Clube Novo Virtus e Polo TSI

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por CarlosRoberto, 22 Fev 2017.

1. eduardo akira watanabe

eduardo akira watanabe eaw

15 34 15

Desde 4 Jun 2019
    Bauru/SP
    Tive este problema no meu Virtus, junto com o barulho de água no painel.
    Julguei ser algo relacionado com a circulação de água quente do motor para o sistema de aquecimento.
    Para resolver, primeiro liguei o aquecimento interno por alguns minutos, o que minimizou o problema.
    Para acabar de vez, fiz uma sangria de ar do sistema. Com o motor frio abri parcialmente a tampa do reservatório de expansão. Liguei o carro e acionei o ar quente.
    A medida que o motor do carro ia esquentando vieram muitas bolhas de ar saindo pelo reservatório.
    Antes de chegar na temperatura normal de funcionamento, desliguei o motor, aguardei a temperatura baixar e fechei o reservatório do vaso de expansão.

• 6
  2. Stealth Hunter

Stealth Hunter 200 TSI AUTOMATIC

357 277 81

Desde 2 Mar 2012
    Cuiabá - MT
    Fiz esse procedimento ontem, o nível estava pouco abaixo do mínimo, subiu e ficou cerca de 1cm acima do máximo.

Rodei 50km hoje, olhei e está igual ontem, espero que tenha resolvido. Caso realmente não baixe mais, fica provado o porque o pós-venda da VW é considerado uma bost@. 2 vezes o carro passou pela concessionária, uma delas foi de guincho e o problema retornou.
    Nesse mesmo Polo mais novo, queria atualizar o câmbio, porém a má vontade da ccs daqui me impediu, ao falar disso os consultores só reclamam, o câmbio fica lerdo e não dá pra voltar, melhor não mexer, vai ter que deixar o carro...

3. Carij0

Carij0 Usuário

80 57 8

Desde 30 Nov 2019
    Aracaju-SE
    O câmbio ficou mais inteligente, agora ele segura por mais tempo a marcha quando soltamos o pé do acelerador, quando chega no limite do giro baixo eh que ele reduz...achei top esse comportamento pq eh isso que se espera de um câmbio automático.

• 1
  4. maicon09

maicon09 Usuário

Desde 2 Nov 2011
    SC
    Ao pessoal que fez a atualização do câmbio: como está o comportamento? De verdade, por favor.

No meu, a única coisa que permanece melhor são as trocas pra cima até 3ª. O restante já está igual como era antes.

Tem uma esquina no meu trajeto diário que uso como parâmetro, faço ela sempre por volta de 30km/h. Antes da atualização, raramente o câmbio usava 3ª, jogava a 2ª no meio e aquela desaceleração desnecessária. Depois da atualização começou a completar a esquina em 3ª, tudo lindo. De umas 2 semanas pra cá, voltou a jogar 2ª no meio da esquina.

5. Ghungha

Ghungha Usuário

35 10 15

Desde 17 Mar 2009
    Sao Paulo
    O meu não tem mais aqueles trancos fortes na redução de 3a para 2a, às vezes acontecem mas bem mais suaves. E o creeping está mais suave, não precisa mais segurar o carro com receio dele dar um pulo quando se tira o pé do freio.

6. M E N A U

M E N A U _____________ad augusta _____________per angusta

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    No meu caso, já rodei por volta de 2.500 km, serviço feito em 23/12/2019.

Melhorou:
    - até agora sem nenhum tranco de D3 pra D2, quase aconteceu, mas foi muito mais suave, um única vez.
    - percebi que retém mais as marchas, sem reduções desnecessárias, salvo uma ou outra vez, mas aceitável
    - consumo na estrada

Piorou
    - Sinto mais a passagem de D4 pra D3, mas sem tranco.

Na mesma:
    - creeping: não achava muito agressivo, achei que tinha ficado mais suave, mas com a aceleração quando motor frio, continua igual. Sem reclamação
    - consumo na cidade
    - sente-me mais que o normal as trocas ascendentes de D1 até D4, mas, curiosamente nem sempre, pois boa parte fica suave.

Resumo: faria de novo, valeu a pena por acabar (até agora) com ridículo tranco de D3 pra D2 (que era eventual, mas inadimissível).
    O fato é que as trocas não são das mais suaves, acredito por conta do casamento do motor 3 cilindros com turbo, com a opção da VWB por mais agilidade.

Se fosse chutar, creio que essa atualização de firmware tratou de mudar parâmetros do bloqueio do conversão de torque, atuando somente da D3 pra frente. Por isso dá pra sentir mais agora a redução de D4 pra D3.
    Puro palpite.
    Na real, se ficasse como estava, iria passar pra frente.

• 3
    • 1
  7. joaoviictorr

joaoviictorr Usuário

Desde 17 Fev 2020
    Nova Cruz-Rn
    Bom dia, pessoal. Tenho um Polo Highline vermelho e recentemente ele apresentou alguns pequenos (bem pequenos mesmo) círculos brancos no capô. Quando olhei mais perto, verifiquei que há uma degrau na pintura, parecendo como se a pintura tivesse descascado nessa parte. Me parece que é um problema de resistência, ou algo do tipo, da pintura. Alguém já teve isso ou observou algo do tipo em algum outro Polo?

8. HeitorM

HeitorM Usuário

Desde 14 Out 2019
    Sorocaba / SP
    Tem algo diferente no Tcross, que usa o mesmo motor e cambio. Não sinto esses problemas de trancos e nem creeping, é tudo muito suave.

PS: Apesar de ter o Tcross, acompanho muito esse grupo pois ele é bem ativo e a mecânica é a mesma. Tópico do Tcross nem tem publicações, infelizmente.

9. callsergio

callsergio Usuário

28 31 6

Desde 18 Fev 2019
    são paulo
    Mesma coisa aqui.
    Incrível a má vontade dos "consultores" da VW.
    Levei meu Polo CL 19/19 pra fazer a primeira revisão na CSS Sorana aqui em SP, e o "consultor" veio com esse papo: "Não faz a revisão. O carro vai perder potência. Tem que ficar o dia todo, blá, blá, blá..."
    Falei pra ele que tudo bem e que tinha um compromisso naquele dia e iria remarcar a data da revisão.
    Remarquei mesmo, mas pra outra CSS (Brasilwagen).
    Trago o feedback quando fizer a revisão.

• 2
  10. ms73

ms73 Usuário

No meu foram feitas atualizações do câmbio e da ECU, notei uma maior suavidade geral no funcionamento do carro, uma maior diferença entre os modos sport e normal além de uma melhora no consumo na estrada e piora do consumo na cidade, e claro, maior suavidade nas trocas de marcha.

• 1
  11. Lada

Lada Usuário

Desde 31 Jul 2011
    Ponta Grossa - PR
    Dois meses da atualização feita no meu Virtus, realmente o creeping continua forte, as trocaram ficaram bem suaves perto do que era e o consumo na cidade piorou.

• 1
  12. Danzig

Danzig Usuário

Desde 7 Fev 2011
    SC
    falando em atualizações...hoje meu virtus está na revisão de 30 mil km, e está fazendo a atualização de ECU e da Central multimídia.
    Segue número da ITP / atualização da ECU.

Anexos:

• 3
  13. Danzig

Danzig Usuário

Desde 7 Fev 2011
    SC
    Motivo da atualização da ECU

WhatsApp Image 2020-02-17 at 08.25.01.jpeg

• 5
  14. Danzig

Danzig Usuário

Desde 7 Fev 2011
    SC
    Relato após a atualização da ECU e Central Multimídia feitas ontem:
    - Central Multimídia: não percebi nada de alteração, segundo o chefe da oficina esta atualização corrigia alguns bugs como tela preta .. GPS não abre .. Multimídia reiniciando sozinha etc..
    - ECU: senti uma melhora com o carro frio, mais "dócil" para manobrar.

Por estar recente vou relatar posteriormente caso sinta alguma outra mudança.

• 3
  15. Diogo_HS

Diogo_HS Usuário

Desde 19 Fev 2020
    araucaria
    Boa tarde!

Sou novo por aqui e gostaria de compartilhar minha opinião sobre os solavancos na troca das marchas. Apenas lembrando que não tenho conhecimento técnico e as conclusões que vou apresentar foram obtidas no melhor estilo N=1. Isso pode ser tudo fruto da minha imaginação, coincidência ou sei lá o quê, mas vejo que resolveu meu problema.

1. Aparentemente o software da transmissão tem 2 perfis, o DRIVE e o SPORT, os quais tentam se adaptar ao estilo de condução do usuário. Logo, se o usuário dirige na mesma forma que eu, arrancando e acelerando levemente (para economizar, claro), a subida das marchas passa a ocorrer em baixas rotações e o acelerador 'resiste' um pouco para descer as marchas quando solicitado (ultrapassagem, por exemplo).

2. Quando o estilo de condução é mais agressivo, a transmissão em modo 'D' começa a se comportar um pouco mais como no modo 'S'. Vejo que o software passa a fazer trocas rápidas em rotações pouco mais elevadas pois espera que o condutor vá continuar acelerando um pouco mais forte.

3. Em resumo, a transmissão sempre vai tentar se adaptar ao estilo de condução.

Vamos manter isso em mente para a historinha.

4. Um dia observei que meu carro, do nada, passou a dar tranco pesado da 1ª para a 2ª e um leve tranco da 2ª para a 3ª. Sempre tratei meus carros com carinho e fiquei me perguntando o quê havia ocorrido. A única coisa diferente foi que meu pai havia usado o carro na noite anterior para levar minha irmã em algum lugar. Resolvi perguntar a minha irmã se ela havia escutado esses trancos no caminho e ela disse que não. Disse apenas que meu pai, devido ao fato dela estar atrasada, "foi pisando fundo no acelerador", porque o motor, nas palavras do meu pai, estava supostamente "amarrado" e o carro "não andava". Aí que juntei lé com cré.

5. Imaginei que a transmissão, querendo ser mais inteligente que o necessário, alterou o perfil de condução, pensado que fosse arrancar de forma mais agressiva e manter uma aceleração forte. Por isso os trancos das primeiras trocas, pois software passa a fazer uma troca rápida, esperando uma subida rápida das rotações do motor (meio que estilo quick down), mas quando o comando de aceleração é 'leve' e as rotações não sobem rápido o suficiente, ocorrem os trancos.
    Para testar a teoria, bastaria eu dirigir da mesma forma que dirijo costumeiramente por algum tempo, com arranque e acelerações suaves, que tudo voltaria ao normal.

6. Após 3 dias, de fato, os trancos foram diminuindo de intensidade e frequência e depois desapareceram!

7. No melhor espírito científico, resolvi testar a teoria novamente. Durante um dia, eu dirigi de forma muito agressiva, especialmente nos arranques.

8. No próximo dia, como eu esperava, voltaram os trancos!

9. Voltei a dirigir no "modo eco" e, depois de 3 dias, tudo ok novamente!

Minhas conclusões/opiniões/sugestões com relação ao problema.

1. Tente não variar o estilo de condução entre agressivo/eco em modo Drive
    2. Se for emprestar o carro, alerte o condutor para ele "se comportar". Eu inclusive aviso que "o carro vai me contar" depois como a pessoa dirigiu (volta dos trancos)
    3. Quando precisar andar mais rápido, mesmo que só um pouco mais rápido, use o "S", inclusive para as ultrapassagens.
    4. Quanto ao pessoal que pede a atualização do software e volta a ter problema, acredito que na CC eles tão e somente resetam o perfil da transmissão, o que dá alguns dias ou semanas até ele ficar bagunçado novamente. A propósito, vi uma vez um vídeo no youtube que ensina uns comandos para resetar o perfil, embora não tenha testado isso.

• 3
    • 2
  16. M E N A U

M E N A U _____________ad augusta _____________per angusta

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR

O modo aprendizado de fato procede, e é citado até como marketing em algumas marcas.
    Sobre o ''reset'' é paliativo, não perdura.
    Já a atualização de software, sim, esta de fato altera o mapa, a grade lógica de funcionamento, e acredito, puro palpite, alterar como age o bloqueio do conversor de torque.
    No meu caso, resolveu o principal, tranco eventual de D3 para D2, independentemente do modo de condução na viagem anterior ao evento.
    Junto a tudo isso, que a VWB optou por um programação mais agressiva, que pode se tornar áspera, no caso do aprendizado da viagem anterior citado.
    Em suma, concordo com sua análise, mas tem algo mais.

• 1
  17. Danzig

Danzig Usuário

Desde 7 Fev 2011
    SC
    Sobre o relato acima, realmente o carro aprende com o motorista, mas como o Menau disse, a atualização realmente muda o comportamento do carro.
    O amigo Diogo_HS fez a atualização do câmbio?

18. eduardo akira watanabe

eduardo akira watanabe eaw

15 34 15

Desde 4 Jun 2019
    Bauru/SP
  19. Carij0

Carij0 Usuário

80 57 8

Desde 30 Nov 2019
    Aracaju-SE
    Interessante o relato, faz sentido mesmo essa questão de que se num mero dia vc mudar seu modo de condução, ele se adapta e quando voltar ao modo anterior, o câmbio desaprendeu, mas de fato depois da atualização que fiz , não sinto mais essa "agressividade" , o carro está mais macio, lógico, não melhorou 100% mas está muito bom de se andar. Com o carro frio ainda sinto as trocas da 2 pra 3 e da 3 pra 2, porém nem se compara com a rispidez que era antes . Ainda me pergunto pq a VW não aproveitou e alterou a rotação da mudança de passagem da 1 pra 2 de 2500 rpm pra 2000. Um saco ficar passando marcha na borboleta toda hora

20. ms73

ms73 Usuário

Eu sempre ando tranquilo na cidade e raramente viajo, mesmo assim com o passar do tempo os trancos foram aumentando até começarem a ficar bem fortes, por este motivo não penso que a forma de dirigir fosse a causadora dos trancos.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso