Anúncio do HT Forum

Clube Sony Vegas

Discussão em 'Criação, Autoração e Edição' iniciada por Photoman, 7 Mar 2009.

1. Photoman

Photoman Usuário

Desde 5 Mar 2009
    Joao Pinheiro MG/BR
    Como ainda sou newbie em autoraçao de vídeo, estou dando uma deixa pra quem se interessar em compartilhar seus conhecimento sobre o software da Sony.
    Acabou de chegar minha Filmadora: HDR-SR12, e consegui autorar uns vídeos, mas não consigo exportá-los. Alguém se abilita?
    Ah, o Vegas quima dvd?
    Abraços.

2. Robertoy

Robertoy Usuário

Desde 16 Ago 2003
  3. Reicas

Reicas Usuário

Desde 27 Fev 2009
    São Paulo/Brasil
    Olá, Roberto. Utilizo bastante o Sony Vegas como hobby (filmes caseiros).
    Recentemente comprei uma filmadora Samsung HX20C com memória interna e cartão flash.
    Ela grava em mp4 - codec H.264, no formato widescreen 720x480.
    Já andei fazendo uns testes, mas uma coisa está me incomodando muito no Sony Vegas 8:
    Estou renderizando como "MainConcept AVC/AAC (*.mp4)" e criei um novo template com a mesma proporção do video original (720x480), profile: Main, Frame rate: 29,970, Field order: None (progressive scan), PAR: 1,0000 e Constant bit rate: 4.000.000.
    Quando queimo o DVD pelo NERO VISION (todas as configurações no automático) e coloco no DVD Player aparecem duas faixas horizontais pretas (em cima e em baixo da tela) da TV (minha TV é uma LCD 16x9, 32", 1366x768pixels).
    Se eu ligar a câmera direto na TV pelo cabo RCA a imagem ocupa a tela inteira sem problemas.
    Já tentei várias outras configurações no Sony Vegas e não adiantou...
    Se vc ou alguém do grupo puder me dar uma luz eu ficaria muito grato.
    Um abraço,
    Reinaldo.

4. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

Desde 6 Jun 2006
    São PAulo
    Você está errando no PAR. Escolha PAR 1.2121 no projeto.

Na renderização, escolha o template DVD Architect NTSC Widescreen.

No Bit rate escolha 8.000.000, ou pelo menos 6.000.000.

5. Reicas

Reicas Usuário

Desde 27 Fev 2009
    São Paulo/Brasil
    Agradeço a resposta tão rápida.
    Fiz como você disse:
    -> No projeto já vem marcado 1,2121 (NTSC DV Widescreen).
    -> Na renderização Salvar como tipo: MainConcept MPEG-2.
    -> Em Template: "DVD Architect NTSC Widescreen video stream", na aba Video vem assinalado "16:9 Display".
    No NERO deixei tudo como Automático.
    Só que aí a imagem apareceu com barras pretas nas laterais verticais.
    Fuçando mais um pouco descobri onde estava o problema:
    Clicando com o botão direito sobre o filme na timeline, em Properties, na aba Media, o valor que aparece marcado em PAR é "0,9091 (NTSC DV)".
    Mudei para "1,2121 (NTSC DV Widescreen)".
    Finalmente deu certo!!!
    A única questão que notei é que na tela da TV corta um pedaço das bordas originais em toda a volta da imagem.
    Isso é normal?
    Estou dando uma pesquisada para descobrir isso...
    Muito obrigado pela ajuda.
    Reinaldo

6. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

Desde 6 Jun 2006
    São PAulo
    Se você quiser postar uns 5 segundos do video original no rapidshare e postar o link aqui, eu te ajudo a resolver o problema.

Tem muitos detalhes, só com o video na mão para achar onde está o problema. Mas com o Vegas, é moleza fazer o que você quer.

7. Reicas

Reicas Usuário

Desde 27 Fev 2009
    São Paulo/Brasil
    A questão é que não vai adiantar vc ver o vídeo original.
    Quando eu filmo / descarrego no PC / edito / salvo / fica tudo exatamente como o original.
    Só quando passo para o DVD e assisto na TV é que acontece esse problema de recortar as bordas.
    Eu gosto muito do Vegas e não vou desistir de usa-lo por causa disso.
    Esse problema na verdade é quase imperceptível para uma pessoa comum.
    Acontece que eu sou muito perfeccionista...

Vou aproveitar para lhe perguntar outra coisa:
    Minha filmadora gera arquivos mp4 (H.264 codec / formato AVC).
    Eu já descobri que o bitrate do arquivo no modo Fine está em torno de 4.000 kbps.
    Então eu estou editando no Vegas e salvando no mesmo formato e com o mesmo bitrate para não perder nada da qualidade.
    Assim eu guardo no meu HD esses arquivos editados para eventualmente passar para DVD (e deleto os originais).
    Isso faz sentido?
    Ou é melhor gravar em MPEG-2 como você sugeriu?

8. jmeireles

jmeireles Usuário

1 0 0

Desde 14 Mar 2009
    Ipatinga/MG/Brasil
    :help:
    Ola,
    Sou iniciante no mundo de ediçao de videos. Acabo de comprar minha primeira filmadora digital (Uma Sony DCR SR65) e fiz alguns testes usando o programa PMB que vem com a filmadora para passar os videos para meu micro.
    Quando assisto aos videos usando por exemplo o windows media player sai tudo normal (imagem e som).
    Porem, quando capturo o video com o Sony Vegas 8, na timeline so vem o video e nao o som!
    Minha filmadora eh de disco rigido e nao eh de alta definiçao. Ela grava o som no formato AC3 stereo.
    O que pode estar acontecendo?
    Sera que falta algum programa para complementar o Vegas?
    Quando capturo outro video gravado com minha maquina fotografica digital que grava som em avi, a captura no Vegas eh normal, com video e som.
    Parece que o problema so acontece com os videos com som AC3.
    Alguem que ja passou por problema semelhante poderia me ajudar.
    Um abraço
    Meireles

• 1
  9. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

Desde 6 Jun 2006
    São PAulo
    Notei que você editou o seu post original, e que o problema era mesmo no PAR.

O Vegas não faz smart rendering de Mpeg4, portanto não adianta usar os mesmos parâmetros, porque o reencode vai sempre acontecer, mesmo nos trechos em que não se aplicou nenhuma modificação. Sendo assim, se fosse eu, podendo, eu usaria um bit rate até maior que o original para minimizar as perdas próprias do reencode.

Se o seu video original era 720x480 e você já renderizou um mpeg2 para o DVD, se fosse eu, eu manteria para arquivo só o Mpeg2 e descartaria o original, desde que o mpeg2 fosse de boa bit rate (pelo menos 6.000.000). Nos meus uso sempre 8.500.000. Lembre-se que cada ciclo de reencode implica em perdas.

Quanto ao corte das bordas, isso é normal. Isso se chama overscan. No Vegas, na janela de preview, se você clicar no overlay, safe area, ele vai mostrar a area da imagem que vai aparecer em qualquer aparelho de TV, por maior que seja o seu overscan.

http://en.wikipedia.org/wiki/Overscan

• 1
  10. Reicas

Reicas Usuário

Desde 27 Fev 2009
    São Paulo/Brasil
    Puxa, eu até já tinha colocado o filme no Rapidshare como vc sugeriu.
    Mas acho que a dúvida já está esclarecida com o tal do "overscan".
    Em todo caso, este é o link:http://rapidshare.com/files/209352399/SDV_0071.MP4.html
    (Não sei se é assim mesmo que coloca link aqui).
    Eu filmei propositalmente um calendário que está sobre a minha mesa justamente para identificar o que é cortado na exibição pela TV. Realmente ocorre o overscan.
    Ainda estou com uma certa dúvida com relação ao arquivo mp4 e mpeg-2, mas vou fazer mais uns testes e, se vc não se importar, voltarei a colocar minhas dúvidas, ok?
    Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Um abraço,
    Reinaldo.

11. Photoman

Photoman Usuário

Desde 5 Mar 2009
    Joao Pinheiro MG/BR
    Alguns clips baixados na net, tem uma redução de ruído que a pele da pessoa, assim como toda a área do video ficam com uma textura diferente, tipo camurça, ou veludo, enfim um tom liso quase que porcelana, mas não mexe no brilho, glow, ou gama do clip.
    Isso se encontra muito em clips tipo AVI ou WMV.
    É algo relacionado ao codec?
    Pelo que andei lendo, deve ser relacionado a alguma coisa de espacial ou temporal, isso procede?
    Te como fazê-lo no Vegas?
    Grato.

12. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

Desde 6 Jun 2006
    São PAulo
    Sim. Instale os plugins do Mike Crash. Tem um temporal (Dynamic Noise reduction) e um espacial (smart smoother).

São grátis. Use com parcimônia. Se exagerar na mão, ficam todos como boneco de cera (no Smart smoother) ou produzirá arraste (no dynamic NR). Para um bom resultado sem ficar artificial, recomendo usar os dois em cadeia, ambos com a configuração pouco acima do mínimo. Teste antes, as vezes é difícil acertar o ponto certo.

http://www.mikecrash.com/index.php?name=Content&pa=showpage&pid=6

Rcomendo todos os plugins dele. Boa sorte.

13. Photoman

Photoman Usuário

Desde 5 Mar 2009
    Joao Pinheiro MG/BR
    Valeu Jsilva4:aplauso:
    Vc é o Cara(y)

14. Elvisn

Elvisn Usuário

Desde 29 Ago 2008
    São Paulo/SP
    Fala galera.
    Vocês editam HDV pelo Sony Vegas?
    Eu gosto muito do Vegas, mas sinceramente é MUITO lento para edição HD. Meu laptop é um Core 2 Duo com 2 Gb de RAM. Um micro "standard".

Abraços.

15. Jsilva4

Jsilva4 Usuário

Desde 6 Jun 2006
    São PAulo
    Essa é mais ou menos a minha configuração, só que em Desktop, com RAID0. Acho que dá para editar HDV confortavelmente, mas não dá para sobrepor muitos efeitos, ou muitas camadas e ver em tempo real. A configuração da janela de preview tem enorme influência na velocidade do preview. Configurando ela com menor resolução agiliza um pouco.

Mas experimente colocar um AVCHD na timeline, aí sim você vai desanimar de vez...

Um quad core é uma boa pedida com o vegas. Ele aproveita bem os 4 núcleos.

16. Epix

Epix TLD Video - www.tldvideo.com.b

Desde 14 Out 2004
    Brasília/DF
    Aqui já foi igual. Minha segunda máquina é um E6600 com 2 Gb de RAM num XP com Vegas 8 Pro. Placa de vídeo também influencia, especialmente no preview. Aqui uso uma 8800 GTS e esse conjunto roda muito bem o HDV. Multicam? Só de duas cams, no máximo três. Mais que isso engasga que é uma beleza. E preview no DRAFT, sempre. Se colocar no GOOD ou BEST, já era também.

Minha máquina 1 trabalha com Q6600, 4 Gb de RAM e uma 4850. Aí edito até 4 trilhas HDV em multicam no Vegas. Agora, se colocar efeitos e coisas do tipo, aí é engasgo na certa.

E AVCHD é outro engasgo danado... :( Mesmo um de 15 Mbps feito na HG10 dá trabalho. Eita trem ruim de editar ainda! :)

17. paulo magoo

paulo magoo Usuário

Desde 25 Jun 2006
    são paulo/capital
    boa tarde colegas, sou completamete leigo em edições de video e estou com uma panasonic hdd e quando salvo os videos dela no meu pc,usando o programa dela,ficam no formato .m2ts, como eu faço pra gravar isso em dvd comum?? usando o sony vegas???

18. Photoman

Photoman Usuário

Desde 5 Mar 2009
    Joao Pinheiro MG/BR
    O vegas não grava DVD, para isso vc tem que usar o DVD Architet. O vegas apenas edita videos em alguns formatos.

Aproveitando a deixa, gostaria de saber como faço uma transição com flash mas somente nos tons claros (highlights) como na novela caminho das indias.

19. paulo magoo

paulo magoo Usuário

Desde 25 Jun 2006
    são paulo/capital
    photoman

obrigado pelo retorno, mas com este DVD architet, eu consigo transformar direto o filme que fiz em AVCHD e passar para um dvd comum???

20. Photoman

Photoman Usuário

Desde 5 Mar 2009
    Joao Pinheiro MG/BR
    Sim, mas não sei direito como pois nunca trabalhei com dvd architet, todavia é algo assim:
    Você edita o vídeo no Vegas, e exporta (verte) o arquivo para trabalhar com o dvd architet, daí, nele você cria menus e queima dvds. Mas o vegas queima Bluray direto, porém nunca fiz um.
    Qualquer DVD player tem resoluções máximas de 720x480 pixels com PAR de 0,9091 ou square. Já o Bluray trabalha com resoluções de 1920x1080 pixels.
    1-Se entendi o que vc quer, então pode editar os vídeos no Vegas, e queimar as mídias de DVD no Nero, ou qualquer outro burner de DVD.
    2-Agora, se vc quiser fazer um, vídeo de Alta, e queimar em DVD, é possível mas não posso afirmar que seu Bluray player irá "rodar".
    Outra hipótese é de que vc queira fazer um backup dos vídeos editados, aí remetemos ao tópico 2 para fazê-lo.
    Qualquer coisa estou a disposição. (y)
    Espero tê-lo ajudado.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso