Anúncio do HT Forum

Clube Smartthings

Discussão em 'Automação' iniciada por rodpoa, 5 Jun 2018.

1. rodpoa

rodpoa Usuário

Desde 24 Mar 2009
    Porto Alegre
    Pessoal,
    não achei clube Smartthings apesar de ler vários relatos de quem têm.

Imagino que todos estejam usando ST frequência, US, certo? Eu estou e tenho tensão 220V :D

• 1
  2. nfranco

nfranco Usuário

Desde 20 Abr 2006
    Brasil
    E aí? Não rolou o clube?

3. rodpoa

rodpoa Usuário

Desde 24 Mar 2009
    Porto Alegre
    Eu sigo usando.

Sensores Fibaro, um de vazamento de gás chinês e os próprios iPhones para disparar ações por cerca geográfica.

Até agora tudo certo!

• 1
  4. romeozanelato

romeozanelato Usuário

Desde 30 Nov 2018
    sao paulo
    fala ae.. vc usa so ST? ou usa tb GH ou Alexa.. ou ate mesmo junto com broadlink RM?

5. rodpoa

rodpoa Usuário

Desde 24 Mar 2009
    Porto Alegre
    Uso somente ST.

100% de confiabilidade até agora com os sensores Fibaro.

Em relação ao detector e gás Chinês, está em uma sala onde há hardware eletro-eletrônico e um boiler à GLP. Tenho medo de faísca perto de gás.

Testei abrindo um isqueiro e funcionou perfeitamente. Samsung está me atendendo com apenas uma única ressalva:

Todo usuário de Samsumg usa Smart Tiles também:

Não consigo roubar o stream do sistema de câmeras Intelbras do meu condomínio para colocar aí. Frustrante.

6. lleo.ufc

lleo.ufc Usuário

COmprei um HUB v2.

Já tenho sensores da Xiaomi, Sonoff, Broadlink, August Locker e DoorBell e Cameras da MeShare.

Alguém sabe o nivel de complexidade de integras esses hardwares com o Hub?

7. anghinoni

anghinoni Usuário

276 134 48

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
    Opa, que bom que tem um Clube Smartthings aqui!

Vou postar o que fiz em casa até agora!

Em casa, estou com 2 Alexa, uma Dot versão 2, e uma Echo Plus que tem um som bem melhor e tela lcd, outro dia comprei uma camera pra colocar em casa da Blink (Vendida pela Amazon) e ganhei outra Alexa Dot versão mais nova.

Vamos lá, como esta a minha humilde residência (Apertamento).

Coloquei os interruptores na sala, tive que comprar nos EUA uma daquelas caixas de passagem para DryWall de 4 interruptores.

Iniciando os trabalhos com a ajuda do meu tio que é serralheiro, mas aprendeu a ser pedreiro...

Massa corrida:

Com isso, controlo as luzes da sala, cozinha, luzes da pia e da mesa de jantar.

Na parte externa, coloquei um sensor de temperatura e movimento e também um interruptor com consumo para o ar condicionado:

Sensor de movimento, temperatura, humidade, UV e luz:

Interruptor para ligar/desligar o ar condicionado com medição de consumo:

Sensor na porta:

Comprei também umas tomadas que medem o consumo, porém como são padrão americano, tive que trocar os meus equipamentos padrão Dilma pra padrão Trump:

Após tudo isso, começou a brincadeira de fazer funcionar essa bagaça toda.

Como eu tenho o Samsung SmartThings, algum doido desenvolveu um software para se comunicar com ele, com isso, todos os meus dispositivos podem se comunicar um com o outro, incluindo a Alexa.
    O nome desse sistema é Webcore, mais informações aqui:
    Forum: https://community.webcore.co/
    Wiki: https://wiki.webcore.co/

Um exemplo:
    Ao chegar em casa e abrir a porta, posso ligar todas as luzes de casa e depois de alguns segundos ela desliga.

Maquina de lavar, coloquei um sensor que mede o consumo da mesma.
    Quando minha esposa coloca pra lavar as roupas e a mesma termina, eu e ela recebemos um SMS que o ciclo de lavar foi concluido.

Enfim, tenho muita coisa, inclusive um Dashboard que nas horas vagas, fico inventando o que fazer, tem coisa inutil, mas tem coisa boa também.

Segue:

Eu tenho 3 sensores daquele da foto acima, um fica numa caixa da minha camera, pra eu controlar a umidade, outro na sala e outro o externo da foto.
    Sim, essa é a temperatura agora lá em casa 15:12 (dia 03/01/2019) mes do inferno em SP.

Aqui é o meu Dashboard de consumo, tenho o rack do home, um bebedor que desliga automaticamente as 6:00 da manha quando saio de casa e liga novamente as 19:30 quando estou chegando, maquina de lavar, geladeira e ar condicionado. Pode ver que o ar esta reinando lá em casa rs rs...

Aqui são todos os interruptores e tomadas, na parte debaixo deles, mostra a data e o horario do ultimo acionamento.

Status da porta e das baterias dos dispositivos que são a bateria, ainda não instalei esse sensor de chuva (preciso das ideias mirabolantes do Prof. Pardal do meu pai) e caixa d'agua, preciso limpar antes de instalar o sensor.
    Esse mood cube, é uma caixa que tem um sensor dentro, ao movimentar, muda-se a cor das luzes da sala, pois instalei lampada Lifx.

Ai agora, vem as brincadeiras quando não tenho nada pra fazer:

Acionamento dos interruptores por mes e ano e abertura de portas.
    Ao final de cada mes/ano, eles são zerados e enviados os contadores por SMS

Por parte grafica, é isso.

Mas vem a parte da programação, que tem que manjar um pouco, lá no forum do Webcore, eles tem varias coisa e ajuda bastante.

Da maquina de lavar, segue a programação:

Defini uma variável booleana chamada Power.
    Se a potencia consumida pela maquina for menor que 8w por 5 min e a variavel Power for verdadeira.
    Envia um sms Ciclo de lavar concluida para 2 numeros
    Define a variavel Power pra False

Se o consumo da maquina de lavar for mais que 100W
    Defina a variavel Power pra true.

Você não precisa escrever nada, é tudo clicavel, ao editar, você muda tudo via mouse.

Um outro que eu fiz, é de mandar o consumo da energia do mes, de todos os dispositivos por SMS, o problema é que todo mes, preciso colocar o valor do KW/h da nossa concessionaria de energia elétrica.

Outro que eu fiz também, é ao sair de casa, pressiono 2 vezes o interruptor na sala pra baixo e ele desliga tudo em casa, menos o rack do home, geladeira e maquina de lavar.
    Se a porta abrir em determinado horario, recebo SMS, se alguém acessar a sacada do meu AP, também recebo SMS, mas esse ultimo é muito sensível, qualquer passarinho que para no parapeito, ja recebo SMS.
    Por isso comprei a camera Blink pra colocar lá!

Fora isso consigo controlar tudo com a Alexa, ligar/desligar qualquer equipamento, saber se a porta esta aberta, mudar a cor das lâmpadas Lifx.

Agora estou querendo colocar uma persiana no meu quarto com motor e z-wave também e por ultimo um dispositivo que consiga medir a energia consumida pelo meu apartamento inteiro.

Abraços

• 3
  8. hugo alvim

hugo alvim Usuário

Parabéns! ótimo relato.

• 1
  9. romeozanelato

romeozanelato Usuário

Desde 30 Nov 2018
    sao paulo

Parabens pelo trabalho..

poderia passar o modelo desses conectores que medem consumo?

obrigado

10. anghinoni

anghinoni Usuário

276 134 48

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
  11. romeozanelato

romeozanelato Usuário

Desde 30 Nov 2018
    sao paulo
    obrigado.. me tira uma duvida.. os plugues da samsung nao medem consumo? algum motivo por ter escolhido esses em especifico?
    vou comprar tb camera para usar com hub ST e outros sensores como de temperatura .. alguma indicacao?

obrigado

12. anghinoni

anghinoni Usuário

276 134 48

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
    Que eu saiba as tomadas da Samsung não medem consumo, mas teria que pesquisar melhor.
    E esses que comprei, você consegue saber a potencia que o equipamento está consumindo pela cor do led em volta dele, onde fica verde, amarelo e vermelho.
    Pelo menos na minha maquina de lavar, ele só ficar amarelo quando esta esquentando a agua, mas minha esposa pouco utiliza ele.

O de temperatura eu uso esses 2:
    https://aeotec.com/z-wave-sensor/
    http://www.getzooz.com/zooz-zse40-4-in-1-sensor.html

O primeiro tem 6 sensores (Movimento, temp, umidade, Luminosidade, Indice UV e Vibração), mas ele consumiu 2 baterias cr123 em 1 ano, enviando informações a cada 30 min. Troquei as baterias semana passada e mudei pra enviar status a cada 1h, esse é a tela dele:

Já o segundo, usa só 1 bateria cr123, mas só tem 4 sensores (Movimento, temp, umidade e luz) tem mais um, se voce abrir a tampa dele da bateria, ele tb avisa. Esse fica na minha caixa onde guardo a camera, programei pra enviar informação quando a umidade muda de 1% pra mais ou menos, já esta la a mais de um ano e bateria a 100%, a tela dele:

Ja a da camera, não são muitas que funciona com o Samsung Smartthings, e as que funcionam, são muito caras. Comprei 2 BlinkXT, coloquei uma no Hall do Apartamento e outra na sacada, a unica integração dela com o ST é via IFTT, então quando estou chegando em casa, consigo desativar o monitoramento da camera e não me filmar, pois elas só funcionam por movimento.

13. romeozanelato

romeozanelato Usuário

Desde 30 Nov 2018
    sao paulo
    obrigado pela ajuda.. uma ultima coisa.. vc comprou na amazon esses sensores? vi que no site tem padrao brasileiro.. mas nao achei para comprar.. a camera to vendo de comprar ou a da propria samsung ou da arlo.. que e a mais legal porem caro..
    valeu

14. anghinoni

anghinoni Usuário

276 134 48

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
    Comprei tudo na Amazon mesmo, como fui pra la em 2018, fiz o pacote e desci com a muamba. Uma coisa que a minha esposa não gostou foi mudar o padrão Dilma pra Trump, pois usar adaptador, estou fora.

Infelizmente não tem o padrão brasileiro, mesmo tendo no site e outra a frequência utilizada pelo protocolo Z-Wave nos EUA é diferente daqui do Brasil, assim como Europa, nisso você tem que ficar atento.

Eu também pensei na Arlo, mas ta muito caro e fora que o hub central dele é muito grande.

Boa sorte, qualquer duvida é só comentar.

15. romeozanelato

romeozanelato Usuário

Desde 30 Nov 2018
    sao paulo

entendi.. mandei email para eles e realmente nao tem no padrao brasileiro.. preciso achar uma camera outdoor para usar com ST e que seja possivel ver na tela da tv samsung.. indoor vou com a da samsung mesmo..

agora vou pesquisar tb doorbell ... obrigado pela ajuda..

• 1
  16. romeozanelato

romeozanelato Usuário

Desde 30 Nov 2018
    sao paulo

desculpa perturbar de novo.. vi esse plug da fibaro..

chegou a ver este? sera que e melhor que o que vc comprou?

17. anghinoni

anghinoni Usuário

276 134 48

Desde 3 Jan 2010
    Santo André - SP
    Não cheguei a ver esse não, mas parece que não é muito diferente do Aeotec. Tem praticamente as mesmas funcionalidades, inclusive a porta usb para recarregar celular.

Agora se ele tiver o padrão brasileiro, mas como eu disse, tem que ficar atento na frequência do protocolo Z-Wave.

Outra coisa, você vai usar o hub da Samsung? Lembre-se que a maioria desses dispositivos precisa de uma Device Handler.
    É um código de programação que faz a inclusão das funcionalidades do dispositivo, por exemplo:
    Minha tomada, quando fiz a inclusão dela no Hub da Samsung, pelo celular eu só conseguia desligar/ligar ela.

Fui até o forum do SmartThings e lá tinha o Device Handler desse dispositivo, foi só inserir o código na pagina de integração do Hub e voilá, nisso consegui visualizar consumo, mudar a cor do led.

Segue os links:

Pagina de integração do Hub Smartthings: https://graph.api.smartthings.com/
    Pagina do fórum do cara que desenvolveu o código: https://community.smartthings.com/t/aeon-smart-energy-switch-6-gen5-dsc06106/62937

E por aí vai.

Boa sorte!

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso