Anúncio do HT Forum

CLUBE SUNRISE LAB

Discussão em 'Amplificadores, Prés e Integrados' iniciada por Cantunes, 24 Dez 2011.

1. prof_pretti

prof_pretti Usuário

Desde 31 Mai 2009
    São Paulo/SP/Brasil
    Anúncio do HT Forum
    O RCA é culpa minha, eu que pedi para testar...o canto da sereia veio no Quintessence "...experimenta...sem compromisso..."

• 2

Anúncio do HT Forum
  2. prof_pretti

prof_pretti Usuário

Desde 31 Mai 2009
    São Paulo/SP/Brasil
    Essa semana tive a visita de um amigo forista @m.f.lima@m.f.lima, fora toda a agradabilíssima conversa, ele comentou como o V8 + Quintessence lidam com propriedade com gravações não tão boas, extraindo o máximo delas.

E esse era um quesito que eu já havia comentado com o @juan SL@juan SL em algumas audições que fizemos juntos.

• 4
  3. Furlan

Furlan Sempre em frente!

Prezados, uma dúvida:

O circuito do V8 MKIV é totalmente balanceado?

• 1
  4. prof_pretti

prof_pretti Usuário

Desde 31 Mai 2009
    São Paulo/SP/Brasil
    Não, é 'single ended'.

• 2
  5. Furlan

Furlan Sempre em frente!

Obrigado (y)

• 1
  6. prof_pretti

prof_pretti Usuário

Desde 31 Mai 2009
    São Paulo/SP/Brasil
    Conversando com o EJ da W4S, ele me afirmou que o DAC2 DSD se teria a mesma qualidade de sinal via XLR ou RCA, o Ulisses da Sunrise também me garantiu que o V8 MKiv tinha a mesma qualidade.

Como sou teimoso peguei um cabo XLR MagicScope Reference emprestado na Sunrise e comparei com o RCA MagicScope Reference que tenho, tenho que pedir desculpas ao EJ da W4S e ao Ulisses da Sunrise por não acreditar, a sonoridade é absolutamente a mesma.

• 2
  7. weltec

weltec Usuário

5.715 3.481 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Mas se o V8 não é balanceado, não tem mesmo como ter diferença... Concorda?

Se fosse balanceado, aí sim poderia comparar enviar um sinal balanceado via XLR e outro não balanceado via RCA.

Nunca me atentei sobre o V8 ser ou não balanceado, mas no outro post você disse que não era.

• 1
  8. prof_pretti

prof_pretti Usuário

Desde 31 Mai 2009
    São Paulo/SP/Brasil
    Weltec,

Eu não faço a menor ideia do que ser balanceado ou não significa, a resposta foi um CTRL C CTRL V de um zap com o Ulisses!!kkkk

Alguns aparelhos que já tive era possível extrair melhor resultado das XLR, mas não sei bem porque!

• 1
  9. FelipeRolim

FelipeRolim Breaking The Sound Barrier

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Tem sim, weltec, porque muitos single-ended, inclusive de altíssimo nível, apresentam diferenças, mas neste caso a favor das conexões RCA. O exemplo com o qual acredito que você tenha mais intimidade é o Dartzeel. O fato de as conexões se equipararem é um excelente sinal, seja uma RCA tocando como uma XLR num amplificador full-balanced, seja uma XLR tocando como uma RCA num amplificador single-ended...

• 2
  10. weltec

weltec Usuário

5.715 3.481 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Sinceramente, não entendi bem a sua colocação.

Acho que o ponto era sobre comparação para averiguar se existia diferença onde a XLR seria superior à RCA. Mas se o equipamento não é balanceado, fica complicado ter superioridade via XLR.

A questão sobre o XLR e RCA eu acho que se dá mais por alguns fabricantes conseguirem fazer um projeto melhor sobre a XLR e não acompanhar na RCA, que precisa ser ter o seu sinal desbalanceado convertido em um sinal balanceado.

• 2
  11. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Sim, mas acho que a questão é que, sendo um equipamento full-balanced, terá que haver um circuito que converta o sinal desbalanceado para balanceado, mas o contrário também é verdadeiro. Algumas implementações, inclusive, asseguram que o ganho das conexões seja similar (já que naturalmente a XLR tem 3dB a mais que a RCA; não sei como ocorre com o V8, pois nunca usei uma RCA). Acontece que, se o equipamento não é balanceado, pode haver casos em que a conexão XLR acaba sendo inferior à RCA. Por isso citei o integrado Dartzeel.

Eu acabei de saber que o V8 é single-ended, mas já sabia da questão sobre o Ulisses assegurar que ambas as conexões tocam perfeitamente iguais. Isso é interessante, porque significa um circuito que transforma a conexão balanceada em desbalanceada bem implementado. No meu caso, o equipamento que tem a conexão RCA inferior à XLR é o Ayre QB-9, então essa similaridade do V8 me agrada muito, porque não resulta em algo que se ganha de um lado (melhor XLR do Ayre) e se perde de outro (com um integrado que toca melhor via RCA). Uso as XLR tranquilo.

Abraço meu velho.

• 2
  12. weltec

weltec Usuário

5.715 3.481 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro

Agora entendi o seu ponto de vista.

Nunca vi pessoalmente um circuito que converte balanceado em desbalanceado, o inverso eu já vi.

Lembro de cabos XLR que possuem apenas 2 condutores (funcionando como desbalanceado/RCA), como alguns da Emotiva, sendo que ao ligar no aparelho que é balanceado, toca bem. Não sei se a conversão de balanceado em desbalanceado é algo tão complexo quanto o inverso, que demande de um circuito e projeto que precisa ser bem feito e com um mínimo de complexidade.

O Ulisses também já me disse antes que o V8 toca igual via RCA e XLR.

• 1
  13. weltec

weltec Usuário

5.715 3.481 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Nestes aparelhos a solução balanceada/XLR devia ser boa e a conversão de desbalanceado para balanceado não acompanhava.

Quando um equipamento já é projetado para trabalhar de forma não balanceada, ele já entrega todo o potencial via RCA, sendo a XLR desnecessária e meramente para atender aos quesitos de retrocompatibilidade, quando a pessoa já possui cabo XLR, não precisando trocar o cabo pelo fato de o aparelho não ter a conexão XLR.

• 1
  14. weltec

weltec Usuário

5.715 3.481 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Lembrando que todas as ótimas audições realizadas na SunriseLab são com o V8 utilizando um cabo IC RCA(y)

• 1
  15. edmararj

edmararj Usuário

4.792 4.310 651

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    Esse texto explica bem a diferença e vantagens e des vantagens de sinais transmitidos de forma balanceada ou desbalanceada:

https://thehub.musiciansfriend.com/...versus-balanced-i-o-and-how-to-work-with-them

Algums pré-amplificadores e amplificadores trabalham internamente com sinais balanceados, sāo como se tivessem todos os circuitos duplicados. Cada canal tem dois circuitos idênticos, trabalham com sinais idênticos, porém defasados de 180 graus.
    Nesse caso, compensa trabalhar com o signal de áudio balanceado desde a origem.
    Por definição, o signal gerado pela cápsula do toca-discos é um sinal balanceado.

Edmar

• 3
  16. reynaldohm

reynaldohm Senior Team

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    Quando tanto a fonte como o integrado tem saídas XLR balanceadas, é nítida a diferença para as RCA.
    Aqui quando liguei o Oppo 205 no M6si pelas balanceadas com um cabo simples que eu mesmo fiz para teste, foi clara a diferença de qualidade.
    Infelizmente o integrado tem apenas uma entrada XLR, então não tenho como ligar o DAC e o Oppo.
    No meu modo de ver, faz diferença e grande, ter as XRL balanceadas.
    Para mim foi uma surpresa esta informação, pelo preço do aparelho imaginei que eram balanceadas.

• 1
  17. weltec

weltec Usuário

5.715 3.481 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Essa diferença ocorre quando o projeto é balanceado e você liga uma entrada não balanceada, que passa por uma etapa de conversão...

Quando o aparelho já é projetado de forma desbalanceada para uso via RCA, a solução é outra... O projeto já entrega 100% do resultado. Se fosse projetado de forma balanceada, poderia ter o mesmo resultado e talvez ser pior via RCA, com sinal desbalanceado e que demanda de conversão.

Não é melhor por ser balanceado, mas é pior por ter um sinal desbalanceado sendo convertido em um equipamento que foi projetoado de forma balanceada.

Pelo preço deste aparelho quero ver comprar algo 0km que toque igual.

E se falta de circuito balanceado é sinônimo de baixa performance ou necessariamente menor preço, Cary SLI e DartZeel LHC-208 estão em maus lençóis.

• 2
  18. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Apenas o fato de ter conexões XLR não faz diferença alguma no resultado final. Um equipamento pode ser single-ended e ter conexões balanceadas normalmente, o que não significa que terá circuitos 100% balanceados do começo ao fim (na prática, os circuitos são dobrados). Há quem sustente que em equipamentos de altíssimo nível, a perda de qualidade imposta pelo dobro dos componentes para cada lado do circuito, atrelados à necessidade de haver um circuito extra para converter a conexão balanceada em desbalanceada, é maior do que eventual ganho (hipotético) trazido pelas conexões XLR em si consideradas. Um terceiro argumento ainda reside no fato de ser inexpressiva a superioridade de uma conexão balanceada frente a uma balanceada num cabo blindado e com pequena distância. Estes são alguns dos motivos pelos quais se defende que o Dartzeel, por exemplo, é superior via conexão RCA, e pelos quais a Audiopax oferece conexão XLR, mas segue sendo um equipamento single-ended, o mesmo que acontece com o V8. O fato de não haver diferença de nível entre as conexões é um belíssimo indicativo.

Penso que via de regra um equipamento full-balanced seja melhor conectado a outro similar, até o final, nas saídas para as caixas. Isso é uma tendência que, como em tudo, não pode ser considerada regra. Todavia, não é o fato de existir ou não conexão XLR que fará a conexão ser efetivamente balanceada. Sem conhecer o projeto, é impossível.

No fim, é preciso tomar cuidado para não achar que a diferença de 3dB a mais no nível das XLR significa mais qualidade. Aqui, como o Ayre é bem superior via XLR, e como tenho um Nordost Valhalla de interconexão, sigo convivendo com esta conexão, que é a que efetivamente toca mais. Mas, cada caso é um caso...

• 3
  19. prof_pretti

prof_pretti Usuário

Desde 31 Mai 2009
    São Paulo/SP/Brasil
    Reinaldo,

Pelo que consigo entender do tema, a grande diferença pode ocorrer na forma como é construída a saída RCA (não balanceada), alguns aparelhos pegam o sinal de "metade" do circuito balanceado para alimentar a RCA, nestes casos, regra geral, a saída balanceada é superior.

• 1
  20. reynaldohm

reynaldohm Senior Team

Desde 29 Out 2008
    Blumenau/SC/Brasil
    prof_pretti,

Veja eu de forma alguma estou desmerecendo o aparelho, até porque nunca ouvi.
    Apenas citei o meu caso, que ao ligar as saídas XLR balanceadas teve uma diferença de qualidade para melhor.
    Fiquei surpreso apenas com a informação.

• 2
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso