Clube Novo Virtus e Polo TSI

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por CarlosRoberto, 22 Fev 2017.

1. ms73

ms73 Usuário

Isso é absurdo, quem já dirigiu os dois carros percebeu fácil a diferença, como nao sentir a diferença entre um motor com 20,4kg de torque em 2000rpm contra outro com 15,8kg de torque em 4000rpm?

• 1
  2. ms73

ms73 Usuário

Comparativo da revista autoesporte entre o polo com os tres motores, nesta época era o 1.6 manual, no caso da autoesporte os carros sao abastecidos com etanol, o desempenho ficou mais próximo com etanol e é esperado, tanto em uma parati 2013 ap 1.6 quanto em um gol mais atual de um amigo fica fácil perceber como estes motores aspirados da volks nao andam nada com gasolina.

O motor 1.6 MSI de até 117 cv e 16,5 kgfm também só pode ser equipado com a transmissão manual de 5 velocidades e registrou números bem melhores em nossa prova. Foram 10,6 segundos. Mas o melhor resultado no teste de 0 a 100 km/h fica para o turbinado. O 1.0 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm cumpriu o teste em bons 9,8 segundos. Vale lembrar que as versões TSI só podem ser equipadas com câmbio automático de 6 marchas.

3. ms73

ms73 Usuário

Teste motor trend, considerando a aceleraçao do tsi suponho que seja no etanol, desta vez comparando 1.6 e tsi automáticos, e lembrando que os "números" de potencia e torque continuam os mesmos.

O desempenho, porém, está longe de empolgar. Com 12,6 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, de acordo com nosso teste instrumentado, o Polo 1.6 AT ficou a uma eternidade do 1.0 TSI (que fez 9,7 s na mesma prova) e atrás inclusive do Gol 1.6 AT (11,2 s), que usa o mesmo conjunto mecânico. Isto é, a nova versão intermediária se destina a um público que não tem pressa, quer apenas o conforto de não ter de mudar as marchas. Talvez por isso, também não espere pelas borboletas do câmbio no volante, porque elas não são oferecidas nem como opcional.

4. Rocm

Rocm Usuário

Desde 16 Nov 2009
    DF
    Única forma do 1.6 ganhar é na largada e sendo manual, mas depois o 1.0T AT busca fácil fácil.
    Não tem discussão, se tiver opção o 1.0T é a melhor pedida a longo prazo, inclusive já está saindo alguns upgrades que o deixam com um desempenho beeeeeem interessante

• 1
  5. Denismayer

Denismayer Usuário

215 127 45

Desde 1 Fev 2009
    Porto Alegre/RS/Brasil
    ok, todos sabemos que o turbo teoricamente é superior. Mas existem contradições, como os próprios números oficiais divulgados pela VW.

A minha dúvida é na prática. O TSI é mais lento, conforme os numeros oficiais da VW com relação ao MSI ?

Eu acho que o TSI é 1 segundo mais rapido em relação ao MSI.

6. billpower

billpower Usuário

369 273 81

Desde 28 Nov 2011
    SSA
    Versão manual parece que consegue uma gracinha...

Manual online: https://www.vw.com.br/content/dam/vw-ngw/vw_pkw/importers/br/editorial/manuais/polo/MY 2019_D192.5B1.POL.66.pdf/_jcr_content/renditions/original.media_file.download_attachment.file/MY 2019_D192.5B1.POL.66.pdf

Página 248.

EDIT: Tive que ir editando porque fui olhar cuidadosamente a tabela e os dados batem com o postado no carrosweb, na versão manual,claro.

O colega Wallace já tinha postado anteriormente, mas infelizmente por ter puxado direto pelo carregador do fórum fica a miniatura e daí talvez não tenham visto. Bom, tá ai.

Última edição: 27 Fev 2019
  7. Denismayer

Denismayer Usuário

215 127 45

Desde 1 Fev 2009
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Amigo... qual o problema de ter uma dúvida ? e outra, se vc nao tem paciencia em discutir, acho melhor nao frequentar foruns.

8. billpower

billpower Usuário

369 273 81

Desde 28 Nov 2011
    SSA
    Eheh. Nessa dei uma escorregada mesmo. Já corrigi no post anterior.(n)

Mas bom que valeu para minha atualização e de outros que também tivessem dúvidas ou até estivessem enganados como eu.

Não sei se os números não estão inflados também...:suspeito:

9. ms73

ms73 Usuário

Postei tres testes comparando os carros, nao importam os números oficiais, montadoras sempre mentem conforme seus interesses, a única montadora que eu vi até hoje errando para pior foi a ford, fazendo fordices com ela própria.

Mesmo com os carros a 4000rpm quando o 1.6 já atingiu seu torque máximo ele ainda é 4kg mais fraco, como este 1.6 é especialmente vazio em baixa qual seria a diferença em 2500rpm, ou 3000rpm?

Outro ponto, os motores turbo sao conhecidos por possuir curvas de torque e potencia planas, literalmente planícies, mesmo que o 1.6 chegue próximo em potencia máxima certamente ela é atingida em um pico, ou seja, sobe até chegar no máximo e depois começa a cair, já o tsi certamente também tem uma faixa potencia plana ou algo muito próximo disso.

É óbvio que o 1.6 é significativamente mais lento, acreditar que o 1.6 anda o mesmo ou até mais nao tem lógica.

10. billpower

billpower Usuário

369 273 81

Desde 28 Nov 2011
    SSA
    Concordo contigo, mas aí a margem para o questionamento já fica aberta.o_O

Asim como você eu fico com as experiências reais de vários locais que testaram os modelos e confirmaram a vantagem para o TSI

11. vitalaine

vitalaine Usuário

289 147 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP
    Só para informação
    Zerei o tanque dando zero de autonomia
    Rodei 1100 km no álcool dando uma média de 8.6 km/litro
    Abastecimento com gasolina aditivada Premium
    Rodei os 10 km constante para reconhecer o novo combustível
    Já rodei 50 km
    E hoje fiz um trajeto curto de 3 Km que fazia consumo médio de 9 km/litro no álcool e fez o fantástico 14.5 km/litro na gasolina aditivada
    Meu carro é um 1.6 msi manual
    O último tanque no álcool de 401 km e 48 litros na primeira parada da bomba como sempre faço na mesma bomba mesmo posto sempre combustível de bandeira confiável
    Fez 8.35km/litro nesse ultimo tanque
    100% trajetos urbano e 50% uso de ar condicionado
    Carro excelente , ruído no triângulo no porta-malas resolvido com calços de borracha
    De resto tudo perfeito

12. Denismayer

Denismayer Usuário

215 127 45

Desde 1 Fev 2009
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Há vários fatores para a arrancada de 0 a 100. Até rodas 15 para 17 muda o resultado, assim como o peso maior e o conversor de torque prejudica pro tsi.

Como ninguém ainda publicou nada, a minha suposição é que o tsi é 1 segundo mais rápido que o MSI.

13. billpower

billpower Usuário

369 273 81

Desde 28 Nov 2011
    SSA
    Como ninguém publicou ainda? O colega MS73 trouxe dois testes com os carros em questão:

Outro teste...

14. ms73

ms73 Usuário

Eu estou indo atrás dos testes que postei que confirmam a experiencia que tive dirigindo as versoes tsi e 1.6, tanto manual quanto automáticas, no momento que pude comparar os carros e percebi uma vantagem muito grande para o tsi nenhum argumento pode mudar ideia neste ponto porque foi experiencia própria, eu sei que o desempenho é muito diferente, postei os testes como confirmaçao de quem fica duvidando e confiando apenas nos números divulgados pela fábrica.

Basta analisar torque, potencia do tsi e considerar que sao totalmente planas por toda a faixa de giros do motor para saber que nao existe possibilidade do 1.6 ser superior, por este motivo sempre um carro turbo anda como um aspirado mais potente.

Para um carro aspirado andar mais do que este polo tsi, considerando que o peso é semelhante, seria necessário que potencia e torque máximos fossem mais altos, porque estes números sao picos de potencia e torque.

Como exemplo, o motor 1.8 do argo tem 11cv a mais e 1kg de torque a menos, e ainda assim nos testes perde por 1s no 0 a 100, perde também nas retomadas, o focus duratec tem 3kg de torque a menos que o golf tsi 1.4 mas tem 30cv a mais, e anda junto, dependendo o teste anda a mesma coisa ou um nada menos mesmo tendo 30cv a mais, mas é equilibrado.

Mas na verdade o ponto é o seguinte, mesmo que o um aspirado mais forte em alta consiga andar junto com o turbo no dia a dia é diferente, como já comentei o polo tsi a partir de 2000rpm está sempre totalmente aceso com todo o torque disponível.

O cambio do polo tsi no mode sport sempre irá manter o motor com no mínimo 2000rpm ou quse isso e o tsi estará o tempo todo com os 20kg de torque disponíveis, já o 1.6 estará muito fraco a 3000rpm, talvez 12kg contra os 20,4kg do tsi? Quem sabe 13kg mas nao mais do que isso, e estamos falando de 3000rpm, a 2000rpm este motor é totalmente morto, quem já fez test drive sabe.

Última edição: 28 Fev 2019
    • 1
  15. ms73

ms73 Usuário

Rodas 15 para 17 em teoria nao muda nada, o diametro total do pneu é o mesmo, com rodas maiores o perfil do pneu é mais baixo para compensar, existe uma diferença de peso nas rodas mas aí estamos falando de milésimos de segundo, a diferença de peso certamente nao é significativa, haveria também uma diferença pela largura do pneu, o mais largo segura um pouco mais o carro, mas novamente nada tao significativo em um motor com 20kg de torque.
    Além disso nao estamos no campo da suposiçao, postei os testes e comparando tsi com 1.6 manual a diferença é 1s com etanol e 2s com gasolina, 1.6 automático contra tsi automático 3s.

Última edição: 28 Fev 2019
    • 1
  16. vitalaine

vitalaine Usuário

289 147 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP
    Não tenho dúvidas que TSI e mais forte que 1.6 e até 2.0 aspirado principalmente nas retomadas pelo turno dar toda potência em 2000 giros
    Vi vários vídeos no YouTube sobre pegas do TSI com aspirados de porte maior e o TSI e unanimidade
    Teria comprado um TSI caso tivesse a opção manual seria o bicho não mesmo ?

17. metal25

metal25 Usuário

Desde 4 Abr 2011
    brasil

Olha eu nunca tive carro com cambio AT sempre torcia o nariz para esse tipo de cambio mas vou dizer uma coisa com o motor turbo parece cambio manual não tem aquela coisa de carro lesma dos com AT motor aspirado hoje eu sou 1000 vezes cambio AT por isso que vou esperar ano que vem pra trocar ele pelo GTS esse se todos os defeitos forem resolvidos; como eu já falei esse carro realmente vai ser o bicho e não tem aquelas frescuras ah carro esportivo tem que ser manual só se for no tempo das CAVERNAS

18. Tltuae

Tltuae Usuário

4 2 2

Desde 3 Fev 2019
    Sao Paulo
    O 1.6 tem o 0-100 igual mesmo, mas isso só a nivel do mar, se subir já perde (aspirado perde potência com altitude).

Fora isso, todos números de retomada são melhores no TSI (que é o que realmente importa quando você está a 60 atrás de um caminhão e puxa para ultrapassar por exemplo).

19. Denismayer

Denismayer Usuário

215 127 45

Desde 1 Fev 2009
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Não sei se teve alguém que falou que MSI é mais forte que TSI, pois eu nunca afirmei e não vi ninguém afirmar. O ponto em questão é que eu não vi videos e ainda não tive a oportunidade de testar os dois. O teste que o colega postou aí mostrou que a diferença é menos de 1 segundo.

A minha opinião é que analisando friamente só a potência em cv, os 7 a mais por sí só já dão a vantagem. O outro fator é o pico de potência em baixas rotações.

Mas ainda acho interessante assistir um video de um tira teima específico disso. Nas minhas pesquisas o que eu mais vejo é o UP TSI, que não é o caso aqui, por inumeros fatores.

Seja como for.... um MSI no Etanol x TSI Etanol e se a diferença for mesmo menos de 1 segundo, o conceito de custo benefício fica todo pro aspirado. Pelo menos é o meu ponto de vista.

20. R.BUENO

R.BUENO Usuário

Hoje completo 6 meses com meu Polo CL Tech II. Inicialmente teve o barulho na tampa traseira (resolvido) e uma braçadeira que soltou na saída de água do radiador (resolvido). Até agora tudo funcionando perfeitamente.
    Retornei ontem, de uma pequena viagem com ele para o Guarujá, onde rodei no total por volta de 700 km.
    Ontem na saída, zerei os marcadores de consumo e subi a serra, pois nunca tinha feito um teste de consumo com ele, tanto no CB, quanto na bomba. Lembrando que estou usando gasolina aditivada. Ar condicionado 100% do tempo ligado.
    O carro seguiu com 3 adultos, muita bagagem, para 7 dias, portanto, carro bem carregado. Pneus com 31 de calibragem.
    Na subida, transito lento, muitos caminhões, por ter obra na Rod. Anchieta, muitos optaram por subir pela Imigrantes.
    Mesmo a gasolina, no trecho da serra, subiu na maior tranquilidade, com retomadas rápidas e seguras.
    Parei no Posto e completei o tanque. Segui viagem até minha cidade onde completei novamente. Rodei 238 km, tendo no computador de bordo, apontou o consumo de 13,1 km./l. Já na bomba completei com 16,76 litros de gasolina aditivada, onde obtive a marca de 14,2 Km/l. Como já escrevi acima, ar 100% ligado, além do meu modo de dirigir que é de acelerar mesmo, sem se preocupar com o consumo.
    Carro sem nenhum problema ou defeito. Tenho 100% de confiança nele, para viajar para todo o país.

• 4
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso