Anúncio do HT Forum

Clube Novo Virtus e Polo TSI

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por CarlosRoberto, 22 Fev 2017.

1. eduardo akira watanabe

eduardo akira watanabe eaw

4 15 4

Desde 4 Jun 2019
    Bauru/SP
    Acompanho o fórum desde abril, quando passei a ser um dono de um Virtus.
    Tinha um GM Cruze LTZ1 1.4 Turbo, mas devido a mudanças na minha empresa precisava de um carro mais em conta para pegar estrada 3x por semana. Acabei deixando o Cruze com minha esposa e botei o carro dela, uma Ford Ecosport Titanium para negociar.
    Na minha cidade, o melhor que tinha conseguido era o Virtus por 83.000 e pegando a Ecosport por 38.000.
    Muita pesquisa online, acabei comprando o Virtus HL 18/19 Pacote Tech + roda 16 + bancos tecido cor branca na Alta em SP. Paguei 78.000 no Virtus e pegaram a Ecosport por 40.000.
    Agora depois de 25.000 km rodados :-O posso dar os meus pitacos...
    Escolhi o Virtus pois na época era o carro com melhor CxB e que satisfazia o que eu queria: motor turbo pelo torque em baixa, câmbio automático, piloto automático, DRL, controle de estabilidade e Android Auto.
    Na época, acho que apenas hatches médios (R.I.P) e sedans médios tinham estas características. Entre os sedans de entrada, nenhum que eu me recorde.
    Hoje com certeza eu consideraria o <<piiiii>>, apesar que ainda acho que este preço é uma oferta de lançamento, logo a GM vai aproximar os valores aos do Virtus. Lembrando que o próprio Polo foi lançado com um preço bem agressivo e pouco a pouco foi sendo reajustado, a medida que ele ficava comum nas ruas.
    Peguei o carro num final de tarde e toquei de volta para a minha cidade, 60km de Rodoanel no horário do rush mais 300km de estrada duplicada. Ao passar por Santana do Parnaíba resolvi chutar o pau da barraca e desviei para a Estrada dos Romeiros, bom lugar para brincar um pouco com o carro! Usei e abusei dos paddle shifts, subia o giro sem dó, socava o pé no freio antes das curvas, contornava com o pé no acelerador e lenha na saída. Deu para notar que comparado ao meu Cruze tiozão o Virtus era muito mais no chão. Nenhuma ação do controle de estabilidade foi percebida também.
    Voltando para a Castello Branco e Mal. Rondon, deu para ver que o humilde 1.0 turbo conseguia manter a velocidade regulamentar sem dificuldade, uma ou outra redução de 6a para 5a nas subidas mais fortes.
    Desde então, tenho curtido o carro, anda bem, econômico, embora o Cruze 1.4T conseguia ter o apetite de um faquir (G/E 17km/l/12,5km/l estrada)... Espaço interno surpreendente e bom porta-malas.
    Pontos a comentar...
    1. O painel digital é muito legal!!! E a CM rodando a versão nova do Android Auto com fundo preto deixa o painel do carro bem estiloso. Uso apernas o Waze/Google Maps para navegação mas a possibilidade de deixar o mapa gps nativo no painel é uma dádiva para nerds que ficam rodando apps por aí para testar a cobertura de redes celulares...
    Fica o convite para quem tem Android, baixe o app Cellmapper (google play ou www.cellmapper.net) para contribuir com a comunidade que fica mapeando o sinal de celular no país.
    2. Comecei a testar o modo S do câmbio. Aparentemente no trecho que dirijo todas as semanas, estrada duplicada mas com subidas bem fortes, o consumo melhora em torno de 0,5km/l no etanol. Vou fazer mais testes e vou postando...
    3. Barulhos... nenhum carro brasileiro está imune a eles, mas o acabamento do Virtus tem feito uns barulhos chatos de vez em quando. O mais comum é no porta objetos do console, parece que ele vai desencaixando das guias e começa a chiar. Basta puxar um pouco com a mão que o chiado some por uns dias.
    4. As todas 16 são estreitas para os pneus do Virtus. Assim, "sobra" borracha nos ombros dos pneus, o que por um lado acaba protegendo as rodas de arranhões nas sarjetas mas por outro lado deve deixar os pneus mais sujeitos a danos nestas raspadas. Deve gerar um pouco de instabilidade também, o pneu fica mais "solto" em relação às rodas.
    5. Mesmo assim, o carro passa muita segurança na estrada, já dei uns picos de 160km e o Virtus sempre na mão, mesmo com as muitas ondulações do asfalto.
    6. Faltam porta-objetos e porta-copos no interior. Até hoje não achei os locais ideais para deixar as tranqueiras que ficam no carro, chicletes, drops, controles de garagem, todos acabam juntos no console. Pelo menos coloquei o saco de lixo pendurado no mecanismo de regulagem do banco, entre ele e a porta, onde não fica visível e não atrapalha a direção.
    7. Faltou o descansa-braço no banco de trás. Com porta copos...
    8. Faltaram as luzes de neblina traseiras e míseros refletores no para choques. Vou dar uma olhada no ML, parece que tem uns cortados para encaixarem na moldura cromada do para choques.
    9. Eu gosto muito do suporte de celular do painel, até porque pela falta de porta trecos não consigo deixar o smartphone num local ideal. Mas só dá para usá-lo quando o sol não está muito forte pois o celular ferve com a luz solar direta.
    10. Além disso, com o celular no suporte, todos os porteiros de condomínios fechados me perguntam se eu sou Uber... :-/
    11. Os famigerados trancos... No começo senti bastante os trancos nas marchas inferiores, parecia que tinha errado a marcha, fazia um barulho feio de metal. Fiz a rotina de reset do câmbio e melhorou bastante por um bom tempo mas os trancos foram voltando.
    Na revisão dos 20.000km o consultor disse que foi feita uma atualização do câmbio. Retirei o carro da ccs e parecia que eu estava dirigindo um FeNeMê velho... trancos fortes... Como a concessionária já havia fechado, fui para casa chacoalhando e fiz então o reset. Os trancos sumiram e aparentemente (placebo) o câmbio ficou mais suave.
    Relacionado ao câmbio, também sentia que ele era meio lento para reduzir marcha por exemplo quando vc chegava numa esquina em 3a, via que dava para cruzar e ao pisar no acelerador o câmbio demorava para baixar para 2a. Aparentemente agora ele está mais esperto.
    Já vou avisando que não tenho acesso ao VCDS, OBD, etc para ver a versão do SW do câmbio... :-(
    Enfim, estou satisfeito com o Virtus! Pelo que paguei não senti muita falta do que tinha no Cruze, um carro de categoria superior. E ainda tem um monte de pontos positivos...
    Resumindo, pegaria outro Virtus tranquilamente!

• 12
  2. Jarmen Kell

Jarmen Kell Usuário

676 452 33

Desde 18 Fev 2018
    Maceió-AL
    Parabéns pelo relato, meu amigo. Isso que enriquece o tópico!

• 3
  3. vitalaine

vitalaine Usuário

239 115 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP
    Então é a maneira de dirigir kkkkk
    Como disse uso a sexta marcha num câmbio de 5 kkkkkk
    Não tradicional
    Fiz um trajeto semana pasada Record na gasolina 13 km sendo só 5 de estrada com média de 18.5 na gasolina
    Isso no CB e como viram em fotos anteriores de média de quase 13 km litro com 100% na cidade
    Sou premiado pois é muito econômico

Última edição: 15 Out 2019
  4. Jarmen Kell

Jarmen Kell Usuário

676 452 33

Desde 18 Fev 2018
    Maceió-AL
    Eu já lhe disse aqui, isso não é o método correto para se aferir consumo. Você não pode dizer que faz 18,5 km de gasolina na estrada. Você pode dizer que faz esse consumo nesse trecho em específico. Mas respeito sua opinião, só não concordo com ela.

O motor 1.6 MT é mais econômico que o 1.0T AT. Agora, se o 1.0T fosse MT, a história seria outra.

Abraço

5. vitalaine

vitalaine Usuário

239 115 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP
    Então não falei que ele faz sempre isso
    Só falei que tem trajetos que faz

Ele faz seguramente 11.5 na cidade e 15 na estrada
    Na bomba
    Agora dirijo assim a mais de 20 anos e seguramente economizou motor e sempre meus carros são bem vistos pelos mecânicos que neles trabalharam

Em comparação a outros carros que tive esse é o de melhor performance e custo benefício

Só isso
    Sempre disse que meu carro não serve de comparação pois 90 % dos user aqui é turbo e eu falo pelos manuais que muita vez só assistem aos comentários por se sentirem talves diminuídos
    Só isso meu amigo
    Mas se eu por algum motivo atrapalhar é só falar como falam de nosso outro colega
    Ppppiiii

Obs - A VW poderia ter feito um polo ou virtus turbo 1.0 manual pois esse seria meu carro hoje

Talves o "Onix turbo manual" sera minha próxima escolha

• 1
  6. Jarmen Kell

Jarmen Kell Usuário

676 452 33

Desde 18 Fev 2018
    Maceió-AL
    O pppppiii é uma ótima opção. Mas acredito que a VW lance o Polo 1.0T MT, só questão de tempo. É uma fatia de mercado que ela não vai querer perder, naturalmente depois de analisar como estão as vendas das versões manuais do Piii Plus e o do Piii Hatch. :lol::lol::lol:

• 2
  7. vitalaine

vitalaine Usuário

239 115 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP

É isso aí meu amigo
    Gosto do manual ainda
    O automático está evoluindo e começando a ser esportivo
    Fatalmente o experimentatei kkkkk
    Por hoje o virtus manual é a bola da vez
    Pelo menos para mim
    Kkkkkk

:aff::p

• 1
  8. vitalaine

vitalaine Usuário

239 115 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP

Anexos:

9. TAL666

TAL666 Usuário

Desde 25 Jul 2011
    São Paulo
    Não acredito que vingue. Sei que é outro segmento, mas por exemplo as vendas do T-Cross manual são ridículas. Se não me engano, o mix de concorrentes como Yaris e Fit também tem uma fatia bem pequena de modelos com câmbio manual.

Carro um pouco melhor com câmbio manual tá virando um nicho muito restrito pra compensar o investimento, praticamente só popular pé de boi ainda vende manual em grandes volumes. O Onix 1.0T manual vai ser mesmo o tira-teima dessa aparente tendência do mercado.

• 1
  10. vitalaine

vitalaine Usuário

239 115 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP
    Mais 2
    Desculpem repetiu

Anexos:

11. vitalaine

vitalaine Usuário

239 115 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP
    Concordo com VC
    O manual jamais voltará a ser preferido pela maioria
    Mas temos que dar os créditos a GM
    Que mesmo sabendo disso deu a opção pensando naqueles que gostam do velho e bom câmbio manual

• 1
  12. Pedro Ariel

Pedro Ariel Usuário

266 303 48

Desde 1 Jan 2012
    Sao Paulo/Sao Paulo/Brasil
    Não vai vir. Lance é adaptar o motorzinho, ou colocar espelho de T-Cross.

• 1
  13. guinepal

guinepal Usuário

3.867 2.302 741

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Eu tb acho que nada mais virá na linha Polo/Virtus, tirando o GTS obviamente, galera achando que teremos ACC, rebatimento, e etc.
    Para isso tem o Jetta, talvez no GTS, simples.
    E todos sabem que a cada ano que passa, itens são retirados e não adicionados.
    O meu Polo 2020 não tem mais o sistema S.A.V.E no porta malas, meu 308 THP era 2014 e não tinha mais descanso de pé cromado, estepe de liga, itens presentes no 2014.
    E no 2015 tiraram a luz de cortesia traseira, uma porta USB do console e as saídas de ar traseiras.
    Todas as marcas fazem as mesmas coisas para manter o valor "competitivo", só vão capando.

• 1
  14. vitalaine

vitalaine Usuário

239 115 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP
    Eu acredito que começamos uma nova tendência no mercado automotivo
    Explico
    A algum tempo atrás a GM passou mundialmente uma crise no vermelho inclusive ameaçou a sair do Brasil
    O ppppiiii antigo estourou a venda , pois oferecia um disegner bonito e preço imbatível aliada a uma estratégia de venda agressiva
    Era tudo ou nada
    Perdeu mercado na categoria acima com o polo e virtus
    Contra ataca agora com o novo piiii plus
    Isso forçará caso não tenha nenhum tropeço do piiiii plus no que tange defeito pós lançamento
    Forçará a estratégia de sobrevivência das concorrentes
    Oferecendo + por -
    E nos consumidores gamharemos
    Estou otimista
    Assim penso

• 2
  15. guinepal

guinepal Usuário

3.867 2.302 741

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Como já citado acima, valor de lançamento, daqui 6 meses estará mais caro, todas tem feito isso tb.

16. eduardo akira watanabe

eduardo akira watanabe eaw

4 15 4

Desde 4 Jun 2019
    Bauru/SP
    Menos a VW com o T-Cross... Lançou caro e teve que recorrer a política de bônus para as vendas decolarem. Além do Active Info Display opcional no Confortline 1.0T.

17. Rapts

Rapts Usuário

Desde 2 Jul 2009
    .
    As pastilhas de freio dianteiras do Polo tsi 2017 do meu pai não duraram 15 mil kms. Trocou na css - 700 reais (não achei pastilhas importadas pra esse carro em nenhum lugar). No dia seguinte fui fazer um teste pra ver o resultado e o carro vibrava demais ao frear entre 80-100km/h, notei na hora que tinha alguma coisa errada. Depois de uns dias ele levou o carro na css e segundo os "mecanicos" era alguma coisa relacionado ao eixo, iam trocar tudo, discos e outras coisas ($1800 no total na NF). Detalhe, não tinha peça em estoque... demorou uns 15 dias, e mais 5 horas na css pra fazer o serviço. Agora ficou ok, vamos ver até quando. Achei estranho que antes de trocar as pastilhas tava tudo ok, foi só o "mecanico" meter a mão (uma simples troca de pastilha) que apareceu problema. Enquanto esta na garantia ok, mas imagina uma panca dessa fora de garantia, $2500 (só de freios) a cada 15 mil kms num carro popular?
    O carro já tinha ido pra css pra resolver problema de barulhos internos... são só 15 mil kms, imagino esses carros com 80/100mil kms.

Foi feita uma atualização e pelo menos o creeping do cambio melhorou bem, mas os trancos continuam rsrs

Última edição: 16 Out 2019
  18. ms73

ms73 Usuário

Se tu ficou tão satisfeito com a dirigibilidade do virtus, eu estou também com a do polo (na verdade melhor do que eu esperava) certamente tu não estaria satisfeito com o "dito cujo"
    Primeiro que o cruze que tu possuía está acima dele eu tu já achastes o virtus melhor do que o "coisa ruim", segundo que polo e virtus foram projetados para o mercado europeu que é muito exigente neste quesito, ao contrário dos brasileiros europeu sim gosta de carros, brasileiro gosta de ter um carro.
    Já o "cão tinhoso" foi desenhado para países pobres e certamente não havia motivo para gastar dinheiro para fazer um acerto dinâmico de alto nível, para o carro vender no Brasil precisa ser confortável, ponto, o polo concorre com diversos carros excelentes na Europa.
    Outro detalhe que talvez te incomodaria na estrada é que o "chifrudo" tem bancos muito estreitos e certamente não suportam o corpo, eu não compraria um carro com estes bancos, claro, são comentários de quem gosta de carro, somos exceções.

Última edição: 16 Out 2019
    • 1
    • 1
  19. guinepal

guinepal Usuário

3.867 2.302 741

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Fora da garantia, só não levar na cc, simples, tá cheio de oficina de qualidade que vai te cobrar 1/3 desse valor.
    Desgaste de algumas peças depende muito de como se dirige, vendi meu 308 com 35.000 kms com discos e pastilhas originais, um carro rápido, pesado e automático.

• 1
  20. maicon09

maicon09 Usuário

Desde 2 Nov 2011
    SC
    Estranho ein, pastilhas aqui com 30000 estão sobrando, acredito que duram uns 50.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso