Como Calcular As Caixas?

Discussão em 'DIY' iniciada por Pedrodemio, 21 Mar 2012.

1. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    E ai pessoal beleza?

seguinte, alguns de vocês estão me ajudando no topico da minhas books, estou pra comprar os falantes, e ai vem o problema, calcular as caixas

queria saber como vocês fazem, programas que usam etc...

ja tenho o WInIsd, ja li bastante tambem, no WinIsd por exemplo, ele me deu uma caixa de 155 litros, ai fui atras e achei que isso seria o ideal para o alto falante x, mas que eu posso reduzir pra não ter que ocupar tanto espaço

mas nele não da informação sobre onde posicionar o auto falante e duto e outros detalhes, queria saber se isso não importa mesmo, ou é tudo calculado, e se tambem esse negocio de reduzir o volume esta certo, pois pelo que eu entendi então a unica coisa que importa é a litragem?, e não importa qual caixa eu coloque o falante só vai ter menos respostas nos graves (pelo que eu simulei no WinISD)

Abraços e desde ja obrigado pela ajuda

(criei esse topico separado do das minhas books pois acho que muitos iniciantes tem essas duvidas, e assim a informação fica concentrada)

Anúncio do HT Forum
  2. DchavesJr

DchavesJr Usuário

Desde 25 Jul 2011
    Curitiba/Pr
    Bom dia Pedro,
    um calculo simples: Altura x Largura x Profundidade dividigo por 1.000.
    Ai vc vai ajustando e fazendo no tamanho que deseja.
    Posso estar falando besteira, pois tambem sou leigo no assunto.

3. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Formato da caixa influencia dependendo do caso. Por exemplo, se for fazer um LT, as dimensões internas irão influenciar e muito, não somente o volume interno da caixa. O posicionamento do falante influencia também, isolamento interno da caixa, até mesmo o posicionamento da mesma dentro do ambiente.

Não existe fórmula pronta para tudo isso ou um programa que te informe tudo. É muito cálculo, para o duto é um cálculo, até o posicionamento, tamanho, comprimento, formato, tudo tem uma parcela.

A caixa mais fácil é uma selada mas não significa que seja a melhor de todas. De fato, não existe a melhor caixa do mundo, todas tem seus prós e contras e depende da finalidade.

Primeiro de tudo, saber qual a finalidade que vai ter esta caixa, e após, definir qual falante vai atender a esta finalidade e então projetar, vendo espaço disponível, e fazer o cálculos e cotações de preços.

4. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Valeu amigo, mas isso seria para calcular o volume, o que eu quero é saber é como calcular para determinado falante

opa amigo valeu pela ajuda, vamos la então, a caixa vai ser dutada, pois pelo que pesquisei ela vai descer um pouquinho mais, os falantes vão ser esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227311876-1-mid-bass-6-polegadas-8-ohms-gradiente-twinsound-_JM

e
    ntão ja que é meu primeiro projeto quero algo com qualidade, mas não precisar ser nada exagerado, pelo winisd eu consigo o tamanho e diametro e comprimento do duto, seria só isso mesmo? para um projeto basico claro

5. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Manda uma MP pro Toni, é ele q vende, ele pode te informar com precisão qual caixa fazer. Toni DIY

6. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    sim, estou comprando dele, entao vou falar direto com ele, assim fica mais facil, valeu pela ajuda

7. carlosand

carlosand Usuário

Desde 10 Ago 2011
    Alagoinhas/bahia/Brasil
    Estou pensando em fazer essas caixas também cara. Fiz uma pergunta lá pra ele pra saber se ele tem o projeto da caixa, ele disse que a caixa desse falante tem 15 litros. Estou esperando. Fiz uma caixa com um sub aqui e tive problemas com a sintonia do duto, por isso não quero comprar sem saber se já tem um projeto pronto. Aproveitando a carona, queria perguntar a quem já tem experiência com caixas acústicas sobre um problema que tenho aqui na sintonia dos dutos de um sub. Eu fiz dois dutos de 5 cm por mais ou menos 25 cm numa caixa mas o problema é que ainda sopra muito ar quando aumento o volume, fiz de tubo pvc mesmo e só vou moldar ele quando achar essa sintonia, em volumes baixos os graves são perfeitos mas quando aumento o volume, sai muito ar dos dutos. Pergunto: Posso colocar mais dois dutos na caixa de 4 cm de diametro ou mais por 25 cm de comprimento para diminuir a saida de ar? O que vcs me sugerem?

8. ThiagoPug

ThiagoPug Usuário Muito Ativo

Desde 4 Ago 2008
    São Paulo
  9. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    entao amigo, essa é minha primeira caixa calculada, ja fiz varias, mas sem calculo nenhum nem litragem nem parametros, entao nao tenho experiencia, mas pelo seu relato e pelo que ja li até agora parece que é realmente area insuficiente pro ar sair, e como você tambem é iniciante, ach oque seria mais facil usar um duto só, não sei como funciona colocar varios dutos, que falante vc esta usando?

(é justo essa a ideia que tive desse topico, iniciantes tentarem aprender)

Thiago, valeu pelo material, ja tinha lido e deu uma ajuda, só to esperando ($) pra pegar os falantes e ai mão na massa,

no amp ja to mechendo, hora que ele tiver um pouco mai em forma posto aqui, essa semana vou atras de materias pra tentar fazer as placas por silk screen, mas nao vem ao caso aqui senao começa a bagunçar

10. ESA

ESA Usuário Ativo

Desde 26 Mar 2007
    Recife/Pernambuco/Brasil
    Amigo, esse alto-falante que você pretende usar, tem o Qts muito elevado, para uma caixa tipo Bass Reflex, a melhor opção razoável seria uma caixa de 50 Lts. com um desvio "R" de 3dB, máximo aceitável. Para uma caixa menor pense em outro falante.

Pelos cálculos, ficaria assim:
    Vb = 50Lts
    F3 = 32,9Hz
    Fb = 39,88Hz
    R = 2,98dB

Para calcualr o volume "Vb" da caixa use a fórmula abaixo, o resultado é semelhante ao calculado pelo programa WinISD;

_______________3,3
    Vb = 20.Vas.Qts .........................................Volume da caixa para uma resposta plana

________________-1,4

F3 = 0,28.Fs.Qts ..........................................Frequência de corte

______________-0,96
    Fb = 0,42.Fs.Qts .........................................Frequência de sintonia da caixa

Se o volume encontrado fôr demasiadamente grande para o projeto, poderá ser escolhido outro volume, mas, para isso calcule o desvio "R", que deverá
    ser inferior a 3dB para não prejudicar as respostqas de graves.

O símbolo @ substitui "alfa"

@ = Vas/Vb

__________0,44

F3 = Fs.@

__________0,31
    Fb = Fs.@

R = 20.Log(Fb.Qts/0,4.Fs) .....................................................Desvio em dB

Cálculo do duto: ........................................................................D = Diâmetro do duto

D = 0,06.Df X raiz quadrada de Fb .........................................Df = diâmetro do falante em cm.

--------------------2 ----------2
    L - ( 23600.D / Vb.Fb ) - 0,74.D ...............................................L = Comprimento do duto

Fórmulas para cálculo, do artigo de Homero Sette - AN-EP Ref.1112/89

Abraços

Edit.- PS: A linha até o expoente, é para evitar o deslocamento do mesmo em sua correta posição por exemplo: Fb = 0,42 vezes Fs vezes Qts elevado à menos zero vírgula noventa e seis.

11. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Puts amigo valeu pela dica e todas essas formulas, era exatamente isso que eu queria, agora um Qts a partir de quanto seria legal para uma caixa pequena, abaixo de 0,6? ja tava quase comprando esse falante, e uma coisa, em uma caixa menor ficaria muito prejudicada a resposta, a caixa seria parecido com essa http://www.htforum.com/vb/showthread.php/76238-Estou-montando-uma-Bs-01-da-Twinsound

o toni iria me mandar o projeto, entao nao sei o que fazer agora

12. ESA

ESA Usuário Ativo

Desde 26 Mar 2007
    Recife/Pernambuco/Brasil
    Certo, abaixo de 0,6, encontrei no ML um falante com parâmetros ideais, o único inconveniente é a impedância muito baixa de 3 ohms, fica dependente do amp.
    pelo WinISD resultou em uma caixa de 17,7 Lts. resposta plana.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-227869274-1-subwoofer-6-polegadas-3-ohms-twinsound-_JM

Abraços

13. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
  14. ESA

ESA Usuário Ativo

Desde 26 Mar 2007
    Recife/Pernambuco/Brasil
    O que você está mais inclinado é esse do último link? se for, é uma boa escolha.

Abraços

15. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    esse mesmo, eu falei com o Toni e o que vc indicou seria mais indicado pra sub mesmo, e não pra mid bass, acho que vai ficar uma caixa legal, agora vou encomendar com ele e quando chegar mão na massa, isso só depois da pascoa, que é quando vou ter tempo pra mecher mesmo
    valeu pela ajuda ESA, ainda tem bastante pela frente, mas me ajudou bastante :)
    Abraços

16. carlosand

carlosand Usuário

Desde 10 Ago 2011
    Alagoinhas/bahia/Brasil
    Pessoal, pegando carona na conversa de vcs: O que significa a sigla FB? Como faço pra chegar até ela? É que o alto falante que eu tenho aqui não tem essa sigla. Tem qms, qes, qts, mms, cms, fs, Ns/m...
    Agradeço pela ajuda.

17. ESA

ESA Usuário Ativo

Desde 26 Mar 2007
    Recife/Pernambuco/Brasil
    Fb é a frequència de ressonância de sintonia da caixa. Fb é calculado, veja nas fórmulas neste tópico.

Abraços

18. celsofox

celsofox Usuário

Desde 28 Jun 2014
    recife