mas disfarçam muito bem por um custo para la de razoável, com suas quatro vias, seus tweeters e seus drivers de 8" se aproveitarmos bem a equalização e os recursos de bicablar e biamplificar se consegue tirar leite de pedra com as ES-90 gastando uma fração do que custam caixas realmente muito refinadas.

Por este motivo que sempre digo, testem bem suas ES-90 antes de vende-las, pode acontecer uma grata e inesperada surpresa em um destes testes que podem mudar todo o conceito que se possa ter desta caixas que são um ponto fora da curva entre as caixas de medio custo.

Aconselho a quem as possua tratá-las com muito carinho, porque outra como ela a indústria não vai produzir a medio custo.

Se tiver as ES-100 ai a coisa ficou mais seria ainda, estas são as verdadeiras moscas brancas da linha ES da JBL.

Abraços a todos.

Rajane.

16. Batman-X

Batman-X Usuário

Desde 29 Jan 2006
    Morrinhos-GO
    :queixo::queixo::queixo::queixo::queixo:

• 2
    • 1
  17. Renato1964

Renato1964 Usuário

295 111 58

Desde 21 Fev 2017
    Mirandópolis SP
    Sei que aqui não é lugar apropriado, mas tenho interesse na aquisição de par de caixas JBL-LS40. Caso alguém tenha e queira vender dá um toque.
    Obrigado
    Renato

18. voorhees

voorhees Usuário

Desde 23 Nov 2018
    Rio de Janeiro
    Ola pessoal...tudo bem? sou novo no Forum...estou montando um setup, tenho um toca discos Rega P1, estou praticamente decidido num par de caixas JBL Studio 230... (ainda não decidi sobre o receiver...)...

Queria a opinião de vocês sobre essas caixas...vou usar elas 95% do tempo basicamente pra ouvir musica streaming/toca discos...e ai me atiro nelas ou não?

19. rodgao

rodgao Usuário

Desde 26 Jul 2015
    Anápolis-GO
    Bom dia Srs,

tenho um colega me oferecendo uma par de caixas JBL 38S studio ainda não me informou os valores, são antigas e bem conservadas mas não as vi tocando e não tenho conhecimento sobre elas, se por acaso vcs souberem sobre as mesmas comentem aí , obrigado!:)

20. celso silva

celso silva Usuário

Desde 25 Jul 2009
    BH/MG/BRASIL
    Na revista AUDIO & VIDEO Cavi, ano de 2001, ha uma materia sobre elas; disse o Fernando Andrette que sao muito boas e que um amplificador ou receiver com 40 watts no minimo tocariam com os pes nas costas. Ele fala ainda que é uma caixa digna da dinastia JBL: graves cheios, imponentes, medios velozes, transparentes e agudos extensos, mas sem nenhum sinal de brilho excessivo ou grao. A imagem, quando bem posicionadas, é de alto padrao, fazendo-as sumirem. Em muisca pop ou rock e blues as JBL se sentem em casa; é impressionante o poder de controle mesmo em altos volumes.... É uma caixa que trabalha em altos volumes, com muita folga, sem se perturbar ou endurecer o sinal. É pura adrenalina. Seus graves cheios recriam as gravaçoes de bumbos dos anso 70 (tanto em rock quanto em funk), criando a atmosfera correta para voce se lançar a longas audiçoes nostalgicas. Nao é a melhor soluçao para musica acustica ou sinfonica, mas se bem ajustada e em uma sala que possua total controle das baixas frequencias, ela pode surpreender. Sem duvida, uma caixa recomendada para quem quer montar um sistema de entradas. Eu tenho essa revista desde entao e nao duvido que essa caixa seja assim pois tenho a JBL Nortrigde E-60 que tem um woofer de 8 e que é muito boa, embora seja torre e a do seu amigo, monitor. Mas nao duvido da qualidade da caixa porque essa linha é surpreendente embora seja antiga. Avalie bem sobre o tempo de uso, estado de conservaçao (nao duvido que sejam conservadas) e preço. Mas nao te aconselho o Mercado Livre pois existem muitas caixas "sambadas", alteradas e vendedores que nao falam o historico verdadeiro. Compre de quem voce tem confiança e informaçoes verdadeiras. Alem do seu amigo, tem o Forum que tem gente sincera e que disponibiliza suas vendas com honestidade. Boa sorte e grande abraço.

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso