Clube Odroid C2 - Centro de Midia [Leia Pagina Inicial]

Discussão em 'HTPCs e Media Centers' iniciada por niltoncrf, 4 Abr 2016.

1. dato.floripa

dato.floripa Usuário

36 11 8

Desde 9 Dez 2008
    Florianopolis
    Obrigado pelas respostas @niltoncrf@niltoncrf e @atrsantos@atrsantos .
    No meu caso, quando é a TV quem reproduz o conteúdo, seja por USB ou DTV, o som é transmitido por cabo óptico em 5.1. Porem quando a tv transmite sinal de HDMI, ela envia o áudio em 2.0 (ou posso não estar sabendo configurar o Odroid corretamente).

Esta DAC de audio optico que você se refere é aquele que você recomendou três posts atras?

Anúncio do HT Forum
  2. atrsantos

atrsantos Usuário Muito Ativo

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Não vi ele citar qual seria a TV dele, mas as TVs mais novas permitem repassar áudio digital de fontes externas (entradas HDMI da TV), nestas TVs não será feito downmix para dois canais, o receiver deverá acusar 5.1, com a mesma qualidade que estaria obtendo se colocar uma placa com saída óptica no OC2.

A última "chancebilidade" que você citou não seria possível pois ele já disse que o HT não tem entrada HDMI, a única possibilidade que vejo seria a TV dele permitir repassar 5.1 de fonte externa, na Samsung por exemplo, precisa configurar saída de Som em falantes externo com mode DTS, nesta condição vai passar tanto DTS como Dolby Digital de fontes externas.

dato.floripa agradeceu.
  3. dato.floripa

dato.floripa Usuário

36 11 8

Desde 9 Dez 2008
    Florianopolis
    Caso ajude os colegas, minha TV é uma 51F4900 da Samsung.

4. niltoncrf

niltoncrf Usuário Muito Ativo

5.322 2.711 113

Desde 22 Out 2010
    Atrsantos... Realmente...tem o detalhe do Hdmi.. Como tambem saber se tem entrada optica sobrando no receiver.
    Quanto ao DAC dato.floripa, o que usei foi outro e na raspberry pi2, piis na época tinha HT sem entrada HDMI. hoje como resolvi isso, fica mais simples o setup, agora se eu tivesse ainda com minha home antiga, único motivo de receio da compra seria a questao do imposto de importação.
    Outro detalhe, seria descobrir a linha de comando a aplicar dentro da OC2, pois esse DAC nao iria passar o 5.1 automatico. Outra coisa seria o case, ja que essa placa será ligada direto na OC2, e nao vi um case adaptado para isso.
    Ja sobre o split Hdmi/optico, do ML, o problema dele é ter CERTEZA que irá passar pelo menos AC3 384 5.1, como ja disse, vi modeloa deles que ao passavam o audio 2.0, sem contar que seria mais outro equipamento ligado em tomada.
    Sobre sua tv e fazendo o que o atrsantos disse...ou ate apenas ativando o passtrough na oc2, a tv iria passar em ac3 5.1 ou ate oa dts 5.1, ou passaria o som para todas as caixas, emulando um 5.1 falso, na home lg que tinha era dessa forma. Como cada equipamento tem suas característica, e ir buscando ajustes.
    Ruim das tvs e ter as informações de forma correta. Na sua vi algo sobre dts 5.1, porem a informação é vaga. Tanto pode ser ler quanto repassar o que duvido, sendo que duvido disso.

Última edição: 10 Jan 2017
    dato.floripa agradeceu.
  5. ecab21

ecab21 Usuário Ativo

Desde 18 Jan 2010
    Recife, Pernambuco
    Diz homem. Tudo em paz?
    Eu uso o ambilight no Odroid o procedimento é quase o mesmo do raspberry pi, a diferença que tive foi a necessidade de usar uma placa Arduino Uno para ligar os LEDs nela, pois até onde sei o Odroid C2 não tem porta nativa SPI. Fora isso só algumas pequenas mudanças no arquivo hyperion.json e funciona tranquilo.
    Para o ambilight funcionar com os arquivos HEVC você precisar incluir o seguinte comando num arquivo autostar.sh
    echo 1 | tee /sys/module/amvdec_h265/parameters/double_write_mode
    depois colocar o arquivo dentro da pasta /storage/.config/

Qualquer dúvida é só falar.

6. atrsantos

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    A F4900 é da série 4, é mais antiga, não acredito que faça passthrough de fontes externas, mas em todo caso verifica se tem o seguinte menu:

Menu->Som->Configurações Adicionais->Formato de Áudio

"Formado de Áudio" é o segundo menu de "Configurações Adicionais" o primeiro menu é "Formato de Áudio HDMI" não é o seu caso, o segundo é da saída óptica. Se tiver este menu, provavelmente está em PCM que vai enviar 2 canais para saída óptica, deixando em Dolby Digital ou DTS vai enviar 5.1 e sem perda de qualidade, desde que na OC2 ative o passthrough nas configurações de áudio

dato.floripa agradeceu.
  7. lasverniz

lasverniz Usuário Ativo

Desde 20 Ago 2009
    São Paulo/Brasil
    Bom saber que dá certo, é a primeira vez que to pondo a mão no Odroid pensei em ligar os Leds diretamente na GPIO do Odroid, não dá certo não? Bom ainda não as especificações, mas penso que vou precisar de sua ajuda sim, o resultado final é bacana?

8. dato.floripa

dato.floripa Usuário

36 11 8

Desde 9 Dez 2008
    Florianopolis
    Boa noite @atrsantos@atrsantos.
    Verifiquei as configurações da minha TV.
    Em Menu >> Som >> Saída Áudio Digital >> Formato de áudio tenho as seguintes opções:
    • PCM
    • Dolby Digital
    • DTS Neo 2:5
    Tentei com os 3 modos. Já as configurações do Libreelec estão como demonstradas Neste álbum do Google Photos.
    Será que estou fazendo alguma configuração errada?

9. atrsantos

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Nas configurações que apresentou deixe "Estéreo upmix" e "Ativar processamento de áudio DSP" desligado, se bem que no menu do meu não tenho esta última opção, até voltei para Skin Confluence e português (uso MQ-7 em inglês) para conferir. Se estiver usando Android, acho que não vai funcionar, eu testei Android e Ubuntu e nenhum dos dois fez passthrough decentemente, somente consegui no LibreElec

Inicie a reprodução de filme qualquer, clique no botão "OK" onde aparece aquele menu de avançar, retroceder, pausar e parar o filme, encontre o botão de "Configuração de áudio e legendas", é um botão com o desenho de um alto falante tocando, ative a opção "Ativar passthrougth" e deixe desativado a opção de "Estéreo Upmix"

Achei uma imagem na internet desta tela, está em inglês, deveria estar desligado o "Stereo upmix" e ligado o "Enable Passthrough". Este menu aparece durante a reproduão, dá para ver o filme passando ao fundo.

Última edição: 11 Jan 2017
    dato.floripa agradeceu.
  10. ecab21

ecab21 Usuário Ativo

Desde 18 Jan 2010
    Recife, Pernambuco
    Pelo que li nas especificações do C2 ele não tem o pino SPI, lembro de ter lido em alguma parte do forum do Odroid alguém que tava tentando usar direto no GPIO e algo a ver com emular a conexão SPI, mas não sei se deu certo.
    A forma mais comum que vi, foi justamente ligar os lEDs numa placa arduino ou similar e ligar o cabo usb da placa numa das portas do Odroid.
    Coloca o arquivo de configuração de LEDs no arduino, liga ele no Odroid, instala o Hyperion através do LibreELEC mesmo, aí coloca o arquivo de configuração do Hyperion na pasta específica (/storage/.kodi/userdata/addon_data/service.hyperion) e reinicia o Odroid. Os arquivos estando certos, na inicialização já vai aparecer o rainbow swirl.

11. lasverniz

lasverniz Usuário Ativo

Desde 20 Ago 2009
    São Paulo/Brasil
    Pelo que vi, parece que tem suporte sim, não quero ter que usar Arduíno não pois é mais uma coisa pendurada, estou fazendo o teste no libreelec no raspberry pi, para depois passar para o Odroid eu não tenho muito conhecimentos na área, mas mexo bastante até aprender algo. se conseguir algo eu posto. Fiz alguns testes mas não consegui sucesso, mas deve ser porque utilizo o ambilight como fonte externa tbem, para trabalhar alem do Kodi, esqueci de dabilitar esse detalhe do arquivo .json. Qdo tiver mais tempo vou testando.

12. niltoncrf

5.322 2.711 113

Desde 22 Out 2010
    Eu acho que...a tv dele e igual a minha, entao...quando usava, rasp >> hdmi >> tv >> optico >> home, que me lembre apenas estava desabilitado os auto falantes da tv, assim...tinha o 5.1 sorround. O som saia em todas as caixas...porem...na frontal a voz era mais destacada, no sub os sons maiss graves...meio que respeitando.
    Se usar o stereo upmix, ele serve para deixar o som rodando por igual nas caixas de som, nao terá o efeito simulando o 5.1.
    Acho que o problema dele é o receiver, que via cabo coaxial nao esta fazendo da forma que falei.
    Acreditonque ele deveria tentar ligar a tv e o receiver via cabo optico, e ver o resultado.
    Fora isso, qualquer tentiva de passtrough feito atraves da tv... Acho ser perda de tempo.

dato.floripa agradeceu.
  13. atrsantos

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Tudo vai depender se a TV dele faz passthrough de fontes externas, mas quando falamos em passthrough estamos falando de saídas digitais, existem dois tipos de saída digital, a óptica e a coaxial, sendo que a coaxial é um único cabo (conector laranja). A saída L/R (conectores branco e vermelho) são analógicas, não tem banda para transmitir áudio digital, o máximo que consegue é 4.0, ou seja Dolby Surround / Pro Logic, que não é 5.1.

A TV Samsung 4900 não tem saída coaxial, só tem saída óptica. Apesar das saídas analógicas L/R usarem cabos coaxial não quer dizer que seja digital e consigam transportar 5.1. Se ele está tentando usar saída L/R então não tem jeito, não passa 5.1 por esta saída.

dato.floripa agradeceu.
  14. niltoncrf

5.322 2.711 113

Desde 22 Out 2010
    Pois é, mas tenho certeza que a Oc2 Ligada na Tv via HDMI, e um cabo optico ligado no receiver, e ele apenas habilitando passtrough, vai emular o 5.1, não será real, mas um som que preenche o ambiente.
    A charada é essa mesmo, usando cabo de audio que so passa o stereo, não tem como fazer nada...

dato.floripa agradeceu.
  15. atrsantos

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    @niltoncrf@niltoncrf,

Sua TV é o mesmo modelo da dele? Pelo seu relato fica claro que sua TV não faz passthrough de fontes externas, assim o sinal entrando por uma entrada HDMI saí em 2.0 independente da configuração da fonte (no caso o OC2), mas este comportamento é nas TVs mais antigas, as TVs mais novas fazem passthrough de fontes externas, ou seja vai receber um bitstream em uma entrada HDMI e repassar nas saídas digitais sem processar, desde que devidamente configurado o formato de saída, assim se a entrada chegar 5.1 a saída vai ser 5.1 sem perdas.

Pelo seu relato também você disse que apenas desligou os falantes internos e ativou os externos, se não tem a configuração de formato de saída de áudio, é forte indício que sua TV não faz mesmo passthrough de fontes externas, só vai enviar 5.1 de fontes internas como TV digital, MKV em porta USB, Netflix, etc ... qualquer entrada HDMI vai sair 2.0.

A TV dele ainda tem uma possibilidade de funcionar, já que pelo menos tem a configuração do formato de saída, mas ainda isto não é garantia de que realmente faça passthrough de fontes externas.

Por fim, se sua TV for o mesmo modelo da dele, será certeza que não vai passar 5.1, pois sua configuração estava totalmente correta para funcionar, só não funciona porque a TV não tem este recurso.

dato.floripa agradeceu.
  16. niltoncrf

5.322 2.711 113

Desde 22 Out 2010
    Não é o mesmo modelo. Mas ctz que a dele nao faz. A minha via usb...passa sim audio 5.1 no cabo optico.
    E agora com o relato dela nao ter o audio coaxial, fica claro que nao tem muito oq fazer...a nao ser ele liga a tv no receiver via cabo optico.
    Vamos aguardar isso, ou eu ate posso testar isso.
    Farei isso a cargo de teste. Oc2 via Hdmi na tv, tv via cabo optico na home.
    Acredito que vai passar o audio 5.1 sorround.

dato.floripa agradeceu.
  17. lasverniz

lasverniz Usuário Ativo

Desde 20 Ago 2009
    São Paulo/Brasil
    Olá pessoal posso falar a respeito de minha TV Philips PUG e do teste com raspberry, acredito que para C2 seja o mesmo, qdo utilizava o Raspberry eu o conectava via HDMI na TV e a TV no receiver via HDMI Arc e Óptico, assim tanto pelo HDMI ARC ou pelo óptico a TV fazia o Passthrougt de som 5.1 certinho, ao menos eu acredito que fazia pois quando não fazia o som era convertido para PCM e aparecia essa mensagem no visor do receiver. talvez esse seja um metodo de identificar, caso contrario penso ser impossivel.
    Tens razão não há suporte, confundi com o C1 que tem suporte :(

atrsantos e dato.floripa agradeceram.
  18. niltoncrf

5.322 2.711 113

Desde 22 Out 2010
    Minha HT da Samsung, tem a beleza, de não aparecer no visor dele informação sobre o audio. Na epoca que recebi, para testar a veracidade do audio 5.1, tive que escolher uma cena onde sabia que so existia som na caixa central.

dato.floripa agradeceu.
  19. lasverniz

lasverniz Usuário Ativo

Desde 20 Ago 2009
    São Paulo/Brasil
    Rapaz vc teria um tutorial de como fez a instalação, utilizou um arduino mini? Seus Led são o WS2801?

valeu

20. atrsantos

Desde 28 Mai 2006
    Vinhedo-SP
    Talvez este teste não seria suficiente para garantir que seria 5.1, em saída stereo se alcança 4.0, modulando a frequência de cada canal consegue-se duas trilhas por canal, chegando aos 4.0 nos dois canais, são 4 canais independentes sem saída para sub. Se sua TV fez o downmix do sinal 5.1 na entrada, poderia chegar em Dolby Surround / Pro logic 4.0, que são 2 canais frontais, um central e um surround mono (duas caixas traseiras recebem o mesmo sinal), assim mesmo não sendo 5.1 o canal central é independente, podendo reproduzir apenas a voz. Isto justifica sua impressão do som saindo nas 5 caixas sem a mesma intensidade, você deveria estar ouvindo Dolby Surround Pro Logic

dato.floripa e niltoncrf agradeceram.