Clube PS Audio

Discussão em 'DACs, Transportes e Conversores' iniciada por amolan, 1 Ago 2016.

1. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Muito interessante o seu relato, Junior. Tenho um conhecido que usa um modelo de rede muito similar ao seu, com um cabo de fibra saindo do roteador ao switch, e com cabos de rede audio grade conectando os equipamentos ao switch. Pelos relatos dele, aparentemente é o melhor método que encontrou. Mas, pelo que entendi, a fibra apenas fica boa neste ponto.

Algumas pessoas em fóruns internacionais advogam a ideia de que usar conversores de fibra ótica no equipamento que está ANTES do switch (NAS, computador etc.) de certo modo "apagaria" a sonoridade daquilo que vem antes, retiraria por completo o ruído elétrico e permitiria sobrar apenas bits, 0 e 1, pulsos de luz. Com base nisso, alguns sustentam que pouco importa o equipamento usado, as fontes e os cabos, pois tudo seria "apagado" pela fibra. Mais do que isso, existe alguns que usam dois conversores, num esquema LAN-fibra-LAN, defendendo a mesma teoria.

Então, como ele possui um conversor sobrando, sugeri para que fizesse o teste e, aparentemente, houve uma queda na qualidade, o que não permitiu confirmar a tese de que a fibra relativiza ou "apaga" características prévias. A combinação "conversor - fibra ótica - switch SOtM - Audioquest Diamond Ethernet - Bridge II" ficou pior do que a combinação "QED Performance Ethernet - switch SOtM - Audioquest Diamond Ethernet - Bridge II", isso nas palavras dele. Eu não presenciei o teste, mas achei muito intrigante por não confirmar o que parece ser um nicho que está sendo criado em âmbito internacional. Não penso que a fibra seja inferior, pura e simplesmente, mas acho que ela apenas se justifica onde não houver a necessidade de (re)conversão, ou seja, quando houver conexão nativa. Essa é uma das minhas grandes dúvidas sobre os meus computadores: usar placas PCI-Express de fibra ótica ou comprar placas de rede audio grade.

Abraço!

• 1
  2. JR-RS

JR-RS Fidelidade sem preconceitos!

6.829 4.659 826

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Excelente relato Felipe!

Algumas informações para que eu possa tentar entender o uso do seu amigo:

Ele usa o roteador próximo ao set, correto? Esse roteador esta alimentado por fonte de qualidade? E o Switch está com que fonte?

As opiniões são bem distintas quanto ao uso de fibra vs cabo de rede, por isso eu fiz questão de passar a fibra pela parede juntamente com o Cat6 que já estava passado, para poder fazer um AB na mesma condição. O roteador fica em outro cômodo, aqui são 20 metros que separar o Switch (alimentado pela fonte sPS-500) do roter principal (fonte original).

Eu não poderia negar o argumento que a fibra esteja isolando os equipamentos, a sonoridade só com ela é limpa, vívida, nítida, ocorre que, acrescentando o CAT8 da WW mais o filtro ISO-CAT6 as características que a fibra imprime são somadas à uma maior polidez, o som ganha corpo e naturalidade.

De outro lado se eu ligo o CAT6 Furukawa direto no Switch a performance cai muito, não tem como comparar com as outras 2 soluções.

Então, dá para afirmar que na minha experiência em situações com custo equiparados (fibra vs Cat6) a fibra leva grande vantagem.

• 1
  3. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Junior, desculpe a demora, acabei me esquecendo de responder ontem.

Pelo que entendi (não confirmei todas as informações cuidadosamente) ele está usando um sistema cascateado com uma etapa a mais. Então, se não estou enganado, a ligação fica roteador - roteador - switch SOtM, e neste switch estão os dispositivos do sistema, um Intel NUC7 e a Bridge II. Entre o segundo roteador e o switch a rede é de fibra ótica, com vantagem sobre o cabo ethernet. Não sei a proximidade dos equipamentos e quantos metros de cabo separam os roteadores do switch, mas neste ponto, o resultado foi similar ao seu e a fibra levou vantagem. Do switch à Bridge II o cabo de rede Audioquest Diamond permaneceu inalterado. Foi entre o NUC7 e o switch SOtM que houve desvantagem na fibra, em comparação ao cabo de rede QED Performance.

Se não me falha a memória, há fontes dedicadas no NUC e no switch SOtM. Não sei quais são as fontes, mas não é a sPS-500, eu acho. Talvez uma Paul Hynes. De qualquer maneira, se a teoria for correta, não tem relevância alguma qual a fonte do roteador, porque a fibra ótica somente transportaria luz (bits) e nenhum tipo de ruído elétrico. Não é no que eu acredito, pois penso que mesmo em conexões de fibra pura (sem conversores/adaptadores) há relevância na qualidade da alimentação de todas as pontas. Nunca experimentei, mas não negligenciaria nenhum equipamento.

Abração.

• 2
  4. ivaldo bara

ivaldo bara Usuário

Desde 22 Out 2006
    erechim rs brasil
    Estou acompanhando com interesse este assunto.
    Obrigado aos colegas

• 2
  5. ubiraciml

ubiraciml Usuário

Desde 24 Nov 2012
    Barreiras, BAHIA, BRASIL
    Eu também, atualmente estou trocando minhas caixas, B&w 683 por Audiovector SR 3 Avantgarde, mas meu próximo passo vai ser um investimento na rede.
    No meu caso tenho um Mac Mini ligado ao mesmo switch do DSJr, com fios comuns.
    Minha rede já está parecida com esta descrita pelo Rolim, só que apenas 1 switch antes daquele no qual tenho meus aparelhos de áudio. Não entendi porque precisaria de 2.
    Pra mim somente substituir o que já tenho por um SOTM já seria um avanço, claro que com fontes e cabeamentos descritos acima.

• 1
  6. JR-RS

6.829 4.659 826

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Legsl Felipe, parece ser um belo set!

Pois é posso até concordar que com a fibra há isolamento eletrico entre emissor e receptor, o que já é uma grande coisa, entretamento ouve transposição das caracteristicas sonoras do Roon bem como do Mac Mini que estavam mandando as informações pela rede até A Bridge, tocou consideravelmente menos que a Bridge tocando sozinha.

7. ivaldo bara

ivaldo bara Usuário

Desde 22 Out 2006
    erechim rs brasil
    Estou pensando em usar um filtro Sotm Iso Cat-6 entre o Roteador e a placa bridge, não sei se seria ideal? Tenho ouvido praticamente só o Tidal.
    Uso o cabo um CAT da furutech de 1,2 metros do modem ao roteador e deste um CAT furutech para a bridge.
    Ainda um CAT da Audioquest para o Streamer Aries, o qual uso para meus arquivos de musica.

8. JR-RS

6.829 4.659 826

Desde 24 Abr 2008
    santa maria, rs, brasil
    Fará uma ótima diferença Ivando, sem duvida, o filtro vem com um cabo Lan curto de ótima qualidade.

Outra providência que você pode tomar é adicionar uma fonte linear no seu roteador, ainda mais se ele estiver sendo alimentado na mesma rede onde está o sistema, fontes chaveada são péssimas para áudio, não só para o aparelho que a usa como para todos os outros que usam lá mesma instalação elétrica, isso eu pude sentir na prática.

Onde você achou o filtro para venda?

9. ivaldo bara

ivaldo bara Usuário

Desde 22 Out 2006
    erechim rs brasil
    Estou procurando parece que tem na Pionner no PY, vi alguma coisa no Ebay

10. ivaldo bara

ivaldo bara Usuário

Desde 22 Out 2006
    erechim rs brasil
    Junior
    Quanto a fonte estou pensando em uma SOTM SPS 500, mas vou aguardar a chegado de um novo
    roteador estou pensando no Assus gamer RT-AC68U, parece ser bom, dai vou ver se esta fonte é
    compatível com ele. Você usa O Ubiquiti EdgeRouter?

11. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Acompanho com muito interesse a evolução das soluções de rede, embora ainda não convencido de ser algo que permite a um sistema digital chegar ao seu limite mais absoluto. Para isto, apesar de argumentos a favor e argumentos contra, ainda prefiro a conexão USB ou coaxial. É uma opção estritamente pessoal. Um filtro que tem se tornado o "queridinho" do pessoal é o DJM GigaFOILv4. Nunca conversei com alguém que tem um (sempre, em qualquer circunstância, prefiro a opinião de um brasileiro que eu conheça), mas está recebendo elogios em todo canto...

Por enquanto, para ligar meus dois computadores entre si, vou começar com o cabo Viablue EP-7S e os conectores Telegärtner MFP8. Esta será minha referência inicial a nível de rede...

12. ubiraciml

ubiraciml Usuário

Desde 24 Nov 2012
    Barreiras, BAHIA, BRASIL
  13. joaopmts

joaopmts Usuário

Desde 8 Mai 2017
    Santa Isabel - SP
  14. doors.sl

doors.sl Usuário

Desde 10 Jul 2010
    Santa Catarina
    @JR-RS@JR-RS , @ivaldo bara@ivaldo bara ,@FelipeRolim@FelipeRolim

Faz um tempo que coloquei conexões de Fibra óptica em conjunto com cabos RJ45 em diversas conexões do sistema e gostei do resultado. Valeu muito a pena o investimento, foi baixo e trouxe um resultado satisfatório.
    Quando fiz a ligação de fibra->RJ45 na Bridge II a qualidade sonora dela subiu bastante chegando num nível bem bacana.

• 1
  15. doors.sl

doors.sl Usuário

Desde 10 Jul 2010
    Santa Catarina
  16. Toninho2018

Toninho2018 Usuário

Desde 4 Set 2018
    São paulo

Amigo, você acha que com coaxial ficou melhor que com toslink (Fibra) ou não chegou a testar?
    Abs,
    Antonio

17. joaopmts

joaopmts Usuário

Desde 8 Mai 2017
    Santa Isabel - SP
    Pessoal, adquiri uma Bridge II. Li que ha possibilidade do WiFi, alguem sabe me informar como proceder ?

18. JOSILVA

JOSILVA Usuário

Desde 19 Jun 2005
    CURITIBANOS/SC
    Tenho essa Placa

Pelo que sei, somente rede

• 1
  19. joaopmts

joaopmts Usuário

Desde 8 Mai 2017
    Santa Isabel - SP
    Obrigado

20. amolan

amolan Tubes Rule

Desde 23 Mar 2004
    São Paulo/SP/Brasil
    João,

Acredito que a única possibilidade é ligar a saida de rede da Bridge em um Access Point.

Abraço,

Alexandre.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso