Anúncio do HT Forum

Clube KEF

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por Kbuchi, 11 Set 2005.

1. duarte167

duarte167 William

Desde 2 Fev 2013
    Carapicuiba
    Anúncio do HT Forum

• 2

Anúncio do HT Forum
  2. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Registrei ontem:

• 2
    • 1
  3. ricardo.vix

ricardo.vix Usuário

Prezados, boa tarde! Hoje, após ver um post do @FelipeRolim@FelipeRolim decidi olhar as conexões das minhas caixas e, pqp, tomei um susto, estão imundas! Totalmente oxidadas (moro na frente da praia).

Gostaria de saber se há algum post ou vídeo "ensinando" a limpar. Além disso, qual produto devo usar para limpar os conectores dos cabos e das caixas? Abaixo seguem duas fotos, mostrando o estado (deplorável) dos conectores.

Obrigado!

Última edição: 2 Dez 2019 às 01:45
    • 1
  4. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Já descrevi inúmeras vezes meus métodos de limpeza no fórum, mas em pesquisa rápida não consegui encontrar nenhuma postagem. Então, segue uma inteiramente nova.

Como regra, faço a aplicação, nesta sequência, de (i) Limpa Contatos da Wurth, (ii) álcool isopropílico, (iii) DeoxIT Cleaner&Enhancer e (iv) DeoxIT ProGold, mas com algumas ressalvas.

Ao longo dos anos, enquanto usava somente o Limpa Contatos e o álcool isopropílico, observei que alguns conectores estavam demonstrando sinais de danificação, especialmente o conector de prata do Wireworld Gold Starlight coaxial que possuía. Em consulta à Wireworld, fui duramente reprimido e recomendado taxativamente a não mais utilizar nenhum Limpa Contatos e a não lavar nenhum conector de prata, cromo ou níquel com isopropanol. Não entendi a razão, talvez alguma reação química ou outra causa, mas fato é que quem me atendeu recomendou exclusivamente o DeoxIT para este tipo de material condutor. E, desde então, aboli o uso de outros químicos em conectores com esta composição.

Então, no caso das R300, que possuíam conectores com banho de níquel ou cromo (não sei exatamente qual), eu passei a promover a limpeza e a conservação exclusivamente com os DeoxIT, sendo o Cleane&Enhancer para limpeza e o ProGold para otimização de condutividade e maior conservação ao longo do tempo. Apenas nos terminais com cobre exposto ou com banho de ouro, paládio e ródio é que aplico álcool isopropílico e Limpa Contatos (uso o Wurth há muitos anos e nunca danificou nenhum destes condutores e, diferentemente do que algumas pessoas comentam por aí, nunca desbotou ou danificou nenhum plástico ou termo-retrátil), mas também faço o uso dos DeoxIT, pois são mais eficazes na limpeza, embora os use em pequeníssima quantidade.

No seu caso, como aparentemente já há uma danificação severa, acredito que poderá usar um Limpa Contatos para um primeiro tratamento, e depois providenciar os DeoxIT, que são superiores para a conservação do material. As bisnagas de 2ml duram mais de um ano comigo, e custa próximo de $11,00, ambas. Vale muito à pena a compra.

• 7
  5. ricardo.vix

ricardo.vix Usuário

Felipe, obrigado pela resposta completíssima, como sempre.

Fiquei somente com algumas dúvidas restantes:

1) Onde você costuma comprar os Deoxit? Na Amazon.com ou algum outro local? Existe com mais de 2ml?

2) Como você aplica o Limpa Contatos da Wurth e os Deoxit? Com algodão? Papel? Cotonete? Escova?

3) O limpa contatos é só dar algumas "sprayzadas" e deixar secar ou preciso remover os resíduos que ficam nos conectores (se é que fica algum resíduo).

4) Teria algum vídeo ou post ensinando a aplicar os deoxit? A quantidade a ser aplicada é mínima né? Pois para 2ml durarem um ano, você deve utilizar muito pouco rsrs.

Obrigado!

Última edição: 2 Dez 2019 às 03:24
  6. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Oi Ricardo. Na Pioneer Inter, no Paraguai, tem à venda, mas pedir um frete somente para isso não vale à pena. Normalmente, compro na Amazon ou outro site americano (já comprei no site da própria Wireworld - Wireworld Store) e peço para algum amigo em viagem trazer. Custa realmente barato.

Sobre a aplicação, nas partes internas de conectores de energia, XLR e outros com pouco espaço, faço a aplicação e remoção de tudo com limpadores de cachimbo de algodão puro (os únicos que conheço são os Finamore da caixa marrom). Nas partes maiores e externas, uso algodão puro, daqueles que se compram em sacos para encerar veículos. Como mantenho tudo sempre muito limpo e livre de oxidações, e não preciso me preocupar em "tirar o grosso", como no seu caso, pequenas quantidades funcionam muito bem, pois os DeoxIT são oleosos e se espalham com facilidade. É mais um trabalho de espalhar com uniformidade e fazer o atrito necessário, o que não incrementa riscos, já que não são materiais abrasivos que possam causar desgaste.

No caso do Limpa Contato, também faço a aplicação em quantidade generosa e o friccionamento com algodão, pois se houver alguma oxidação mais grosseira ou gordura deixada pelo manuseio, esta primeira etapa já sai quase que de imediato. O Limpa Contato da Wurth, em específico, não deixa resíduos visíveis a olho nu. Mas, para evitar qualquer depósito de impurezas, faço a lavagem posterior com o álcool isopropílico, e assim deixo tudo o mais limpo possível para proceder à aplicação dos DeoxIT, que compõem a etapa final de limpeza e tratamento.

A duração dos DeoxIT é de um ano porque sempre faço a limpeza a cada seis meses. Precisa de realmente muito pouco, mas, caso queira usar em maiores quantidades, também existe a versão spray deles, similar ao Limpa Contatos, e que pode ser usada nos nossos equipamentos. Abraço e boa semana.

• 1
  7. edmararj

edmararj Usuário

5.425 5.319 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @ricardo.vix@ricardo.vix

Eu uso a mais te 30 anos o bom e velho WD40. Uso, inclusive para limar o gabinete dos aparelhos, base do toca-discos e conectores.

Um bom tempo atrás tive o Kramolin e não tanto tempo assim o CorrosionX. Mas ambos para eliminar corrosão. para limpeza, sempre o WD40.

Mas antes, use uma escova macia ou um pincel para tirar o grosso da poeira.

Edmar

• 2
  8. weltec

weltec Usuário

6.321 4.049 526

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    mas o WD40 não é também um lubrificante?

Chamam de “desengripante”.

• 1
  9. edmararj

edmararj Usuário

5.425 5.319 861

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @weltec@weltec

Sim. também.

Edmar

10. ricardo.vix

ricardo.vix Usuário

Prezados, primeiramente, agradeço as respostas.

Hoje comprei o limpa contatos da Wurth e eles infelizmente não fizeram tanta diferença assim, pois os conectores estão bem oxidados. Há algum produto melhor que possa usar para fazer a limpeza? Segue foto dos conectores após a limpeza com limpa contatos e alcool isopropílico:

11. danielromaobr

danielromaobr Usuário

Desde 10 Nov 2007
    Brasília
    Ranking atualizado Stereoplay Alemã

Anexos:

• 2
  12. Botika

Botika Usuário

Ricardo, bom dia. Pela experiência e vendo as fotos, a única solução para os terminais das suas caixas é retirá-los e levá-los numa galvanoplastia para ser feito um banho novo. Lá eles farão primeiro a decapagem e depois o banho.

Nenhuma solução ou produto dará um jeito nesses conectores, realmente eles estão bem precários.

Eu também tenho um jogo da KEF da linha R e se quer saber, eu não gostei muito da qualidade dos conectores, poderiam ser bem melhores pelo preço que as caixas custam.
    Inclusive, pela sua foto, pode se ver que os parafusos (que são niquelados preto) também estão feios. A KEF poderia fazer uma coisa melhor, não tem desculpa.

• 2
  13. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Penso da mesma maneira. Os conectores, parafusos e até o botão "Link' estão danificados, oxidados, e não haverá método de restauração viável sem um novo processo de tratamento/banho. Não sei o quanto isso deprecia a qualidade geral da caixa, mas os conectores originais são muito ruins. Quando tinha as minhas, cheguei a substituí-los por outros melhores, em rhodium.

14. Lunapsi

Lunapsi Usuário

Desde 20 Mai 2008
    Brasilia/DF/Brasil
    Bom dia Daniel,
    Poderia colocar a foto da página 153?
    Obrigado

• 1
  15. danielromaobr

danielromaobr Usuário

Desde 10 Nov 2007
    Brasília
    Claro! Desculpem

Anexos:

• 1
  16. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Vix,

Creio que os produtos limpa contatos sejam para remover oxidações, quiçá até corrosões leves. Mas, se o material já estiver severamente danificado pela corrosão, duvido muito que consigam reverter a situação. Talvez um trabalho mais profissional possa recuperar e até ajudar a proteger melhor as partes metálicas.

Os maiores aliados da corrosão são a umidade e principalmente a maresia, que ora está sempre acompanhada da umidade. De maneiras que, para quem mora em região de maresia o ideal seria ter um ambiente totalmente controlado, se é que isso é possível.

O pior é que, pelo andar da carruagem, provável que por dentro os componentes já estejam sendo afetados. Assim como os demais equipamentos. :suspeito:

17. juan SL

juan SL Usuário

1.459 1.253 331

Desde 19 Jan 2012
    sao paulo
    Depois procure Corrosion X para passar nos contatos. Além de limpar melhor que o QUE utilizou ainda evita problemas futuros.
    Edit.: deixe um pouco do Corrosion X no terminal, não há problema algum. Este fio do produto é que vai prevenir contra corrosão.

• 1
  18. Thiagoacr

Thiagoacr Usuário

Desde 30 Out 2019
    Vitoria, ES
    Boa noite, estou cogitando entrar para o clube rs e estou com dúvida entre as kef q150 e as ls50. Há grande diferença entre ambas que justifique a ls50 custar 3 vezes mais?

19. RAULNETO

RAULNETO Usuário

Embora em áudio as diferenças de desempenho nunca retratem fielmente as diferenças de valores investidos, a resposta é SIM. Agora, se vale a pena vai depender do quanto cada um se dispõe a gastar e quais as suas reais expectativas

• 1
  20. Thiagoacr

Thiagoacr Usuário

Desde 30 Out 2019
    Vitoria, ES
    Obrigado amigo. Vou tentar ver alguns vídeos e mais análises para tentar me decidir melhor. Caso alguém tenha tido experiência com ambas para relatar, agradeço.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso