Clube Yamaha

Discussão em 'Receivers, Processadores e Amplificadores' iniciada por edson, 28 Jun 2005.

1. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    Anúncio do HT Forum
    Não sei quanto ao 1400 mas acho que no 1500 é variável, o modelo V450 já possui corte variável desde 40hz, só que vale para todas as caixas, não é possível fazer corte independente para cada canal.
    Abraços
    Márcio

2. Abcoon

Abcoon Gatil Abcoon , Abissínios

Caro Marcio este corte que você mencionou me parece o corte do sub que e independente das outras caixas, o que quero saber e o corte de alta frequência .Abraços

3. Renato_CWB

Renato_CWB Membro & Colaborador

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Vocês estão falando do Cross Over, certo? Estou aqui com manual do RX-V1500 que diz o seguinte: Choices 40Hz, 60Hz, 80Hz (THX), 90Hz, 100Hz, 110Hz, 120Hz, 160Hz, 200Hz. THX Recommendation: "80Hz".

Espero que isto ajude. Fora disto, se alguém poderia explicar rapidinho em "lingua de leigo" o que exatamente é o efeito disto? ==> Já achei, está claro agora!! :)

Thanks.

4. Abcoon

Este corte citado e o do sub , quero saber o corte quando se seleciona small para as outras caixas , deve ser algo na faixa de 80/100Hz. Obrigado

5. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    Abcoon, o corte é automático, se selecionas o corte em 40hz para o sub isso quer dizer que acionaste um passa alta/passa baixa 40hz, não havería cabimento fazer um corte de 40hz para o sub se as caixas estão fixas em 80hz.
    Abraços

6. Abcoon

Caro Márcio o corte não e automático como você descreveu , os 40hz no sub e mais utilizado quando em conjunto com caixas torres estas setadas em large, este corte cujo manual fais menção e exclusivo do subwoofer ,não tem nada a ver com passa alta das outras caixas como nos Hk que quando setado em small se e possível regular o crossover a partir de 40Hz neste Yamaha e fixo , deve ficar na casa dos 80 a 100Hz que e o que a maioria dos fabricantes usam.

7. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Uma vez selecionado small, o corte nos modelos antigos era de 90 hertz, desta frequencia abaixo era direcionado para o sub e acima para as demais caixas.

O ajuste regulavel acredito que somente seja ajsutavel com as caixas em large.

Como no manual especifica 80 (THX) acredito então que neste modelo uma vez ajustado small o corte seja nesta frequencia.

8. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Mergulhei mais uma vez no manual, mas realmente não há nenhuma informação específica e nenhum setting que permitiria de ajustar manualmente. Sendo que eu acabei de receber o 1500, ainda não estou dominando 100%. Minha avaliação por enquanto é que o receiver realmente atende e até supera minha expectativa em termos da reprodução de filmes e aúdio. A única crítica mesmo é o manual que no meu parecer é bem minimalista. Assim, nem tem uma explicação sobre quais são os critérios que determinam uma caixa "small" ou "large". Alguém sabe me dizer mais ao respeito? Concretamente, tenho a Lando Classic 522 como center e os Classic 53 como surround. Estes dois tipos são "small" ou "large"??

Muito grato.

9. piupa

piupa Divemaster

Desde 12 Ago 2004
    são paulo/sp/brasil
    Renato,
    Você já utilizou o ajuste "automático" com o YPAO?
    Ele identifica se suas caixas são "small" ou "large". Quando for fazer isso, coloque a opção FRONT. Se for semelhante ao RX V1400, funciona muito bem!

Abraço,
    Adilson.

10. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    Eu nunca ouvi falar de um receiver que possua crossower variável para o sub e não para as frontais, como disse, se a yamaha fez isso é um absurdo fora de propósito, não posso acreditar que realmente seja isso.
    Alguém já fez este teste? Este corte é realmente apenas um low-pass?
    Me expliquem, que utilidade existe para um crossower que corta apenas o sub e deixa caixas frontais e subwoofer se sobreporem?
    Abraços

11. MarcosSix

MarcosSix Tenho tudo que amo.

Desde 8 Fev 2005
    Canela/RS/Brasil
    Caros amigos,

Apenas a título de esclarecimento acerca de uma questão que levantei há alguns posts atrás sobre a possibilidade de incluir o comando para troca entre os canais A e B do RX-V650, quero registrar que consegui depois de fazer uma consulta à Yamaha e ao suporte da Logitech Harmony.
    Apesar de ser impossível através do controle remoto original do receiver, consegui obter os códigos da Yamaha e inserir no universal da Harmony, o que acabou sendo uma imensa mão-na-roda para a automatização de uma macro que necessitava.
    Se alguém estiver enfrentando problema semelhante e precisar de ajuda, coloco-me ao inteiro dispor.

Grande abraço,

12. piupa

piupa Divemaster

Desde 12 Ago 2004
    são paulo/sp/brasil
    Beleza Marcos,

Finalmente conseguiu!!!
    Aproveitando...:D Tem alguma forma de fazer isso através do controle do próprio Receiver?

Abraço,
    Adilson.

13. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Bom dia,

A colocação do MarcosSix é interessante no sentido de constatar que o contato de suporte com a Yamaha (via site Internet) realmente funciona e que a gente consegue respostas rápidas e de qualidade.

Eu mesmo posso ilustrar isto. Umas duas a três semanas atrás, um colega a qui no forum tinha uma dúvida referente um problema de funcionamento que envolveu o receiver Yamaha RX-V1500 e o DVD player dele, um HK DVD22. Sendo que envolveu as duas marcas Yamaha e Harman Kardon, eu fiz o mesmo questionamento para ambas via o respectivo site Internet das marcas.

Resultado: a Yamaha me enviou uma resposta de qualidade, educada e realmente abordando o meu questionamento de forma individualizada já no dia seguinte. Por parte da HK, até hoje, não recebi resposta.

Abraços.

14. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Este tipo de suporte dado ao cliente e importante, pois estreita a distancia entre o fabricante e o consumidor, o que o torna um consumidor fiel a marca.

15. MarcosSix

MarcosSix Tenho tudo que amo.

Desde 8 Fev 2005
    Canela/RS/Brasil
    Caros RW e Adílson,

De fato o suporte da Yamaha foi eficiente, apesar de não ter sido assim tão rápido, pois no meu caso a resposta só chegou cerca de uma semana depois. Mas o mais importante foi que encontraram a solução para um problema que eu confesso que estava pessimista.
    Adílson... infelizmente não é possível usar estes comandos através do controle remoto original do receiver, só pelo universal. Isso eu já sabia e era exatamente a razão que me deixava pessimista. Se nem o remoto original possibiltava essa função, achei que era uma restrição do receiver em si, mas não era assim. Estranhamente, o receiver é capaz de compreender um comando que o remoto não sabe enviar! A limitação é apenas do remoto original. Quem tiver um remoto universal com capacidade de inserir novos códigos pode acrescentar esta função.
    Parabéns também ao suporte da Harmony, pois menos de 24 horas depois de receberem a resposta que copiei/colei da Yamaha, já me retornaram avisando que haviam incluído no meu setup, e que bastaria fazer o download pelo site deles. Aliás, o suporte da Harmony é irrepreensível, respondem SEMPRE em no máximo 24 horas. E neste episódio especificamente nem precisei inserir os códigos pois o fizeram por mim. Cabe ainda ressaltar que todos os usuários da Harmony que tenham um RX-V650 passam a partir de ontem a dispor deste novo comando, pois a base de dados deles é alimentada desta forma.

Abraços,

16. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Caro Márcio, bom dia,

Infelizmente não tenho uma resposta conclusiva sobre o tema, mas o que me chamou atenção é a intensidade da tua colocação. Eu também faço parte do grupo que tira a conclusão final através dos meus ouvidos e menos pelos indicadores técnicos.

Eu pessoalmente acho tua avaliação sobre a questão do cross-over um pouco tendenciosa e sobretudo estou percebendo uma certa inconsistência de critério referente eventuais pontos passíveis de melhoria de outras marcas, ex. dos HK. Um exemplo: num outro thread de ontém (http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=17087) está sendo comentado uma "falha" do HK135 que só dispõe de OSD via video composto e S-Video, mas não via video component. Apesar do fato que você concorda neste thread com esta falha, teu posicionamento em geral me parece muito mais suave.

Aonde eu quero chegar? Eu só descobri este forum há um mês e estou adorando mesmo!! Acho a maioria das discussões e trocas de experiencias e opiniões muito saudáveis, pois ajudem para formar uma opinião própria levando em consideração uma grande riqueza de critérios. A única coisa que não acho legal é que eu percebo em muitos casos um certo "fanatismo" para uma ou outra marca. Até aqui, tá tudo legal, tudo mundo tem direito legítimo de ter as suas preferências e destacar e defender as qualidades do produto. Mas o que ocorre é que estas paixões, em muitos casos estão sendo alimentados desvalorizando as outras marcas em relação a algumas características de forma desproporcional. Acho que isto não é necessário. Eu pessoalmente acabou comprando um Yamaha, mas falaria exatamente a mesma coisa se fosse HK, Denon, Marantz, NAD, etc...

Um abraço.

17. Abcoon

Aproveitando que o atendimento da Yamaha e eficiente algum colega com domínio do inglês poderia tirar esta duvida no site da YAm.,quanto ao valor do corte quando as caixas setadas em small.Obrigado.

18. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    Renato, me parece que estás tentando distorcer a forma com que escrevi, e por sinal nem possuo um harman.
    Se um fabricante disponibiliza um corte low pass variável para o sub e não faz com que ele atue nas as frontais é sim um absurdo, isso porque o corte variável é muito importante, permite que possas tirar o máximo desempenho do subwoofer e das caixas frontais, o problema do menu na tela da harman causa apenas desconforto, no caso do yamaha prejudica o desempenho do sistema.
    Outro detalhe, este caso do crossower nada tem a ver com tirar as conclusões pelos ouvidos e não pelos indicadores técnicos, isso é um recurso que o receiver tem ou não tem, absurdo é ter pela metade porque fica sendo um recurso inútil.
    De qualquer forma considerando o tipo de comentários que fizeste estou saindo da discussão, me parece inclusive que ficaste ofendido porque falei mal do yamaha, isso é um tipo de fanatismo (y)

19. Renato_CWB

Desde 15 Jul 2005
    Curitiba - PR
    Caro Márcio,

Ok, respeito tua conclusão, mas já que você optou para sair da discussão justamente no momento em que alguém está questionando algo, não vou mais replicar em detalhes. Apenas gostaria de salientar que não acredito, após de uma releitura cuidadosa, ter distorcido qualquer coisa ou até ter feito esta "tentativa" (já que tuas próprias palavras, bem claros por sinal, foram citadas e não tirados de qualquer contexto) sendo que isto não agregaria nada para ninguém. Também não estou me sentindo ofendido de forma alguma, acho que fui muito explícito de que minha observação não está ligada de forma alguma a qualquer eventual preferência de marca minha (que não existe... desta vez foi Yamaha mesmo, já tive Marantz e futuramente pode ser HK ou outra marca) ou de outras pessoas.

Não me leve por mal, mas eu sempre achei que um forum também serviria para exprimir e discutir opiniões "controversas" (sempre preservando a forma correta, bem evidentemente). Mas provavelmente eu estou errado nesta conclusão, até pelo fato que eu sou o novato aqui.

Abraços.

20. Álvaro Ney

Álvaro Ney Usuário

Desde 1 Jun 2005
    Rio de Janeiro
    Caros Amigos, Márcio e Ricardo: O debate estava em bom nível, prestando esclarecimentos interessantes com uma didática irrepreensível, auxiliando os demais no saneamento de dúvidas que o manual do aparelho não permite elucidar satisfatoriamente, no entanto, do nada, saiu este mal entendido, interrompendo abruptamente e com mal estar o diálogo entre vocês.

Por favor, levem em consideração que tanto a Yamaha quanto a Harman Kardon vão continuar vendendo seus produtos, independente das nossas apaixonadas opiniões acerca das qualidades e falhas dos seus equipamentos, nos restando tão somente o auxílio mútuo para suprir as deficiências apresentadas e extrair deles o máximo de rendimento.

O que pude compilar de tudo é que ambos tem razão e com certeza, não podemos prescindir das suas inteligentes opiniões.

Por esta razão, solicito aos caros colegas que se empenhem em restabelecer o relacionamento cordial de outrora, para não nos alijar (membros do Clube Yamaha) dos seus inestimáveis conhecimentos empíricos.

Com a palavra, Marcio e Ricardo. (y)

Um grande abraço

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso