Anúncio do HT Forum

Clube para montagem do Gainclone - LM3886 - Baseado no projeto do Nabuco;

Discussão em 'DIY' iniciada por tiago_medicci, 4 Fev 2013.

1. tiago_medicci

tiago_medicci Usuário

Desde 19 Nov 2006
    Brasil
    Galera, atualizo este primeiro post constantemente com o que anda rolando no fórum, as informações resumidas, preços e funcionamento do clube estão sempre explicados aqui.

Amigos do htforum,

O motivo deste post é bem simples: sou estudante de eng. elétrica e amante da boa música. Alguns dias atrás um amigo me procurou perguntando sobre algum projeto de um bom amp. Eu já conhecia a fama do Gainclone e o belíssimo trabalho que o senhor Miguel Nabuco havia feito com seu kit de montagem. Infelizmente, não temos mais o kit a disposição...

No entanto, sempre é bom reviver projetos que fizeram sucesso, e me meti a tentar construir o Gainclone juntamente com amigos. Pedindo autorização para o Miguel Nabuco, o qual me tratou muito bem e se mostrou interessado a nos ajudar, poderíamos então construir um Gainclone. Mas e os componentes?

Pois bem, vamos ao que interessa: pensei em levantar a questão e ver se mais alguém estaria interessado em montar o Gainclone e, assim, comprar componentes juntos, como um clube de compras para os CIs, transformador toroidal, gabinete, conectores etc... sempre visando conseguir bons preços e, claro, sem lucro algum envolvido.

Aos que não conhecem: http://nabucoeletronica.com.br/gainclone01.html (a página que o Nabuco ainda deixou no ar, para apresentar o Gainclone). Temos ainda os esquemáticos e o layout da PCB do mesmo.
    Ainda como referências sobre o Gainclone, leiam este artigo: http://en.wikipedia.org/wiki/Gainclone e algumas marcas que usam o mesmo chipamp:http://www.shine7.com/audio/jeff.htm.

O próprio Nabuco nos sugeriu e, cordialmente, se ofereceu para cuidar das PCBs. Caso conseguíssemos bastante pessoas, poderíamos mandar fazer a PCB em indústria, tendo um preço bastante acessível e com qualidade profissional! De antemão, deixo aqui meu agradecimento ao Nabuco, por nos oferecer ajuda neste projeto, ele é uma pessoa magnífica. Mesmo se não conseguirmos baixar muito o preço da placa, podemos cada um confeccionar a sua própria placa e, é claro, nos ajudarmos nas outras etapas da montagem.

Ainda não temos preços disponíveis, seria legal ter uma base de pessoas para estimar os gastos, mas acredito que, para montarmos um exemplar estéreo de qualidade, devemos gastar por volta 300 reais. Algo que agrade nossos ouvidos, sem fugir tanto de nosso orçamento.

E aí pessoal, interessados?

TABELA DE PREÇOS ATUALIZADA (confira sempre a nova versão, mais explicações em mensagens na frente):

- Transformador toroidal: o trafo é uma peça cara, talvez a mais cara do projeto e, caso seja encomendada mais de uma unidade. Ou seja, quanto mais, melhor. O orçamento atual é de uma peça com entrada em 0-127-220V (ou seja, para se usar tanto em 127 ou 220V) e saída com 5 fios (26-22-0-22-26) x 5A (por enrolamento, ou seja, potencia de 220VA ou 260VA). A tensão de +/- 26V foi incluída de modo a obter maior potência em 8Ohms, usa-se +/-26V OU +/-22V no secundário do trafo. É necessário uma única peça para alimentar os dois canais do Gainclone. A peça será encomendada na Hortrafo-Hortec em Hortolândia-SP. As dimensões exatas são 96 x 65mm, pesando 1,9Kg: TRANSFORMADOR: 75 reais

- Gabinete: O Gabinete do clube de compras seria o NDT/2 da Naoko. O modelo é capaz de abrigar uma unidade estéreo do Gainclone (dois canais) e é relativamente pequeno. Mais informações do gabinete: http://www.naoko.com.br/imagens/NDT-2.jpg e, para aqueles que desejam dar um bom acabamento à peça, sugiro utilizarem uma chapa de acrílico preto (algo como esta: http://produto.mercadolivre.com.br/...ico-100cmx50cmx4mm-branco-cristal-e-preto-_JM) na frente do gabinete, com um led azul. Ficaria um visual bem simples e elegante. O acrílico e led não estou inclusos, foram só uma sugestão de acabamento a qual pode ser visualizada conforme o modelo nas imagens a seguir: VISTA SUPERIOR, VISTA LATERAL e VISTA FRONTAL
    GABINETE: 37 reais

- Dissipadores: conforme dica do Miguel Nabuco, orcei na dissipadores Fenite Dissipadores (modelo utilizado: http://www.fenitedissipadores.com.br/path/image/minhas_imagens/FNT012AL.jpg, cortado com 7cm, ou seja, a base onde se aparafusa o CI seria de 154x70 mm). Cada peça, para um único canal, sairia por R$19,00 (acima de 10 peças). São necessárias duas peças para o Gainclone, uma para cada CI. DISSIPADORES: 38 reais

- CIs: O LM3886TF (versão utilizada por ter o caso isolado e não precisar de isolador no disspador) pode ser adquirido na Farnell por R$19,00 + frete. São necessários dois CIs para o Gainclone. CIs: 40 reais;

- Conectores RCA e bornes: Os conectores RCAs entraram no clube e serão adquiridos junto ao João Yazbek por 17 reias o par (FOTOS DO CONECTOR RCA), estes são usados pelo João nos produtos de sua empresa. Já em relação aos bornes de saída (necessários 4 peças e dois pares), conforme dica do Gabriel (upking), podemos adquirir junto a Nakamichi http://www.nakamichiplug.com/product-0520L.html. É a opção com amior custo benefício e, como entregam com frete grátis, é mais interessante mantê-los fora do clube, cada um comprando o seu próprio conjunto de bornes.
    CONECTORES RCAs: 17 reais.

- Placas de circuito impresso: O Miguel Nabuco, gentilmente se responsabilizou em orçar a placa de circuito impresso. A mesma foi alterada de modo a facilitar a aquisição de componentes acessíveis, entre outras modificações de modo a termos mais qualidade, também. Esse orçamento é para placas em fibra de vidro, dupla face, com furos metalizados e acabamento estanhado e furação CNC, cada placa sai por R$14,00 e são necessárias duas placas, uma placa para cada canal. Cada placa possui 10x9 cm, conforme ilustração: http://http://i746.photobucket.com/albums/xx107/miguelnabuco/GC-Rev-E_zps5583ca98.gif PLACAS DE CI: 28 reais.

- Capacitores da fonte: a nova versão da placa do Nabuco conta, cada uma, com 2 capacitores que podem ser de até 10.000uF. Sendo assim, orcei o modelo da EPCOS de 10.00uF x 50V, precisaríamos de quatro unidades para o Gainclone. A unidade sai por R$5,22 na Radio Emegê (atacadista da região da Sta. Efigênia). Achei o preço deles bastante atrativos, mas a quantidade mínima de venda é de 150 reais. CAPACITORES: 20,88 reais.

"Total": 254 reais. (no pior caso, estamos estudando métodos de abaixar este valor). Lembrando que este valor corresponde a aproximadamente 90% da unidade pronta e montada! Faltam ainda, não inclusos no clube, os componentes passivos (resistores e capacitores do Gainclone), knobs, cabos, parafusos, solda etc...
    Não estou considerando também os fretes para cada comprador. E também o frete dos produtos, que creio que não serão tão altos. Lembrando que se pode, de acordo com o orçamento, adquirir um ou outro item da lista acima.

Primeiramente, dúvidas gerais:
    1 - PARTICIPAÇÃO: Primeiramente, o clube iria se encerrar dia 31 de março, mas como ainda haviam interessados, continuei acrescentando-os na lista. Sendo assim, a lista superou bastante as expectativas. Para facilitar a questão dos fretes até minha residência, resolvi deixar o clube em aberto até, sexta-feita, dia 5 de abril, até às 23:59 com uma condição: o limite máximo de 40 participantes no clube (estamos em 34), isto é devido ao trabalho envolvido. Ou seja, quem me mandar e-mail até esta data ainda pode estar dentro. Outro ponto importante é sobre a resposta aos e-mails. Por favor, aos que já mandaram e-mail mas ainda não responderam com os dados, façam o mais rápido possível. A participação ao clube não está garantida até que os nomes estejam na planilha dos participantes.

2 - PRAZOS: Terminado o prazo acima, terei a quantidade exata dos componentes em mãos e assim saberei o preço dos fretes dos produtos até minha casa. Somente o pagamento garante a encomenda dos componentes e a participação no clube. Faria todas as encomendas dia 15 de abril e, então, aguardaremos todos os componentes chegarem até a mim. Neste momento, com todos os componentes em mãos, aguardaria mais 3 dias úteis para o depósito do frete calculado para a casa de cada participante. Finalmente, faria a seleção, embalagem e envio dos componentes. Todos concordam?

3 - COMPONENTES E ALTERAÇÕEs: Caso desejem participar ou desejem alguma alteração nos componentes (aos participantes), me comuniquem via e-mail (meu e-mail está no tópico, só procurar corretamente), para ficarmos mais organizados. As alterações pedidas pelo tópico serão feitas, mas novas alterações, via e-mail. Embalagens serão divididas percentualmente entre os compradores, para cada tipo de componentes. Correto? Especificarei na planilha também.

Abraços!

Anúncio do HT Forum
  2. Jobiel

Jobiel Usuário

Desde 20 Set 2012
    Natal/RN
    Se ficar algo em torno de R$ 300 mesmo é muito tentador entrar nessa empreitada. Vou acompanhar pois fiquei interessado...

3. mav8

mav8 Usuário

Desde 7 Jul 2008
    votorantim
    Seria legal montar algo mono tb, partindo do mesmo projeto...
    Com corte para sub, eu mesmo estou atras de um power para tocar meu subzinho de 8"
    Algo na faixa de 150rms em 3ohms

4. paulinhopantoja

paulinhopantoja Usuário

Desde 29 Out 2005
    Belém/PA/Brasil
    Se houver compra dos Trafos eu gostaria de participar.

5. Pante

Pante Caju, Peru, Edu... sem acento!

Desde 28 Jan 2005
    São Paulo
    Tiago,

Tenho interesse nos transformadores.

Estou desenvolvendo meu próprio circuito de amplificador (porém, discreto) e a fonte é a mesma usada nesse projeto com LM3886 na versão de 8Ohms, 26v - 0 - 26v.

Recomendo que defina o escopo desse grupo, senão haverão muitas variações que o tornarão inviável. Coisas como dissipadores, capacitores da fonte, transformadores, os próprios LM3886 e os demais componentes deverão ser considerados e ou descartados no grupo de compras.

De qualquer forma, estou dando força para sua iniciativa.(y)

6. vjgomes

vjgomes Usuário

Desde 6 Nov 2007
    Brusque - SC - Brasil
    E eu que tenho aqui um Kit pré power dual mono do Miguel com tudo pronto só faltando o gabinete dissipador e os plugues e ainda não tomei vergonha de acabar.:D

7. mojop

mojop Usuário

Desde 28 Out 2011
    Brasil - SP
    Eu afirmo, reafirmo e confirmo a participação no projeto, divisão dos custos e tudo o mais!

Até entrei em contato com o Nabuco também, que foi muito gentil, mas que de fato não está mais vendendo os kits como antes...!

Se puder sugerir, poderiamos até incrementar o clube para o Pré, o Ampli e o Pré de Phono... mas mesmo que seja apenas o ampli, eu participo e me disponibilizo a ajudar no que for necessário/possível!

Vou já assinar o tópico para não perder o contato!

Um abraço e obrigado pela iniciativa!

8. upking

upking Usuário

Desde 28 Fev 2009
    Brasil
    A placa será igual a que ele vendia ou o modelo sem a fonte integrada no mesmo pcb?

9. Audiomovel

Audiomovel Usuário

3 0 2

Desde 27 Jun 2009
    Carlos Barbosa-RS
    Sou um feliz proprietário do Gainclone by Nabuco....vale cada centavo nele investido, altamente recomendado!(y)

10. killdragon

killdragon Usuário

Desde 2 Nov 2011
    PY
    Pow, esse preço ta tentador mesmo, esse preço ai seria com os plugs, cabos e tudo mais?

11. bressix

bressix Usuário

Opa!
    Tenho interesse sim.
    Mas como o colega Pante colocou, deve-se definir o escopo do que realmente se trata o grupo.
    Será apenas da placa?
    Ou de um kit? O que vai conter o kit?
    Acompanhando.

[]'s

12. tiago_medicci

tiago_medicci Usuário

Desde 19 Nov 2006
    Brasil
    Opa amigos,

A ideia inicial era só "instigar" a imaginação das pessoas e avaliar o que seria possível de fazermos.

Respondendo: não, a ideia não é fazer um kit. Há diversos detalhes construtivos que não podemos padronizar e, assim, nunca vamos agradar a gregos e troianos. A ideia é tentar encontrar um senso comum e que valha a pena de se investir para a compra coletiva de componentes. Em especial, listo os seguintes itens:

- Transformador toroidal: o trafo é uma peça cara, talvez a mais cara do projeto e, caso seja encomendada mais de uma unidade. Em uma pesquisa rápida, encontrei uma loja na Bahia, com frete grátis, que a unidade sairia por volta de 150 reais. Mas, tendo várias unidades, acho que conseguimos o transformador por entre 100 a 130. A ideia inicialmente é orçar na HortoTrafo, em Hortolândia-SP: (atualização: preço encontrado na Plancton) TRANSFORMADOR: 70 reais

- Gabinete: o gabinete seria comprado na Naoko em SP, poderia ser o modelo RK-2U-B (R$70,92 acima de 10 peças) ou até mesmo o NDT/2 (R$37,00 acima de 10 peças), precisaríamos avaliar o espaço interno do último, mas creio que seja suficiente. GABINETE: 71 reais (no pior caso)

- Dissipadores: conforme dica do Miguel Nabuco, orcei na dissipadores Fenite. Cada peça, para um único amp, sairia por R$20,00 (acima de 10 peças), mas acho que podemos chorar mais. DISSIPADORES: 40 reais

- CIs: O LM3886TF (versão utilizada por ter o caso isolado e não precisar de isolador no disspador) pode ser adquirido na Farnell por R$19,00 + frete. CIs: 40 reais;

- Potenciômetro: não utilizarei potenciômetro pois farei um pré também, mas aconselho (àqueles que querem algo de relativa qualidade e preço acessível), a utilização de um pot. linear bom (alpha por exemplo) juntamente com um resistor entra tap central e terra. Este pot é encontrado por 13 reais (duplo) na MultComercial: POTENCIOMETRO: 13 reais;

- Conectores RCA e bornes: conector é algo muito relativo, mas creio que os disponíveis na AltanaTubes seriam bons para propósitos com relativa qualidade, sem perder o orçamento de vista. Sairiam por volta de 28 reais (par de plugs RCAs e Bornes: http://www.altanatubes.com/webstore/?id=1985 e http://www.altanatubes.com/webstore/?id=3074), novamente, podemos negociar descontos para mais de 4 peças. PLUGS e CONECTORES: 28 reais.

"Total": 262 reais. (se não esqueci de somar nada) Lembrando, pessoal, que estes 262 reais seria equivalente a 80~90% do custo da unidade pronta, completa e funcional. Não há como fazer um valor fechado. Nem todos vão precisar de todos os componentes. Estamos considerando R$262,00 um valor alto, contando que podemos abaixar ainda mais em alguns itens (e, para isso, vamos precisar trabalhar juntos para conseguir um orçamento legal!). O foco principal ainda é nos gabinetes, dissipadores e transformador (já que é o que todos vamos usar, a priori)
    De resto galera, são componentes discretos e o custo envolvido não é tão alto. Assume-se aqui que tenhamos alguma habilidade em fazer as PCBs. Ou então, como sugestão do próprio Nabuco, se houver gente interessada, podemos mandar fazer industrialmente... mas teríamos que ter mais de 30 pessoas para ser viável. Outro ponto que não levei em consideração são as ferramentas possivelmente necessárias para a montagem (ferro de solda, solda, multímetro, furadeira etc...). Respondendo a dúvida do amigo: o Gainclone será baseado na PCB e projeto do Nabuco, com a fonte integrada. O Miguel Nabuco é uma pessoa fantástica, que nos autorizou a fazer este clube, nos cedeu o projeto da PCB e ainda nos passou dicas valiosas! Não tenho nem como agradecer.

De resto, nos ajudamos a montar o Gainclone e nos dispomos a sanar dúvidas e ajudar em dificuldades que venham a surgir, tudo na base da coletividade e sem lucro algum envolvido aos participantes.

Espero ter respondido um pouco a questão de como vai funcionar.

Sugiro também discutir uma data limite para fechar o número de componentes, ter os orçamentos e fazer o pedido. Pensei em 31 de março como data limite para aderir ao "clube" de compras, mas quero sugestões e dicas, é claro.

É essa a ideia amigos, gostaria muito de fazer este projeto com todos.

Abraços cordiais!:aplauso:

13. pride

pride Usuário

Desde 13 Jan 2009
    Porto Velho
    Me bota na lista. no preço informado tô dentro

14. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Não vou participar, mas faça um orçamento do transformador na plancton, ta caro ai na hortotrafo

Abraços

15. tiago_medicci

tiago_medicci Usuário

Desde 19 Nov 2006
    Brasil
    Pedro, aparentemente a Plancton não fabrica mais, o site não está no ar e os telefones não atendem. Basicamente, acho que fechou. Quanto ao orçamento, mesmo 150 reais para um trafo toroidal de 220 VA eu não achei tão caro, se comparado a outras fábricas brasileiras.

Galera, quanto aos componentes, por favor, enviem também sugestões de lugares para comprar (caso alguém conheça ou tenha facilidade em comprar).

E quanto a distribuição dos itens? Como faremos? Compra-se alguns itens e algum responsável envia aos demais? (combinando as opções, claro). Não sei como procederemos neste quesito, aceito sugestões.

16. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Fechou não, comprei com eles faz umas 2 semanas

só tão atendendo pelo email

trafosplancton@terra.com.br

o do meu gainclone 22+22 220VA ficou em 74 reais

inclusive acabei de mandar um email pra eles falando que falta divulgação e que a maioria das pessoas acham que não existem mais

17. valpereiro

valpereiro Usuário

Desde 12 Dez 2011
    Sorocaba
    To interessado sim!!! Assinando o tópico!!

18. Jobiel

Jobiel Usuário

Desde 20 Set 2012
    Natal/RN
    Também quero participar!

Será que na MultComercial não se conseguiria todos os outros componentes? A idéia de se fazer a placa de forma industrial daria ao projeto uma qualidade impressionante, mas só apartir que 30 pessoas fica complicado.

19. tiago_medicci

tiago_medicci Usuário

Desde 19 Nov 2006
    Brasil
    Jobson,

Os outros componentes estão disponíveis sim na MultComercial, mas são caros. Eu realmente aconselharia todos a comprar os demais componentes em suas cidades, no local de confiança. Não são componentes difíceis de se achar. Eventualmente, caso algum amigo encontre dificuldade, nós mesmos poderíamos nos ajudar para fazer esta compra e mandar os componentes.

Quanto à PCB profissional, isso foi uma ideia do próprio Nabuco, ele estima que acima de 30 pessoas é viável. É só uma estimativa.

De qualquer maneira, eu gostaria de fazer minha placa eu mesmo, é bom para praticar e aprender e traz um resultado muito bom tomando-se alguns cuidados básicos. Seguindo algumas dicas, acho que todos poderiam fazer algo realmente bom e, se não fomos muitos para uma PCB profissional, conseguirmos um resultado semelhante.

Estou desenvolvendo um pré amp com phono (baseado no projeto do Rod Elliot), neste tópico: http://www.htforum.com/vb/showthrea...de-phono)-Esquemáticos-PCB-em-desenvolvimento

A qualidade das PCB fica muito boa, mesmo com transferência térmica. Dá até pra fazer a máscara dos componentes. Lembrando sempre que é bom trabalhar com placa de fibra de vidro, fenolite não é muito boa.

Pedro, muito (mas muito) obrigado pela dica da transformadores Plancton. Acho que eu e mais amigos acreditavam que havia fechado. Vou entrar em contato com eles e solicitar um orçamento já!

Abraços.

20. adirson

adirson Usuário

me interesaria o trafo e as placas ok

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso