Anúncio do HT Forum

Clube Novo Virtus e Polo TSI

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por CarlosRoberto, 22 Fev 2017.

1. vitalaine

vitalaine Usuário

283 144 45

Desde 14 Jan 2011
    São Paulo SP
    Hummm

• 1
  2. ms73

ms73 Usuário

Este cara é uma fossa...

3. M E N A U

M E N A U _____________ad augusta _____________per angusta

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Feedback atualização de firmware da caixa AT, realizada em Piracicaba-SP, 23/12/2019.
    A versão agora é SW 3673.

Polo HL completo (aro 17, Active info display e couro native), 2018/2019, 17.800 Km.

Optei por não colocar impressões antes de completar ou 1 mês ou 1.500 km, para ter alguma segurança que o procedimento de fato surte efeito.

Passados 30 dias e 1.760 km após o serviço, o que percebi foi:

1- Até agora nenhuma ocorrência de tranco de D3 para D2. Tudo indica que foi sanado;
    2- As passagens de marcha ficaram um tanto mais suaves, sem soluços, porém ainda são sentidas e vez por outra a impressão existe o tal soluço, é que como se fosse num MT a pessoa soltar a embreagem antes do tempo, apressada. Mas é mais raro e menos sentido com óleo do motor já na temperatura ideal de trabalho (+- 90ºC);
    3- Ainda existe algum soluço maior de D4 para D3, mais muito longe dos trancos de D3 para D2, de antes;
    4- Se houve alteração no consumo, ainda não tenho certeza, é que:
    4.1- na estrada melhorou de 1,0 a 1,5 km/l, hoje está mais fácil fazer no etanol 13 km/l andando a entre 100 e 110 km/h, ar condicionado ligado e 2 pessoas e malas. Consegui inéditos 14 km/l no etanol nesta condições, aferidos na bomba.
    4.2 - na cidade, praticamente se manteve, ou no máximo piorou 0,5 km/m mas somente nas piores situações, ar ligado, anda e pára e trajeto curto. No uso cotidiano tem se mantido na casa dos 7 km/l de etanol, média de 20 a 25 km/h.
    5- Na performance não senti perda alguma, pelo contrário, basta usar o pedal direito com um pouco mais de vigor, pra sobrar, no uso civilizado, seja estrada ou cidade. Longe de pretensões esportivas, obviamente.

Em suma, valeu muito a pena parar a viatura e acompanhar o serviço, que durou pouco mais de 1 hora, pois teve queda do sistema no meio da operação.
    Definitivamente a opção da VWB não é por uma caixa AT de trocas suaves, porém, são trocas rápidas, sem vacilos, opção de borboleta, opção Sport, opção trocas manuais (ainda que não deixe ir até cortar os giros do motor), e NMHO, na estrada é perfeita, mesmo com cruise control ativado (que não é muito preciso em manter a velocidad em grandes declives, serra p.ex.).

Recomendo.

• 5
  4. ms73

ms73 Usuário

A css fez a atualização da ECU?

5. guinepal

guinepal Usuário

4.650 2.786 826

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Só um adendo, cruise control apenas mantem a velocidade no plano ou em subidas, em descidas, apenas corta a aceleração, não freia o carro, acredito que muito sejam assim, meu 308 THP era igual, se quisesse me manter nos 120km/h numa descida, precisava frear ou reduzir pra 5ª marcha.

• 1
  6. M E N A U

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Acredito que a atualização de firmware seja por meio da parametrização da ECU, como se tivesse vários módulos passíveis de ajuste fino, sendo o da caixa AT um deles.
    Ou seja, entendo que, para se ajustar o comportamento da caixa AT, necessariamente parâmetros da ECU sejam otimizados para a nova programação da caixa.
    Mas isso é apenas minha opinião.
    Acompanhei o serviço, mas sem ficar questionando muito, até porque deve ser um saco pro mecânico que leigos fiquem ali do lado enchendo de perguntas.

Não digo que o carro ficou outro, mas já não fico apreensivo por causa dos trancos, que eram eventuais mas detestáveis, ridículo mesmo, e nem fico prestando atenção nas passagens de marcha, pois ficaram mais suaves, ainda que a opção da VWB seja pela agilidade.

O fato é que compraria de novo o carro.
    Daquele jeito que estava, estaria descartado.
    E lembro que fui, salvo engano, o primeiro aqui no HTF a reclamar do comportamento da caixa AT.
    E não estava sozinho, no longa duração da 4 Rodas era fato que a caixa AT não agradava.

PS.
    Creeping também ficou menos arisco.

Última edição: 23 Jan 2020
  7. M E N A U

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Já tive carro AT que percebia mais intervenção nas descidas longas, mas é coisa que a gente acaba se adaptando.

8. M E N A U

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Por falar em 4 Rodas...
    https://quatrorodas.abril.com.br/te...w-virtus-repete-numeros-no-teste-de-saideira/

Acho que a revista vacilou em não fazer a campanha técnica de reprogramação da caixa AT, agora no teste de 60.000km. Ou, se fez, calou-se.

Longa Duração: será que o VW Virtus repete números no teste de saideira?
    De volta ao nosso campo de provas, Virtus demonstra o mesmo pique de quando estreou em nossa frota, em junho de 2018
    Publicado em 20 jan 2020

(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Para quem ainda não sabe, vale a explicação: no decorrer de sua estada entre nós, todo carro de Longa Duração é submetido por duas vezes a uma bateria completa de testes, aos 1.000 km e aos 60.000 km.

“A comparação da ficha de resultados obtidos nas duas passagens pelo nosso campo de provas, em Limeira (SP), não é conclusiva, mas geralmente funciona como um bom exame prévio ao desmonte”, diz o editor da seção, Péricles Malheiros. Nosso Virtus, já com 60.000 km, acaba de passar por Limeira de novo.

No quadro comparativo, ao lado, dá para notar que as diferenças dos resultados foram muito pequenas.

“Seria precipitado dizer que toda a mecânica está aprovada. Mas, no geral, quando as fichas do segundo teste são muito semelhantes às do primeiro, raramente o desmonte encontra um problema mecânico de maior relevância”, diz Fabio Fukuda, consultor técnico de QUATRO RODAS e responsável pelo acompanhamento e desmonte de todos os carros de Longa Duração.

A piora nas provas de aceleração e de retomada de velocidade decepcionou quem esperava uma melhora por conta do amaciamento, mas foi tão discreta que pode ser creditada a uma simples mudança de direção do vento, por exemplo.

O consumo urbano melhorou de 11,2 km/l para 11,4 km/l, ou seja, outro empate técnico.

9. M E N A U

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Inclusive seria uma oportunidade rara de cobrar um parecer do Fukuda, sobre o que causava trancos e soluços, e o que foi feito.
    Ou seja, desperdiçaram material valioso pra revista...

• 2
  10. ms73

ms73 Usuário

Eu perguntei porque no meu caso o mecânico disse que havia também uma atualização da ecu, no funcionamento do câmbio as minhas impressões são muito próximas das tuas.
    O que aconteceu de bizarro foi a melhoria absurda do consumo na estrada medido pelo software do carro, não fiz nenhuma viagem mais longa para fazer o teste na bomba mas mesmo que exista um erro de 20% ainda haveria uma melhoria absurda no consumo, o carro teria feito 19km/l em um trecho de 18km a 60km/h e 42km a 85km/h, estrada plana e duplicada, no pc de bordo.
    Por este motivo questionei sobre a atualização da ECU, uma atualização de câmbio não provocaria uma melhoria significativa no consumo.

11. ms73

ms73 Usuário

E estranho que no teste o consumo não tenha melhorado, o meu melhorou muito o consumo considerando ele zero e agora com 6400km, mesmo antes da atualização do software, no início estava fazendo 7 na cidade e depois de 3000km já havia melhorado para quase 9.

12. Wallace

Wallace Usuário

Desde 29 Jun 2006
    Brasília/DF/Brasil
    Potência de 150 cv, com etanol ou gasolina. Ok. Só estou estranhando a informação de que o torque de 25,5 é apenas com etanol. Com gasolina, é 20,4. Quero saber se o 0-100 de 8,4 é com gasolina ou com etanol. De qualquer forma, uso apenas gasolina e, se for pra ter 20,4 de torque, fico com meu Polo Comfortline mesmo. E, no aguardo do novo Peugeot 208.

https://revistaautoesporte.globo.co...a-r-99470-virtus-gts-fica-para-fevereiro.html

13. guinepal

guinepal Usuário

4.650 2.786 826

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Erro grotesco amigo, mesmo motor do Golf 1.4 que sempre teve 25,5kgfm de torque, só pensar um pouquinho.
    25,5 kgfm (etanol e gasolina) a 1.500 rpm

14. Wallace

Wallace Usuário

Desde 29 Jun 2006
    Brasília/DF/Brasil
    Aos 19:00 desse vídeo o cara fala sobre o farol do GTS. Torci para que fosse algum engano, mas eu voltei o vídeo e vi no painel do carro que o farol alto realmente estava aceso.

Última edição: 24 Jan 2020
  15. Wallace

Wallace Usuário

Desde 29 Jun 2006
    Brasília/DF/Brasil
    Como eu imaginava, a cor prata caiu muito bem nesse Polo GTS. Ficou lindo, no vídeo, pelo menos. Apesar de ser simulado pelos alto falantes, o ronco, é legal. Vale a pena escutar com fone de ouvido.

Última edição: 24 Jan 2020
  16. FMtaue

FMtaue Usuário

Desde 21 Mai 2005
    São Paulo
    Não entendi o "desperdiçaram". Tradicionalmente, os testes finais são publicados em um mês e o resultado da desmontagem no mês seguinte. Não seria "guardaram material valioso pra revista"?

17. maicon09

maicon09 Usuário

Desde 2 Nov 2011
    SC
    Preço do GTS completo é 103k mesmo.

Se for analisar a tabela atual, Um HL com Beats tá quase 86k, então o GTS por 89 não faria sentido.

18. M E N A U

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Até pode ser que deixaram pro final.
    Mas na minha mensagem anterior eu já disse que, pelo menos, omitiram a questão, se fizeram ou não a reprogramação da caixa AT via nova versão de firmware.
    Suspeito que podem nem estar sabendo, uma vez que as autorizadas só fazem de quem reclama, e nalguns casos, insiste.
    Não é campanha como no caso do sensor de combustível, que trocam as vezes sem nem o cliente saber, por ordem da VWB.
    Inclusive não sei se falaram dessa campanha ao logo do teste de loga duração.
    Ah, nossas revistas ''especializadas''...
    De qq modo, aguardemos.

19. Banidor

Banidor Usuário

Desde 14 Ago 2014
    Rio
    "Barato" o Polo GTS. :idiota:

20. Carij0

Carij0 Usuário

65 54 8

Desde 30 Nov 2019
    Aracaju-SE
    Somente pra "entusiastas" kkkkkk novo sinônimo de bobo

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso