Anúncio do HT Forum

Cola de Etiqueta - como limpar

Discussão em 'Vintage' iniciada por Vinicius Sacchi, 31 Mar 2009.

1. Vinicius Sacchi

Vinicius Sacchi Analogic Audio & Video

Aqui um tópico para nós, amantes dos vintages, fitas cassete, VHS (alguns), etc.

Uma pergunta intrigante: alguém sabe como limpar aquela m**** de sobra de etiqueta e papel rasgado de uma fita cassete (ou caixa acrílica) sem raspar e danificar tudo? Estou com umas fitas e não consigo remover a m**** da etiqueta velha.

Um grande abraço
    Vinicius(y)

2. gabriel

gabriel Usuário

Desde 1 Nov 2004
    São Paulo, SP
    Dois jeitos, duas tentativas:

- Tira Grude, um vidrinho pequeno, vende no supermercado, o líquido parece um óleo não-derivado de petróleo, sei lá, me pareceu um óleo vegetal

- um algodão com água e um pouquinho de detergente, deixado em cima da fita por algumas horas, pouca água pra não escorrer e nem penetrar nos buraquinhos da fita

Abs, gabo (y)

3. DVC_1660

DVC_1660 Harman/Kardon

Desde 27 Fev 2004
    São Paulo
    Lustra móveis também ajuda!
    deixe por algumas horas, na sombra, claro!!!

ou use cera de carro... isso se não houver algum tipo de serigrafia....

Abraços!
    David

4. Vinicius Sacchi

Valeu pessoal pelas dicas!

Agora, para dificultar mais um pouco: e se existirem aqueles restos mortais de etiqueta ou ainda pra completar, Liqui-paper (umas fitas que ganhei tem esse maravilhoso recurso em cima)?

Abraço!
    Vinicius (y)

5. Stone Free

Stone Free Usuário

Desde 11 Mar 2006
    SP
    Vinicius,

O melhor removedor de restos de adesivo é o WD-40. Dê uma borrifada com o aplicador na área, aguarde alguns instantes e esfregue com um pano. E não se preocupe, porque ele não ataca plásticos. Experimente(y)

Boa Sorte.

Abraços.

Gustavo

• 1
  6. Jimmy_Bolha

Jimmy_Bolha Usuário

Desde 20 Set 2006
    São Paulo/SP/BR
    Ola pessoal,

O melhor produto para tirar cola é benzina. Mas atualmente apresenta dificuldades para ser comprada. Retira cola com absurda facilidade, incrivel rapidez, evapora totalmente, não deixa nenhum tipo de residuo...

Pode usar tambem fluido de isqueiro (nafta...). Funciona exatamente igual ao "tira grude". Tita a cola e deixa uma gordura no local, bem chata de se tirar depois a menos que se possa lavar a peça com detergente. Mas ambos são as melhores opções depois da benzina.

O wd-40 tambem é ótimo. Mas normaomente tem que deixar sobre a cola por algumas horas.

Boa sorte,

Jimmy Bolha

• 1
  7. Vinicius Sacchi

Pessoal!

Valeu pelas dicas! Vou experimentar e depois colocarei minhas impressões sobre cada um dos métodos.

Jimmy, vc tem idéia onde consigo comprar benzina?

Abraços!
    Vinicius(y)

8. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Olá vinicius.

O melhor:

Você acha no Leroy Merlim.

abraços,

9. Jimmy_Bolha

Jimmy_Bolha Usuário

Desde 20 Set 2006
    São Paulo/SP/BR
    Ola Vinicius,

Eu pego com um conhecido que é relojoeiro. Normalmente pego uns 100 ml e ele não me cobra nada. Como alem de relojoeiro ele faz outras coisas, não sei se a benzina é ligada a relojoaria ou não...

Antigamente você comprava benzina em qualquer farmacia. Atualmente você encontra em lojas que vendem materiais para pintura artistica, tipo pinceis, tintas, telas... Parece que quem lida com aeromodelos tambem usa benzina. Quem curte numismática e filatelia tambem usa benzina não sei exatamente pra que...

Bom... Se você procurar no google por esses assuntos vai achar lojas especializadas que terão o produto. Um litro deve estar uns R$15 ou R$20.

Você ganhou fitas daquelas pré-gravadas?

Algumas empresas como a Warner colocavam um lacre para impedir que a fita fosse aberta. Alguns desses lacres eram compostos por um material cuja cura era quimica. Esses deixam restos que não saem de jeito nenhum. Alguns eram holograficos e tal. Alguns eram brancos, como esses da Warner e parece "liquid-paper". Esse eu não sei mas acho que sai com benzina.

A melhor forma de retirar as etiquetas é com secador de cabelos. Esquente a etiqueta e a superficie para a cola amolecer. Depois puxe a etiqueta lentamente, dando tempo para a etiqueta descolar e não forçando muito para a etiqueta não rasgar. Dessa forma, parte da cola vem na etiqueta e parte da cola fica na superficie. Depois a benzina remove o resto.

Esse metodo do secador é interessante especialmente naqueles casos em que você não quer remover a etiqueta mas precisa abrir a fita por qualquer motivo. Com cuidado você consegue descolar a etiqueta, abrir a fita, fechar e recolocar a etiqueta usando apenas a cola original quase sem deixar marcas. Eu precisei fazer isso em algumas fitas que soltaram do carretel. Na verdade a cola daquela fita adesiva que une a fita gravada àquele pedaço inicial de fita transparente secou e acabou soltando e precisei abrir o cassette pra pegar a ponta e recolar.

Boa sorte na preservação das suas fitas VHS. Algumas nunca mais serão lançadas...

Um grande abraço,

Jimmy Bolha

10. voni

voni Membro

Desde 24 Jul 2003
    Uberlândia - MG
    eu sempre usei silicone destes comprados em supermercado e nunca tive problemas, além de não agredir o plástico, ele dá brilho.
    eu tinha alguns estojos de cd antigos com aquelas famosas etiquetas de loja e saiu tudinho, além de ficar com aparencia de novo.

Voni.

11. Vinicius Sacchi

Bom dia pessoal!

Realmente muito agradecido... agora, mãos a obra, arranjar os materiais e fazer os devidos testes...

Interessante a dica do secador de cabelos... essa eu vou tentar primeiro porque a matéria prima a gente rouba da mulher, rsrs!!! :lol:

Abraços!
    Vinicius (y)

12. Davide - Magis Audio

Davide - Magis Audio MAGIS AUDIO

Desde 12 Abr 2004
    Sorocaba - SP
    retiro restos de melecas em aparelhos, capas de cd e até nos papeis plastificados de LP com alcool isopropílico (y) realizei várias experiências e ele não mancha os plásticos ou acabamentos metálicos mais delicados (y) além disso evapora no ato e não deixa camada gordurosa tipica de alguns "desmoldantes" oleosos (y)

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso